- Considere, em R, a equação (m+2)x2-2mx+(m-1)=0 na
variável x, em que m é um número real diferente de -2. Analise as
afirmativas abaixo e classifique-as em V (verdadeira) ou F (falsa).
( )
Para todo m>2 a equação possui conjunto solução vazio.
( ) Existem dois valores reais de m para que
a equação admita raízes iguais.
( ) Na equação, se ∆>0, então m só poderá
assumir valores positivos.
A sequência
correta é
a)
V
– V – V
b) F – V
– F
c) F – F
– V
d) V – F
– F
- João, ao perceber que seu carro apresentara um defeito, optou por
alugar um veículo para cumprir seus compromissos de trabalho. A locadora,
então, lhe apresentou duas propostas:
- plano A, no
qual é cobrado um valor fixo de R$50,00 e mais R$1,60 por quilômetro rodado.
- plano B, no
qual é cobrado um valor fixo de R$64,00 mais R$1,20 por quilômetro rodado.
João observou
que, para certo deslocamento que totalizava k quilômetros, era indiferente
optar pelo plano A ou pelo plano B, pois o valor final a ser pago seria o
mesmo.
É correto
afirmar que K é um número racional entre
a)
14,5 e 20
b)
20
e 25,5
c)
25,5
e 31
d)
31
e 36,5
- No concurso CPCAR foi concedido um tempo T para a realização de
todas as provas: Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa; inclusive
marcação do cartão-resposta.
Um candidato
gastou 1/3 deste tempo T com as questões de Língua Portuguesa e 25% do tempo
restante com a parte de Língua Inglesa.
A partir daí
resolveu as questões de Matemática empregando 80% do tempo que ainda lhe
restava. Imediatamente a seguir, ele gastou 5 minutos preenchendo o
cartão-resposta e entregou a prova faltando 22 minutos para o término do tempo T
estabelecido.
É correto
afirmar que o tempo T, em minutos, é tal que
a)
T < 220
b)
220 ≤ T < 240
c)
240 ≤ T < 260
d)
T ≥ 260
- Um grupo de n alunos sai para lanchar e vai a uma pizzaria. A
intenção do grupo é dividir igualmente a conta entre os n alunos, pagando,
cada um, p reais. Entretanto, 2 destes alunos vão embora antes do
pagamento da referida conta e não participam do rateio. Com isto, cada
aluno que permaneceu teve que pagar (p+10) reais.
Sabendo que o
valor total da conta foi de 600 reais, marque a opção INCORRETA.
a)
O
valor que cada aluno que permaneceu pagou a mais corresponde a 20% de p
b)
n
é um número maior que 11
c)
p
é um número menor que 45
d)
O
total da despesa dos dois alunos que saíram sem pagar é maior que 80 reais.
- Sobre a equação 2 / (x+√2-x2)
+ 2 / (x-√2-x2) = x respeitando sua validade no universo dos
números reais, analise as afirmativas.
I. Possui
duas raízes irracionais.
II. Não
possui raízes negativas.
III. Possui
conjunto solução com um único elemento.
Pode-se
afirmar, então, que
a)
todas
são verdadeiras.
b)
apenas
a I é falsa.
c)
todas
são falsas.
d)
apenas
a III é verdadeira.
- Sejam Q(x) e R(x) o quociente e o resto,
respectivamente, da divisão do polinômio x3-6x2+9x-3
pelo polinômio x2-5x+6, em que x real.
O gráfico que
melhor representa a função real definida por P(x) = Q(x) + R(x) passa pelo
ponto:
a) (0,2)
b) (2,2)
c) (-2,0)
d) (-2,-2)
- Certa máquina, funcionando normalmente 5 horas por dia, gasta 3
dias para produzir 1200 embalagens.
Atualmente
está com esse tempo de funcionamento diário reduzido em 20% trabalhando, assim,
apenas T horas por dia.
Para atender
uma encomenda de 1840 embalagens, aproveitando ao máximo em todos os dias o seu
tempo T de funcionamento, ela gastará no último dia
a)
120
minutos
b)
150
minutos
c)
180
minutos
d)
200
minutos
- Analise as proposições abaixo e classifique-as em V (verdadeira) ou
F (falsa).
( ) Se m = 0,0001.(0,01)2.1000 /
0,001 então m = 1 /100
( ) O número ( 0,8992 – 0,1012
) é menor que 7/10
( ) √(2√2 + 1).(√2-1) . √4√(2(√3+1)(√3-1)
é irracional.
A sequência
correta é
a)
V
– F – F
b)
V
– F – V
c)
F
– F – F
d)
F
– V – V
- Uma agência de turismo fez um levantamento para apurar a faixa
etária de um grupo de N pessoas que se interessaram por determinada
viagem.
No registro
das idades dessas pessoas, em anos, foram utilizados exatamente N números
inteiros positivos e entre esses números foi observado que:
- 10 eram
múltiplos de 8,
- 12 eram
múltiplos de 4 e
- 8 eram
números primos.
É correto
afirmar que número de divisores positivos de N é igual a
a)
7
b)
6
c)
5
d)
4
10.
Considere
a = 1150, b = 4100 e c = 2150 e assinale a alternativa
correta.
a)
c<a<b
b)
c<b<a
c)
a<b<c
d)
a<c<b
- Simplificando as expressões :
A = {[1-(y/x)2].x2}
/ (√x-√y)2+2√xy e B = (x2-xy) / 2x nas quais y > x > 0, é correto afirmar
que :
a)
A/B = 1/2
b)
B/A é Real
c)
A
. B > 0
d)
A + B > 0
Gabarito Comentado
Resposta
da questão 1:
[D]
[D]
Calcularemos,
inicialmente, o discriminante da equação:
∆ =
(-2m)2 – 4.(m+2) . (m-1) = 4m2 – 4(m2-m+2m-2)
= -4m + 8
Verdadeira.
A equação dada terá como solução o conjunto vazio se:
-4m + 8 < 0 → -4m < -8→m > 2
Falsa.
Para que a equação admita duas raízes reais e iguais devemos ter:
-4m+8 = 0 → -4m = -8 → m = 2
Falsa.
Existem números negativos neste intervalo.
-4m+8 > 0 → -4m > -8 → m < 2
Logo,
a sequência pedida é a V - F - F.
Resposta
da questão 2:
[D]
[D]
Considerando
que k seja o número de quilômetros rodados e A(x) o valor de locação no plano A
e B(x) o valor de locação no plano B.
Como
A(x) = 50 + 1,6k e B(x) = 64 + 1,2k
,então fazendo A(x) = B(x), temos:
50
+ 1,6k = 64 + 1,2k → 0,4k = 14 → k = 35km, portanto, 31 < 35 < 36,5
Resposta
da questão 3:
[D]
[D]
Tempo
utilizado para as questões de Língua Portuguesa: T/3
Tempo
utilizado para as questões de Língua Inglesa: 1/4 . 2T/3 = T/6
Tempo
utilizado para as questões de Matemática: 80/100 ( 1–T/3–T/6 ) = 2T/5
Tempo
utilizado para o preenchimento do cartão de respostas: 5 minutos.
Tempo
que sobrou depois de ter entregado a prova: 22 minutos.
Temos
então a seguinte equação:
T/3
+ T/6 + 2T/5 + 5 + 22 = T → (10T + 5T + 12T + 150 + 660)/30 = 30T/30 →3T = 810
→T = 270 minutos. Portanto T ≥ 260.
Resposta
da questão 4:
[C]
[C]
Valor
que cada aluno deveria pagar: p = 600/n
Valor
referente aos alunos que foram embora: 2p = 2.600/n
Os
outros alunos pagaram 10 a mais cada um pra suprir a dívida dos colegas que
foram embora, portanto:
(n-2).10
= 2.600/n →n2-2n-120=0 →n=12 ou n = -10 ( não convém )
Considerando,
então, n=12, temos p=50
Analisando
cada uma das alternativas, temos:
[A]
Correta, pois 20% de 50 = 10.
[B]
Correta, pois n=12>11
[C]
Incorreta, pois p=50>45
[D]
Correta, pois 2.50=100>80
Resposta
da questão 5:
[B]
[B]
Condição
de Existência: x + √2-x2 = 0 ; x - √2-x2 ≠ 0 e 2-x2
> 0
Resolvendo
a equação, temos:
2/ [x
+ √(2-x2)] + 2/ [x
- √(2-x2)] = x
{2[x
- √(2-x2)] + 2[x + √(2-x2)]} / [x - √(2-x2)]. [x
+ √(2-x2)] =
x[x + √(2-x2)].[ x - √(2-x2)]
/ [x + √(2-x2)].[ x - √(2-x2)] =
(4x)
/ [x + √(2-x2)].[ x - √(2-x2)] = (2x3-2x) / [x
+ √(2-x2)].[ x - √(2-x2)]
2x3
– 6x =0 → 2x(x2 – 3)=0→ x = 0 ou x ±√3
Considerando x=0, a condição de existência
é verificada, mas para x=±√3, a condição 2 – x2 > 0 não
é verificada, pois 2 – (±√3)2 < 0
Logo, o conjunto solução desta
equação será dado por: S = {0}
Estão
corretas as afirmações [II] e [III]. Apenas a [I] é falsa.
Resposta
da questão 6:
[A]
[A]
Efetuando
a divisão dos polinômios, temos:
X3
– 6x2 + 9x – 3 │ x2 – 5x + 6
-x3
+ 5x2 – 6x x – 1
---------------------
-x2 + 3x – 3
X2 – 5x + 6
----------------------
-2x + 3
Portanto,
P(x) = x – 1 – 2x + 3 → P(x) –x + 2, então o gráfico passa por (0,2)
Portanto,
a melhor opção é a letra [A].
Resposta
da questão 7:
[C]
[C]
5h – 20% de 5h = 5 – 1 = 4h ( diárias
)
Dias Horas trabalhadas por dia Número de embalagens
3 5
1200
X ↓ 4 ↑ 1840 ↓
3/x = 4/5 . 1200/1840 → 3/x = 12/23 → x = 5,75
Logo,
no último dia o tempo total utilizado foi 0,75 do tempo diário, ou seja, 0,75
de 4h = 3h = 180 minutos
Resposta
da questão 8:
[A]
[A]
Verdadeira.
m = 0,0001.(0,01)2.1000
/ 0,001 então m = 10-4.(10-2)2.103
/ 10-3 = 10-2 = 1/100
Falsa.
( 0,8992
– 0,1012 ) = (0,899 + 0,101).(0,899 – 0,101) = 0,789 > 7/10
Falsa.
√(2√2 +
1).(√2-1) . √4√(2(√3+1)(√3-1) = √(2(2 – 1) .√4√(2(3-1)
= √2.√8=4,
que
é racional
Logo,
a sequência pedida é V - F - F.
Resposta
da questão 9:
ANULADA
ANULADA
Gabarito
Oficial: Anulada.
Gabarito
Provisório: [B]
Considerando
que todos os múltiplos de 8 também são múltiplos de 4, podemos escrever que N =
12 + 8 = 20
Escrevendo
todos os divisores positivos de 20, temos: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Portanto, N possui 6 divisores.
Motivo do cancelamento: O problema não
deixou claro que não haviam outros números, além dos citados no enunciado.
Trata-se de uma observação muito rigorosa, mas que deveria ser considerada.
Resposta da questão 10:
[A]
[A]
a = 1150
b = 4100
= (42)50 = 1650
c = 2150
= (23)50 = 850
850 <
1150 < 1650 → c < a < b
Resposta
da questão 11:
[C]
[C]
A = {[1-(y/x)2].x2}
/ (√x-√y)2+2√xy = ( x2
– y2 ) /(x+y) = x - y
B = (x2-xy) / 2x = x(x-y)/2x = (x-y)/2
Como
y>x>0, concluímos que A<0 e B<0 portanto, A>B>0
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