quarta-feira, 30 de novembro de 2016

MATEMÁTICA BÁSICA FINANCEIRA



Razão

Chamamos razão de um número a para um número b, com b ¹ 0, nessa ordem, ao quociente de a para b.

               a / b ou a : b ( onde a é o antecedente e b o consequente )
           
 Exemplo:

Em uma sala de aula de 48 alunos, 30 são meninas.

Qual a razão entre o nº de meninas e meninos? Resp.: 30 / 18

Qual a razão entre o nº de meninas e o nº de alunos? Resp.: 30 / 48

Qual a razão entre o nº de alunos e o nº de meninos? Resp.: 48 / 18

 Proporção

Chamamos proporção a igualdade entre duas razões.

                         a / b = c / d   ou   a : b :: c : d

( a esta para b assim como c esta para d ), onde b e c são os meios e a e d os extremos.

Em toda proporção o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

                               Portanto: a . d = b . c

Exemplo:

            Determine o valor de x na proporção 6 / 5 = 48 / x .

6 / 5 = 48 / x → 6 . x = 48 . 5 → 6x = 240 → x = 240 / 6 → x = 40


Propriedades da Proporção  

                a / b = c / d = (a + c) / (b + d) = (a - c) / (b - d)

Porcentagem

Chamamos porcentagem ou percentagem toda razão centesimal

(o consequente é 100) que é representada pelo símbolo %, que significa

por cento.

            Exemplo:

            Quanto corresponde 20% de 1200?

            20 / 100  de 1200 = 20 / 100  . 1200 = 240

            Note:
Geralmente um problema de porcentagem ou é de acréscimo ou de desconto.

Se for de acréscimo: 1200 + 240 = 1440

Se for de desconto: 1200 – 240 = 960


                                   EXERCÍCIOS  DE FIXAÇÃO:

1.A razão entre dois números é 3/8. Se a soma do maior com o dobro do menor é 42, então qual o maior deles  ?

Resolvendo o sistema x/y = 3/8 e y + 2x = 42, vem : x = 3y/8 e y +2x = 42→ y + 2.3y/8 = 42 →8y + 6y = 336 →14y = 336→y = 24 e x = 9. Portanto o maior é 24


2.  O número 1,35 corresponde a 15% de x . Determine o valor de x2 + 20.

 Como 1,35 = 15% de x → 1,35 = 15x/100→ 135 = 15x →x = 135/15 → x = 9.

Portanto x2 + 20 = 92 + 20 = 101 


3.  Descontos sucessivos de 20% e 30% são equivalentes a um único desconto de a% , determine  o valor de a .

Para facilitar a resolução vamos admitir um valor inicial, por exemplo 100.

Então,  20% de 100 = 20 ( 10 desconto ) ; 30% de 80 = 24 ( 20 desconto ).

Portanto os dois descontos equivalem a um único de 44%, a = 44.


4.  Num lote de 1000 peças , 65% são do tipo A e 35% são do tipo B. Sabendo-se que 8% do tipo A e 4% do tipo B são defeituosas, quantas peças defeituosas deve haver no lote?

Vejamos : 65% do tipo A → 65% de 1000 = 650 peças e
35% do tipo B → 355 de 1000 = 350 peças.

Defeituosas ; 8% do tipo A = 8% de 650 = 52 e
4% do tipo B → 4% de 350 = 14.

Portanto o total de peças defeituosas é 52 + 14 = 66.

6.  Numa turma, 80% dos alunos foram aprovados, 15% reprovados e os 6 alunos restantes desistiram do curso. Na turma haviam quantos alunos ?

Observando que 80% foram aprovados e 15% reprovados, então 5% desistiram do curso.

Então 5% de x = 6→ 5x/100 = 6 → 5x = 600 → x = 120.

Portanto na turma haviam 120 alunos



 Grandezas Proporcionais

A.   Grandezas Diretamente Proporcionais

Chamamos duas grandezas x e y, y ¹ 0, de diretamente proporcionais se o quociente entre elas for constante.

x / y = k, se y ≠ 0 onde k é uma constante de proporcionalidade ( k Є R* )

            Exemplo:

            Consideremos um automóvel a 60Km/h, observemos a relação entre distância e tempo:

          Distancia (km) :  60     120     180     240     ..........
          Tempo (h)        :   1        2         3         4       ..........

            Como o quociente, distância e tempo, é constante, então as grandezas são diretamente proporcionais, e a constante de proporcionalidade é 60Km/h, a velocidade do automóvel.

B.   Grandezas Inversamente Proporcionais

Chamamos duas grandezas x e  y, de inversamente proporcionais se o produto entre elas for constante.

x . y = k, se y ≠ 0 onde k é uma constante de proporcionalidade ( k Є R* )

            Exemplo:
            Consideremos um automóvel a percorrer 240km, observemos a relação velocidade e tempo :

          Velocidade (km/) :  40     80     120    ..........
          Tempo (h)            :   6       3        2       ..........

            Como o produto, velocidade e tempo, é constante, então as grandezas são inversamente proporcionais, e a constante de proporcionalidade é 240km, a distância a percorrer.

C.   Aplicação: Divisão Proporcional

Desejando-se dividir um certo número N (suponhamos: x, y e z) em partes proporcionais aos números a, b, c, então:

Se diretamente proporcional : x/a=y/b=z/c=(x+y+z)/(a+b+c)                                                                                            

Se inversamente proporcional : x/1/a=y/1/b=z/1/c=(x+y+z)/(1/a+1/b+1/c)                                                                                           



                              EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO :

1.    Sabendo que os números 2a + 1; 4 e 2b + 5 são diretamente proporcionais a 1; 2 e 3 , então qual o valor de  a + b ?

Então (2a+1) / 1 = 4 / 2 = (2b+5) / 3

2a+1= 2 → 2a = 1→ a = 1/2 e 2b + 5 = 6 →2b = 1→ b = ½

Portanto a + b = 1/2 + 1/2 = 1



2.    Uma estrada de 315 Km de extensão foi asfaltada por 3 equipes, A, B e C, cada uma delas atuando em um trecho diretamente proporcional aos números 2, 3 e 4 respectivamente. Qual o trecho da estrada asfaltada pela turma C ?

Vejamos, 3 equipes ( A, B e C ) diretamente proporcionais a 2 , 3 e 4.

Portanto A/2 = B/3 = C/4 = (A+B+C) / (2+3+4) = 315 / 9 = 35 ( constante )

Então A/2 = 35 →A = 70, B/3 = 35 → B = 105 e C/4 = 35 → C = 140.

Portanto a turma C asfaltará 140 km.



 Regra de Três

Chamamos regra de três um processo prático de resolução de problemas envolvendo grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Uma regra de três poderá ser simples, se apresentar apenas duas grandezas, ou composta, se apresentar mais de duas grandezas.


                             EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO :

  1. A combustão de 30g de carbono fornece 110g de gás carbônico. Quantos gramas de gás carbônico são obtidos com a combustão de 48g de carbono?

 Como 30g de carbono fornece 110g de gás , então 48g fornecerão x.

30 g → 110 g
48 g →   x

30/48 = 110/x → 30x = 48 . 110 → x = 48.110/30 → x = 176g.

Portanto 48g de carbono fornecerão 176g de gás carbônico.



  1. Com a velocidade média de 75 km / h um ônibus faz um percurso em 40 min. Devido a um pequeno congestionamento, esse ônibus faz o percurso de volta em uma hora. Qual a velocidade média desse ônibus no percurso de volta?

Com a velocidade média de 75 km / h um ônibus faz um percurso em 40 min, então se fizer o percurso em uma hora, mais tempo, é porque sua velocidade diminuiu.

75km/h →40min
    X       →1h(60min)

75/x = 60/40 → 60 x = 75 . 40 → x = 75.40 /60→ x = 50km/h

Portanto a velocidade no percurso de volta foi de 50km/h.


 Estudo das Médias :

 A . Média Aritmética

Denominamos Média Aritmética de uma certa quantidade “n” de números o quociente entre a soma destes números e a sua quantidade.

                       ma = ( a + b + c + ... ) / n


B .  Média Geométrica

Denominamos Média Geométrica ou Proporcional de uma certa quantidade “n” de números positivos, a raiz enésima do produto destes números.

                         mg = n√a . b . c ...


C.  Média Ponderada..

Denominamos Média Ponderada de uma certa quantidade de números, cada um associado a sua respectiva importância (normalmente chamada de peso), o quociente entre a soma dos produtos de cada número por sua importância e a soma destas importâncias.

             Números : a , b , c, ...      Importâncias : α, β, γ, ...


                    mp = ( a.α + b.β + c.γ + ... ) / ( α + β + γ + ... )




                                   EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO :

1.  Um determinado aluno obteve em Matemática, nas quatro unidades, em uma certa escola, 7,3; 6,8; 5,4 e 6,5. Se a média desta escola é 6,0,  o que podemos afirmar  sobre o resultado deste aluno?

Vejamos, a média do aluno será ma = (7,3 + 6,8 + 5,4 + 6,5) / 4 = 6,5.

Portanto como a média do aluno ( 6,5 ), foi maior do que a média desta

Escola ( 6,0 ), então o aluno foi aprovado.


2.  A tabela abaixo apresenta as notas da avaliação em provas de Matemática durante um ano letivo, com seus respectivos pesos:

PROVA
I
II
III
IV
V
NOTA
5,0
3,0
4,5
5,0
?
PESO
1
2
2
2
3

Se o aluno foi aprovado com média final ponderada igual a 5,4, calculada entre as cinco provas, então qual a nota que obteve na prova V ?

Como a média final, ponderada, do aluno foi 5,4, vem :

Mp = (5.1 +3.2 + 4,5.2 +5.2 +x.3)/1+2+2+2+3 = 5,4 → 5 + 6 + 9 + 10 + 3x = 54

30 + 3x = 54 → 3x = 54 – 30 → 3x = 24 →x = 8.

Portanto a média na quinta prova foi 8,0.








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