1. (Unicamp
2016) Considere o triângulo exibido na figura
abaixo, com lados de comprimentos a, b e c
e ângulos α, β e γ.
a) Suponha que a
sequência (α, β, γ) é uma progressão aritmética (PA). Determine a medida do
ângulo β.
b) Suponha que a
sequência (a, b, c) é uma progressão geométrica (PG) de razão q = √2. Determine
o valor de tan β
Resposta da
questão 1:
a) Se (α, β, γ) é uma PA, então a soma de seus termos será 180, pois a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 1800. Assim, pode-se escrever:
a) Se (α, β, γ) é uma PA, então a soma de seus termos será 180, pois a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 1800. Assim, pode-se escrever:
PA → (α, β, γ) = (β - r, β, β + r) → S =
180 = (β – r + β + r).3/2 → β = 600
b) Se (a, b, c) é uma PG de raiz q = √2,
então pode-se escrever:
PG → (a, b, c) = (a, a√2, 2a)
Pela lei dos cossenos, tem-se:
(a√2)2 = a2 + (2a)2
– 2 . a . 2a . cosβ → 5a2 – 4a2.cosβ → cosβ = 3/4
Pela relação fundamental:
Sen2 β + cos2β = 1 →
sen2β = 7/16 → senβ = √7/4
Por fim, calculando a tangente: tgβ =
senβ/cosβ = (√7/4)/(3/4)→tgβ = √7/3
2. (Unicamp
2016) Considere a função f(x) = |2x - 4| + x – 5,
definida para todo número real x.
a) Esboce o
gráfico de y = f(x) no plano cartesiano para -4 ≤ x ≤ 4.
b) Determine os
valores dos números reais a e b para os
quais a equação loga(x + b) = f(x), admite como soluções x1
= -1 e x2 = 6.
Resposta da questão 2:
a) Fazendo os cálculos, tem-se: f(x) = |2x - 4| + x – 5
a) Fazendo os cálculos, tem-se: f(x) = |2x - 4| + x – 5
f(-4) = |-8 - 4| - 4 – 5 = 3 → (- 4, 3)
f(-1) = |-2 - 4| - 2 – 5 = 0 → (- 1, 0)
f(0) = |0 - 4| + 0 – 5 = - 1 → (0, -1)
f(2) = |4 - 4| + 2 – 5 = - 3 → (4, -3)
f(3) = |6 - 4| + 3 – 5 = - 3 → (3, -3)
f(4) = |8 - 4| + 4 – 5 = 3 → (4, 3)
Montando o gráfico:
b) Substituindo
uma das raízes dadas e desenvolvendo a equação:
loga(x + b) = f(x) →
loga(x + b) = |2x - 4| + x – 5
loga(-1 + b) = |2(-1)
- 4| + (-1) – 5 → loga(-1 + b) = 0 → a0 = -1 +
b → b = 2
Substituindo a segunda raiz dada e
desenvolvendo a equação:
loga(6+ 2) = |2.6 -
4| + 6 – 5 → loga8 = 9 → a9 = 8 → a = 9√8
→ a = 3√2
Assim, os valores
dos números reais a e b são 3√2 e 2, respectivamente.
3. (Unicamp
2016) Considere o polinômio cúbico p(x) = x3
– 3x + a, onde a é um número real.
a)
No caso em que p(1), determine os valores de x para
os quais a matriz A abaixo não é invertível.
b) Seja b um
número real não nulo e i a unidade imaginária, isto é, i2 = -1. Se o
número complexo z = 2 + bi é uma raiz de
p(x), determine o valor de |z|.
Resposta da
questão 3:
a) Se p(1) = 0, pode-se escrever: p(1) = 1 – 3 + a = 0 → a = 2
a) Se p(1) = 0, pode-se escrever: p(1) = 1 – 3 + a = 0 → a = 2
Para que a matriz
A não seja invertível, seu determinante deve ser igual a zero. Assim, pode-se
escrever:
b) Supondo como
raízes do polinômio os números {2 + bi, 2 – bi, r} pode-se escrever: 2 + bi + 2
– bi + r = 0 → r = -4
Supondo - 4 raiz, pode-se deduzir o valor de a : -64+12+a
= 0 → a = 52
Fazendo o produto
das três raízes (Relações de Girard), pode-se escrever: (2 + bi).(2 – bi).(- 4)
= - 52 → 4 + b2 = 13
Assim, |z| será:
|2 + bi| = √(4 + b2) → |z| = √13
4. (Unicamp
2016) Considere os três sólidos exibidos na figura
abaixo, um cubo e dois paralelepípedos retângulos, em que os comprimentos das
arestas, a e b, são tais que a > b
> 0.
a) Determine a
razão r = a/b para a qual o volume de S1 é igual à soma dos volumes
de S2 e S3
b) Sabendo que a
soma dos comprimentos de todas as arestas dos três sólidos é igual a 60cm,
determine a soma das áreas de superfície dos três sólidos.
Resposta da
questão 4:
a) Com os dados do enunciado pode-se escrever:
a) Com os dados do enunciado pode-se escrever:
S1 = S2 + S3 →
a3 = a2.b + a.b2
Desenvolvendo esta equação, tem-se:
a3 - a2.b - a.b2
= 0 → a(a2 - a.b + b2) = 0 → a2 - a.b + b2
= 0
a2/b2 - a.b/b2
+ b2/b2 = 0 → (a/b)2 - a/b – b2/b2
= 0 → (a/b)2 - a/b – 1 = 0
r2 – r – 1 = 0 → ∆ = 1 – 4 . 1 .
(-1) → ∆ = 5 → r = (1 + √5) /2
b) Sendo a soma
das medidas de todas as arestas dos três sólidos igual a
60, pode-se escrever: 12a + 8a + 4b + 8b +
4a = 60 → 2a + b = 5
A soma das áreas dos três sólidos pode
ser escrita como:
AT = 6a2 + 2a2
+ 4ab + 2b2 + 4ab = 8a2 + 8ab + 2b2 = 2.( 4a2
+ 4ab + b2)
AT = 2.(2a + b)2 →
Como 2a + b = 5, AT = 2.52 → AT = 50 cm2
5. (Unicamp
2016) A figura abaixo exibe o gráfico da função f(x)
= 1/x, definida para todo número real x > 0. Os pontos P e Q têm abscissas
x = 1 e x = a,
respectivamente, onde a é um número real e a > 1.
a) Considere o
quadrilátero T com vértices em (0,0), P, Q e (a, 0). Para a = 2, verifique que
a área de T é igual ao quadrado da distância de P a Q .
b) Seja r a reta
que passa pela origem e é ortogonal à reta que passa por P e Q. Determine o valor de a para o qual o ponto de
intersecção da reta r com o gráfico da função f tem ordenada y = a/2.
Resposta da questão 5:
a) Se a abscissa do ponto P é igual a 1, então pela função f(x) dada, P terá coordenadas (1, 1). Analogamente, se a = 2, então pela função f(x) dada, Q terá coordenadas (2, 1/2). Assim, a área do quadrilátero T será:
a) Se a abscissa do ponto P é igual a 1, então pela função f(x) dada, P terá coordenadas (1, 1). Analogamente, se a = 2, então pela função f(x) dada, Q terá coordenadas (2, 1/2). Assim, a área do quadrilátero T será:
ST = 1.1/2 + (1.1/2)/2 + 1.1/2 =
1 + 1/4 →ST = 5/4
Calculando o quadrado da distância entre P
e Q tem-se:
dPQ = √[(1 - 2)2 + (1
- 1/2)2] = √(1 = 1/4) = √5/4
b) Seja I o ponto
de intersecção entre a reta r e a função f(x). Se sua coordenada y é igual a a/2,
então, pela função f(x) sua coordenada x será 2/a. Ou seja, o ponto i tem coordenadas (2/a, a/2).
Considerando como s a reta que passa por P
e Q, tem-se que as coordenadas do ponto P são (1, 1), e do ponto Q são (a, 1/a). O coeficiente angular desta reta será: as
= (1/a - 1) / (a - 1) = - 1/a
Logo, o coeficiente angular da reta r que passa pela origem e é ortogonal à reta que contém P e Q será
igual a αr = a (condição de perpendicularidade).
Assim, a equação da reta pode ser
escrita como:
Y – 0 = a. (x - 0) → y = ax
Como o ponto I pertence à reta r e tem suas
coordenadas (2/a, a/2), pode-se escrever: y = ax → a/2 = a. 2/a → a = 4
6. (Unicamp
2016) O gráfico de barras abaixo exibe a
distribuição da idade de um grupo de pessoas.
a) Mostre que,
nesse grupo, a média de idade dos homens é igual à média de idade das mulheres.
b) Escolhendo ao
acaso um homem e uma mulher desse grupo, determine a probabilidade de que a
soma de suas idades seja igual a 49 anos.
Resposta da
questão 6:
a) Pelo gráfico, pode-se calcular a média de homens e mulheres:
a) Pelo gráfico, pode-se calcular a média de homens e mulheres:
Mhomens
= (4.21+5.22+4.23+1.24+2.25)/(4+5+4+1+2)=360/16= 22,5 anos
Mmulheres
= (5.21+2.22+3.23+3.24+1.25)/(5+2+3+3+1)=315/14= 22,5 anos
b) Pelo gráfico,
sabe-se que o grupo possui 14 mulheres e 16 homens. Dadas as possibilidades de
idade, a soma de idades de um homem e uma mulher escolhidos ao acaso será 49
somente se eles tiverem 24 e 25 anos.
Assim, há de se considerar dois cenários:
- Mulher com 25 anos e homem com 24 anos
P(M25) = 1/14 ; P(H24) = 1/16 → P(C1) = 1/14
. 1/16 = 1/ 224
- Homem com 25 anos e mulher com 24 anos
P(M24) = 3/14 ; P(H25) = 2/16 → P(C1) = 3/14
. 2/16 = 6/ 224
Logo, escolhendo ao acaso um homem e uma
mulher desse grupo, a probabilidade de
que a soma de suas idades seja igual a 49 anos será:
P(total) = 1/224
+ 6/224 → P(total) = 7/224 = 1/32