Questões 13 a 15:
Segundo dados das Nações Unidas, em 2016, cerca de 125 milhões
de pessoas devastadas por conflitos armados, terrorismo, guerras civis e por
desastres naturais demandaram algum tipo de assistência humanitária. Além
disso, para atender a essa demanda, forma necessários cerca de 25 bilhões de
dólares, montante doze vezes maior do que o registrado em 2002.
Questão 13:
Considerando essa informação e admitindo, hipoteticamente, que o
montante necessário para atender à demanda da assistência humanitária a cada
ano, tenha crescido, ao longo desse período, segundo uma progressão geométrica,
determine o valor, aproximado, desse montante, em 2009.
Vejamos :
Sabendo que o Montante cresce segundo uma PG, então
an = a1.qn-1 é tal que : a1 =
montante(2002) = x ; a15 =
montante(2016) = 25 bilhões e n = 15; portanto
an = a1.qn-1 → 25 = x.q15-1
→ 25 = x.q14 → 25/x = q14
Como o montante em 2016 é doze vezes maior do que o
registrado em 2002, então 25/x = q14 → 12 = q14.
Sabendo que o montante em 2009 será, a8 = x.q8-1→
a8 = x.q7 e
12 = q14 → 12 = (q7)2 → √12 = q7
→ q7 = 2√3, então a8 = 25/12.q7
/12 . 2√3 = 25√3/6 ≈ 7,2
bilhões de dólares.
Questão 14:
Uma organização de ajuda humanitária dispõe de vinte veículos
para transportar suprimentos e resgatar pessoas em situação de risco,
abrigadas, temporariamente, em um acampamento.
Sabe-se que os veículos são de dois modelos distintos – V e W –
e que:
Ø Cada veículo do modelo V
pode, na ida, levar 45 caixas de suprimentos e, na volta, resgatar 20 pessoas.
Ø Cada veículo do modelo W
pode, na ida, levar 30 caixas de suprimentos e, na volta, resgatar 32 pessoas.
Ø O total de caixas de
suprimentos a serem transportadas deve ser de, pelo menos, 690.
Ø O total de pessoas a serem
resgatadas deve ser de, pelo menos, 508.
Com base nessas informações, determine o número máximo de
pessoas regatadas e o número de veículos
de cada tipo utilizados nesse resgate.
Vejamos :
"Sendo V e W, respectivamente, o número de veículos de V e
W, temos V + W = 20 ↔ V = 20 – W.
45V + 30W ≥ 690→ 45(20 – W) + 30W ≥ 690 → W ≤ 14 e
20V + 32W ≥ 508 → 20(20 – W) + 32W ≥ 508 → W ≥ 9, logo
9 ≤ W ≤ 14.
Como os veículos W levam mais, para maximizar o número de
pessoas resgatadas devemos maximizar o número de veículos
W. Portanto devem ser utilizados 14 veículos W e 6 veículos V
que resgatam 20.6 + 32.14 = 568 pessoas."
(por
Prof. Adriano Caribé)
Questão 15:
Furacões formam-se no
mar e avançam sobre a costa em movimentos rotatórios, em forma de espiral, como
ilustrado na figura 1. Uma espiral é uma curva plana que dá voltas em torno de
um ponto fixo. Afastando-se ou aproximando-se, cada vez mais, desse ponto.
Cada ponto da espiral
representada na figura 2 é resultado da rotação P, no sentido anti-horário, em
torno do ponto fixo 0, podendo ser identificado pelo par (r, Ө), em que r é a
medida de sua distância ao ponto fixo e Ө é a medida do ângulo de rotação.
Sabe-se que a curva da figura 2:
ü É definida pela equação r
= a + bӨ, sendo a e b constantes positivas e Ө medido em radiano;
ü Passa pelo ponto Q, cuja
distância ao ponto fixo é igual a 8,5 u. c.
Com base nessa informação e nos dados da figura:
Determine os valores de a e b e as
coordenadas cartesianas de Q.
Vejamos :
Ponto P(1; 0 radiano) → r = a + bӨ → 1 = a + b.0 → a = 1
Ponto R(2; π/2 radiano) → 2 = a + b.π/2 → 2 = 1 + b.π/2 → 1 =
b.π/2 → b =
2/π
Ponto Q(8,5; Ө radiano) → 8,5 = a + b.Ө → 8,5 = 1 + (2/π).Ө →
7,5 = (2/π).Ө → 7,5 = (2/π).Ө → 15/2 = 2Ө/π → 4Ө = 15π →
Ө = 15π/4 rad. ≈ 7π/4 rad ≈ - π/4
Através da figura :
Portanto as coordenadas de Q, são Q(8,5; 7π/4) →
Q(17√2/4,
- 17√2/4).
Olá Professor, tudo bem? Tenho acompanhado seu Blog e observado atentamente a sua forma de resolver as questões de matemática e, mesmo àquelas mais, digamos, "complicadas", o Senhor as têm tornado de muito simples compreensão. Em relação à sua capacidade, sou bem mais modesto. Estou (re)iniciando alguns projetos do que eu chamo de "produção Matemática". Não são exatamente aulas, talvez eu não seja dotado de tal capacidade, mas, como sempre gostei de Matemática, tenho tentado outras formas de me comunicar com o mundo educacional, por exemplo, através de posts ou, às vezes, artigos, e que, como decorrência lógica, terminam por ter textos teóricos, exemplos resolvidos e questões solucinadas.. Assim, gostaria de solicitar sua autorização para (re)publicar seus textos, diretamente deste blog, para meus projetos, todos, evidentemente, com as devidas citações de referências e fontes. Como não encontrei um email do senhor, tomei a liberdade de lhe escrever por aqui, ok? Se o Senhor concordar, pediria a gentileza de me comunicar através do meu email, o qual foi colocado no espaço deste seu Blog chamado "Siga po Email" e submetido à sua apreciação. Muito Obrigado. Professor Lopes
ResponderExcluirProf. Lopes, boa noite.
ResponderExcluirBrilhante idéia, republique o que for necessário e útil para seu projeto.
Estude, estude muito. Conheça a fundo a teoria para que a prática esteja no seu dia a dia.
Conte comigo e obrigado pelas belas palavras.
Segue meu e-mail ... professorluiz63@hotmail.com
Professor Bolinha