1. (G1 -
ifsul 2017) Em uma consulta à comunidade
acadêmica sobre a necessidade de melhorias na área física de um determinado
campus do IFSul, foi obtido o seguinte resultado:
- 538 sugerem
reformas nas salas de aula.
- 582 sugerem
reformas na biblioteca.
- 350 sugerem
reformas nas salas de aula e na biblioteca.
- 110 sugerem
reformas em outras instalações.
Quantas
pessoas foram entrevistadas nessa consulta?
a) 770
b) 880
c) 1120
d) 1580
Resposta da
questão 1: [B]
Tome reforma nas
salas de aula como x e reformas na biblioteca como y.
Sabendo que 350 pessoas sugerem reformas nas salas de aula e na biblioteca, ou seja, a
intersecção entre x e y.
Logo, pode-se
aplicar o Diagrama de Venn para tal situação da seguinte maneira:
Como 350 representa a intersecção entre reformas nas salas de aula e na
biblioteca, basta achar a diferença da parte das duas partes com a parte em
comum. Desta forma: 538 – 350 = 188 e 582 – 350 = 232.
Transcrevendo
para o Diagrama de Venn, temos:
Para obter a
quantidade de pessoas entrevistadas basta somar todos os valores. Note que a
amostra possui 110 pessoas que opinaram reformas em outras
instalações. Somando todos os valores: 188+350+232+110 = 880 pessoas.
2. (G1 -
ifsul 2017) Em uma enquete no centro olímpico,
foram entrevistados alguns atletas e verificou-se que 300 praticam natação, 250
praticam atletismo e 200 praticam esgrima. Além disso, 70 atletas praticam
natação e atletismo, 65 praticam natação e esgrima e 105 praticam atletismo e
esgrima, 40 praticam os três esportes e 150 não praticam nenhum dos três
esportes citados. Nessas condições, o número de atletas entrevistados foi :
a) 1180
b) 1030
c) 700
d) 800
Resposta da
questão 2:[C]
Utilizando o
Diagrama de Venn temos:
Observe que o
valor 40 representa a intersecção entre as três
modalidades. Como 70 é a intersecção entre natação e
atletismo, temos 70 – 40 = 30. Dessa forma, como 65 é a intersecção entre natação e esgrima, e, 105 representa a intersecção entre atletismo e esgrima, temos: 65 – 40 = 25
e 105 – 40 = 65, valores a serem completados no diagrama. Logo,
Fazendo as
diferenças das partes comuns pelo total de cada modalidade temos: 300-30-40-25
= 205, 250-30-40-65 = 115 e 200-25-40-65 = 70
Completando o
diagrama, temos:
Desta maneira,
para obter o total de pessoas entrevistadas, basta somar todos os valores:
205+115+70+30+40+25+65+150 = 700 pessoas entrevistadas.
3. (G1 -
ifsul 2017) Três irmãos trabalham na mesma
indústria, porém em turnos diferentes: um trabalha no intervalo das 8h às 16h,
outro das 4h às 1h e o terceiro das 10h às 18h. Em qual intervalo de tempo
esses irmãos trabalham juntos nessa indústria?
a) Das 4h às 18h
b) Das 8h às 16h
c) Das 10h às 16h
d) Das 10h às 12h
Resposta da questão 3:[D]
Para obter em
qual intervalo de tempo os três irmãos trabalham juntos, deve-se fazer a
intersecção entre os três intervalos (I3) de tempo:
I3 =
[8, 16] ∩ [4, 12] ∩ [10, 18]
I3 =
[8, 12] ∩ [10, 18]
I3 =
[10, 12]
Intervalo: Das 10h às 12h.
Observe a
intersecção através da reta real:
4. (G1 -
ifsul 2017) Uma progressão aritmética crescente é
composta por 5 termos. Sabendo que o produto dos extremos é igual a 57 e que a
soma dos outros 3 termos é igual a 33, determine o último termo dessa PA.
O valor
encontrado é :
a) 1
b) 3
c) 19
d) 57
Resposta da questão 4:[C]
De acordo com a
propriedade dos extremos de um PA, e, sabendo que
esta sequência
possui cinco termos, temos: (a1+a5)/2 = (a2+a4)/2
= a3
Sabe-se também
que o produto dos extremos é igual a 57 e que a soma
dos outros 3 termos é igual a 33, logo: a1 . a5 = 57
e a2 + a3 + a4 = 33
Como (a2+a4)/2 = a3,
temos que a2 + a4 = 2 . a3 e, podemos
substituir em
a2 + a3
+ a4 = 33 → (2 . a3) + a3 = 33 → a33
= 11.
E como (a1+a5)/2 = (a2+a4)/2
= a3 temos que a1+a5 = a2+a4
= 22
Desta maneira,
pode-se reescrever o sistema da seguinte forma:
a1 . a5
= 57 e a1 + a5 = 22 → a1 = 57/a5 e
a1 = 22 – a5 → a52 – 22 a5
+ 57 = 0
Aplicando soma e
produto a equação acima temos: Soma = - b/a = 22 e Produto = c/a = 57.
Logo, a5 3 e a5 = 19. Como o terceiro termo
é a3 = 11, descartamos a5 = 3.
Desta forma, o
quinto termo desta progressão é a5 = 19.
5. (G1 -
ifsul 2017) Numa serigrafia, o preço y de cada
camiseta relaciona-se com a quantidade x de camisetas encomendadas, através da
fórmula
y = - 0,4x +
60. Se foram encomendadas 50 camisetas, qual é o custo de cada camiseta?
a) R$ 40,00
b) R$ 50,00
c) R$ 70,00
d) R$ 80,00
Resposta da
questão 5: [A]
Para obter o
custo de cada camiseta, basta aplicar o valor x = 50 na
função y(x) = - 0,4x +
60 → y(50) = - 0,4.50 + 60 → y(50) = 40
Portanto, R$
40,00 cada camiseta.
6. (G1 - ifsul 2017) Uma função do 1º grau f : R → R possui o gráfico abaixo.
A lei da função f é :
a) f(x) = x/2
+ 3/2
b) f(x) = x +
1
c) f(x) = 2x
+ 1/2
d) f(x) = x/2
+ 1/2
Resposta da questão 6: [D]
Para determinar a
equação da reta, devemos obter o coeficiente angular
m e escolher dois pontos. Tomando os
pontos (1, 1) e (7, 4) temos:
M = (4 - 1)/(7 -
1) = 3/6 = ½.
Aplicando o
coeficiente angular na equação da reta (y – y0) = m.(x – x0)
e tomando o ponto (1, 1), vem y = x/2 + 1/2
7. (G1 - ifsul 2017) A equação 2x+1 – 24 = - 64/2x possui como solução :
a) x = 2 e x = 3
b) x = 2 e x = 6
c) x = 3 e x = 6
d) x = 4 e x = 8
Resposta da questão 7:[A]
Note que 2x+1
= 2x.2. Daí, temos: 2x.2 – 24 = - 64/2x
Fazendo a mudança
de variável 2x = y → y2 + 12y + 32 = 0 → y = 4 ou y = 8
Voltando a
variável original 2x
= y temos: x = 2 ou x = 3.
8. (G1 -
ifsul 2017) Uma aplicação bancária é representada
graficamente conforme figura a seguir.
M é o
montante obtido através da função exponencial M = C.(1,1)t, C é o capital inicial e t é o tempo da
aplicação. Ao final de 04 meses o montante obtido será de :
a) R$ 121,00
b) R$ 146,41
c) R$ 1210,00
d) R$ 1464,10
Resposta da
questão 8:[D]
Para obter o
montante obtido ao final de quatro meses basta aplicar t = 4 na função M(t) = C.(1,1)t. Porém, deve-se observar o que o
valor do capital inicial C, segundo o gráfico, é 1000, pois é o primeiro valor da curva exponencial. Desta forma, temos: M(4)=
1000.(,1)4 = 1464,10 reais
9. (G1 -
ifsul 2017) Uma progressão geométrica (ou PG) é
uma sequência em que cada termo, a partir do segundo, é o produto do anterior
por uma constante q dada.
Tendo como
base a definição acima e considerando uma PG (a1, a2, a3),
avalie as seguintes afirmações:
I. A
progressão geométrica pode ser escrita como (x-q, x, x+q).
II. O termo a2
pode ser escrito como a2 = √a1.a3
III. É válida
a relação a2/a1 = a3/a2 .
IV. Se q <
0, a PG será decrescente.
Estão
corretas as afirmativas
a) I e II apenas.
b) I, III e IV apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II, III e IV.
Resposta da questão 9:[C]
[I] Incorreta, pois
a expressão (x – q, x, x +q) representa uma progressão aritmética.
[II] Correta, pois, seja uma PG = a1,
a2, a3, ... onde o primeiro termo é a1 e a
razão é q temos: PG = a1, a1.q,
a1.q2, ...
Aplicando a média geometria na PG, temos: a1.q
= √(a1)( a1.q2) = a1 .q
Como a1 . q = a2 e a1
. q2 = a3 temos: a2 = √ (a1 . a3)
[III] Correta, pois como trata-se de uma
progressão onde, uma razão q deve ser multiplicada pelo termo
anterior para se obter um novo termo, a razão entre dois termos consecutivos
deve ser sempre a mesma. Ou seja: a2/ a1 = q → a2 /
a1 = a3 / a2
[IV] Incorreta, pois uma razão negativa
pode tornar a sequência alternada, ou seja, a mesma pode alternar entre valores
positivos e negativos.
Tome uma PG com primeiro termo a1 =
1 e razão q = -1 →PG = 1,
-1, 1,...
Note que a
sequência se alterna infinitamente e não é necessariamente decrescente.
10. (G1 -
ifsul 2017) A temperatura da cidade de Porto
Alegre – RS foi medida, em graus Celsius, três vezes ao dia, durante 6 dias.
Cada elemento aij da matriz
corresponde à
temperatura observada no tempo i do dia j. Com base nos dados da matriz A,
analise as seguintes proposições:
I. A temperatura mínima registrada está na posição a12
II. A maior variação de temperatura registrada entre os tempos 1 e 2
aconteceu no primeiro dia.
III. A temperatura máxima registrada está na posição a34
Estão
corretas as afirmativas
a) I e III apenas.
b) I e II apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
Resposta da
questão 10: [D]
[I] Correta,
pois, a temperatura registrada na posição a12 é o
menor valor dentre todos os valores presentes na matriz. Ou seja, 8,1 = a12
< aij, i ǂ 1 e j ǂ 2.
[II] Correta, pois, a maior variação
entre os tempos 1 e 2 está registrada
no primeiro dia. Observe que as variações do primeiro ao sexto dia,
respectivamente são: 2,8 , 2,4 , 2,6 , 2,5 , 1,2 , 1,4, . Logo, a maior
variação é 2,8 respectivo ao primeiro dia.
[III] Correta,
pois a temperatura registrada na posição a34 é o
maior valor dentre todos os valores presentes na matriz. Ou seja, 21 = a34
> aij, i ǂ 3 e j ǂ 4.
11. (G1 -
ifsul 2017) O Brasil foi pioneiro na utilização
de carros bicombustíveis, ou seja, veículos que podem ser abastecidos com
gasolina ou com álcool. Considere que, em um determinado posto de combustíveis,
o preço de 2 litros de gasolina com mais litros de álcool é R$
20,00. Também sabe-se que 1 litro de gasolina juntamente com 12 litros de
álcool é vendido por R$ 40,00. É correto afirmar que, nesse posto, cada litro
de álcool custa:
a) R$ 2,50
b) R$ 3,00
c) R$ 3,50
d) R$ 4,00
Resposta da questão 11:[B]
Seja gasolina
denominada por x e álcool por y.
Sabemos que o
preço de 2 litros de gasolina com mais 4 litros de álcool é
R$20,00, isto é: 2x + 4y = 20 → x + 2y = 10
Sabemos também
que 1 litro de gasolina juntamente com 12 litros de
álcool é vendido
por R$40,00, isto é: x + 12y = 40.
Para obtermos o
valor de cada litro de álcool devemos resolver ambas as
equações através
de um sistema da seguinte maneira: x + 2y = 10
e x + 12y = 40 → y = 3 e x = 4. Logo, o valor do litro de álcool é de R$3,00
12. (G1 -
ifsul 2017) Durante os séculos 18 e 19, muitos
matemáticos se destacaram por suas contribuições na área da matemática. Dentre
eles está Carl Friedrich Gauss (1777–1855) que ficou conhecido como "o
príncipe da matemática" ou "o mais notável dos matemáticos" e
seu trabalho teve enorme importância principalmente em áreas como a teoria da
probabilidade. De posse dessa teoria, duas pessoas, A e B, decidem lançar um
par de dados. Eles combinam que se a soma dos números dos dados for 7, A ganha,
e se a soma for 10, B ganha. Cada par de dados é lançado uma única vez. A
probabilidade de B ganhar é de :
a) 1/6
b) 1/2
c) 1/36
d) 1/12
Resposta da questão 12:[D]
Para que B vença, as possíveis combinações dos dois dados devem ser:
4 + 6 ou 5 + 5 ou 6 + 4.
Observe que a
probabilidade de se lançar um dado e cair um número ao
acaso é 1/6, visto que um dado possui seis faces. Desta forma, as
probabilidades P(x) são o produto de ambas as possibilidades de se obter
a soma desejada.
Ou seja, P(4+6) = P(5+5) = P(6+4) = 1/6.1/6 = 1/36
Logo, somando as
possíveis probabilidades temos:
P(4+6) + P(5+5) +
P(6+4) = 1/36 + 1/36 + 1/36 = 1/12
13. (G1 -
ifsul 2017) As raízes das equações 5x – 2 = 3x +
6 e (y - 1).(y + 4) = y2 + 5 representam as medidas dos comprimentos
dos catetos do triângulo retângulo da figura, representada a seguir.
Assim, o
comprimento da hipotenusa z desse triângulo retângulo é :
a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
Resposta da
questão 13: [B]
Obtendo as raízes
das equações: 5x – 2 = 3x + 6 → x = 4
(y - 1).(y + 4) =
y2 + 5 → 3y = 9 → y = 3
Como os valores
dos catetos são 4 e 3, aplicando o
Teorema de Pitágoras
temos: z2 =
42 + 32 → z = 5
14. (G1 -
ifsul 2017) As medidas do comprimento e da altura
(em metros) do outdoor retangular, representado na figura abaixo, são
exatamente as soluções da equação x2 – 10x + 21 = 0.
Dessa forma, é correto afirmar que a área desse outdoor é :
a) 10 m2
b) 20 m2
c) 21 m2
d) 24 m2
Resposta da questão 14:[C]
Obtendo as raízes
de x2 – 10x + 21 = 0, através da Fórmula de Bhaskara,
temos: x = 3 ou x
= 7. Logo, como a área do outdoor é dada pelo produto
de seus lados,
temos: 21 m2.
15. (G1 -
ifsul 2017) O projeto de madeiramento é
fundamental para a construção de um bom telhado em uma residência.
Na figura, temos a vista frontal do madeiramento de um telhado. O
triângulo ABC é isósceles de base C tal que A = 1200. Observa-se
também que os segmentos DE e FG são perpendiculares à base BC.
De acordo com
os dados acima, a medida do ângulo é BED é :
a) 300
b) 450
c) 600
d) 750
Resposta da
questão 15:[C]
Como o triângulo ABC é isósceles e o ângulo BAC =
1200 os
ângulos ABC
= ACB = 300.
Logo, como ABC = 300 e os segmentos DE e FG são
perpendiculares à
base BC, ou seja, formam um ângulo reto entre a
base
e os segmentos, o
ângulo BDE oposto pelo vértice DE, também é reto .
Desta maneira,
para obter o valor de x, deve-se somar todos ângulos do
triângulo BDE : x + BDE + EBD = 1800→ x
+ 900 + 300 = 1800 → x = 600
16. (G1 -
ifsul 2017) O ano de 2016 ficará marcado na
história do Brasil pelo fato de o Rio de Janeiro ter sediado o maior evento
esportivo do mundo: as Olimpíadas. Aproveitando o tema, um grupo de estudantes
construiu os 5 anéis olímpicos, conforme figura, reaproveitando mangueiras
usadas. Cada aro construído mede 80 cm de diâmetro.
Considerando os dados acima, a medida, em metros, do total de mangueiras
utilizadas nesse trabalho, é :
a) 2π
b) 4π
c) 8π
d) 16π
Resposta da
questão 15:[C]
Como o triângulo ABC é isósceles e o ângulo BAC =
1200 os
ângulos ABC
= ACB = 300.
Logo, como ABC = 300 e os segmentos DE e FG são
perpendiculares à
base BC, ou seja, formam um ângulo reto entre a
base
e os segmentos, o
ângulo BDE oposto pelo vértice DE, também é reto .
Desta maneira,
para obter o valor de x, deve-se somar todos ângulos do
triângulo BDE : x + BDE + EBD = 1800→ x
+ 900 + 300 = 1800 → x = 600
Resposta da questão 16:[B]
Sabendo que o
comprimento C de uma circunferência é dado por c = 2.π.r e que o diâmetro D representa o dobro do raio r de cada circunferência, temos: D = 2r → r
= 40 cm.
Logo, o
comprimento de cada anel é dado por: C = 2 . π . 40 = 0,8π m
Assim, basta
multiplicar o comprimento de cada anel pelo número total de
anéis (cinco).
Desta maneira: 0,8π . 5 = 4π m.
17. (G1 -
ifsul 2017) Analise a tirinha abaixo.
De acordo com
a tirinha, o triângulo é classificado como :
a) retângulo.
b) equilátero.
c) isósceles.
d) escaleno.
Resposta da
questão 17:[B]
De acordo com a
fala da professora no quinto quadrinho da tirinha “Um triangulo cujos lados são
todos iguais” pode-se afirmar que trata-se de um triângulo equilátero. Lembrando
da classificação dos triângulos, quanto aos lados, temos:
1) Equilátero: os
três lados do triângulo possui medidas iguais;
2) Isósceles:
possui dois lados com medidas iguais e um lado com medida diferente;
3) Escaleno: os
três lados possuem medidas diferentes
18. (G1 -
ifsul 2017) A produção de lixo representa um
importante tema ambiental. Cada pessoa de uma certa cidade com 72000 habitantes
produz, em média, 3/4 kg de lixo por dia. Para o transporte do lixo, da cidade
ao aterro sanitário, é utilizado um caminhão cuja capacidade de carga
corresponde a 9000 kg. Dessa forma, é correto afirmar que o número de caminhões
que podem ser carregados com o lixo produzido diariamente nessa cidade é :
a) 6
b) 7
c) 8
d) 9
Resposta da
questão 18:[A]
Sabendo que cada
habitante produz em média 3/4 kg de lixo por dia e a
cidade possui 72000 habitantes, deve-se obter quantos quilos de lixo a
cidade produz.
Desta maneira, temos a seguinte proporção:
1/(3/4) =
72000/x, onde x representa o total de lixo produzido
pela cidade.
Resolvendo a
equação: x = 54000kg
Para se obter o
número de caminhões utilizados basta dividir, o total de
quilos de lixo
produzido pela capacidade de carga de cada caminhão:
54000/9 = 6 caminhões.
19. (G1 -
ifsul 2017) Em uma indústria metalúrgica, 4
equipamentos operando 8 horas por dia durante 5 dias, produzem 4 toneladas de
certo produto. O número de dias necessários para produzir 3 toneladas do mesmo
produto por 5 equipamentos do mesmo tipo, operando 6 horas por dia é :
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
Resposta da
questão 19:[B]
Observe a tabela
com os dados:
Equipamentos
|
Horas
|
Dias
|
Produção
|
4
|
8
|
5
|
4
|
5
|
6
|
x
|
3
|
Note que:
1) O número de
equipamentos é inversamente proporcional ao número de dias, pois, quanto maior
o número de equipamentos na produção, menor o número de dias para realizar a
produção;
2) O número de
horas é inversamente proporcional ao número de dias, pois, quanto maior o
número de dias a ser utilizado na produção, pode-se diminuir o número de horas
de produção por dias;
3) A quantidade
de toneladas do produto produzido é diretamente proporcional ao número de dias,
ou seja, quanto mais dias operando, maior a produção.
Logo, aplicando a
regra de três composta: 5/x = 5/4 . 6/8 . 4/3 →
x = 4 toneladas.
20. (G1 -
ifsul 2017) Médicos recomendam o consumo moderado
de refrigerante, visto a quantidade elevada de açúcares presente nesse tipo de
bebida. Observe os dados nutricionais de uma lata de refrigerante, conforme
representado em tabela abaixo.
INFORMAÇÕES
NUTRICIONAIS
PARA
PORÇÃO DE 350 Ml (2 copos)
|
||
Quantidade
por porção
|
%
Valor diário
|
|
Valor
energético
|
149kcal = 624 kj
|
7
|
Açúcares
|
37g
|
12
|
Sódio
|
18mg
|
1
|
Considerando os dados da tabela, a quantidade aproximada de açúcares, em
gramas, presente em 1 litro desse refrigerante, é :
a) 105,7
b) 109,5
c) 117,3
d) 157,1
Resposta da
questão 20:[A]
De acordo com a
tabela, observa-se que 350ml de refrigerante possui 37g
de açucares,
logo, para analisarmos quantas gramas de açucares estão
presentes em um
litro 1000ml utilizamos a seguinte proporção:
350/37 = 1000/x ,
onde x representa a quantidade de gramas em um
litro
de refrigerante,
x ≈ 105,7g.
21. (G1 -
ifsul 2017) Visando economizar energia elétrica,
uma pessoa substituiu lâmpadas fluorescentes de 25 W por lâmpadas LED de 16 W.
Em termos
percentuais, a economia de energia elétrica, em cada troca de lâmpada, será de :
a) 25%
b) 32%
c) 36%
d) 41%
Resposta da
questão 21:[C]
Para obtermos o
percentual economizado, devemos calcular qual a
porcentagem que 16w representa dentro dos 25w. Logo, temos a seguinte
proporção:
25/100% = 16/x% , onde x representa a porcentagem
procurada, → x =
64%
Nesse sentido, 16W representa 645 dos 25W. Logo, devemos
apenas
subtrair as
porcentagens para obter o percentual relativo à economia:
100% - 64% = 36%.
22. (G1 -
ifsul 2017) As corridas com obstáculos são provas
de atletismo que fazem parte do programa olímpico e consistem em corridas que
têm no percurso barreiras que os atletas têm de saltar. Suponha que uma prova
tenha um percurso de 1000 metros e que a primeira barreira esteja a 25 metros
da largada, a segunda a 50 metros, e assim sucessivamente.
Se a última
barreira está a 25 metros da linha de chegada, o total de barreiras no percurso
é :
a) 39
b) 41
c) 43
d) 45
Resposta da
questão 22:[A]
Para obter o
número total de barreiras, basta dividir o tamanho total do
percurso pelo
espaço que cada barreira está uma da outra, ou seja,
1000 ÷ 25 = 40. Porém, como a última barreira está a 25 metros da linha de
chegada, deve-se
subtrair uma barreira, logo: 40 – 1 = 39 barreiras.
23. (G1 -
ifsul 2017) Segundo o Censo Demográfico de 2010,
a população das regiões do Brasil foi identificada conforme tabela abaixo:
Região
|
População
|
Norte
|
15865678
|
Nordeste
|
53078137
|
Sudeste
|
80353724
|
Sul
|
27384815
|
Centro-Oeste
|
14050340
|
Ordenando as
populações de forma crescente, as regiões ficariam assim elencadas:
a) Centro-Oeste, Nordeste, Norte,
Sudeste, Sul.
b) Centro-Oeste, Norte, Sul, Nordeste,
Sudeste.
c) Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Nordeste,
Norte.
d) Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Nordeste,
Norte.
Resposta da questão
23: [B]
Ordenando em
ordem crescente (menor valor ao maior valor):
14050340 >
15865678 > 27384815 > 53078137 > 80353724
Centro-Oeste,
Norte, Sul, Nordeste, Sudeste.
24. (G1 -
ifsul 2017) Considere as expressões numéricas
abaixo.
A = - 10 + 6 .
4 e
B = 25 - √64. É correto afirmar que o valor de A+B é :
a) 8
b) 16
c) 26
d) 38
Resposta da questão 24: [D]
Resolvendo as
expressões:
A = - 10 + 6.4 =
14 e
B = 25 - √64 = 24. Logo A + B = 38
25. (G1 -
ifsul 2017) O valor numérico da expressão E = (xy2-xy)/(x3-x),
para x = 4 e y = - 3, é :
a) - 1/5
b) 2/5
c) - 3/5
d) 4/5
Resposta da questão 25:[D]
Substituindo os
valores x = 4 e y = - 3 na
expressão temos:
E = [4 .(-3)2
– 4.(-3)]/(43- 4) = 48/60 = 4/5
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
A doença do
amor
Luiz Felipe
Pondé
Existe de fato amor romântico? Esta
é uma pergunta que ouço quando, em sala de aula, estamos a discutir questões
como literatura romântica dos séculos 18 e 19. 1Quando o público é
composto de pessoas mais maduras, a tendência é um certo ceticismo, muitas
vezes elegante, apesar de trazer nele a marca eterna do desencanto.
Quando o público é mais 2jovem
há uma tendência maior de crença no amor romântico. 3Alguns diriam
que 4essa crença é típica da idade jovem e inexperiente, assim como
crianças creem em Papai Noel.
Mas, em matéria de amor romântico,
melhor ainda do que ir em busca da literatura dos séculos 18 e 19 é ir 5à
fonte primária 6: a literatura europeia medieval, verdadeira fonte
do amor romântico. A literatura conhecida como amor cortês.
Especialistas no assunto, como o
suíço Denis de Rougemont, suspeitavam que a literatura medieval criou uma
verdadeira expectativa neurótica no Ocidente sobre o que seria o amor romântico
em nossas vidas concretas, fazendo com que 7sonhássemos com algo
que, na verdade, nunca existiu como experiência universal. 8Dos
castelos da Provence francesa do século 12 ao cinema de Hollywood, teríamos
perdido o verdadeiro sentido do amor medieval, que seria uma doença da qual
devemos fugir como o diabo da cruz.
Para além dos céticos e crentes, a
literatura medieval de amor cortês é marcante pela sua descrição do que seria
esse pathos amoroso. Uma doença, uma verdadeira desgraça para quem fosse
atingindo em seu coração por tamanha tristeza. André Capelão, autor da época
("Tratado do Amor Cortês", ed. Martins Fontes), sintetiza esse amor
como sendo uma 9"doença do pensamento". Doença essa que
podemos descrever como uma forma de obsessão em saber o que ela está pensando,
o que ela está fazendo nessa exata hora em que penso nela, com o que ela sonha
à noite, como é seu corpo por baixo da roupa que a veste, o desejo
incontrolável de ouvir sua voz, de sentir seu perfume. Mas a doença avança: sentir
o gosto da sua boca, beijá-10la por horas a fio.
11Mas, quando em público,
jamais deixe ninguém saber que se amam. Capelão chega a supor que desmaios
femininos poderiam ser indicativos de que a infeliz estaria em presença de seu
desgraçado objeto de amor inconfessável. A inveja dos outros pelos amantes,
apesar de 12condenados a 13tristeza pela interdição
sempre presente nas narrativas (casados com outras pessoas, detentores de
responsabilidades públicas e privadas), se dá pelo fato que se trata de uma
doença encantadora quando correspondida.
Nada é mais forte do que o desejo de
estar com alguém a quem você se sente ligado, mesmo que a milhares de
quilômetros de distância, sem poder trocar um único olhar ou toque com ela.
O erro dos modernos românticos teria
sido a ilusão de que esses medievais imaginariam o amor romântico numa escala
universal e capaz de 14conviver com um apartamento de dois quartos,
pago em cem anos.
Não, o amor cortês seria algo que
deveríamos temer justamente por seu caráter intempestivo e avassalador. Sempre
fora do casamento, teria contra ele a condenação da norma social ou religiosa
que, aos poucos, 15levaria as suas vítimas à destruição, psicológica
ou física.
Para os medievais, um homem
arrebatado por esse amor tomaria decisões que destruiriam seu patrimônio. A
mulher perderia sua reputação. Ambos viriam, necessariamente, a morrer por
conta desse amor, fosse ele em batalha, por obrigação de guerreiro, fosse
fugindo do horror de trair seu melhor amigo com sua até então fiel esposa. Ela
morreria eventualmente de tristeza, vergonha e solidão num convento, buscando a
paz de espírito há muito perdida. A distância física, social ou moral,
proibindo a realização plena desse desejo incessante como tortura cotidiana.
O poeta mexicano
Octavio Paz, que dedicou alguns textos ao tema, entendia que a literatura
medieval descrevia o embate entre virtude e desejo, sendo a desgraça dos
apaixonados a maldição de ter que 16pôr medida nesse desejo 17(nesse
amor fora do lugar), em meio à insuportável culpa de estar doente de amor.
Texto adaptado. Foi publicado em 16 de maio de 2016 na Folha
de S. Paulo. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizfelipeponde/2016/05/1771569-a-doenca-do-amor.shtml>.
Acesso em: 21 set. 2016.
26. (G1 -
ifsul 2017) Observando o segundo parágrafo do
texto A doença do amor, o número de
anagramas (qualquer permutação das letras de uma palavra de modo a formar ou
não novas palavras) que podemos formar com a palavra escrita imediatamente após
"idade", é :
a) 120
b) 24
c) 720
d) 20
Resposta da
questão 26:[A]
A palavra após
“idade” é a palavra “jovem”, que possui cinco letras distintas. Logo, o número
de anagramas que a palavra “jovem”
possui é: 5! = 120.
TEXTO PARA AS
PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
Utilize o
fragmento de texto abaixo para responder à(s) questão(ões).
O salário total ST(x) de um funcionário de certa empresa é composto de
duas partes, uma fixa no valor de R$ 1230,0 e outra que varia de acordo com a
função s(x) = 10x + det A, sendo x o tempo de serviço, em anos, do funcionário
na empresa, com
27. (G1 -
ifsul 2017) O salário total do funcionário que
trabalha há três anos nesta empresa é :
a) R$ 1296,00
b) R$ 1324,00
c) R4 1318,00
d) R$ 1300,00
Resposta da
questão 27: [C]
Para obter o
salário de um funcionário que trabalha há três anos basta
calcular ST(x) = 7x2 + 8x + 1231→ ST(3)
= 7(3)2 + 8(3) + 1231→ 1318 reais
28. (G1 -
ifsul 2017) A função que descreve o salário total
do funcionário é :
a) ST(x) = 7x2
+ 8x + 1231
b) ST(x) = 7x2
+ 10x + 1230
c) ST(x) = 7x2
+ 10x + 1231
d) ST(x) = 7x2
+ 8x + 1230
Resposta da
questão 28:[A]
Para obter a
função que descreve o salário total do funcionário, basta calcular o valor do
determinante da matriz e somá-lo ao salário fixo. Desta forma, utilizando o
Método de Sarrus para o cálculo de determinantes, tem-se que:
Somando s(x) + 1230
para obter ST(x) temos:
ST(x) = 10x + detA +
1230 → ST(x) = 7x2 + 8x + 1231
29. (G1 - ifsul 2017) O
gráfico abaixo apresenta a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais
de idade, por sexo, no Brasil.
De acordo com o gráfico, analise as seguintes
afirmações:
I. O número de homens analfabetos em 2007 é menor
do que em 2009.
II. O número de mulheres analfabetas diminui de
2007 a 2015.
III. O número de analfabetos em 2009 é maior do que
em 2011.
Estão corretas as afirmativas
a) I
e III apenas.
b) I
e II apenas.
c) II
e III apenas.
d) I,
II e III.
Resposta
da questão 29: [C]
[I] Incorreta. É maior. Note que o ano de
2007 está muito mais acima da linha de referência que o ano de 2009.
[II] Correta. Note que o ano de 2007 está acima da
linha de 9,0 e o ano de 2015 está abaixo.
[III] Correta. Note que o ano de 2009 está acima da
linha de 9,0 e o ano de 2011 está abaixo.
30. (G1 - ifsul 2017) Analisando
os conteúdos nos quais os alunos possuem maiores dificuldades de aprendizagem
em uma escola com 500 alunos, percebeu-se que: 208, têm dificuldades de
aprendizagem em matemática; 198, em português; 154, em física; 62, em
matemática e física; 38, em português e física; 52, em matemática e português e
20 têm dificuldades nas três disciplinas. Por esse viés, o número de alunos que não tem
dificuldades em nenhuma dessas disciplinas é de
:
a) 92
alunos.
b) 72
alunos.
c) 60
alunos.
d) 20
alunos.
Resposta
da questão 30: [B]
Utilizando o diagrama de Venn temos:
Subtraindo o total de cada matéria pelas
intersecções temos:
Logo, somando todos os valores e
subtraindo 500 temos: 500 – 428 = 72
31. (G1 - ifsul 2017) Em
uma disciplina, o número de alunos reprovados por ano é descrito pela função g(t),
em que t é dado em anos. Considerando f(g(t)) = √(2t + 1) e f(t) = √(t - 2), é
possível afirmar que a função g(t) é :
a) g(t)
= 2t + 3
b) g(t)
= √(2t + 3)
c) g(t)
= 2t - 3
d) g(t)
= √(2t - 3)
Resposta
da questão 31:[A]
Aplicando g(t) em f(t) temos: f(t) = √(t - 2) →
f(g(t)) = √(g(t) - 2) → √(2t + 1) =
√(g(t) - 2)
Elevando ambos lados ao quadrado para
extrair as raízes temos:
2t + 1 = g(t) – 2 → g(t) = 2t + 3
32. (G1 - ifsul 2017) Na
última páscoa, a direção de um campus do IFSul solicitou que cada servidor
doasse caixas de bombons para serem entregues a 16 000 alunos de baixa renda
das escolas da região. Supondo-se que o primeiro servidor doou uma caixa; o
segundo doou 2, o terceiro, 4 e assim sucessivamente até o décimo quinto
servidor, é possível afirmar que o total de caixas de bombons arrecadadas foi suficiente
para doar exatamente :
a) uma
para cada aluno.
b) duas
para cada aluno.
c) uma
para cada aluno e ainda sobraram 767 caixas de bombons.
d) duas
para cada aluno e ainda sobraram 767 caixas de bombons.
Resposta
da questão 32:[D]
De acordo com as doações, as doações
seguem um padrão de
progressão geométrica, assim, basta obter
a soma desta progressão de
primeiro termo a1 = 1, e
razão r = 2 temos: S15
= a1(rn - 1)/(r - 1) =
1.(2n - 1)/(2 - 1) = (2n
- 1)/1= 32767 caixas de bombom
doadas.
Logo, cada aluno receberá duas caixas (2
. 16000 = 32000 e sobrarão 767
caixas.
33. (G1 - ifsul 2017) As
idades de um casal são caracterizadas por dois números naturais desconhecidos, x
e y. A soma das idades desse casal é de 64 anos e a diferença das idades é de 2
anos.
Dessa forma, é correto afirmar que o produto das
idades é :
a) 1021
b) 1022
c) 1023
d) 1024
Resposta
da questão 33:[C]
Admitindo a situação temos o seguinte
sistema: x + y = 64 e x – y = 2,
2x = 66 → x = 33 e y = 31.
Obtendo o produto temos: xy = 31.33 =
1023
34. (G1 - ifsul 2017) O
número de anagramas distintos que podemos formar com o termo DIREITO é :
a) 5040
b) 2520
c) 120
d) 7
Resposta
da questão 34:[B]
Como a palavra DIREITO possui sete letras
com a letra I repetida duas
vezes, basta aplicar a fórmula da
permutação com repetições. Logo:
P72 = 7!/2! =
5040/2 = 2520 anagramas.
35. (G1 -
ifsul 2017) Considerando o termo “neves”, podemos afirmar que a
probabilidade de escolhermos uma letra ao acaso deste termo e esta ser uma
vogal é :
a) 1/4
b) 1/2
c) 1/5
d) 2/5
Resposta da questão 35: [D]
Basta dividirmos o número de ocorrências,
pelo número total de letras. Neste caso, tem-se apenas a vogal “e” que aparece
duas vezes em uma palavra de cinco letras, logo: P = 2/5
36. (G1 - ifsul 2017) Após
trabalhar os conteúdos de área e volume de figuras espaciais, o professor de
matemática sugeriu um exercício, utilizado por Técnicos em Mecânica, para que
os alunos percebessem uma das aplicações desses conteúdos. Nesse contexto,
solicitou para os alunos calcularem o módulo do resfriamento de um cilindro.
Sabendo-se que o módulo do resfriamento é a divisão
do volume total do cilindro pela sua área total, afirma-se que o módulo do
resfriamento do cilindro fechado (com tampa) da figura abaixo é :
a) 169,56 cm
b) 54
cm
c) 1,2
cm
d) 1
cm
Resposta
da questão 36:[D]
Sabendo que o volume é dado pelo produto
entre a área da base e a altura
temos: V = 32.π.6 = 54π.
E a área total é a soma da área lateral
(retangular) e as áreas da base e
superior (áreas de um círculo) temos: A =
2.π.3.6 + 2.π.32 = 54π.
Dividindo: 54π/54π = 1
37. (G1 - ifsul 2017) Na
reta a seguir, a distância entre quaisquer dois pontos consecutivos é a mesma.
Considerando que a unidade de medida de x é em
metros, o valor da distância é :
a) 4
m
b) 5
m
c) 6
m
d) 7
m
Resposta
da questão 37:[A]
Como a distância entre quaisquer dois
pontos consecutivos é a mesma,
podemos subtrair os pontos da seguinte
maneira:
3x – 2x = x2 – 3x →x2
– 4x = 0 → x' = 0 e x'' = 4
Como a distancia é necessariamente maior
que zero temos: x = 4 metros.
38. (G1 - ifsul 2017) Três
lotes residenciais têm frente para a rua dos Álamos e para a rua das
Hortênsias, conforme a figura a seguir.
As fronteiras entre os lotes são
perpendiculares à rua das Hortênsias. Qual é a medida, em metros, da frente do
lote A para a rua dos Álamos, sabendo-se que as frentes dos três lotes somadas
medem 135 metros ?
a) 55
b) 65
c) 75
d) 85
Resposta da questão 38:[C]
Considere a situação descrita:
Como sabemos que x + y + z = 135 metros,
aplicando o teorema de Talles
temos a seguinte proporção: 90/135 = 50/x
→ x = 75.
39. (G1 - ifsul 2017) Em
uma escola, o professor de matemática levou seus alunos para o pátio e
solicitou que cada um observasse em sua volta e posteriormente elaborasse um
exercício envolvendo o conteúdo de geometria com o que haviam avistado. Um dos
exercícios construído foi o cálculo da área de uma nuvem formada por três
semicírculos idênticos conforme a figura abaixo.
Para desenvolver o cálculo, foi utilizado π = 3,14.
Com isso, afirma-se que a área da nuvem é aproximadamente :
a) 90,88 cm2
b) 84,44 cm2
c) 64,88 cm2
d) 61,44 cm2
Resposta
da questão 39:[D]
Considere a situação:
Desta maneira, a área da nuvem será dada
pela área dos três semicírculos de raio 5 centímetros somadas com a área do trapézio
interior. Porém, deve-se obter a altura h do trapézio através do teorema de Pitágoras, logo:
hip2
= cat2 + cat2 → 52 = h2 + 32
→ 25 = h2 + 9 → h2 = 25 – 9 → h = 4 cm
Desta maneira, a área da nuvem é dada
por:
A = 3.πr2/2 + (B + b)h/2 = 3.π.(5/2)2/2
+ (11 + 5)4/2 = 3.3,14.25/8 + (11 + 5)4/2
A = 29,43 + 32 = 61,43 cm2
40. (G1 - ifsul 2017) A
figura a seguir representa a sala de estar de um apartamento.
A quantidade mínima necessária de piso flutuante,
em metros quadrados, para cobrir todo o chão da sala é:
a) 20
b) 21
c) 22
d) 23
Resposta
da questão 40:[D]
De acordo com a figura temos:
Assim, basta calcular a área em metros
quadrados. A área será dada pela soma dos dois retângulos. Logo: 5.4 + 3.1 = 20
+ 3 = 23 m2
41. (G1 - ifsul 2017) Um
objeto de decoração tem a forma de um pentágono
regular, apresentando todas as suas diagonais. Sabe-se que cada diagonal foi
pintada de uma cor diferente das demais. Então, qual é o número de cores
diferentes que foram utilizadas na pintura de tais diagonais?
a) 5
b) 6
c) 8
d) 9
Resposta
da questão 41:[A]
Contando as diagonais temos:
Cinco diagonais.
42. (G1 - ifsul 2017) De
uma forma criativa, após um exame, o professor entregou as notas expressas por
números complexos aos seus alunos. Para cada aluno descobrir sua nota, era
necessário calcular o módulo (observe que o módulo de um número complexo z = a
+ bi é calculado por |z| = √(a2 + b2) do número complexo
descrito no seu exame.
Dessa forma, as notas representadas pelos números
complexos
N1 = 4.(cos2π/3 + i.sen2π/3), N2
= 3.(cos5π/6 + i.sen5π/6) e
N3 = (5/2 + i).(1/2 - i) – 3i/4 aproximados são, respectivamente,
a) 4;
3 e 3,5
b) 3;
4 e 3,5
c) 3;
4 e 5
d) 4;
3 e 5
Resposta da questão 42:[A]
Observa-se que as notas N1 e N2
estão representadas na forma
trigonométrica, assim, os valores 4 e 3 são os valores
dos módulos e
consequentemente das notas.
Nota-se que um número complexo
representado na forma trigonométrica
é z = |z|.(cosƟ + i.senƟ).
Logo, basta calcular o módulo de N3 .
N3 = (5/2 + i).(1/2 - i) – 3i/4 = 5/2.1/2 –
5i/2 + i/2 – i2 – 3i/4 = 5/4 – 11i/4 + 1 →
N3 = 9/4 – 11i/4 → | N3
| = √[(9/4)2 + (11/4)2] ≈ 3,5
43. (G1 - ifsul 2017) Para
se fabricar 20 camisas iguais são necessários 30 metros de um certo tecido.
Quantos metros do mesmo tecido serão necessários para fabricar 50 camisas
iguais às citadas?
a) 45
b) 55
c) 65
d) 75
Resposta
da questão 43:[D]
Segundo a situação temos a seguinte
proporção: 20/30 = 50/x →
20x = 1500 → x = 75 metros.
44. (G1 - ifsul 2017) Segundo
uma pesquisa realizada em uma determinada cidade, numa população de 6000
habitantes foi estimado que 1920 pessoas são aposentadas.
Qual é a porcentagem de aposentados nessa cidade?
a) 31%
b) 32%
c) 33%
d) 34%
Resposta
da questão 44:[B]
Basta dividirmos o numero de aposentados
pelo número total da
população: 1920/6000 = 0,32 = 32%
45. (G1 - ifsul 2017) A
figura a seguir representa a área de um jardim com o formato de um triângulo
retângulo isóscele. Nele deverá ser colocada uma tela para cercar totalmente o
terreno.
Considerando os dados apresentados, quantos metros
de tela, no mínimo, serão necessários?
a) 4√2 + 2
b) 2√2 + 2
c) 4√2
d) 2√2
Resposta
da questão 45:[B]
Do fato do triangulo ser isósceles, os
dois outros ângulos serão de 450 e
então, basta aplicar o teorema de
Pitágoras para obter o valor dos dois
lados que serão iguais. Logo: sen 450
= cos 450 = √2/2 → cat. = √2
Obtendo o perímetro (soma de todos os
lados) temos: 2 + √2 + √2 =
= 2 + 2√2
46. (G1 - ifsul 2017) Para
assar um peru são necessários 12 minutos para aquecer o forno e mais 22 minutos
para assar um quilo de peru. Sabendo-se que o forno está frio, é correto
afirmar que o tempo mínimo, em minutos, para assar um peru de 3,5 kg é de :
a) 79
b) 89
c) 99
d) 109
Resposta
da questão 46:[B]
Temos que somar o tempo de aquecimento do
forno mais o produto do
tempo de cada quilo com o total de quilos
do peru, logo: 12 + 3,5.22 = 89
minutos.
47. (G1 - ifsul 2017) O
valor numérico da expressão x4 – 2x2 + 3, quando x = 1/√2, é :
a) 3/16
b)√2/2
c) 9/4
d) (2√2)/3
Resposta da questão 47:[C]
Substituindo, temos: x4 – 2x2
+ 3 = (1/√2)4 – 2(1/√2)2 + 3 = 1/4 - 1 + 3 = 9/4
muito bom gostei da resposta pois e muioto espricativa e tem a resposta certa porque nas outras perguntas nao tinha resposta
ResponderExcluirOi, boa tarde.
ResponderExcluirFico feliz por lhe ter ajudado.
Prof. Bolinha
Muito Bom! Parabéns!!!
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