- (Uerj 2016) Admita a seguinte
sequência numérica para o número natural n: a1 = 1/3 e na = na-1
+ 3. Sendo 2≤n≤10, os dez elementos dessa sequência, em que a1
= 1/3 e a10 = 82/3 ,são:
﴾ 1/3, 10/3, 19/3, 28/3, 37/3, a6, a7, a8,
a9, 82/3 ﴿
A média
aritmética dos quatro últimos elementos da sequência é igual a:
a)
238/12
b)
137/6
c)
219/4
d)
657/9
2. (Espcex (Aman) 2016) João e Maria
iniciam juntos uma corrida, partindo de um mesmo ponto. João corre
uniformemente 8km por hora e Maria corre
6km na primeira hora e acelera o passo de modo a correr mais 1/2km cada hora
que se segue. Assinale a alternativa correspondente ao número de horas corridas
para que Maria alcance João.
a)
3
b)
5
c)
9
d)10
e)
11
3. (Epcar (Afa) 2016) Considere as expressões
A = 262
– 242 + 232 – 212 + 202 – 182
+ ... + 52 – 32 e
B = 2 . 21/2
. 21/4 . 21/8 . 21/16...
O valor de A/B
é um número compreendido entre
a)
117 e 120
b)
114 e 117
c)
111 e 114
d)
108 e 111
4. (Espcex (Aman) 2016) Considere as
funções reais f e g tais que f(x) = √x + 4 e f(g(x)) = x2- 5 , onde g(x)
é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo conjunto contém
todos os possíveis valores de x, que satisfazem os dados do enunciado.
a)
R – ( -3 , 3 )
b)
R – ( -√5 , √5 )
c)
( -√5 , √5 )
d)
( -3 , 3 )
e)
R – (- ∞ , 3 )
5. (Uerj 2016) Observe a função definida por:
F(x) = x2
– 2kx + 29, para x real.
Se f(x) ≥ 4, para todo número
real x, o valor mínimo da função f é 4.
Assim, o valor positivo do
parâmetro K é:
a)
5
b)
6
c) 10
d) 15
6. (Epcar (Afa) 2016) Considere as funções reais f , g e h tais que
f(x) = mx2 – ( m + 2 )x + ( m + 2 )
g(x) = 1/x
h(x) = √x
Para que a
função composta hogof(x) tenha domínio D = R deve-se ter
a)
m > 2/3
b)
-2 < m < 2/3
c)
0 < m < 2/3
d)
-2 < m < 0
7. (Epcar (Afa) 2016) Considere a função real f definida
por f(x) = ax, com a pertencente ao intervalo ( 0 , 1 ).
Sobre a
função real g definida por g(x) = │-b – f(x) │, com b pertencente ao intervalo
( -∞ , -1 ), é correto afirmar que
a)
possui
raiz negativa e igual a loga(-b)
b)
é
crescente em todo o seu domínio.
c)
possui
valor máximo.
d)
é
injetora.
8. (Espcex (Aman) 2016) Considerando a função real definida
por 2 -│x – 3 │, se x > 2 e – x2 + 2x + 1 se x ≤ 2 , o valor de f(0) + f(4) é
a)
-8
b)
0
c)
1
d)
2
e) 4
9. (Epcar (Afa) 2016) Uma caixa contém 10 bolas das quais 3
são amarelas e numeradas de 1 a 3; 3verdes
numeradas de 1 a 3 e mais 4 bolas de outras cores todas distintas e sem
numeração.
A quantidade
de formas distintas de se enfileirar essas 10 bolas de modo que as bolas de
mesmo número fiquem juntas é
a)
8 . 7 !
b)
7 !
c)
5 . 4 !
d)
10 !
10. (Espcex (Aman) 2016) A solução da equação abaixo é um número natural 3!(x-1)! / 4!(x-3)! = 182(x-2)!-x! / 2(x-2)!
a)
maior
que nove.
b)
ímpar.
c)
cubo
perfeito.
d)
divisível
por cinco.
e)
múltiplo
de três.
11. (Espcex (Aman) 2016) As medidas
das arestas de um paralelepípedo retângulo são diretamente proporcionais a 3,4e
5 e a soma dessas medidas é igual a 48cm. Então a medida da sua área total, em cm2,
é
a)
752
b)
820
c)
1024
d)
1302
e)
1504
12. (Espcex (Aman) 2016) Um recipiente
cilíndrico, cujo raio da base tem medida R, contém água até uma certa altura.
Uma esfera de aço é mergulhada nesse recipiente ficando totalmente submersa,
sem haver transbordamento de água. Se a altura da água subiu 9/16 R, então o
raio da esfera mede
a)
2/3 R
b)
3/4 R
c)
4/9 R
d)
1/3 R
e)
9/16 R
13. (Epcar (Afa) 2016) Analise as proporções abaixo e
escreva V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. A
distância entre o vértice e o foco da parábola y2 + 4x – 4 =0 é
igual a 1 unidade de comprimento.
II.Numa
hipérbole equilátera, as assíntotas são perpendiculares entre si.
III.A equação
2x2 + y2 - 4x – 4y + 4 = 0 representa uma elipse que tem
um dos focos no ponto P ( 1 , 4 )
A sequência
correta é
a)
F
- F - V
b) V - F
- V
c) F - V
- F
d) V - V
- F
14. (Espcex (Aman) 2016) Considere a
circunferência que passa pelos pontos ( 0 , 0 ), ( 0 , 6 ) e ( 4 , 0 ) em um
sistema de coordenadas cartesianas ortogonais. Sabendo que os pontos ( 0 , 6 )
e ( 4 , 0 ) pertencem a uma reta que
passa pelo centro dessa circunferência, uma das retas tangentes a essa
circunferência, que passa pelo ponto ( 3 , - 2 ), tem por equação
a) 3x – 2y – 13 = 0
b)
2x – 3y – 12 = 0
c)
2x – y – 12 = 0
d)
x – 5y – 13 = 0
e)
8x + 3y – 18 = 0
15. (Uerj 2016) Admita que a
ordem de grandeza de uma medida x é uma potência
de base 10, com expoente n inteiro, para 10n-1/2
≤ x < 10n+1/2
Considere que um terremoto
tenha liberado uma energia E, em joules, cujo valor numérico é tal que log E =
15,3. A ordem de grandeza de E, em joules, equivale a:
a)
104
b)
105
c)
106
d)
107
16. (Epcar (Afa) 2016) Uma fábrica produz casacos de
determinado modelo. O preço de venda de um desses casacos é de R$200,00 quando
são vendidos 200 casacos. O gerente da fábrica, a partir de uma pesquisa,
verificou que, para cada desconto de R$2,00 no preço de cada casaco, o número
de casacos vendidos aumenta de 5. A maior arrecadação possível com a venda dos
casacos acontecerá se a fábrica vender cada casaco por um valor, em reais,
pertencente ao intervalo
a)
[ 105 , 125 [
b)
[ 125 , 145 [
c)
[ 145 , 165 [
d)
[ 165 , 185 [
17. (Espcex (Aman) 2016) Se ( 1 + i
).( cos╥/12 +i.sen╥/12 ) = x + iy em que i é a unidade imaginária e x e y são números reais, o
valor de √3 x + y é :
a)
√6
b)
√3
c)
√2/2
d)
3√6
e)
√3/2
18. (Espcex (Aman) 2016) Considere os
polinômios p(x) = x80 + 3x79 – x2 – x – 1 e b(
x ) = x2 + 2x – 3 . Sendo r(x) o resto da divisão de p(x) por b(x), o
valor de r(1/2) é igual a :
a)
0
b)
1/2
c)
1
d)
2
e)
5/2
19. (Fmp 2016) Seja f de R em R a função polinomial
definida por f(x) = x4 – 3x3 +3x -9. O fato de x = 3 ser
um zero da função f é equivalente ao fato de o polinômio x4 – 3x3
+3x -9 ser divisível por P:
a)
x2 - 9
b)
x + 3
c)
3
d)
x - 3
e)
x
20. (Epcar (Afa) 2016) Considere os polinômios Q(x) = x2
– 2x + 1 e P (x) = x3-3x2-a, sendo a e b números reais
tais que a2 – b2 = -8. Se os gráficos de Q(x) e P(x) têm
um ponto comum que pertence ao eixo das abscissas, então é INCORRETO afirmar sobre as raízes de Px) que
a)
podem
formar uma progressão aritmética.
b)
são
todas números naturais.
c)
duas
são os números a e b .
d)
duas
são números simétricos.
21. (Espcex (Aman) 2016) Considere o
polinômio p(x)=x6-2x5+2x4-4x3+x2-2x
Sobre as raízes de p(x)=0 podemos afirmar que
a)
quatro
raízes são reais distintas.
b)
quatro
raízes são reais, sendo duas iguais.
c)
apenas
uma raiz é real.
d)
apenas
duas raízes são reais e iguais.
e)
apenas
duas raízes são reais distintas.
22. (Espcex (Aman) 2016) Sendo R a maior das raízes da equação
(11x+6) /( x-4 ) = x2 então
o valor de 2R-2 é
a)
2
b)
4
c)
6
d)
8
e)
10
23. (Fmp 2016) Considere a soma 0,75 + 1,25 + 1 = 3.
Os números 0,75 ; 1,25 e 1 configuram a decomposição do número em parcelas
diretamente proporcionais a
a)
20, 12 e 15
b)
5/75 , 5/120 e 1/50
c)
3, 5 e 4
d)
4/3 , 4/5 e 1
e)
1/3 , 1/5 e 1/4
24. (Uerj 2016) Um índice de
inflação de 25% em um determinado período de tempo indica que, em média, os
preços aumentaram 25% nesse período. Um trabalhador que antes podia comprar uma
quantidade X de produtos, com a inflação e sem aumento salarial, só poderá
comprar agora uma quantidade Y dos mesmos produtos, sendo y<x. Com a
inflação de 25%, a perda do poder de compra desse trabalhador é de:
a)
20%
b)
30%
c)
50%
d)
80%
25. (Uerj 2016) Na compra de um fogão, os clientes
podem optar por uma das seguintes formas de pagamento:
- à vista, no
valor de R$860,00;
- em duas
parcelas fixas de R$460,00 sendo a primeira paga no ato da compra e a segunda
30 dias depois.
A taxa de
juros mensal para pagamentos não efetuados no ato da compra é de:
a)
10%
b)
12%
c)
15%
d)
18%
26. (Puccamp 2016) O tempo “é uma obsessão para os
atletas olímpicos em busca de recordes”. O recorde da corrida dos 5000 metros
pertence a Kenenisa Bekele e é de 12 minutos e 37 segundos. Um atleta que
reduzir esse tempo em 2% completará a distância com uma diminuição do tempo do
recorde de, aproximadamente,
a)
7
segundos.
b)
23
segundos.
c)
15
segundos.
d)
8
segundos.
e)
11
segundos.
27. (Fmp 2016) Abaixo são apresentados termos gerais
que definem cinco sequências de números reais, para n Natural.
an =
80.(24)n
bn =
80.(1,30)n
cn =
80.(0,30)n
dn = 80
+ 24n
en =
80+2,4n
Um dos termos
gerais apresentados acima indica o valor devido n meses após a tomada de um empréstimo de R$80,00,
calculado após a incidência de uma taxa mensal de juros simples de 30%
sobre o valor do empréstimo.
Esse termo
geral é
a) en
b) dn
c) an
d) cn
e)
bn
28. (Uerj 2016) Uma campanha de supermercado permite
a troca de oito garrafas vazias, de qualquer volume, por uma garrafa de 1 litro cheia de
guaraná. Considere uma pessoa que, tendo 96 garrafas vazias, fez todas as
trocas possíveis. Após esvaziar todas as garrafas que ganhou, ela também as
troca no mesmo supermercado.
Se não são
acrescentadas novas garrafas vazias, o total máximo de litros de guaraná
recebidos por essa pessoa em todo o processo de troca equivale a:
a)12
b)13
c)14
d)15
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS
2 QUESTÕES:
O tempo e suas medidas
1O homem vive dentro do tempo, o tempo que ele preenche, mede, avalia,
ama e teme. Para marcar a passagem e as medidas do tempo, inventou o relógio. A
palavra vem do latim horologium,
e 2se refere a um quadrante do céu que os antigos aprenderam a
observar para se orientarem no tempo e no espaço. 3Os artefatos
construídos para medir a passagem do tempo sofreram ao longo dos séculos uma
grande evolução. No início 4o Sol era a referência natural para a
separação entre o dia e a noite, mas depois os relógios solares foram seguidos
de outros que vieram a utilizar o escoamento de líquidos, de areia, ou a queima
de fluidos, até chegar aos dispositivos mecânicos que originaram as pêndulas. 5Com
a eletrônica, surgiram os relógios de quartzo e de césio, aposentando os
chamados “relógios de corda”. O mostrador digital que está no seu pulso ou no
seu celular tem muita história: tudo teria começado com a haste vertical ao
sol, que projetava sua sombra num plano horizontal demarcado. 6A
ampulheta e a clepsidra são as simpáticas bisavós das atuais engenhocas
eletrônicas, e até hoje intrigam e divertem crianças de todas as idades.
7Mas a evolução dos maquinismos humanos 8que dividem e medem
as horas não suprimiu nem diminuiu a preocupação dos homens com o Tempo, 9essa
entidade implacável, sempre a lembrar a condição da nossa mortalidade. Na
mitologia grega, o deus Chronos era
o senhor do tempo que se podia medir, por isso chamado “cronológico”, 10a
fluir incessantemente. No entanto, 11a memória e a imaginação
humanas criam tempos outros: uma autobiografia recupera o passado, a ficção
científica pretende vislumbrar o futuro. No Brasil, muito da força de um 12José
Lins do Rego, de um Manuel Bandeira ou de um Pedro Nava vem do memorialismo
artisticamente trabalhado. A própria história nacional 13sofre os
efeitos de uma intervenção no passado: escritores românticos, logo depois da
Independência, sentiram necessidade de emprestar ao país um passado glorioso, e
recorreram às idealizações do Indianismo.
No cinema, uma das homenagens mais bonitas ao
tempo passado é a do filme Amarcord (“eu
me recordo”, em dialeto italiano), do cineasta Federico Fellini. São lembranças
pessoais de uma época dura, quando o fascismo crescia e dominava a Itália. Já
um tempo futuro terrivelmente sombrio é projetado no filme “Blade Runner, o caçador de androides”,
do diretor Ridley Scott, no cenário futurista de uma metrópole caótica.
Se o relógio da História marca tempos
sinistros, o tempo construído pela arte abre-se para a poesia: o tempo do sonho
e da fantasia arrebatou multidões no filme O mágico de Oz estrelado
por Judy Garland e eternizado pelo tema da canção Além do arco-íris. Aliás, a arte da música é, sempre, uma
habitação especial do tempo: as notas combinam-se, ritmam e produzem melodias,
adensando as horas com seu envolvimento.
São diferentes as qualidades do tempo e as
circunstâncias de seus respectivos relógios: há o “relógio biológico”, que
regula o ritmo do nosso corpo; há o “relógio de ponto”, que controla a presença
do trabalhador numa empresa; e há a necessidade de “acertar os relógios”, para
combinar uma ação em grupo; há o desafio de “correr contra o relógio”,
obrigando-nos à pressa; e há quem “seja como um relógio”, quando extremamente
pontual.
14Por vezes barateamos o sentido do tempo, 15tornando-o uma
espécie de vazio a preencher: é quando fazemos algo para “passar o tempo”, e
apelamos para um jogo, uma brincadeira, um “passatempo” como as palavras
cruzadas. Em compensação, nas horas de grande expectativa, queixamo-nos de que
“o tempo não passa”. “Tempo é dinheiro” é o lema dos capitalistas e
investidores e dos operadores da Bolsa; e é uma obsessão para os atletas
olímpicos em busca de recordes.
Nos relógios primitivos, nos cronômetros
sofisticados, nos sinos das velhas igrejas, no pulsar do coração e da pressão
das artérias, a expressão do tempo se confunde com a evidência mesma do que é
vivo. No tic-tac da pêndula de um relógio de sala, na casa da avó, os
netinhos ouvem inconscientemente o tempo passar. O Big Ben londrino marcou
horas terríveis sob o bombardeio nazista. Na passagem de um ano para outro,
contamos os últimos dez segundos cantando e festejando, na esperança de um novo
tempo, de um ano melhor.
(Péricles Alcântara, inédito)
29. (Puccamp 2016) “As notas
combinam-se, ritmam e produzem melodias, adensando as horas com seu
envolvimento.” Imagine que as horas se adensaram de tal maneira
que fizeram o dia ficar mais curto. Ao invés de 24 horas, agora o dia possui
apenas 16 horas. Para não causar tanta confusão, esse novo tamanho do dia será
dividido igualmente em 24 ‘huras’ e cada ‘hura’ dividida igualmente em 60
‘manutos’. Duas pessoas caminham juntas. Uma está com um relógio no sistema de
‘huras e manutos’ e a outra com seu relógio no sistema normal de horas e
minutos. Caminharam de modo que, no relógio da primeira pessoa, haviam se
passado 5 ‘huras’ e 54 ‘manutos’. No relógio da segunda pessoa esse tempo
decorrido foi de
a)
8
horas e 51 minutos.
b)
4
horas e 36 minutos.
c)
5
horas e 13 minutos.
d)
3
horas e 56 minutos.
e)
1
horas e 58 minutos.
30. (Puccamp 2016) O relógio que está na torre do Big
Ben foi construído com o ponteiro grande medindo 4,7 metros e o ponteiro
pequeno medindo 2,7metros. Exatamente às 2 horas, a distância entre as pontas,
que marcam o tempo, dos dois ponteiros é de, aproximadamente,
Dados:
Sen2A
+Cos2A = 1
A/senA =
B/senB = C/senC
a2
= b2 + c2 – 2bc.cosA
a)
5,0m
b)
4,6m
c)
4,4m
d)
3,8m
e)
4,1m
QUESTÕES COMENTADAS
Resposta da questão 1:
[B]
[B]
a9 = 82/3 – 9/3 = 73/3, a8 = 73/3 – 9/3 = 64/3, a9 = 64/3 – 9/3 = 55/3,
Portanto, a média
aritmética dos 4 últimos termos será dada por:
M = ( 82/3 + 73/3 + 64/3 + 55/3 ) / 4 = 274/12 = 137/6
Resposta da questão 2:
[C]
[C]
Função
que representa o movimento de João: S = 8t, com o tempo t dado em horas.
Função
que representa o movimento de Maria.
S = 6 + ( 6 + ½ ) + ( 6 + ½ + ½ ) + ( 6 + 3/2 ) + … 6 + ( t – 1 ).1/2
Utilizando
a fórmula das soma dos n primeiros termos de um P.A., podemos escrever que:
S =
[6 + 6 + ( t – 1 )/2].t/2 , então S = ( 24 + t – 1 ).t/4, portanto S = (23 +
t).t/4
Igualando
as duas equações temos:
8t
= (23t + t2)/4, então t2 – 9t =0, portanto t = 0 ou t = 9
Observação: no ponto de
abscissa t = 0, João e Maria estavam na mesma posição ou seja, na origem deste
percurso.
Portanto,
a alternativa correta é [C],t = 9
Resposta da questão 3:
[B]
[B]
É
preciso primeiramente resolver as duas expressões.
Note
que:A = ( 262 – 242 ) + ( 232 – 212
) + ( 202 – 182 ) ...( 52 – 32 )
A =
100 + 88 + 76 +.....+ 16
Ou
seja, percebe-se que os resultados das subtrações formam uma progressão
aritmética de razão r = -12. Conhecendo o primeiro e o último
termo, podemos calcular tanto o número de termos quanto a soma de todos os
termos da P.A.:
Se An = A1 + r . ( n – 1 ) então 16 = 100 – 12 . ( n – 1
), portanto n – 1 = 84/12 e n = 8
Assim S8 = ( a1 + na ) . n/2, S8
= ( 100 + 16 ) .8/2 e S8 = 464. Logo, conclui-se que a expressão A = 464.
Agora
analisando a expressão B, podemos reescrevê-la em termos de potências:
B
= 2 . 21/2 . 21/4 . 21/8
. 21/16 ...
Percebe-se
que os expoentes formam uma progressão geométrica infinita de razão q = ½.
Pode-se
calcular a soma dos termos de uma P.G. infinita, como segue:
Sn
= a1 / (1 – q) = 0,5 / 1 – 0,5 = 1
Assim,
pode-se dizer que a soma dos termos da P.G. tende a 1. Logo, B = 2 . 21
= 4
Por
fim, o resultado da divisão de A por B será:
A/B
= 464/4 ~ 116
Resposta da questão 4:
[A]
[A]
Se f(g(x)) = x2
– 5 então √g(x) + 4 = x2 – 5, √g(x) = x2 – 9,
Para que g(x)
seja não negativa devemos admitir √g(x) ≥ 0
Portanto,
os valores pedidos são Reais exceto ] – 3 , 3 [
Resposta
da questão 5:
[A]
[A]
O valor da ordenada do vértice da
parábola será dado por: -Δ/4a = 4, Δ = -16,
4k2 – 4.29 = -16, k = 5
ou k = -5
Assim
, o valor positivo do parâmetro k é 5.
Resposta da questão 6:
[A]
[A]
Fazendo-se
os cálculos, conclui-se que a função composta hogof(x) será igual a: hogof(x)
= √1/mx2-(m+2)x+(m+2)
Tal
função só poderá ter domínio nos números reais se mx2-(m+2)x+(m+2) >0
Sendo uma função do segundo grau, sabe-se que esta terá raízes maiores que zero
se m>0
e Δ≥0
Assim,
resolvendo Δ, temos:
Δ =
(m+2)2 – 4.m.(m+2) = m2 +4m+4-4m2 -8m , Δ =
-3m2 -4m+4,
Que
resulta novamente numa função do segundo grau, que só terá raízes positivas se Δ≥0
Resolvendo
a equação em m, temos: Δ = 64 e m1 =
-2 e m2 = 2/3
Assim,
para satisfazer a equação o valor de m
> 0, deve ser maior que dois terços, ou seja, m>2/3.
Resposta da questão 7:
[A]
[A]
Analisando
as alternativas uma a uma:
[A] CORRETA. A
raiz da função g(x), ou seja, g(x)=0 acontece quando f(x) = -b Assim: x = loga(-b)
Pelo enunciado,
como b = ] ∞- , -1[, logo (-b) >1, então também do enunciado, como a
pertence ao intervalo 0 < a <1 pode-se desenhar o gráfico de uma função
logarítmica de base a, sendo 0 < a <1
Assim percebe-se
que para todos os valores maiores que 1, a loga(-b) será terá uma
raiz negativa. Portanto, a alternativa é correta.
[B] INCORRETA. Se
considerarmos a função f(x) e a função constante h(x) = -b podemos desenhar
um gráfico aproximado. Assim, não se pode afirmar que ela seja crescente em
todo seu domínio. A alternativa é incorreta.
[C] INCORRETA.
Pela análise do mesmo gráfico das funções f(x) e h(x) percebe-se que ambas
estendem-se ao infinito. Conforme o valor de x decresce, o valor de g(x) tende
ao infinito e desta forma não existe valor máximo. A alternativa é incorreta.
[D]
INCORRETA. Uma função injetora é aquela que, seja uma função f de A em B para todo
elemento distinto de A associam-se elementos únicos e distintos em B. Assim,
como g(x) se apresenta em módulo, analisando a área hachurada em amarelo do
gráfico anterior percebe-se que para dois valores distintos de x poderão
existir imagens iguais. A alternativa é incorreta.
Resposta da questão 8:
[D]
[D]
f( 0 ) = -02 + 2.0 +1 = 1 e f( 4 ) = 2 - │4 – 3 │ = 1
Portanto,
f ( 0 ) + f( 4 ) = 2
Resposta da questão 9:
[A]
[A]
Pode-se
extrair do enunciado que:
3
bolas amarelas : A1, A2 A3
3
bolas verdes : V1, V2 , V3
4
bolas coloridas: C1, C2, C3 ,C4
Importante
ressaltar que, embora as 4 bolas coloridas não sejam numeradas, elas são todas
distintas entre si. Matematicamente, não importa se estas são distintas por
cores ou numeração, motivo pela qual elas foram nomeadas como C1 , C2 , C3 e C4.
Os
conjuntos de mesmo número devem ficar juntos, porém o enunciado é claro em
afirmar a “quantidade de formas distintas” ou seja, a ordem é importante.
Pode-se
reorganizar as 10 bolas, considerando que as de mesma numeração fiquem juntas,
em 7 blocos. Para ilustrar melhor, pode-se identificar a primeira maneira de
enfileirar as 10 bolas:
A1V1,
A2V2, A3V3, C1,C2,C3,C4
Daí,
nota-se que o número de maneiras de enfileirar estes 7 blocos identificados
seria permutação de 7, ou seja 7!
Porém,
é preciso lembrar que os blocos com elementos de mesma numeração também podem
ser permutados, pois como já vimos, a ordem é importante.
Assim,
o número de maneiras que podemos permutar esses elementos isoladamente será:
A1V1 permutação de 2, ou seja, 2! = 2
A2V2 permutação de 2, ou seja, 2! = 2
A3V3 permutação de 2, ou seja, 2! = 2
Assim,
o número de maneias distintas de se enfileirar essas 10 bolas de modo
que as bolas de mesmo número fiquem juntas será:
2 .
2 . 2 . 7! = 8 . 7!
Resposta da questão 10:
[C]
[C]
Se 3!(x-1)!/4(x-3)!
= [182(x-2)! – x!]/2(x-2)!, então 3!.(x-1).[182-x(x-1)]/2.
Portanto
6(x-1)(x-2) = 364-2x2+2x e 8x2-20x-88=0
Assim sendo x
=(5+27)/4 = 8 oux =(5-27)/4 =-11/2 ( não convém )
Portanto,
8 é um cubo perfeito.
Resposta da questão 11:
[E]
[E]
Sejam a, b e c as
medidas das arestas do paralelepípedo.
Se a/3 = b/4 =
c/5 = k, então a = 3k, b= 4k e c= 5k
3k + 4k + 5K = 48 e k = 4
Portanto, a =
12cm, b= 16cm e c = 20cm.
Então, a área
total será dada por:
AT
= 2( 12.16 + 12.20 + 16.20 ) = 1504cm2
Resposta da questão 12:
[B]
[B]
Considerando que x
seja o raio da esfera e escrevendo que o volume da esfera é igual ao volume da
água deslocada, pode-se escrever:
Se 4/3
. ╥ . x3 = ╥ .R2 . 9R/16 , então x3 = 27R3/64
, portanto x = 3/4R
Resposta da questão 13:
[D]
[D]
Analisando
as proposições:
[I]
VERDADEIRA. Podemos reescrever a equação da parábola dada:
Se Y2
+ 4x – 4 = 0, então x = -1/4y2 + 1.
Assim, temos que
quando x = 0 e y = +-2 e quando y = 0 e x = 1 Com isso pode-se
construir um gráfico e identificar que trata-se de uma parábola com concavidade
voltada para a esquerda, que corta o eixo y nos pontos +2 e -2, cujo vértice tem coordenadas (0,1). Conclui-se
também que eixo de simetria da parábola é o próprio eixo x (x = 0).
O foco de uma
parábola fica sempre sobre o eixo de simetria (portanto, nesse caso, x = 0, com y = k + p , onde k será a
coordenada y do vértice e
p = 1/4a.
Assim, a coordenada
y do foco será:
K = 1
P = ¼.-1/4 = -1
Y = K + 1, y = 0
Logo, as
coordenadas do foco serão (0,0) e sua distância até o vértice é igual a
1. A alternativa é verdadeira.
[II] VERDADEIRA.
A proposição é verdadeira pois esta é justamente a definição de hipérbole
equilátera: ter as assíntotas perpendiculares entre si.
[III]
FALSA. Podemos reescrever a equação dada de modo a facilitar as conclusões:
Se (2x2-4x)
+ (y2-4y+4) = 0, então (x-1)2/1 + (y-2)2/2 = 1
Comparando esta
equação com a equação geral de uma elipse, pode-se concluir que a equação dada
trata-se de uma elipse de centro (1,2),semi-eixo menor b=1 e semi-eixo
maior a
= √2.
A elipse pode ser representada graficamente como na figura a seguir:
Sabendo
que a2 = b2 + c2, então c = 1. Daí pode-se deduzir
que os focos da elipse serão (1,3) e (1,1). A proposição é falsa.
Resposta da questão 14:
[A]
[A]
Centro
da circunferência (ponto médio do diâmetro).
C ( 4/2 , 6/2 ) = (2,3)
Cálculo
do raio da circunferência.
r = √42+ 62/2 = 2√13/2
= √13
Equação
da reta tangente à circunferência.
Se
y + 2 = m(x-3) , então mx – y – 3m – 2 = 0
Sabendo
que a distância do centro à reta tangente é o raio, podemos escrever:
│2m-3-3m-2│/√m2+1
= √13, então (-m-5)2= 13(m2+1) , portanto 12m2-10m-12
= 0 ou 6m2-5m+6=0
Resolvendo
a equação do segundo grau, obtemos:
m =
3/2 ou m = -3/2
Se m = 3/2 a equação da
reta será dada por 3x – 2y -13 =0
Se m = -3/2 a equação da reta
será dada por 2x +3y =0
Portanto,
a alternativa [A] é a correta.
Resposta
da questão 15:
[B]
[B]
Se Log E = 15,3 , então E = 1015,3
Como,
1014,5 < 1015,3 < 1015,5, a ordem de
grandeza será 1015
Resposta da questão 16:
[B]
[B]
Pode-se
deduzir duas funções em x:
- Função do preço
f1(x) = 200 – 2x, sendo x o número de vezes que o desconto será dado.
- Função do
quantidade f2(x) = 200 +5x, sendo x o número de vezes que o desconto
será dado.
A
função da arrecadação será dada pela multiplicação do preço pela quantidade de
casacos vendidos. Assim:
f3(x)
= (200-2x).(200+5x) ou f3(x) = -x2+60x + 4000
Logo,
percebe-se que a função de arrecadação é uma função do 2º grau, representada
graficamente por uma parábola com concavidade para baixo. O vértice da parábola
representa a arrecadação máxima. A coordenada x do vértice da parábola será
igual ao número máximo de vezes que o desconto poderá ser concedido para
conseguir a arrecadação máxima.
Da
fórmula para encontrar a coordenada x do vértice, tem-se:
xvertice
= -b/2a = -60/-2 = 30
Para
se descobrir por qual valor será vendido cada casaco na arrecadação máxima,
basta substituir o valor de x na função do preço:
F1(x)=200-2.30
=140, que pertence ao intervalo [125, 145 [
Resposta da questão 17:
[A]
[A]
Escrevendo o
número complexo 1+i na forma trigonométrica, temos:
(1+i) = √2 .
(√2/2 +i√2/2) = √2(cos╥/4 +isen╥/4)
Portanto,
(1+i).(cos╥/12+isen╥/12) = √2(cos╥/4+isen╥/4).(cos╥/12+i.sen╥/12)=
√2[cos(╥/4+╥/12)
+i.sen(╥/4+╥/12)]=√2(cos╥/3+isen╥/3) = √/2 +i√6/2
Logo,
√3x+y =√3.√2/2 + i√6/2 = √6(1+i)
Resposta da questão 18:
[A]
[A]
De acordo com a
divisão euclidiana, podemos escrever que:
X80 +3x79-x2-x-1=
(x2+2x-3).Q(x) +ax +b
As raízes de x2+2x-3
=0 são x = 1 ou x = -3.
Fazendo x = 1,
temos:
1 + 3 -1 -1-1 = a
+ b, então a + b = 1
Fazendo x = -3, temos:
(-3)80
+ 3.(-3)79-(-3)2 – (-3) = -3a+b = -7
Resolvendo o
sistema : a + b = 1 e -3a + b = -7, temos: a = 2 e b = -1.
Logo, o resto da
divisão será dado por: r(x) = 2x -1
Portanto,
r(1/2) = 2 . ½ - 1 = 0
Resposta da questão 19:
[D]
[D]
Pelo teorema do
resto, sabe-se que o resto da divisão de P(x) por x - a é igual a P(a0. Sabe-se também
que um polinômio é dito divisível por outro quando seu resto é igual a zero.
Logo, quando P(a) =0 pode-se dizer que o polinômio P(x) será divisível por x - a
Fazendo a = 3, tem-se:
P(3) = f(3) = 34
– 3.33+3.3 – 9 = 0
Logo,
P(x) será divisível por (x – 3 )
Resposta da questão 20:
[B]
[B]
Se Q(x) e P(x) têm um ponto
comum que pertence ao eixo das abscissas, então ao menos uma raiz de Q(x) é também raiz de P(x). Calculando:
Se X2- 2x + 1 = 0, então x1
= x2 = 1
Substituindo
essa raiz em P(x), tem-se:
X3
-3x2 – ax + b = 0, 1 – 3 – a + b = 0, b = 2 + a
Substituindo
o valor de b na equação dada a2-b2= -8, tem-se:
a2
– b2 = -8, a2- ( 4 +4a + a2 ) – 8, a = 1
Substituindo
novamente o valor de a na equação dada a2 – b2 = -8 tem-se:
a2
– b2 = -8, 1 – b2= -8, b2 = 9, b = 3
Assim,
P(x) = x3 – 3x2 – x + 3. Pode-se perceber daí que, se 1 é
raiz da equação, -1 também será raiz. Assim sendo, o conjunto de raízes de P(x) é {-1 ,1, 3 }
Analisando
então as afirmativas da questão, temos:
[A]
Correto (podem formar uma P.A. de razão 2).
[B]
Incorreto (números negativos não são números naturais).
[C] Correto.
[D]
Correto.
Resposta da questão 21:
[E]
[E]
p(x) = x6 – 2x5 + 2x4-
4x3+ x2 – 2x ; p(x) = x ( x5 – 2x4-4x3
+ x2-2 )
p(x) = x ( x – 2 ). ( x4 + 2x2
+ 1 ) ; p(x) = x (x – 2 ) (x2 + 1 )2
Portanto, as
raízes são 0, 2, i, i, -i,e –i e apenas duas raízes 0 e 2 são reais e
distintas.
Resposta da questão 22:
[E]
[E]
(11x+6)/(x-4)
= x2, admitindo xǂ4
Se
11x+6 = x3-4x2, então X3-4x2-11x-6
= 0
A
partir do Teorema das raízes racionais, podemos notar que as possíveis raízes
racionais desta equação são 1,2,3,6,-1,-2,-3 e -6.
Notemos
que – 1 é raiz desta equação, pois (-1)3 – 4.(-1)2 – 11.(-1)
-6 = 0
Aplicando
o dispositivo prático de Briot-Ruffini, obtemos:
- 1 │ 1 -4
-11 │ -6
│ │
│ 1
-5 -6 │ 0
Portanto,
a equação X3-4x2-11x-6 = 0 poderá ser escrita na forma:
( x + 1) . ( x2 – 5x – 6 ) = 0
Resolvendo
a equação produto acima, temos:
X +
1 = 0 , x = -1
( x2 – 5x – 6 ) = 0, x = 6 ou x = -1
Portanto,
a maior raiz será R = 6 e 2R – 2 = 10
Resposta da questão 23:
[C]
[C]
Os números
apresentados são todos múltiplos de 0,25 portanto pode-se escrever: 3 . 0,25 =
0,75 ; 5 . 0,25 = 1,25; 4 . 0,25 = 1,00
Logo,
os números são diretamente proporcionais a 3, 5 e 4, respectivamente.
Resposta da questão 24:
[A]
[A]
X = 125 y
Logo,
(1,25y – y) / 1,25y = 1/5 = 20%
Resposta da questão 25:
[C]
[C]
A
primeira parcela de R$460,00 será paga à vista, portanto não há incidência de juros. A segunda
parcela, caso não houvesse incidência de juros, seria de R$ 400,00 pois o preço do fogão à vista é de R$ 860,00
(860 – 460 = 400 ). No entanto, há um acréscimo de R$60,00 na segunda
parcela, os quais representam os juros após 30 dias. Logo, os juros são:
60/400
= 0,15 = 15%
Resposta da questão 26:
[C]
[C]
Calculando:
12.0,02
= 0,24 minutos = 14,4 segundos ; 37 . 0,02 = 074 segundos ; 14,4 + 0,74 = 15,14
segundos
Resposta da questão 27:
[B]
[B]
Como se trata de
juros simples, o valor devido V, após n meses será igual a:
V =
80 + 80.30%.n , ou seja V = 80 + 80.0,3n , portanto V = 80 + 24n
Resposta da questão 28:
[B]
[B]
A
pessoa inicialmente foi até o mercado com 96 garrafas vazias e, a cada 8 vazias
trocou por 1 litro de refrigerante. Logo, 96 / 8 = 12 litros na primeira troca. Após esvaziar
as 12 garrafas recebidas, retornou ao mercado e trocou as 12 garrafas por mais
um litro de refrigerante (pois apenas a cada 8 garrafas vazias é possível fazer
a troca). Assim, ao final das trocas a pessoa teria recebido o equivalente a 12 + 1 litros de refrigerante.
Resposta da questão 29:
[D]
[D]
Convertendo
“huras” e “manutos” em horas:
24/1 =16/x , x =
0,66667 horas = 1 hura
1 hura tem 60
manutos, logo 0,66667 horas/60 = 0,0111 horas = 1 manuto
Substituindo os
valores pelo tempo marcado no relógio da primeira pessoa:
5 huras = 3 horas
e 20 minutos e 54 manutos = 36 minutos
Logo,
haviam se passado 3 horas e 56 minutos.
Resposta da questão 30:
[E]
[E]
Sabendo que um
relógio é uma circunferência de 3600 dividida
igualmente em 12 horas, cada hora terá 300, logo às 2 horas o ângulo entre os ponteiros
será de 600. Assim, pela
lei dos cossenos a distância “a” entre os ponteiros será:
a2 = b2
+ c2 – 2bc.cosA
a2 = (4,7)2 + (2,7)2 – 2.
4,7 . 2,7. Cos600, a = 4,09