segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

QUESTÕES CONCURSO MINISTERIO PUBLICO BAHIA - ENSINO MEDIO – 2016- COMENTADAS


1.Sobre os conjuntos não vazios, A e B, sabe-se que
• A é o conjunto das cores da bandeira do Brasil.
• B é o conjunto das cores da bandeira da Bahia.
Nessas condições, é correto afirmar:

01) A C B
02) B C A
03) A ∩ B = ø
•04) A ∩ B é um conjunto binário.
05) A U B é um conjunto infinito

Vejamos :
A = {azul, amarelo, verde, branco}
B = {azul, vermelho, branco}
A ∩ B = {azul, branco}
A ∩ B é um conjunto binário.

2.Os números naturais m e n, quando divididos por 11, deixam restos 2 e 5, respectivamente. Logo, o resto da divisão de 5m + 2n por 11 é :

01) 0
02) 3
03) 5
04) 7
•05) 9

Como sabemos em uma divisão :
dividendo = divisor x quociente + resto,
então vamos admitir um certo valor para m e n que atenda o enunciado, exemplo, m = 24 e n = 27.
Repare, 24 = 11 x 2 + 2 e 27 = 11 x 2 + 5.
Portanto,  5m + 2n = 5.24 + 2.27 = 120 + 54 = 174, então
174 = 11 x 15 + 9 → logo o resto será 9.

3.Um jovem talentoso, desejando imprimir um de seus trabalhos, observou que, para numerar todas as páginas, iniciando com 1, precisaria escrever 360 algarismos. Dessa forma, pode-se concluir que o número de páginas desse trabalho é :

01) 138
02) 144
•03) 156
04) 163
05) 171

Para resolver este problema devemos selecionar as páginas
Por quantidade de algarismos, ou seja :
de 1 a 9  → 9 números com 1 algarismo = 9 algarismos
de 10 a 99  → 90 números com 2 algarismos = 180 algarismos
de 100 a x →[ (x - 100)+1 ] números com 3 algarismos
Como de 1 a 99 foram usados 189 algarismos, então com 3 algarismos restam 360 – 189 = 171 algarismos.
Finalmente [ (x - 100)+1 ]. 3 = 171 → x – 100 + 1 = 171 : 3 →
X – 99 = 57 → x = 57 + 99 → x = 156

4.Em uma seleção para Estagiários do Ministério Público Estadual, uma equipe de professores avaliou, em três dias destinados à correção, uma quantidade de redações em números iguais a 702, 728 e 585, respectivamente. Em cada dia, esses trabalhos foram igualmente divididos entre os professores. O número de professores na equipe é igual a :

01) 56
02) 45
03) 39
•04) 13
05) 9

Como a quantidade de redações foi dividida  igualmente  entre os professores, então devera ser um divisor comum entre 702, 728 e 585, ou seja o mdc entre eles.

702, 728, 585  | 2
351  364  585  | 2
351  182  585  | 2
351    91  585  | 3
117    91  195  | 3
  39    91    65  | 3
  13    91    65  | 5
  13    91    13  | 7
  13    13    13  | 13
    1      1      1


5.Em um food truck, há a seguinte promoção:
• Pague, por uma refeição, 30 reais.
• Pague por quatro refeições e leve cinco.
Um cliente, aproveitando a oportunidade, levou 18 refeições e rateou o valor pago por 18 pessoas de seu grupo. Admitindo-se a promoção em vigor, pode-se concluir que cada pessoa do grupo pagou, em reais,

01) 28
•02) 25
03) 22
04) 20
05) 18

Vejamos, 18 : 5 = 3 promoçoes + 3 sem promoções.
Portanto : 3 promoçoes , R$ 360,00  + 3 sem promoções, R$ 90,00, totalizando R$ 450,00.
Podemos concluir que cada pessoa pagou 450 : 18 = R$ 25,00



6.Há cerca de 20 anos, dos estudantes que concluíam o Ensino Médio ou Técnico, dois terços era de escolas públicas, e os demais, de escolas particulares. Desde então, o número de estudantes vindos de escolas públicas teve um aumento de 50%, enquanto os de particulares aumentaram 80%. É preciso superar os obstáculos, motivar e impulsionar a volta à predominância da Escola Pública.
Hoje, pode-se estimar que, do total de alunos concluintes do Ensino Médio ou Técnico, os que são de escolas públicas representam uma fração correspondente a :

•01)0,625
02) 0,605
03) 0,555
04) 0,425
05) 0,375


Vamos admitir que há 20 anos a quantidade de formandos seja 120 alunos.
Há 20 anos :  2/3 de 120 = 80 escolas públicas, e 1/3 de 120 = 40 escolas particulares.
Agora : aumento de 50% de alunos de escolas públicas → 80 + 50% de 80  → 80 + 50/100 . 80 → 80 + 1/2 . 80 → 80 + 40 → 120.

Aumento de 80% de alunos  de escolas particulares → 40  + 80% de 40  → 40 + 80/100 . 40 → 40 + 4/5 . 40 → 40 + 32 → 72

Hoje, pode-se estimar que, do total de alunos concluintes, 192 do Ensino Médio ou Técnico, os que são de escolas públicas representam uma fração correspondente a 120/192 = 0,625



7.Sabe-se que, em um grupo de 30 jovens, 2 já assistiram aos filmes M, N e P, e 10 ainda não viram nenhum deles. Dos 14 que viram N, 5 também assistiram ao M, e 6 também viram P. Além disso, ninguém assistiu ao M e ao P, ou apenas ao P. Nessas condições, pode-se concluir que, nesse grupo, o conjunto dos jovens que assistiram :

•01) ao M tem 11 elementos.
02) apenas ao N é um conjunto vazio.
03) apenas ao P é um conjunto unitário.
04) ao N contém o conjunto dos jovens que assistiram ao M.
05) ao M é um subconjunto do conjunto dos jovens que assistiram ao P

Vejamos :

Universo = 30.
Não viram nenhum deles = 10 → n(MUNUP) = 20.
Dos 14 que viram N, 5 também assistiram ao M → .
Dos 14 que viram N, 6 também viram P →n(N∩P) = 6.
Ninguém assistiu ao M e ao P → n(M∩P) = 0
Ninguém assistiu  apenas ao P → n(P-(MUN)) = 0. n(M∩N) = 5
Assistiram aos filmes M, N e P → n(M∩N∩P) = 2
Assistiram aos filmes M e não assistiram N ou P → n[M-(NUP)] = 6
Entao n(M) = n[M-(NUP)] + n(M∩N) = 5 = 6 + 5 = 11

Obs. Use um diagrama de Venn para facilitar a visualização


8. Admitindo-se x = 2(16 + 4√2) + 2(16 + 4√3) e y = 5(16 + 4√3) – (16 + 4√2), tem-se que y – x é igual a :

01) 0
02) 12
•03) 12(√3 -√2)
04) 48 – 4√2+ 28√3
05) 48 – 8√2+ 4√3

x = 2(16 + 4√2) + 2(16 + 4√3)= 32 + 8√2 + 32 + 8√3 = 64 +8√2+8√3

y = 5(16 + 4√3) – (16 + 4√2) = 80 +20√3 – 16 - 4√2 = 64 +20√3-4√2

y – x = 64 + 20√3 - 4√2 – 64 - 8√2 - 8√3 = 12√3 - 12√2 = 12(√3-√2)

9.Em um stand de vendas, durante um Fórum de Conhecimentos sobre Atualidades Jurídicas, havia certa quantidade de exemplares de publicações sobre temas de interesse dos participantes, para serem vendidos durante um dia. Sabe-se que, pela manhã, foram vendidos 2/5 do total existente e, à tarde, a terça parte do que sobrou. Se, no final da tarde, ainda restavam 36 exemplares, pode-se concluir que, naquele dia, o número de exemplares disponibilizado para venda foi igual a :

•01) 90
02) 100
03) 180
04) 240
05) 300

Quantidade de exemplares de publicações → x

Pela manhã, foram vendidos 2/5 do total → 2/5 de x → 2x/5

A tarde, foram vendidos a terça parte do que sobrou →
1/3 de 3/5 de x → 1/3 . 3/5 . x → x/5.

Se, no final da tarde, ainda restavam 36 exemplares →
x – 2x/5 - x/5 = 36 →x – 3x/5 = 36 → 5x – 3x = 180 → 2x = 180 → x = 90


10.Em uma caixa, estavam classificadores, cuidadosamente arrumados, contendo processos para serem distribuídos pelos devidos funcionários da área, de modo que ao profissional
• A coube 1/6 do total;
• B coube 1/5 dos que ficaram na caixa;
• C foi entregue 1/4 dos restantes para atendimento;
• D coube a terça parte do que havia, ainda, na caixa;
• E, a metade da quantidade restante para análise, sobrando apenas 3 deles que foram guardados.
Nessas condições, é correto afirmar que, inicialmente, o número de classificadores arrumados, era :

01)12
02) 15
•03) 18
04) 21
05) 24

Total dos processos = x
• A coube 1/6 do total → x/6
• B coube 1/5 dos que ficaram na caixa → 1/5 . 5x/6 →x/6
• C foi entregue 1/4 dos restantes →1/4 . 4x/6 → x/6
• D coube a terça parte do que havia, ainda, na caixa → 1/3 . (x - x/6 - x/6 - x/6 ) → 1/3 . 3x/6 → x/6
• E, a metade da quantidade restante → 1/2 . 2x/6 → x/6
Sobrando apenas 3 deles que foram guardados x/6 = 3 → x = 18

11.Considerando-se verdadeira a afirmação 11 + 3(4x–1)/2 – 2x/3 = 5 (2x – 3), tem-se que :

01) o valor de x é um número natural primo.
02) o valor de x é racional negativo.
•03) o valor racional de x é 21/4
04) x é um número irracional.
05) x é um número decimal

11 + 3(4x–1)/2 – 2x/3 = 5 (2x – 3) → 11 + (12x - 3)/2 – 2x/3 = 10x –
15 → 66 + 36x – 9 – 4x = 60x – 90 → -28x = -147 → x = 21/4

12. Frequentando ativamente uma das oficinas do Liceu de Artes e Ofícios, 6 estagiários, durante 7 dias, recuperaram 560 peças para uma escola. Se 9 estagiários frequentarem essa oficina durante 12 dias, pode-se estimar que, nas mesmas condições, deverão ser recuperadas :
01) 800 peças.
02) 980 peças.
03) 1120 peças.
•04) 1440 peças.
05) 1560 peças.

Regra de três composta e direta :

6 estagiários ↓         7 dias ↓         560 peças 
9 estagiários         12 dias              x

560/x = 6/9 . 7/12 → 560/x = 1/9 . 7/2 → 560/x = 7/18 →

7x = 560 . 18 → x = 560 . 18/7 → x =  80 . 18 → x = 1440 peças


13.Os 48 alunos de uma classe Senior  da Escola Ativa praticam esportes. Sabe-se que eles fazem capoeira ou fazem natação, ou ambos. Se 75% da turma praticam natação, e 28 alunos fazem capoeira, então o número de alunos que pratica os dois esportes é igual a :

01) 22
02) 20
03) 19
04) 18
•05) 16    

Universo = 48 alunos
Eles fazem capoeira(C) ou fazem natação(N), ou ambos →
C U N = 48 e 28 alunos fazem capoeira .
75% da turma praticam natação → 75%de 48 = 75/100 . 48 = 36
Aplicando a lei de Moran, vem: n(CUN)=n(C)+n(N)-n(C∩N) →
48 = 28 + 36 - n(C∩N) → n(C∩N) = 28 + 36 – 48 = 16 alunos

14. Sabe-se que o salário mensal de certo vendedor é composto de duas partes: uma parte fixa, no valor de R$1200,00, e a outra variável, igual a 0,5% do total que ele vende no mês. Se x foi o total da venda, em reais, no mês de fevereiro, então, no final do mês, ele recebeu, em reais,
01) 1200,00 + x
•02) 1200,00 + 0,5%.x
03) 1200,00 + 5,0%.x
04) 1260,00 + 0,5.x
05) 1260,00 + 5,0.x

Total da venda → x
Parte fixa → 1200,00
Parte variável → 0,5% de x
Salario mensal → 1200,00 + 0,5x

15. Admita-se que somente este ano, no Brasil, aproximadamente, 9,1 milhões de pessoas foram vítimas do  Aedes aegypti . Os dados fictícios, mostra a movimentação e a frequência do mosquito nas várias regiões do país.
Considere:
 I Nordeste — 35%
II Norte — 25%
III. Leste — 17%
IV.Centro Oeste — 13%
V Sul — 7%
VI. Sem definição de origem — o restante

Nessas condições, pode-se estimar que o número de vítimas na região III a mais do que o de vítimas na região IV é de, aproximadamente,

01)3640
•02) 36400
03)38000
04) 3846
05) 38640

III. Leste = 17%  e IV.Centro Oeste = 13% → diferença = 4%
4% de 9100000 = 36400 vitimas



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