1.
VENDEDORES JOVENS
Fábrica de LONAS - Vendas no Atacado
10 vagas para estudantes, 18 a 20
anos, sem experiência.
Salário: R$300,00 fixo + comissão de
R$0,50 por m2 vendido.
Contato: 0xx97-43421167 ou atacadista@lonaboa.com.br
Na
seleção para as vagas deste anúncio, feita por telefone ou correio eletrônico,
propunha-se aos candidatos uma questão a ser resolvida na hora. Deveriam
calcular seu salário no primeiro mês, se vendessem 500m de tecido com largura de
1,40m, e no segundo mês, se vendessem o dobro. Foram bem sucedidos os jovens
que responderam, respectivamente,
a)
R$300,00 e R$500,00.
xb)
R$550,00 e R$850,00.
c)
R$650,00 e R$1000,00.
d)
R$650,00 e R$1300,00.
e)
R$950,00 e R$1900,00.
2.
Antes de uma eleição para prefeito, certo instituto realizou uma pesquisa em
que foi consultado um número significativo de eleitores, dos quais 36%
responderam que iriam votar no candidato X; 33%, no candidato Y e 31%, no
candidato Z. A margem de erro estimada para cada um desses valores é de 3% para
mais ou para menos. Os técnicos do instituto concluíram que, se confirmado o
resultado da pesquisa,
a)
apenas o candidato X poderia vencer e, nesse caso, teria 39% do total de votos.
b)
apenas os candidatos X e Y teriam chances de vencer.
c)
o candidato Y poderia vencer com uma diferença de até 5% sobre X.
xd)
o candidato Z poderia vencer com uma diferença de, no máximo, 1% sobre X.
e)
o candidato Z poderia vencer com uma diferença de até 5% sobre o candidato Y.
3.
Em quase todo o Brasil existem restaurantes em que o cliente, após se servir,
pesa o prato de comida e paga o valor correspondente, registrado na nota pela
balança. Em um restaurante desse tipo, o preço do quilo era R$12,80. Certa vez
a funcionária digitou por engano na balança eletrônica o valor R$18,20 e só
percebeu o erro algum tempo depois, quando vários clientes já estavam
almoçando. Ela fez alguns cálculos e verificou que o erro seria corrigido se o
valor incorreto indicado na nota dos clientes fosse multiplicado por
a)
0,54.
b)
0,65.
xc)
0,70.
d)
1,28.
e)
1,42.
4.
Já são comercializados no Brasil veículos com motores que podem funcionar com o
chamado combustível flexível, ou seja, com gasolina ou álcool em qualquer
proporção. Uma orientação prática para o abastecimento mais econômico é que o
motorista multiplique o preço do litro da gasolina por 0,7 e compare o
resultado com o preço do litro de álcool. Se for maior, deve optar pelo álcool.
A razão dessa orientação deve-se ao fato de que, em média, se com um certo
volume de álcool o veículo roda dez quilômetros, com igual volume de gasolina
rodaria cerca de
a)
7km.
b)
10km.
xc)
14km.
d)
17km.
e)
20km.
5.
Não é nova a idéia de se extrair energia dos oceanos aproveitando-se a
diferença das marés alta e baixa. Em 1967, os franceses instalaram a primeira
usina “maré-motriz”, construindo uma barragem equipada de 24 turbinas,
aproveitando-se a potência máxima instalada de 240 MW, suficiente para a
demanda de uma cidade com 200 mil habitantes. Aproximadamente 10% da potência
total instalada são demandados pelo consumo residencial.
Nessa
cidade francesa, aos domingos, quando parcela dos setores industrial e
comercial pára, a demanda diminui 40%. Assim, a produção de energia
correspondente à demanda aos domingos será atingida mantendo-se
I. todas as turbinas em funcionamento,
com 60% da capacidade máxima de produção de cada uma delas.
II. a metade das turbinas funcionando em
capacidade máxima e o restante, com 20% da capacidade máxima.
III. quatorze turbinas funcionando em
capacidade máxima, uma com 40% da capacidade máxima e as demais desligadas.
Está correta a situação descrita
a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em I e III.
d) apenas em II e III.
xe) em I, II e III.
6.
Nos X-Games Brasil, em maio de 2004, o skatista
brasileiro Sandro Dias, apelidado “Mineirinho”, conseguiu realizar a manobra
denominada “900”, na modalidade skate vertical, tornando-se o segundo atleta no
mundo a conseguir esse feito. A denominação “900” refere-se ao número de graus
que o atleta gira no ar em torno de seu próprio corpo, que, no caso,
corresponde a
a)
uma volta completa..
b)
uma volta e meia.
c)
duas voltas completas.
xd)
duas voltas e meia.
e)
cinco voltas completas
7.
O gás natural veicular (GNV) pode substituir a gasolina ou álcool nos veículos
automotores. Nas grandes cidades, essa possibilidade tem sido explorada,
principalmente, pelos táxis, que recuperam em um tempo relativamente curto o
investimento feito com a conversão por meio da economia proporcionada pelo uso
do gás natural. Atualmente, a conversão para gás natural do motor de um
automóvel que utiliza a gasolina custa R$3.000,00. Um litro de gasolina permite
percorrer cerca de 10km e custa R$2,20, enquanto um metro cúbico de GNV permite
percorrer cerca de 12km e custa R$1,10. Desse modo, um taxista que percorra
6.000 km por mês recupera o investimento da conversão em aproximadamente
a)
2 meses.
xb)
4 meses.
c)
6 meses.
d)
8 meses.
e)
10 meses.
8.
Os números de identificação utilizados no cotidiano (de contas bancárias, de
CPF, de Carteira de Identidade etc) usualmente possuem um dígito de
verificação, normalmente representado após o hífen, como em 17326-9. Esse
dígito adicional tem a finalidade de evitar erros no preenchimento ou digitação
de documentos.
Um
dos métodos usados para gerar esse dígito utiliza os seguintes passos:
•
multiplica-se o último algarismo do número por 1, o penúltimo por 2, o
antepenúltimo por 1, e assim por diante, sempre alternando multiplicações por 1
e por 2.
•
soma-se 1 a cada um dos resultados dessas multiplicações que for maior do que
ou igual a 10.
•
somam-se os resultados obtidos.
•
calcula-se o resto da divisão dessa soma por 10, obtendo-se assim o dígito
verificador.
O
dígito de verificação fornecido pelo processo acima para o número 24685 é
a)
1
b)
2.
c)
4.
d)
6.
xe)
8
9.
Para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro, matéria-prima para a produção
de combustível nuclear, é necessário extrair-se e tratar-se 1,0 tonelada de
minério.
Assim,
o rendimento (dado em % em massa) do tratamento do minério até chegar ao
dióxido de urânio puro é de
a)
0,10%.
xb)
0,15%.
c)
0,20%.
d)
1,5%.
e)
2,0%.
10.
Podemos estimar o consumo de energia elétrica de uma casa considerando as
principais fontes desse consumo. Pense na situação em que apenas os aparelhos
que constam da tabela abaixo fossem utilizados diariamente da mesma forma.
Tabela:
A tabela fornece a potência e o tempo efetivo de uso diário de cada aparelho
doméstico.
Aparelho
|
Potência (KW)
|
Tempo de uso diário (horas)
|
Ar condicionado
|
1,5
|
8
|
Chuveiro elétrico
|
3,3
|
1/3
|
Freezer
|
0,2
|
10
|
Geladeira
|
0,35
|
10
|
Lâmpadas
|
0,10
|
6
|
Supondo
que o mês tenha 30 dias e que o custo de 1KWh é de R$0,40, o consumo de energia
elétrica mensal dessa casa, é de aproximadamente
a)
R$ 135.
b)
R$ 165.
c)
R$ 190.
d)
R$ 210.
xe)
R$ 230.
11.
Quatro estações distribuidoras de energia A, B, C e D estão dispostas como
vértices de um quadrado de 40km de lado. Deseja-se construir uma estação
central que seja ao mesmo tempo equidistante das estações A e B e da estrada (reta)
que liga as estações C e D. A nova estação deve ser localizada
a)
no centro do quadrado.
b)
na perpendicular à estrada que liga C e D passando por seu ponto médio, a 15km
dessa estrada.
xc)
na perpendicular à estrada que liga C e D passando por seu ponto médio, a 25km
dessa estrada.
d)
no vértice de um triângulo equilátero de base AB, oposto a essa base.
e)
no ponto médio da estrada que liga as estações A e B.
12.
Um aluno de uma escola será escolhido por sorteio para representá-la em uma
certa atividade. A escola tem dois turnos. No diurno há 300 alunos,
distribuídos em 10 turmas de 30 alunos. No noturno há 240 alunos, distribuídos
em 6 turmas de 40 alunos.
Em
vez do sorteio direto envolvendo os 540 alunos, foram propostos dois outros
métodos de sorteio.
Método I: escolher ao acaso um
dos turnos (por exemplo, lançando uma moeda) e, a seguir, sortear um dos alunos
do turno escolhido.
Método II: escolher ao acaso uma
das 16 turmas (por exemplo, colocando um papel com o número de cada turma em
uma urna e sorteando uma delas) e, a seguir, sortear um dos alunos dessa turma.
Sobre
os métodos I e II de sorteio é correto afirmar:
a)
em ambos os métodos, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados.
b)
no método I, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no
método II a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno
do noturno.
c)
no método II, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no
método I, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno
do noturno.
xd)
no método I, a chance de um aluno do noturno ser sorteado é maior do que a de
um aluno do diurno, enquanto no método II ocorre o contrário.
e)
em ambos os métodos, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior do que
a de um aluno do noturno.
13.
Um fabricante de cosméticos decide produzir três diferentes catálogos de seus
produtos, visando a públicos distintos. Como alguns produtos estarão presentes
em mais de um catálogo e ocupam uma página inteira, ele resolve fazer uma
contagem para diminuir os gastos com originais de impressão. Os catálogos C1,
C2 e C3 terão, respectivamente, 50, 45 e 40 páginas.
Comparando os projetos de cada catálogo, ele verifica que C1 e C2
terão 10 páginas em comum; C1 e C3 terão 6 páginas em
comum; C2 e C3 terão 5 páginas em comum, das quais 4
também estarão em C1.
Efetuando
os cálculos correspondentes, o fabricante concluiu que, para a montagem dos
três catálogos, necessitará de um total de originais de impressão igual a:
a)
135.
b)
126.
c)
118.
xd)
114.
e)
110.
14.
Um time de futebol amador ganhou uma taca ao vencer um campeonato. Os jogadores
decidiram que o premio seria guardado na casa de um deles. Todos quiseram
guardar a taca em suas casas. Na discussão para se decidir com quem ficaria o
troféu, travou-se o seguinte dialogo:
Pedro, camisa 6: - Tive uma idéia. Nos
somos 11 jogadores e nossas camisas estão numeradas de 2 a 12. Tenho dois dados
com as faces numeradas de 1 a 6. Se eu jogar os dois dados, a soma dos números
das faces que ficarem para cima pode variar de 2 (1 + 1) ate 12 (6 + 6). Vamos
jogar os dados, e quem tiver a camisa com o numero do resultado vai guardar a
taca.
Tadeu, camisa 2: - Não
sei não... Pedro sempre foi muito esperto... Acho que ele esta levando alguma
vantagem nessa proposta...
Ricardo, camisa 12: - Pensando
bem... Você pode estar certo, pois, conhecendo o Pedro, e capaz que ele tenha
mais chances de ganhar que nos dois juntos...
Desse
dialogo conclui-se que
a) Tadeu e Ricardo estavam equivocados, pois a
probabilidade de ganhar a guarda da taca era a mesma para todos.
xb) Tadeu tinha razão e Ricardo estava
equivocado, pois, juntos, tinham mais chances de ganhar a guarda da taca do que
Pedro.
c) Tadeu tinha razão e Ricardo estava
equivocado, pois, juntos, tinham a mesma chance que Pedro de ganhar a guarda da
taca.
d) Tadeu e Ricardo tinham razão, pois os dois
juntos tinham menos chances de ganhar a guarda da taca do que Pedro.
e) não e possível saber qual dos jogadores tinha
razão, por se tratar de um resultado probabilístico, que depende exclusivamente
da sorte.
15.
Uma pesquisa sobre orçamentos familiares, realizada recentemente pelo IBGE,
mostra alguns itens de despesa na distribuição de gastos de dois grupos de
famílias com rendas mensais bem diferentes.
TIPO DE DESPESA
|
RENDA ATÉ R$ 400,00
|
RENDA MAIOR OU
IGUAL A R$ 6.000,00
|
Habitação
|
37%
|
23%
|
Alimentação
|
33%
|
9%
|
Transporte
|
8%
|
17%
|
Saúde
|
4%
|
6%
|
Educação
|
0,3%
|
5%
|
Outros
|
17,7%
|
40%
|
Considere
duas famílias com rendas de R$400,00 e R$6.000,00, respectivamente, cujas
despesas variam de acordo com os valores das faixas apresentadas. Nesse caso, os
valores, em R$, gastos com alimentação pela família de maior renda, em
relação aos da família de menor renda, são, aproximadamente,
a)
dez vezes maiores.
b)
quatro vezes maiores.
c)
equivalentes
d)
três vezes menores.
xe)
nove vezes menores