1.
Para assar um frango, são necessários 15 minutos
para aquecer o forno e mais 12 minutos para assar cada meio quilo de frango.
Paula comprou um frango de 2,5 kg. A que horas ela deve ligar o forno para que
o frango fique pronto às 20 horas?
A) 18h
B) 18h15min
C) 18h30min
D) 18h45min
E) 19h
Vejamos :
15 minutos para o forno + 12 minutos x 5(5x0,5 kg de
frango) = 75 minutos
20 horas – 75 minutos = 20 horas – 1 hora e 15 minutos
= 18 hs e 45 minutos
2.
Juntas, Clara e Josefina realizaram
certo trabalho, pelo qual Clara recebeu, a cada hora, R$ 8,00 a mais do que
Josefina. Se, pelas 55 horas que ambas trabalharam, receberam o total de R$ 1
760,00, a parte dessa quantia que coube a Clara foi :
A) R$ 660,00.
B) R$ 770,00.
C) R$ 990,00.
D) R$ 1 100,00.
E) R$ 1 250,00.
Vejamos :
Clara e Josefina realizaram certo trabalho em 55 horas
Clara recebeu, a cada hora, R$ 8,00 a mais do que Josefina e receberam
juntas total de R$ 1 760,00 → 55(x + 8) + 55x = 1760 →
55x + 440 + 55x = 1760 → 110x + 440 = 1760 → 110x = 1320 → x = 12
A quantia que coube a Clara foi → 55(x +
8) = 55(12 + 8) = 55.20 =
R$ 1100,00
3.
Os alunos Mauro, Natanael e Francisco
desejam formar um grupo para compor uma chapa para a eleição do grêmio da
escola. Considerando X o conjunto formado pelos alunos que comporão essa chapa,
quantos alunos ainda devem ser adicionados a esta para que seja possível formar
32 subconjuntos do conjunto X?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
Vejamos:
Como os alunos Mauro, Natanael e Francisco, desejam formar
um grupo
capaz de apresentar 32 subconjuntos e para que isso ocorra seria
necessário que o grupo possuisse 5
elementos (25 = 32), então faltam
duas pessoas
para compor a chapa.
4.
Antes da adoção do Sistema
Internacional de Medidas, era comum no Brasil e em Portugal usarem a légua como
unidade de medida de comprimento. Durante o decorrer da história, existiram
várias definições para léguas; entre elas, duas se destacam:
– Légua terrestre
antiga: equivale a 240.000 polegadas.
– Légua caipira:
equivale à distância percorrida por uma pessoa a pé, durante uma hora.
Considerando que 1 polegada equivale a 2,75 cm e que a
velocidade média da caminhada de uma pessoa é de 6 km/h, calcule a distância
percorrida por uma pessoa que andou 10 léguas, em quilômetros, nessa viagem,
considerando as léguas terrestres antigas e as léguas caipiras. A diferença
entre essas distâncias será de :
A) 3 km.
B) 4 km.
C) 5 km.
D) 6 km.
E) 7 km.
Vejamos :
Se a légua terrestre antiga equivale a
240.000 polegadas, então 10 léguas
equivale a 2.400.000 polegadas ou 2.400.000
x 2,75 cm ou 6.600.000 cm
ou 66 km.
Se a légua caipira equivale à distância
percorrida por uma pessoa a pé,
durante uma hora, então 10 léguas equivale
a 6 km/h x 10 = 60 km/h ou
seja 60 km.
A diferença
portanto será 66 – 60 = 6 km
5.
Alunos de um curso de engenharia
desenvolveram um robô “anfíbio” que executa saltos somente nas direções norte,
sul, leste e oeste. Um dos alunos representou a posição inicial desse robô, no
plano cartesiano, pela letra P( -1,1 ). A direção norte-sul é a mesma do eixo
y, sendo que o sentido norte é o sentido de crescimento de y, e a direção
leste-oeste é a mesma do eixo x, sendo que o sentido leste é o sentido de
crescimento de x. Em seguida, esse aluno deu os seguintes comandos de
movimentação para o robô: 4 norte, 2 leste e 3 sul, nos quais os coeficientes
numéricos representam o número de saltos do robô nas direções correspondentes,
e cada salto corresponde a uma unidade do plano cartesiano. Depois de realizar
os comandos dados pelo aluno, a posição do robô, no plano cartesiano, será :
A) (0; 2).
B) (0; 3).
C) (1; 2).
D) (1; 4).
E) (2; 1).
Posiçao inicial P(- 1, 1) ; 10 Movimento A(- 1,5) ; 20
Movimento B(1, 5)
30 Movimento C(1, 2)
6.
Um avô dividiu sua coleção de carros em
miniatura entre seus três netos. Ao primeiro, deu a metade dos carros mais
trinta unidades. Ao segundo, a metade do que restava mais 25. Ao terceiro,
metade do que restava mais 10 carros, ficando ainda o avô com 5 carros, dos
quais gostava demais. O número de carros que esse avô possuía era :
A) 250.
B) 260.
C) 270.
D) 280.
E) 290.
Vejamos :
Quantidade
de carros = x
Ao
primeiro, deu a metade dos carros mais trinta unidades → x/2 + 30 =
(x + 60)/2.
Ao
segundo, a metade do que restava mais 25 → [x - (x + 60)/2]/2 + 25 →
(2x – x -
60)/4 + 25 → (x - 60 + 100)/4 → (x+40)/4
Ao
terceiro, metade do que restava mais 10 carros →
[x - (x +
60)/2 - (x+40)/4]/2 + 10 → [4x - 2x - 120 – x - 40 + 80]/8 → (x - 80)/8
Ficando ainda o avô com 5 carros → x - (x + 60)/2 - (x+40)/4 - (x - 80)/8 = 5
8x - 4x – 240 – 2x – 80 – x + 80 = 40 → x –
240 = 40 → x = 280
7.
Um robô, caminhando em linha reta,
parte de um ponto A em direção a um ponto B, que distam entre si cinco metros.
Ao chegar ao ponto B, gira novamente 60° à esquerda e caminha mais cinco
metros, repetindo o movimento e o giro até retornar ao ponto de origem. O
percurso do robô formará um polígono regular de :
A) 10 lados.
B) 9 lados.
C) 8 lados.
D) 7 lados.
E) 6 lados.
Vejamos :
Como ele vai
andar sempre 5 m e girar 600 no sentido anti-horário, o polígono
será regular de ângulo inscrito 1200
Sabendo que o
ângulo inscrito pode ser obtido através da expressão
ai =
1800(n - 2)/n, entao 1800(n
- 2)/n = 1200 → 180n - 360 = 120n → n = 6
8.
Em uma de suas viagens de fim de
semana, a terça parte de um grupo de motoqueiros se hospedou na pousada Recanto
do Guerreiro. A quinta parte desse grupo se hospedou numa outra chamada Sono
Tranquilo. O triplo da diferença entre esses dois totais se hospedou na casa de
amigos e os três motoqueiros restantes resolveram continuar a viagem sozinhos
até a cidade vizinha. Qual o total de motoqueiros do grupo?
A) 25
B) 30
C) 35
D) 40
E) 45
Vejamos :
Grupo de
motoqueiros = x pessoas
Pousada
Recanto do Guerreiro = x/3
Pousada
Sono Tranquilo = x/5
O triplo
da diferença entre esses dois totais se hospedou na casa de amigos = 3(x/3 - x/5)
Motoqueiros restantes resolveram continuar a viagem sozinhos = 3
x/3 + x/5 + 3(x/3 - x/5) + 3 = x → x/3 + x/5 + x - 3x/5 + 3 = x →
x/3 + x/5 - 3x/5 = - 3 → 5x + 3x - 9x = - 45 → x = 45
pessoas
9.
A disputa de saltos ornamentais
sincronizados foi incluída no programa das Olimpíadas apenas na edição de 2000,
em Sydney, na Austrália. A saltadora Juliana Veloso, maior nome da história do
esporte no país com três medalhas em Jogos Pan-Americanos, já admitiu à
imprensa ter fraturado mais de 20 ossos durante treinamentos de saltos
ornamentais. No salto da plataforma de 10 m, os atletas chegam a alcançar uma
velocidade de 55 km/h ao atingirem a superfície da água. Uma das regras dos
saltos ornamentais é que a superfície da água seja mantida sempre em movimento.
O objetivo é que o saltador possa enxergá-la antes de mergulhar. Em um dos seus
saltos, um atleta resolve inovar e tenta realizar um salto que ainda não havia
tentado devido ao seu grau de dificuldade. Trata-se de um salto onde o atleta
dá duas voltas e meia no ar antes de entrar de costa na água. Se o atleta
conseguir realizar o salto, o valor do cosseno do ângulo que ele terá descrito
durante a manobra, em graus, será de :
A) – 1.
B) 0.
C) 1.
D) 1/2
E) √2/2
Vejamos :
Trata-se de um salto onde o atleta dá duas voltas e meia no ar antes de
entrar de costa na água → ângulo de 2,5x3600 = 9000
cosseno de 9000
= cos 1800 = - 1
10. No colégio municipal, em uma turma com 40
alunos, 14 gostam de Matemática, 16 gostam de Física, 12 gostam de Química, 7
gostam de Matemática e Física, 8 gostam de Física e Química, 5 gostam de
Matemática e Química e 4 gostam das três matérias. Nessa turma, o número de
alunos que não gostam de nenhuma das três disciplinas é :
A) 6.
B) 9.
C) 12.
D) 14.
E) 15.
Vejamos :
Através de um diagrama podemos concluir que :
x + 6 + 3 + 1 + 4 + 4 + 5 + 3 = 40 → x = 40 – 26 → x = 14
11. Uma imobiliária exige dos novos locatários de
imóveis o pagamento, ao final do primeiro mês no imóvel, de uma taxa, junto com
a primeira mensalidade de aluguel. Rafael alugou um imóvel nessa imobiliária e
pagou R$ 900,00 ao final do primeiro mês. No período de um ano de ocupação do
imóvel, ele contabilizou gastos totais de R$ 6 950,00 com a locação do imóvel.
Na situação descrita, a taxa paga foi de :
A) R$ 450,00.
B) R$ 250,00.
C) R$ 300,00.
D) R$ 350,00.
E) R$ 550,00.
Vejamos :
Primeiro mês →
aluguel + taxa → x + y = 900
Em um ano → 900
+ 11x = 6950 → 11x = 6950 – 900 → 11x = 6050
x = R$ 550,00 → y = R$ 350,00
12. Sete pessoas criaram, no início do ano, um
clube. Um dos regulamentos de seu regimento interno prevê que cada sócio pode
apresentar, no máximo, dois novos sócios ao final de cada ano. A expressão que
permite calcular o número máximo de sócios, após decorrerem n anos, é :
A) 7 . 3n
B) 7 . 2n
C) 7 + 2n
D) 2 . 7n
E) 3 . 7n + 7
Vejamos :
Observe a
sequência → 7 sócios → 7 + 7.2 = 21
sócios , 21 + 21.2 = 63
sócios e
assim sucessivamente, ou seja (7, 21,
63, .... )
Portanto a expressão
que permite calcular tal sequência é 7.3n
13. Na classificação de Robert H. Whittaker, os
seres vivos foram agrupados nos reinos Monera, Protista, Fungi,
Plantae e Animalia. A esse respeito, considere os seguintes
conjuntos de reinos A = {Monera, Protista, Fungi}, B = {Plantae,
Animalia, Fungi}, C = {Animalia, Protista, Fungi}
e uma lista de indivíduos que os representam formada por {bactérias, levedura,
samambaia, cogumelo, algas microscópicas, caracol, esponja, musgo}. Diante do
exposto, conclui-se que todos os indivíduos que pertencem aos reinos que estão
no conjunto complementar de (A ∩ B) – C
são :
A) bactérias, musgo e
samambaia.
B) bactérias e algas
microscópicas.
C) samambaia e musgo.
D) samambaia, musgo e
algas microscópicas.
E) caracol e esponja
Vejamos :
Reinos : Monera, Protista, Fungi,
Plantae e Animalia.
A = {Monera, Protista, Fungi},
B = {Plantae, Animalia, Fungi},
C = {Animalia, Protista, Fungi}
Reino Monera = {bactérias}
Reino Protista = {algas microscópicas}
Reino Fungi = {levedura, cogumelo}
Reino Plantae = {musgo, samambaia}
Reino Animalia = {esponja, caracol}
C(A ∩
B) – C = [{Animalia, Protista,
Fungi, Monera, Plantae} - {Fungi}] - C
{Animalia, Protista, Monera, Plantae } – {Animalia, Protista,
Fungi} =
{Monera, Plantae } = bactérias, musgo, samambaia
14. Quando estava alimentando seu pássaro, o
senhor Passaredo, por um descuido, esqueceu a porta da gaiola aberta e seu
pássaro voou para fora de sua propriedade. Quando foi procurá-lo, sob um ângulo
de 30º, o avistou no topo de uma árvore. Aproximando-se 20 metros da árvore,
ele passa a vê-lo sob o ângulo de 60º. Desprezando a altura do senhor
Passaredo, a altura aproximada de onde seu pássaro está em relação ao solo, em
metros, é de (Dado: √3= 1,7)
A) 0,7.
B) 1,7.
C) 2,8.
D) 7,0.
E) 17,0.
Vejamos :
tg 300 = H/(20 + x) = √3/3 → 3H = √3(20 + x) e tg
600 = H/x = √3 → H = x√3
Substituindo, vem 3x√3 = 20√3 + x√3 → 3x√3 - x√3 = 20√3 → 2x√3 = 20√3 →
2x = 20 → x = 10 m → H = x√3 → H = 10√3 → H = 10.1,7 → H = 17 m
15. Em uma região plana, um topógrafo vê, ao
longe, uma torre de transmissão segundo um ângulo de 30º. Após caminhar uma
distância de 50 m em direção à torre, ele passa a vê-la segundo um ângulo de
60º. A altura da torre é, aproximadamente, de (Dado: √3= 1,7 )
A) 43 m.
B) 46 m.
C) 49 m.
D) 51 m.
E) 55 m.
Vejamos :
tg 300 = H/(50 + x) = √3/3 → 3H = √3(50 + x) e tg
600 = H/x = √3 → H = x√3
Substituindo, vem 3x√3 = 50√3 + x√3 → 3x√3 - x√3 = 50√3 → 2x√3 = 50√3 →
2x = 50 → x = 25 m → H = x√3 → H = 25√3 → H = 25.1,7 → H = 42,5 m
16. A tela do monitor de certo computador é um
retângulo com o comprimento igual ao dobro da altura. Dado que a altura, em
centímetros, é representada por um número natural, pode-se concluir que a
medida, em centímetros, da diagonal desse monitor é representada por um número :
A) natural ímpar.
B) natural par.
C) racional não inteiro.
D) irracional.
E) maior que a soma do
comprimento e da altura.
Vejamos :
Comprimento (x) = dobro da altura (y) → x = 2y
Diagonal → d2 = x2 + y2
→ d2 = (2y)2 + y2 → d2 = 5y2
→ d = √2y2 → d = √2y.
Como y é um
número natural então d = √2y
será irracional
17. A mostra “Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição”
recriou o famoso castelo, em homenagem ao programa infantil da TV Cultura, o
qual completou 20 anos do início de sua veiculação em 2014. Essa mostra foi
inaugurada em julho, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na cidade de
São Paulo, obtendo enorme sucesso de público. Os ingressos, vendidos na
bilheteria do Museu, são de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Para menores
de cinco anos, o ingresso é gratuito. Admita que, no dia da inauguração da
exposição:
– ingressaram 1 700 visitantes;
– entre esses visitantes, 150 eram menores de cinco
anos;
– a arrecadação total foi de R$ 12 500,00;
– todos os visitantes pagantes adquiriram os ingressos
exclusivamente na bilheteria do MIS;
– com exceção das crianças menores de 5 anos, os demais
visitantes pagaram ingresso.
Assim sendo, a quantidade de visitantes que pagaram
meia-entrada nesse dia foi de :
A) 600 pessoas.
B) 650 pessoas.
C) 700 pessoas.
D) 750 pessoas.
E) 800 pessoas.
Vejamos :
Os ingressos, são de R$ 10,00 (inteira = x) e R$ 5,00 (meia = y). Para
menores de cinco anos (z), o ingresso é gratuito.
Como ingressaram 1 700 visitantes, então x + y + z = 1700
Entre esses visitantes, 150 eram menores de cinco anos, então
x + y + 150 = 1700 → x + y = 1550
A arrecadação total foi de R$ 12 500,00 → 10x + 5y =
12500
Resolvendo o sistema, vem 10(1550 - y) + 5y = 12500 → 15500 - 10y + 5y =
12500 → - 5y = 12500 – 15500 → - 5y = -3000 → y = 600 pessoas
18. Dispõe-se de 900 frascos de um mesmo tipo de
medicamento e pretende-se dividi-los entre X setores de certo hospital. Sabendo
que, se tais frascos fossem igualmente divididos entre 3 setores a menos, cada
setor receberia 15 frascos a mais do que o previsto inicialmente. Então X é um número :
A) menor do que 20.
B) maior do que 50.
C) quadrado perfeito.
D) primo.
E) par.
Vejamos :
900 frascos
divididos entre X setores resultam por setor y → 900/X = y
900 frascos
divididos entre (X - 3) setores resultam por setor (y + 15) →
900/(X - 3) = (y
+ 15) .
Substituindo vem
900/(X - 3) = (900/X) + 15 → 900X = 900(X - 3) + 15X(X - 3)
900X = 900X -
2700 + 15X2 - 45X → 15X2 - 45X – 2700 = 0 (: 15)
X2 -
3X – 180 = 0 → ∆ = 9 + 720 = 729 → x = (3 ± 27)/2 →x = 15 ou x = - 12(?)
19. Um piscicultor cria alevinos em um tanque de
2 500 litros. Para garantir o desenvolvimento dos peixes, o piscicultor
necessita que a salinidade da água do tanque seja de 18 gramas de sal por
litro. Nesse tanque, foram misturadas água salobra com 25,5 gramas de sal por
litro e água doce com 0,5 grama de sal por litro. A quantidade, em litros, de
água salobra e doce que deve estar presente no tanque é de, respectivamente,
A) 2 370 e 130.
B) 2 187,5 e 312,5.
C) 1 750 e 750.
D) 1 562,5 e 937,5.
E) 1250 e 1250
Vejamos :
Como o tanque
possui 2500 litros e a salinidade deve ser de 18gramas de sal por litro, então deveremos ter 45000 g de sal.
Nesse tanque, foram misturadas água salobra(x litros) com 25,5 gramas de
sal por litro e água doce(y litros) com 0,5 grama de sal por litro, portanto
25,5x + 0,5y = 45000 e x + y = 2500.
Resolvendo o sistema, vem 25,5x +
0,5(2500 - x) = 45000
25,5x + 1250 – 0,5x =
45000 → 25x = 43750 → x = 1750 l e y = 750 l
20. Sabe-se que uma caixa-d’água nunca fica
completamente cheia por causa da posição do cano de entrada. Nesse caso, os
últimos 10 cm da altura do reservatório ficam vazios. Por questão de segurança,
o corpo de bombeiros pede que a posição do cano de saída fique a uma altura de
20 cm, pois a água reservada no fundo pode ser usada em um eventual incêndio.
Se as dimensões de uma caixa-d’água são 2,50 m, 4,00 m e 1,80 m, então a
capacidade de uso, em litros, dessa caixa-d’água, que tem a forma de um
paralelepípedo, é :
A) 1 500
B) 1 800
C) 15 000
D) 17 000
E) 18 000
Vejamos :
Se as dimensões de uma caixa-d’água são 2,50 m, 4,00 m e 1,80 m e por
questão de segurança deve-se liberar 20 cm e 10 cm, então o volume será
calculado por V = 2,5 x 4 x (1,8 – 0,2 – 0,1) = 2,5 x 4 x 1,5 = 15 m3
ou
V = 15000
litros
Professor, boa noite! Próximo ao vestibular de medicina da UEFS, quais assuntos de matemática você indica revisar? Em relação a quais assuntos mais caem...
ResponderExcluirDani, bom dia.
ResponderExcluirA prova da UEFS é clássica, ou seja nao muda muito e cobra um pouco de cada assunto.
Vc deverá focar em PA,PG, Trigonometria, Geometria Plana, Espacial e Analítica, Porcentagem, Estatística, Matriz, Determinante, Análise Combinatória, Probabilidade e Logarítmo. Geralmente é uma questao de cada assunto. Sugiro resolver as provas de 2015, 2016 e 2017, todas estao no blog.
Qualquer dúvida, estarei aqui.
Prof. Bolinha