sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Olimpíada Brasileira de Matemática divulga o calendário de 2015



A Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM divulgou, nesta quinta-feira (5), as datas de realização das provas da 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática de 2015. No calendário deste ano, constam ainda as competições internacionais, com destaque para a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês), a ser realizada na cidade de Chiang Mai, na Tailândia, durante o mês de julho.

A temporada internacional começa já neste mês com a 7ª Romanian Master of Mathematics (RMM), a ser realizada entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março na cidade de Bucareste, na Romênia. Durante o ano serão realizadas outras competições internacionais, cujos representantes brasileiros serão selecionados a partir dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática do ano passado.

37ª Olimpíada Brasileira de Matemática
A competição nacional será disputada novamente em três fases eliminatórias. Os alunos que participam da disputa estão divididos em quatro níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3, enquanto os estudantes de graduação participam do nível universitário.

Período de inscrições para escolas
2 de abril a 31 de maio de 2015 (apenas no site www.obm.org.br)

NÍVEIS 1 - 2 e 3
Primeira Fase: sexta-feira, 12 de junho de 2015
Segunda Fase: sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Terceira Fase: sábado, 17 de outubro, (níveis 1, 2 e 3)
domingo, 18 de outubro, para os níveis 2 e 3 (segundo dia de prova)

NÍVEL UNIVERSITÁRIO
Primeira Fase: sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Segunda Fase: sábado, 17 e domingo 18 de outubro de 2015



Sobre a OBM
A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para outras informações, acesse: www.obm.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário