1. Dado f(x) = x + a, f(g(x)) = ( senx + a2
+ a ) / ( a + 1 ) e g(¶/4) = √2/8.
Determine o valor de a .
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
Resposta da questão 1:
[D]
[D]
Se f(g(x)) = ( senx + a2 + a ) / ( a + 1
) então g(x) + a = ( senx + a2
+ a )/(a +1)
Fazendo x = ¶/4, temos:
g(¶/4) + a =
( sen¶/4 + a2 + a )/(a +1) → √2/8 + a = ( √2/2 + a2 + a )/(a +1)
√2/8 . a + a2 + √2/8 + a = √2/2 + a2
+ a → √2/8 . a = √2/2 - √2/8 → a = 3
2. Determine uma
matriz invertível P que satisfaça a equação P-1. A = Q , onde
Q(2x2) é tal que q11 =
5, q12 = q21= 0 e q22 = -2; sendo A(2x2) tal que a11 = 1, a12 = -2, a21
= a22 = 3.
a) P(2x2), tal que p11 =
5/3, p12 = 10/9, p21= 2/3 e p22 = -2/9
b) P(2x2), tal que p11 =
2, p12 = 10, p21= 6 e p22 = -15
c) P(2x2), tal que p11 =
1/5, p12 = 1, p21= 3/10 e p22 = -3/10
d) P(2x2), tal que p11 =
-2/9, p12 = -2/3, p21= -10/9 e p22 = 5/3
e) P(2x2), tal que p11 =
1/5, p12 = 1, p21= 3/5 e p22 = -3/2
Resposta da questão 2:
[E]
[E]
x y
Admitindo que a matriz P seja dada por P
= , e que:
z w
5
0 x
y 5
0 1
-2
P-1.A = → . =
0
-2 z w 0 -2 3 3
Temos então a equação matricial.
5x
-2y 1 -2
= → x = 1/3, y = 1, z = 3/5 e w =
-3/2
5z
-2w 3 3
1/5 1
Portanto a matriz P será dada por: P =
3/5 -3/2
3. Dado o
sistema linear abaixo, analise as seguintes afirmativas:
3x + 4y – 6z = -3
16y + bz = a
x – 4y
+ 2z = 3
I.
Se b ≠ - 12, o sistema linear terá uma única solução.
II.
Se a = b = - 12, o sistema linear terá infinitas soluções.
III. Se b = -12, o sistema será impossível.
a) Todas
as afirmativas são corretas.
b) Todas
as afirmativas são incorretas.
c) Somente
as afirmativas I e III são corretas.
d) Somente
as afirmativas I e II são corretas.
e) Somente
as afirmativas II e III são corretas.
Resposta
da questão 3:
[D]
[D]
Faremos, agora, a discussão do sistema em
função dos parâmetros a e b
O primeiro passo será o cálculo do
determinante dos coeficientes:
Δ = 192 +16b
O sistema Linear terá solução única se:
Δ ≠ 0 → 192
+16b ≠ 0 → b ≠ -12
Verificando o que acontece com o sistema
quando b = -12 temos:
3x + 4y – 6z = -3
16y - 12z = a
x – 4y + 2z = 3
x - 4y + 2z = 3
3x + 4y – 6z = -3
16y - 12z = a
O próximo passo é o escalonamento do
sistema, vamos multiplicar a primeira equação por -1 e somar com a segunda,
trocando a segunda equação pela equação obtida.
x - 4y +2z = 3
0 +16y - 12z = -12
0 +16y -12z
= a
Multiplicando, agora, a segunda equação
por -1 e somando com a terceira, temos:
x - 4y +2z = 3
0 +16y - 12z = -12
0 + 0 + 0 = a
+ 12
O sistema terá infinitas soluções se b =
a = -12 e será impossível se b = -12 e a ≠ - 12.
Portanto, somente as afirmativas [I] e
[II] são corretas.
4. Seja g(x) = 4
- cosx e f '(x) = 4x – e2x . Sabendo-se que f(0) = g(0), determine
f(x).
a) f(x) = 3 – 2x
b) f(x) = 2x2 – 0,5e2x
+ 7/12
c) f(x) = e-2x – 6x – 2/3
d) f(x) = e2x – x2
+ 2
e) f(x) = e2x + senx – 3
Resposta
da questão 4:
[B]
[B]
f(x)
= ∫ f '(x) dx = ∫ (4x – e2x) dx = ∫ 4xdx - ∫ 2x dx = 4∫xdx
– 1/2∫ ex2dx =
2.x2
+ C1 – e2x/2 + C2 = 2x2 - e2x/2
+ C1 + C2
Considerando que C1 + C2 = C, temos: f(x) = 2x2 + e2x/2
+ C
Como f(0) = g(0), podemos escrever que:
2.02 – e2.0/2 + C = 4 – cos0
-1/2 + C = 4 – 1 → c = 3 + 1/2 = 7/2. Portanto,
f(x) = 2x2 + e2x/2 + 7/2
5. Seja
A o ponto de intersecção entre as retas
r1 : x = z + 3 e y = -2z –
1
r2 : x = 1 – 5t ; 2y = -3
+ 2t e z = 5 + 9t
e seja B o ponto de intersecção entre
as retas
r3 : (x+2)/4 = (y-1)/-3 =
z + 1
r4 : 2x = 15 + 5t ; 2y = 8
+ 3t e 2z = 2 + t
Defina a equação do plano mediador
entre os pontos A e B.
a) 3x – 2y – 2z – 6 = 0
b) 1,5x + 5y – 0,75z – 1 = 0
c) 55x – 37y + 12z = 1
d) 2x – 3y + z – 12 = 0
e) -28x + 12y – 8z + 64 = 0
Resposta da questão 5:
[E]
[E]
Determinando, inicialmente o ponto A,
r1 : x = z + 3 e y = -2z – 1 →
x = k + 3 ; y = -2k – 1 e z = k
r2 : x = 1 – 5t ; 2y = -3 + 2t
e z = 5 + 9t → x = 1 – 5t ; 2y = -3 + 2t e z = 5 + 9t
Das equações paramétricas acima , podemos
escrever que:
k + 3 = 1 – 5t e 5 + 9t = k → 5t + k = -2
e 9t – k = -5
Resolvendo o sistema, temos: t = -1/2 e k
= 1/2
Logo, o ponto A será dado por A = ( 7/2,
-2, 1/2 )
O próximo passo será a determinação do
ponto B,
r3 : (x+2)/4 = (y-1)/-3 = z +
1 → x = 4k – 2, y = -3k + 1 e z = k - 1
r4 : 2x = 15 + 5t ; 2y = 8 +
3t e 2z = 2 + t
Temos então o seguinte sistema linear:
8k – 4 = 15 + 15t e -6k + 2 = 8 + 3t → 8k – 5t = 19 e 10k + 5t =
-10
Resolvendo o sistema, temos: k = 1/2 e t
= -3
Temos, então o ponto B = ( 0, -1/2, -1/2
)
Determinando agora o vetor com origem em A
e extremidade em B,
AB = ( -7/2, 3/2, -1 ) que é paralelo ao
vetor ( 7, -3, 2 )
Calculando também o ponto médio do
segmento AB, temos:
M = ( (7/2 +0)/2 , (-2-1/2)/2 , (-1/2+1/2)/2
) = ( 7/4, -5/4, 0 )
Portanto, a equação do plano mediador do
segmento AB será dada por:
7.(x – 7/4 ) – 3.( y + 5/4 ) + 2z = 0→
-28x + 12y -8z +64 = 0
6. Um
paralelepípedo formado pelos vetores u = (a,a,a), v = (2a,2a,3a) e
w = (2a,a,a), com a ϵ R, tem volume igual a 8.
Determine o valor de a.
a) 1
b) 2
c) 3/2
d) 3
e) 5/2
Resposta
da questão 6:
[B]
[B]
O volume V do paralelepípedo, através do
produto misto, será dado por:
a a
a
V = 2a 2a
3a = | a3
| = 8
2a a
a
7. Seis alunos da EFOMM – três paranaenses, dois cariocas e um alagoano –
são colocados em uma fila aleatoriamente. Qual é a probabilidade, então, de que
nenhum conterrâneo fique ao lado do outro?
a) 3/31
b) 1/36
c) 1/4
d) 1/12
e) 1/6
Resposta da questão 7:[E]
Temos ao todo 10 formações possíveis para
a sequência, considerando
que P seja um aluno paraibano, C seja um
aluno carioca e A seja o aluno
alagoano, temos:
PCPAPC
PCPACP
PCPCPA
PCPCAP
PCAPCP
PACPCP
PAPCPC
CPCPAP
CPAPCP
APCPCP
Para cada uma dessas sequências possíveis
temos 3!.2.1 = 12
possibilidades, ou seja, 12.10 = 120
filas possíveis.
Logo a probabilidade pedida será dada
por: P = 120/6! = 1/6
8. Analise as afirmações que se seguem.
I. Se x, y, z são números reais
positivos, então (x+y+z) / 3 ≥ 3√x.y.z
II. Se z é um número complexo de
módulo unitário que satisfaz a condição z2n ≠ -1, sendo n um número
inteiro positivo, então zn / (1+z2n) é um número real.
III. Se A4,3 representa
a matriz dos coeficientes de um sistema linear com quatro equações e três
incógnitas, esse sistema será possível e determinado sempre que o posto desta
matriz A for menor ou igual a 3.
Então, pode-se dizer que :
a) todas as afirmativas são verdadeiras.
b) todas as afirmativas são falsas.
c) somente as afirmativas I e II são
verdadeiras.
d) somente as afirmativas I e III são
verdadeiras.
e) somente as afirmativas II e III são
verdadeiras.
Resposta da questão 8:[C]
[I] A média Aritmética é sempre maior que
a média geométrica para
qualquer número n de termos. Portanto, a
afirmação é verdadeira.
[II] Considerando zn = a + bi,
onde a e b são números reais, podemos
escrever que: zn/(1+z2n)
= (a+bi)/[1+(a+bi)2 = (a+bi)/(1+a+2abi-b2)
Como |z | = 1 → √(a2+b2) = 1 → a2+b2
= 1 → a2=1-b2 .Temos então:
zn/(1+z2n) =
(a+bi)/(1+a+2abi-b2) = (a+bi)/(2a2+2abi) =
(a+bi)/2a(a+bi) = 1/2ª
Como a é um número real concluímos
que zn/(1+z2n) é um número real
para z2n≠-1 portanto a afirmação é verdadeira.
[III] O sistema
será possível e determinado quanto o posto da matriz A for
3. Portanto a
informação é falsa.
9.Sobre uma equação linear de grau n é INCORRETO afirmar
que :
a) terá n raízes complexas.
b) se n for ímpar, sempre terá, ao menos, uma raiz real.
c) se um número complexo z = a + bi¸ b ≠
0 for raiz, então seu conjugado também o
será.
d) a equação não pode ter raízes
repetidas.
e) uma equação acima de grau 4 pode ter
todas as raízes reais.
Resposta da
questão 9:ANULADA
Questão anulada
no gabarito oficial.
[A] Verdadeira: O teorema fundamental da
Álgebra nos garante isso.
[B] Falsa: Seria verdadeira se a equação
tivesse apenas coeficientes reais.
[C] Falsa: A equação deverá ter
coeficientes reais.
[D] Falsa: Algumas equações apresentam
raízes com multiplicidade maior
que 1, Ex: (x-1)4 = 0, o
número 1 é raiz quatros vezes desta equação.
[E] Verdadeira: A equação (x-1)4
possui as 4 raízes iguais a 1.
A questão foi
anulada, pois há duas opções corretas, A e E
10. Considere a equação x4 – 2ax3 + 9ax2 –
6ax +9a = 0. Sabendo que a é raiz dupla dessa equação e não é nulo,
determine o valor de a.
a) -1
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
Resposta da
questão 10:ANULADA
Questão anulada
no gabarito oficial.
Se a é raiz dupla
podemos dividir o polinômio x4 – 2ax3 + 9ax2 –
6ax +9a
consecutivamente por
(x-a).
Resolvendo a
equação, temos:
18 a2
-2 a3 – 6a = 0 → -2a . ( a2 - 9a + 3 ) = 0
Resolvendo a
equação, temos: a=0 ou ( a2 - 9a + 3 ) = 0 → a = (9±√69)/2
Portanto, não há
alternativa correta.
11. Calcule o determinante da matriz A de ordem n:
Resposta da questão11: [A]
12.Sobre a função f(x) = (1+x) / x2, analise as afirmativas:
I. f(x) é contínua em todo x ε R
II. limx→-∞f(x) = limx→+∞f(x)
III. limx→0 = +∞
Então, pode-se dizer que
a) todas as afirmativas são verdadeiras.
b) todas as afirmativas são falsas.
c) somente as afirmativas I e II são
verdadeiras.
d) somente as afirmativas I e III são
verdadeiras.
e) somente as afirmativas II e III são
verdadeiras.
Resposta da questão 12:[E]
[I] Falsa: A
função não é contínua para x=0.
[II] Verdadeira: limx→+∞
= (1+x)/x2 = limx→+∞
= 1/x2 + limx→+∞ = 1/x = 0 + 0 = 0
limx→-∞ =
(1+x)/x2 = limx→-∞
= 1/x2 + limx→-∞ = 1/x = 0 + 0 = 0
[III] Verdadeira:
limx→0 = (1+x)/x2 =
limx→0 = 1/x2 = +∞
13. Para que a função seja f(x) = (5x3 – 10x2) / (x-2)
, para x ≠ 2 e k para x = 2 contínua, para todo valor de x, qual será o valor
de k ?
a) 2
b) 10
c) 20
d) 40
e) 50
Resposta da questão 13:[C]
limx→2 (5x3 – 10x2)
/ (x-2) = limx→2 5x2(x – 2) / (x-2) = limx→2 5x2
= 20
Para que a função seja contínua para x=2,
devemos ter:
f(2) = (5x3
– 10x2) / (x-2), ou seja: k=20.
14. A equação da reta tangente ao gráfico da função
f(x) = 5senx no ponto x =
0 é:
a) y = (ln5)x
+ 1
b) y = (-ln5)x
- 1
c) y = 5x + 1
d) y = x + 1
e) y = -x + 1
Resposta da questão 14: [A]
Calculando, inicialmente, o valor da
função para x=0 e obtendo o ponto de
tangência: f(0) = 5sen0 = 50
= 1.
Logo, o ponto de tangência será dado por T(0,1).
O próximo passo será o cálculo da
derivada da função f(x) = 5senx ,
f '(x) = 5senx
. ln5 . cosx.
O valor do coeficiente angular da reta
tangente será f '(0) . Portanto
f '(0) = 5sen0
. ln5 . cos0 = ln5.
Utilizando a equação fundamental de uma
reta, podemos escrever que:
y – 1 = ln5(x-0) → y = (ln5)x + 1.
Portanto, a
equação da reta tangente será dada por y = (ln5)x + 1.
15. Calcule a integral indefinida ʃ tgx.[1 +(senx.secx)2]dx.
a) (sec2x)/2
+ c
b) tgx.secx + 2x + c
c) cosx + 2senx – secx + c
d) (2cosx –
sen2x) / 3 + c
e) (cos2x)/2
+ c
Resposta da questão 15:[A]
ʃ tgx.[1 +(senx.secx)2]dx = ʃ
tgx.(1+tg2x)dx.
Lembrando que a derivada de tgx é 1+tg2x
temos:
ʃ tgx.[1 +(senx.secx)2]dx = ʃ
tgx.(1+tg2x)dx. = (tg2x)/2 + c' = (-1+sec2x)/2
+ c'
= (sec2x)/2 - 1/2 + c' = (sec2x)/2
+ c'
Resolvendo a equação, temos: a3
= -8 ou a3 = 8 → a = -2 ou a = 2
Portanto, a alternativa correta é a [B], a
= 2
16. Sejam as circunferências C1 : x2 + y2 –
16 = 0 e C2 : (x-2)2 + (y+2)2 = 4. Considere A
e B os pontos de intersecção dessas circunferências. Determine a distância
entre A e B.
a) 2√7
b) √14
c) 2√14
d) √7
e) √7 /2
Resposta da questão 16: [B]
Resolvendo um
sistema com as equações das circunferências.
x2 + y2
= 16 e
x2 - 4x + 4 + y2 + 4y + 4 = 4
Fazendo a
diferença entre a primeira e a segunda equações, temos:
y = x - 5
Substituindo o
resultado acima na primeira equação, temos: 2x2-10x+9=0
x = (5 + √7)/2 ou
x = (5 - √7)/2.
Entao : A = ( (5 +
√7)/2 , (- 5 + √7)/2 ) e B = ( (5 - √7)/2 , (- 5 - √7)/2 )
Logo, a distância
entre os pontos A e B será dada por:
dAB = √
[(5 + √7)/2 - (5 - √7)/2 )]2 +
[( - 5 + √7)/2 - (- 5 - √7)/2]2 = √14
17. O volume da pirâmide delimitada pelos planos coordenados e pelo plano π :
5x – 2y + 4z = 20 é:
a) 20/3 uv
b) 50/3 uv
c) 100/3 uv
d) 100 uv
e) 200 uv
Resposta da questão 17:[C]
Determinando, inicialmente, os pontos de
intersecção com os eixos coordenados:
Intersecção com o eixo x : ( y = 0 e z =
0 ) , 4x = 20 → x = 5
Intersecção com o eixo y : ( x = 0 e z =
0 ) , - 2y = 20 → y = - 10
Intersecção com o eixo z : ( x = 0 e y =
0 ) , 4z = 20 → z = 5
Construímos, então, a seguinte pirâmide
(tetraedro trirretângulo):
Portanto o volume
pedido será dado por: V = 1/3 . 10.4/2 .5 = 100/3
muito obrigado
ResponderExcluirera bom se vc colocasse as formulas obg.
ResponderExcluirnão entendi a segunda questão, pq inverteu a posição de A?
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