1.
(G1 - ifal 2018) Em uma certa turma de 49 alunos, o número de homens
corresponde a 3/4 do número de mulheres. Quantos homens tem essa turma?
a) 14
b) 21
c) 28
d) 35
e) 42
Resposta
da questão 1: [B]
Seja Homens (H) e Mulheres (M) temos: H + M
= 49 e H = 3M/4
Logo: H + M = 49 e M = 4H/3 → H + 4H/3
= 49 → 7H/3 = 49 → H = 21
2.
(G1 - ifal 2018) Dados os quadrados abaixo, com lados x para o maior
e y para o menor, conforme a figura:
Qual
das expressões abaixo representa a diferença entre as áreas dos quadrados?
a) (x + y).(x - y)
b) (x - y)2
c) (x
+ y)2
d) (x - y).(x2 + xy – y2)
e) (x + y).(x2 - xy + y2)
Resposta
da questão 2:[A]
Calculando as áreas temos:
AABCD = x2 , ADEFG
= y2, logo x2 – y2
= (x + y)(x - y)
3.
(G1 - ifal 2018) No centro de uma praça retangular de dimensões 40
metros e 60 metros, é construída uma fonte circular de raio 8 metros, único
lugar da praça em que as pessoas não podem entrar. Qual a área da praça a que
as pessoas podem ter acesso? (considere π = 3,14)
a) 200,96 m2
b) 2400 m2
c) 2199,04 m2
d) 50,24 m2
e) 149,76 m2
Resposta da questão 3: [C]
Basta calcular a área da praça menos
a área da fonte, logo:
Apraça = 40x60 = 2400 m2
Afonte = πxr2 =
3,14x64 = 200,96 m2
Subtraindo temos: 2400 - 200,96 = 2199,04 m2
4.
(G1 - ifal 2018) Um cliente deseja revestir o piso de sua sala
retangular de dimensões 6 m por 4 m, com uma cerâmica de sua escolha, no
formato quadrado com lado 45 cm cada pedra da cerâmica. Sabendo que cada caixa
da cerâmica em questão possui 10 pedras, o profissional que irá realizar o
serviço deve solicitar ao seu cliente a compra de, no mínimo, quantas caixas?
a) 2
b) 6
c) 11
d) 12
e) 65
Resposta
da questão 4: [D]
Primeiramente deve-se calcular a área
total da sala e a área de cada
Cerâmica, logo Asala = 6x4 = 24 m2 ; Aceramica
= 0,45x0,45 = 0,2025 m2
Assim, uma caixa de cerâmica possui
capacidade cobrir uma área de:
0,2025 x 10 = 2,025 m2
Dessa maneira, dividindo o tamanho da
área pela capacidade de cobrir a
área temos 24/2,025 = 11,85 caixas.
Assim, precisa-se de ao menos doze caixas.
5. (G1 - ifal 2018) Para
proporcionar uma festa de aniversário com 100 convidados, os organizadores
previram um consumo de 6000 salgados durante 3h de duração da festa. A
cozinheira, por precaução, fez 2000 salgados a mais, porém compareceram 20
pessoas a mais do previsto. Usando a proporcionalidade e considerando que a
previsão esteja correta, por quanto tempo durarão os salgados?
a) 4h
48 min
b) 4h
20 min
c) 4h
d) 3h
48 min
e) 3h
20 min
Resposta
da questão 5:[E]
Considere a proporção:
▲ Convidados
▼ Salgados ▼ Horas
100
6000 3h
120 8000 x
Vendo que o número de convidados e o
total de horas são inversamente
proporcionais temos: 3/x = 120/100 x
6000/8000 → x = 3,3h ≈ 3h 20 min.
6.
(G1 - ifal 2018) Uma razão muito utilizada na geografia é a
densidade demográfica, que relaciona a população de uma dada região com a sua
área, muito importante para avaliar a concentração de pessoas na localidade. O
Estado de Alagoas, de acordo com pesquisa realizada em 2010, pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui população de
aproximadamente 3.120.494 habitantes. Se a área da superfície do estado de
Alagoas é de aproximadamente 27.779,343 km2, de acordo com essa
pesquisa, a densidade demográfica do estado alagoano é de aproximadamente:
a) 0,009
b) 112,331
c) 1.552,484
d) 3.092.714,657
e) 3.148.273,343
Resposta
da questão 6:[B]
Basta dividir a população pela área
em questão:
3.120.494/27.779,343 = 112,331
7.
(G1 - ifal 2018) No exame de seleção para o ano de 2017, o IFAL
ofereceu 504 vagas para seus cursos Integrados e, no exame de seleção para o
ano de 2018, está oferecendo 630 vagas. Qual é o percentual de aumento do
número de vagas para o ano de 2018?
a) 12,6%
b) 20,0%
c) 25,0%
d) 30,0%
e) 33,0%
Resposta
da questão 7:[C]
Para calcular o percentual de aumento
basta dividir o valor do ano de
2018 pelo ano de 2017: 630/504 = 1,25
= 1+ 0,25 = 1 + 25 %
Logo, teve um aumento de 25%
8.
(G1 - ifal 2018) Um atleta de 1,70 metro de altura, percebe que, ao
fazer flexões no momento em que estica os braços, seu corpo, em linha reta,
forma um ângulo de 300 com o piso. Nessas condições, a que altura do
piso se encontra a extremidade da sua cabeça? (Considere que os braços formam
com o piso um ângulo reto).
a) 85
cm
b) 85√3 cm
c) 170√3/3 cm
d) 85√2 cm
e) 340
cm
Resposta
da questão 8:[A]
Considere a situação
Utilizando da relação de seno temos: sen
300 = 1/2 = x/1,7 → x = 85 m
9. (G1 - ifal 2018) Em
uma determinada indústria, cada operário tem direito a um único dia de folga na
semana. Em uma semana específica, 157 operários trabalharam no domingo, 234
trabalharam na segunda-feira, 250 na terça-feira, 243 na quarta-feira, 237 na
quinta-feira, 230 na sexta-feira e 197 no sábado.
Considerando
que, nessa semana, a regra de folga foi cumprida, quantos operários trabalham
nessa indústria?
a) 255
b) 256
c) 257
d) 258
e) 259
Resposta
da questão 9:[D]
Sabendo que o total de funcionários
será dado pelo número de
funcionários presentes no dia mais o
número de funcionários de folga,
logo, o total de funcionários será a
soma de todos os funcionários que
folgam por cada dia da semana, ou
seja, Equação (I) →
Total = Domingo + Segunda + Terça +
Quarta + Quinta + Sexta + Sábado
Dessa maneira, temos a seguinte
situação, de acordo com os dados:
157 + Domingo = Total
234 + Segunda = Total
250 + Terça = Total
243 + Quarta = Total
237 + Quinta = Total
230 + Sexta = Total
197 + Sábado = Total
Reescrevendo as equações em função do
total e substituindo na equação
(I), temos:
Total = Domingo + Segunda + Terça +
Quarta + Quinta + Sexta + Sábado
Total = Total - 157 + Total - 234 + Total
- 250 + Total - 243 + Total - 237 +
Total – 230 + Total – 197 → 6 x Total
= 1548 → Total = 258 funcionários.
10.
(G1 - ifal 2018) Certo trabalhador, mensalmente, gasta em média 2/3 do seu salário com todas as despesas de seu
lar e 10% do que resta com transporte, sobrando-lhe apenas R$ 300,00. Qual é o
seu salário?
a) R$ 900,00
b) R$ 960,00
c) R$
1000,00
d) R$
1080,00
e) R$
1800,00
Resposta
da questão 10: QUESTÃO SEM RESPOSTA
Tomando seu salário como S temos: [S - (2S/3)]
- (S/10) = 300
(3S - 2S)/3 - (S/10) = 300 → 30S - 20S
- 3S = 9000 → 7S = 9000
S ≈ 1285,71
11.
(G1 - ifal 2018) Certo fabricante, segundo levantamentos
estatísticos, percebe que seus clientes não têm comprado mais de 10 de seus
produtos por compras. Para incentivar as compras em maior quantidade, ele
estabelece um preço unitário p por
produto dado pela função p(x) = 400 –
x, onde x é a quantidade
de produtos comprados, considerando uma compra de, no máximo, 300 produtos.
Sabendo-se
que a receita de uma empresa é o valor arrecadado com a venda de uma certa
quantidade de produtos, qual a receita máxima que essa empresa pode ter quando
fechar uma venda com um determinado cliente, na moeda corrente no Brasil?
a) R$
200,00
b) R$
400,00
c) R$
20.000,00
d) R$
40.000,00
e) R$
80.000,00
Resposta
da questão 11: QUESTÃO SEM RESPOSTA
Se o máximo de produtos permitidos em
uma compra é de 300, temos
que: p(x) = 400 – x → p(300) = 400 –
300 = 100 rais
Se o valor unitário do produto é de 100 reais em uma
compra de 300
produtos temos que o valor da receita
dessa venda é de 30.000 reais.
12.
(G1 - ifal 2018) Resolva o sistema de equações abaixo para x e y
Reais e determine o valor do produto xy.
X + Y = 14 e 4X + 2Y = 38
a) 5
b) 9
c) 25
d) 45
e) 81
Resposta
da questão 12: [D]
Desenvolvendo o sistema temos:
x + y = 14.(- 2) e 4x + 2y = 38 → -2x
- 2y = - 28 e 4x + 2y = 38 →
2x = 10 → x =
5.
Logo, temos que: x + y = 14 → 5 + y =
14 → y = 9
Multiplicando as raízes temos: x.y =
5.9 = 45
13.
(G1 - ifal 2018) Certa lanchonete possui 5 funcionários para atender
os clientes durante os dias da semana. Em cada dia, pode trabalhar, no mínimo, 1
funcionário até todos os funcionários. Dentro desse princípio, quantos grupos
de trabalho diário podem ser formados?
a) 5
b) 15
c) 16
d) 31
e) 32
Resposta
da questão 13:[D]
Como existem cinco funcionários e no
mínimo um trabalha, temos cinco
combinações variando de um a cinco
funcionários, logo:
C5,1 + C5,2 + C5,3
+ C5,4 + C5,5 = 5!/1!4! + 5!/2!3! + 5!/3!2! + 5!/4!1!
+ 5!/5!0! =
5 + 10 + 10 + 5 + 1 = 31
14. (G1 - ifal 2018) Determine
o valor da raiz da equação 3x + 5 = 2.
a) 2
b) 1
c) 0
d) - 1
e) - 2
Resposta
da questão 14: [D]
Resolvendo a equação: 3x + 5 = 2 → 3x
= - 3 ) x = - 1
15.
(G1 - ifal 2018) Um fazendeiro resolveu cercar um terreno de formato
retangular, cujas dimensões eram 60 metros de largura e 80 metros de
comprimento, gastando R$ 20,00 para cada metro linear da cerca. Qual o valor
total do gasto para cercar todo o terreno?
a) R$
2.800,00
b) R$
4.800,00
c) R$
5.600,00
d) R$
6.800,00
e) R$
9.600,00
Resposta
da questão 15: [C]
Primeiramente deve-se obter o valor
do perímetro do terreno, somando
todos seus lados, para saber o
tamanho da cerca a ser utilizada, logo:
Perímetro = 60 + 80 + 60 + 80 = 280 m
Multiplicando este valor por R$ 20,00
para obter o valor gasto com a
cerca, temos: 280 x 20 = 5600 reais.
16.
(G1 - ifal 2018) A hipotenusa de um triângulo retângulo mede 13 cm.
Determine o valor da medida do cateto maior sabendo que o cateto menor mede 5
cm.
a) 6
cm
b) 8
cm
c) 10
cm
d) 11
cm
e) 12
cm
Resposta
da questão 16: [E]
Aplicando o Teorema de Pitágoras
temos:
hip2 = cat2 +
cat2 → 132 = 52 + cat2 → cat2
= 169 - 25 → cat = 12 cm
17.
(G1 - ifal 2018) Uma máquina produz 100 unidades de um determinado
produto em 4 dias. A empresa recebe uma encomenda de 3.000 unidades desse
produto para ser entregue em 30 dias. Quantas máquinas devem ser usadas, no
mínimo, para atender à encomenda no prazo dos 30 dias?
a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
e) 8
Resposta
da questão 17:[A]
Considere a seguinte situação:
Máquinas Unidades Dias
1 100 4
x 3000 30
Sabendo que o número de maquinas e
unidades produzidas são
diretamente proporcionais, pois
quanto mais máquinas, mais unidades
produzidas, e, o número de máquinas e
os dias de produção são
inversamente proporcionais, pois,
quanto mais máquinas produzindo,
menos dias de produção, e assim,
utilizando a regra de três composta
temos a seguinte proporção: 1/x =
100/3000 . 30/4 → x = 4 máquinas.
18.
(G1 - ifal 2018) Uma herança de R$ 320,000,00 foi dividida entre 3
filhos na seguinte proporção: O mais novo recebeu 1/8 da herança e o mais velho
recebeu 1/2 da herança. Qual foi o valor recebido pelo filho do meio?
a) R$
40.000,00
b) R$
80.000,00
c) R$
120.000,00
d) R$
160.000,00
e) R$
200.000,00
Resposta da questão 18:[C]
Calculando o valor de cada filho
temos:
1/8 de 320.000 = 40.000 e 1/2
de 320.000 = 160.000
Para obter a parte restante, basta
somar as partes obtidas anteriormente e
subtrair do total: 320.000 – 200.000
= 120.000
19.
(G1 - ifal 2018) Determine o valor do produto (2x - y)2,
sabendo que 4x2 + y2 = 8 e xy = 2.
a) 0
b) 1
c) 2
d) 4
e) 8
Resposta
da questão 19: [A]
Para obter o valor de (2x - y)2,
basta desenvolve-lo:
(2x - y)2 = 4x2
– 4xy + y2
Substituindo os valores de 4x2
+ y2 = 8 e xy = 2, teremos 8 – 4.2 = 0
20.
(G1 - ifal 2018) Resolvendo a expressão numérica, encontramos o
valor:
30 - [16 - ( 3 + 32) ÷ 2] + 22} = ?
a) 12
b) 15
c) 18
d) 20
e) 24
Resposta
da questão 20: [E]
Desenvolvendo obedecendo a hierarquia
das operações temos:
{30 - [16 - ( 3 + 32) ÷ 2]
+ 22} = {30 - [16 - 12 ÷ 2] + 4} = {30 - [16 - 6] + 4} =
{30 - 10 + 4} = 24
21.
(G1 - ifal 2018) Em uma pesquisa realizada com estudantes do IFAL,
verificou-se que 100 alunos gostam de estudar português, 150 alunos gostam de
estudar matemática, 20 alunos gostam de estudar as duas disciplinas e 110 não
gostam de nenhuma das duas. Quantos foram os estudantes entrevistados?
a) 330
b) 340
c) 350
d) 360
e) 380
Resposta
da questão 21:[B]
Considere a situação:
Somando os valores: 80 + 20 + 130 +
110 = 340
22.
(G1 - ifal 2018) Determine o 20170 termo da Progressão Aritmética
cujo 10 termo é 4 e cuja razão é 2.
a) 4032
b) 4034
c) 4036
d) 4038
e) 4040
Resposta
da questão 22: [C]
Calculando: a2017 = a1
+ 2016.r = 4 + 2016.2 = 4036
23.
(G1 - ifal 2018) Em um grupo de 10 crianças, certo número de bombons
foi distribuído para cada uma, em uma progressão aritmética crescente, da
criança de menor estatura para a de maior estatura. Se colocarmos as crianças
nessa ordem, perceberemos que a terceira criança ganhou 7 bombons e a oitava
ganhou 17.
Quantos bombons foram distribuídos?
a) 100
b) 110
c) 120
d) 130
e) 140
Resposta
da questão 23:[C]
Considere a seguinte situação:
Sabendo que: a10 = a1
+ 9r; a3 = a1 + 2r e a8 = a1 + 7r,
então
a3 + a8 = 2.a1
+ 9r → 7 + 17 = 2.a1 + 9r → 24 = a1 + a10
Logo, S = (a1 + a10).n/2
= 24.10/2 = 120
24.
(G1 - ifal 2018) A soma de dois números naturais é 13 e a diferença
entre eles é 3. Qual o produto entre esses números?
a) 30
b) 36
c) 39
d) 40
e) 42
Resposta
da questão 24: [D]
Considere o sistema: x + y = 13 e x –
y = 3 → (3 + y) + y = 13 →
y = 5 e x = 8. Multiplicando: 5 x 8 =
40
25.
(G1 - ifal 2018) Em um determinado momento, um estacionamento possui
50 veículos, entre carros, motos e triciclos. Um garoto curioso sai contando o
total de rodas em contato com o chão no estacionamento e encontra o valor 165,
percebendo também que a quantidade de rodas dos carros era o quádruplo do
número de rodas das motos.
Considerando
as informações como corretas, podemos dizer que o estacionamento possui :
a) 30
motos.
b) 15
carros.
c) 15
triciclos.
d) o
número de carros igual ao dobro de triciclos.
e) o
número de motos igual ao triplo de triciclos.
Resposta
da questão 25:[E]
Considere as iniciais dos veículos
como as variáveis. Do fato de que a
quantidade de rodas dos carros era o
quádruplo do número de rodas das
motos, temos que o número de carros é
o dobro do número de motos e
assim temos o seguinte sistema:
c + m + t =
50; 4c + 2m + 3t = 165 e c = 2m
2m + m + t =
50 e 8m + 2m + 3t = 165 → 3m + t = 50.(-3)
e 10m + 3t = 165
- 9m – 3t = -
150
10m + 3t = 165 +
-------------------------
m = 15
Logo, o número de carros é: c = 2m → c = 30 e o número de triciclos é
10.15 + 3t =
165 → 3t = 15 → t = 5
Dessa maneira, o número de motos igual ao triplo de
triciclos.
26. (G1 - ifal 2018) Determine
o valor do log9243.
a) 1/2
b) 1
c) 3/2
d) 2
e) 5/2
Resposta
da questão 26:[E]
Calculando temos: log9243
= x → 9x = 35 → 32x = 35 → x = 5/2
27.
(G1 - ifal 2018) Qual o valor de c na equação x2 + 2x + c = 0, para que a equação
tenha uma única solução Real?
a) -2
b) -1
c) 0
d) 1
e) 2
Resposta
da questão 27:[D]
Se a equação possui apenas uma raiz
real, temos que o valor de delta é
zero, logo: ∆ = b2 – 4ac =
0 → 22 – 4.1.c = 0 → c = 1
28. (G1 - ifal 2018) Sendo
x1 e x2 as raízes da equação x2 -
x – 12 = 0, o resultado
da soma x1 + x2 é :
a) 1
b) 3
c) 4
d) 7
e) 12
Resposta
da questão 28: [A]
Utilizando a técnica de soma e produto,
temos que a soma das raízes
deve ser -b/a = (x1 + x2)/1
= -(-1)/1 = 1
29.
(G1 - ifal 2018) Sobre a Teoria dos Conjuntos, assinale a
alternativa INCORRETA. Se um
número é Natural, ele também é :
a) Inteiro.
b) Racional.
c) Irracional.
d) Real.
e) Complexo.
Resposta
da questão 29: [C]
Todo número Natural não é apenas
Irracional, pois, não pode ser obtida
pela divisão de dois números
inteiros.
30.
(G1 - ifal 2018) Um triângulo equilátero e um hexágono regular estão
inscritos na mesma circunferência. Qual a razão entre a área do triângulo
equilátero e do hexágono regular?
a) 1
b) 1/2
c) 1/3
d) 2/3
e) 1/4
Resposta
da questão 30: [B]
Recordando as fórmulas de áreas
inscritas do triangulo equilátero e
hexágono temos: Atriangulo =
3r2√3/4 e Ahexagono = 3r2√3/2
Dividindo-as, temos: Atriangulo /
Atriangulo = (3r2√3/4)/(3r2√3/2) = 1/2
31.
(G1 - ifal 2018) Sabe-se que 1 - i é uma das raízes complexas do
polinômio x3 – 4x2 + 6x – 4. Podemos dizer que essa
equação
a) apenas
1 como raiz real.
b) apenas
2 como raiz real.
c) tem
1 e 2 como raízes reais.
d) tem
-1 e -2 como raízes reais.
e) não
tem raízes reais.
Resposta
da questão 31:[B]
Sabendo que se um o polinômio possuir
uma raiz complexa, seu
conjugado também é, logo, se 1 - i
é raiz, 1 + i também é raiz. Logo, este
polinômio possui apenas uma raiz
real. Logo, testando as raízes 1 e 2
temos: p(1) = 1 – 4 + 6 – 4 = 1 e
p(2) = 8 – 16 + 12 – 4 = 0
Logo, possui apenas 2 como raiz real.
32.
(G1 - ifal 2018) O quociente entre os números complexos Z1 =
1 + i e
Z2 = 1 – i é :
a) 1
b) i
c) 0
d) 2
e) 2i
Resposta
da questão 32:[B]
Multiplicando o conjugado temos:
(1+i)/(1-i) ● (1+i)/(1+i) = 2i/2 = i
33. (G1 - ifal 2018) O
valor de x na expressão
x = [tg 21600 + cos(-20π/3)] /[sen26400
– cos5π/4] é:
a) 0
b) 1
c) √2 - √3
d) √3
- √2
e) √2
Resposta
da questão 33: [C]
Reduzindo a primeira volta do ciclo
trigonométrico temos:
x = [tg 21600 +
cos(-20π/3)] /[sen26400 – cos5π/4]
x = [tg 00 + cos(-2π/3)] /[sen2π/3
– cos5π/4]
x = (0 - 1/2)/(√3/2 - (-√2)/2) = √2 - √3
34.
(G1 - ifal 2018) Determine o valor da expressão:
y
= cos π/3 – tg π/4 + senπ/6
a) -2
b) -1
c) 0
d) 1
e) 2
Resposta
da questão 34:[C]
y = cos(π/3) - tg(π/4) + sen(π/6) = 1/2
– 1 + 1/2 = 0
35.
(G1 - ifal 2018) Em uma civilização antiga, o alfabeto tinha apenas
três letras. Na linguagem dessa civilização, as palavras tinham de uma a quatro
letras. Quantas palavras existiam na linguagem dessa civilização?
a) 4
b) 12
c) 16
d) 40
e) 120
Resposta
da questão 35:[E]
Como as palavras tem até quatro
letras temos a seguinte situação:
palavras com uma, duas, três ou
quatro letras.
Logo: 3 + (3x3) + (3x3x3) + (3x3x3x3)
= 120
36.
(G1 - ifal 2018) Certo tanque de combustível tem o formato de um
cone invertido com profundidade de 5 metros e com raio máximo de 4 metros.
Quantos litros de combustível cabem, aproximadamente, nesse tanque? Considere π
= 3,14.
a) 20.000
l
b) 50.240
l
c) 83.733,33 l
d) 104.666,67 l
e) 150.000
l
Resposta
da questão 36:[C]
Basta calcularmos o volume do cone
admitindo sua altura igual a 5
metros.
Logo, A = (Área da Base)xAltura/3 = π.r2.5/3
= 3,14.42.5/3 = 83.733,33l
37.
(G1 - ifal 2018) A equação da circunferência que tem um dos
diâmetros com extremidades nos pontos A(-1, 3) e B(3, -5) é dada por:
a) (x - 1)2 + (y + 1)2 = 20
b) (x + 1)2 + (y - 1)2 = 20
c) (x - 2)2 + (y + 4)2 = 80
d) (x - 1)2 + (y + 1)2 = 80
e) (x + 2)2 + (y - 4)2 = 20
Resposta
da questão 37: [A]
Como os pontos representam
extremidades, a distância entre
coordenadas representam o tamanho dos
diâmetros, e assim, o dobro do
raio.
Assim temos: D = √(3 - (- 1))2
+ (- 5 - 3)2 = √(16+ 64) = √80
E seu raio é de: raio = √80/2
Dessa maneira, seu centro é dado pela
metade da soma das entradas das
coordenadas, ou seja centro = ((x1
+ x2)/2;(y1 + y2)/2) =
= ((-1 + 3)/2;(3 - 5)/2) = (1,-1)
Aplicando a equação das
circunferências ao ponto do centro temos:
(x - a)2 + (y - b)2
= r2 → (x - 1)2 + (y + 1)2 = (√80/2)2
(x - 1)2 + (y + 1)2 = 20
38.
(G1 - ifal 2018) Em uma das salas de aula do IFAL com 50 estudantes,
sendo 28 do sexo masculino e 22 do sexo feminino, foi sorteado, aleatoriamente,
um estudante para ser o representante da turma. Qual a probabilidade de o
estudante sorteado ser do sexo feminino?
a) 2%
b) 22%
c) 28%
d) 44%
e) 56%
Resposta
da questão 38:[D]
Calculando o número de pessoas do
sexo feminino dividido pelo número
total temos, P = 22/50 = 0,44 = 44%
Muito bom! Me ajudou bastante. Muito grata, professor.
ResponderExcluirEu gostei muito obrigado agradeço muito conseguir entender algo ♡☆•
ResponderExcluir11 é letra d, r= x.p r=x(400-x) acredito que daqui o senhor consiga fazer, espero
ResponderExcluirNa questão 11, acredito que o senhor tenha confundido a quantidade máxima com receita máxima. Obrigado pelo trabalho professor!
ResponderExcluirValeu.
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