1. (G1 - ifpe 2017)
Sabendo que a
parábola da função real f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são
constantes reais, passa pelos pontos (- 3,- 2), (-1, 2) e (0, 7), determine o
valor de f(1).
a) 10
b) 14
c) 7
d) -7
e) -14
Resposta
da questão 1: [B]
Como
f(x) = ax2 + bx + c passa pelos pontos (0, 7), (- 3,- 2) e (-1, 2),
entao :
Para
(0, 7) → f(0) = a(0)2 + b(0) + c = 7 → c = 7
Para
(- 3,- 2) → f(-3) = a(-3)2 + b(-3) + 7 = - 2 → 9a – 3b = - 9 → 3a – b = - 3
Para
(- 1,2) → f(-1) = a(-1)2 + b(-1) + 7 = 2 → a – b = - 5 → a = b - 5
Resolvendo
o sistema, 3(b - 5) – b = - 3 → 3b – 15 – b = - 3 → 2b = 12
b
= 6 → a = 6 – 5 → a = 1 → f(x) = x2 + 6x +
7
Portanto
f(1) = (1)2 + 6.1 + 7 = 14
2. (G1 - ifpe 2017)
Lopes é aluno
do curso de Artes Visuais do campus
Olinda e, entre uma aula e outra, gosta de desenhar ladrilhos
triangulares conforme a figura.
Seguindo o padrão, quantos triângulos pretos Lopes
desenhará no ladrilho de número 10 ?
a) 2048
b) 256
c) 1024
d) 512
e) 100
Resposta
da questão 2:[D]
Visto que os ladrilhos seguem um
crescimento geométrico de ordem 2, e
que o número de triângulos pretos é o
mesmo número de ladrilhos, basta
calcular o termo de numero dez, ou
seja : a10 = a1. q(n - 1) = 1.29 = 512
triângulos pretos.
3. (G1 - ifpe 2017)
Anselmo (1),
Eloi (2), Pedro (3) e Wagner (4) são matemáticos e, constantemente, se desafiam
com exercícios. Com base na matriz D, a seguir, que enumera cada elemento aij
representando o número de desafios que "i" fez a "j",
assinale, respectivamente, quem mais desafiou e quem foi mais desafiado.
a) Anselmo
e Pedro.
b) Eloi
e Wagner.
c) Anselmo
e Wagner.
d) Pedro
e Eloi.
e) Wagner
e Pedro.
Resposta
da questão 3: [A]
Se as entradas são descritas como
"o número de desafios que "i" fez a "j" temos que "i"
é quem mais desafia e "j" o mais desafiados, logo deve-se somar os valores
de todas as linhas e todas as colunas.
Sendo assim, o maior valor das
entradas de uma linha somada será aquele que mais desafiou e o maior valor das
entradas de uma coluna somada será aquele que mais foi desafiado, portanto :
Linha 1 → 0 + 5 + 2 + 7 = 14 Coluna 1 → 0 + 6 + 1 + 2 = 9
Linha 2 → 6 + 0 + 4 + 1 = 11 Coluna 2 → 5 + 0 + 7 + 1 = 13
Linha 3 → 1 + 7 + 0 + 3 = 11 Coluna 3 → 2 + 4 + 0 + 8 = 14
Linha 4 → 2 + 1 + 8 + 0 = 11 Coluna 4 → 7 + 1 + 3 + 0 = 11
Dessa maneira, a primeira linha (Anselmo) e a terceira coluna
(Pedro) foi o maior desafiador e o maior desafiado,
respectivamente.
4. (G1 - ifpe 2017)
Carlos e
Renata estavam prestes a se casar e decidiram conversar com o gerente do banco
em que ambos possuíam conta para ver a possibilidade de fazer o financiamento
de um novo apartamento. Em uma conversa informal, o gerente lhes informou que,
mesmo juntando o saldo dos dois, ainda seria necessário um valor de R$ 4100,00
para pagar a entrada no valor de R$ 12000,00. Renata não lembrava do valor que
tinha na conta, mas sabia que possuía R$ 500,00 a mais que Carlos. É CORRETO
afirmar que Carlos possuía :
a) R$
3500,00 em sua conta.
b) R$
4000,00 em sua conta.
c) R$
4200,00 em sua conta.
d) R$
3700,00 em sua conta.
e) R$
2800,00 em sua conta.
Resposta
da questão 4:[D]
Como ainda seria necessário um valor
de R$ 4.100,00 para pagar a entrada no valor de R$ 12.000,00
e Renata (r) possui R$
500,00 a mais que Carlos (c) temos:
r + c + 4100 = 12000 → r + c = 7900 e
r - c = 500
Somando as equações temos : 2r = 8400
→ r = 4200
Como Renata possui R$500,00
a mais que Carlos, 4200 – 500 = R$ 3700,00
5. (G1 - ifpe 2017)
Um grupo de
alunos do curso de mecânica decidiu comprar juntos um torno mecânico para
montar uma oficina assim que se formassem. O valor de R$ 3600,00 seria
igualmente dividido por todos. Devido a alguns problemas financeiros, oito
alunos que estavam no grupo desistiram, e a parte que cada um do grupo deveria
pagar aumentou R4 75,00. Quantos alunos faziam parte do grupo inicialmente?
a) 20
alunos.
b) 16
alunos.
c) 18
alunos.
d) 24
alunos.
e) 12
alunos.
Resposta
da questão 5: [D]
Seja X o número de alunos e Y o valor de
cada aluno, desta maneira
temos as duas situações: 3600/x = y e
3600/(x-8) = y + 75
Substituindo a primeira equação na
segunda, temos:
3600/(x-8) = 3600/x + 75 →
3600x/x.(x-8) = 3600.(x-8)/x.(x-8) + 75.x.(x-8)
3600x = 3600.(x-8) + 75.x.(x-8) →
3600x = 3600x – 28800 + 75x2 - 600x
75x2 - 600x – 28800 = 0
(÷75) → x2 - 8x + 384 = 0 → x'= - 16(?) ou x" = 24
Logo, o total de alunos da turma é 24.
6. (G1 - ifpe 2017)
Karina foi à
feira e comprou 15 frutas (maçãs e abacaxis). Karina pagou R$ 0,80 por cada
maçã e R$ 4,50 por cada abacaxi, totalizando R$ 34,20. Karina comprou :
a) 6
maçãs.
b) 9
abacaxis.
c) 9
maçãs.
d) 8
abacaxis.
e) 8
maçãs.
Resposta
da questão 6:[C]
Seja maçãs (m) e abacaxis (a) temos:
0,8m + 4,5a = 34,20 e m + a = 15 → m
= 15 – a , por substituição
0,8.(15 - a) + 4,5a = 34,20 → 12 –
0,8a + 4,5a = 34,20 →3,7a = 22,20 →
a = 22,20/3,7 → a = 6 → m = 9
7. (G1 - ifpe 2017)
O coordenador
de Matemática do campus Recife
conta com 7 professores para lecionar aulas em um programa do PROIFPE. São
aulas semanais e a cada semana um novo trio de professores é selecionado para
ministrá-las. Considerando um mês equivalente a 4 semanas, em quanto tempo esse
programa estará finalizado :
a) 6
meses.
b) 4
meses e 1 semana.
c) 1
ano, 8 meses e 2 semanas.
d) 2
anos e 3 meses.
e) 8
meses e 3 semanas.
Resposta
da questão 7:[E]
Como o campus possui sete professores
e a cada aula três lecionam,
basta aplicar a combinação de sete,
três a três → C7,3 = 7!/3!4! = 35
semanas. Calculando em meses, basta
dividir por quatro → 35/4 = 8
meses e 3 semanas.
8. (G1 - ifpe 2017)
Oito amigos
decidiram brincar de telefone. Para isso, dispuseram-se em um terreno de modo
que cada um estivesse no vértice de um octógono regular de lado medindo 20
metros, conforme figura 1.
Decidiram montar os telefones utilizando barbante e
copos descartáveis, conforme figura 2.
Cada telefone, que é intransferível, liga apenas
dois dos amigos e é formado por dois copos, que não podem estar em dois
telefones simultaneamente, e um barbante. Para que todos possam falar com todos
através de um telefone desses, incluindo os amigos em vértices consecutivos,
quantos telefones eles precisarão confeccionar?
a) 20
b) 28
c) 12
d) 10
e) 8
Resposta da questão 8:[B]
Basta obter a combinação de 8 dois a dois.
Logo temos: C8,2 = 8!/2!6! = 28
9. (G1 - ifpe 2017)
Um pixel é
o menor elemento de uma imagem digital e, em casos de imagens coloridas, é
composto por um conjunto de 3 pontos: vermelho, verde e azul. Cada um desses
pontos é capaz de exibir 256 tonalidades distintas. Combinando tonalidades
desses três pontos, quantas cores diferentes podem ser exibidas?
a) 3256
b) 3.256
c) 2563
d) 256
e) 27.256
Resposta
da questão 9:[C]
Como são três pontos e cada ponto
possui 256 tonalidades temos:
256.256.256 = 2563 cores.
10. (G1 - ifpe 2017) O
setor de criação de uma fábrica de tintas está desenvolvendo um novo recipiente
em formato de cilindro reto com 10 cm de raio da base e 25 cm de altura. Qual o
volume de tinta (em mililitros) que comporta um desses recipientes? (Use π =
3,14).
a) 2500
b) 785
c) 7,85
d) 7850
e) 2,5
Resposta
da questão 10:[D]
Sabendo que o volume de um cilindro é
dado pelo produto entre a área da
base e sua altura, temos: V = πr2.25
= 3,14.102.25 = 7850 cm3 = 7850 ml
11. (G1 - ifpe 2017) Analisando
o manual de instruções do refrigerador RDE30, observamos um destaque para o
momento de transportá-lo. Observe abaixo o trecho desse manual sobre transporte
do refrigerador.
Transporte
Caso necessite transportar seu Refrigerador em
pequenos deslocamentos, incline-o para trás ou para um dos lados com ângulo
máximo de 300. Caso necessite transportar seu Refrigerador em longos
deslocamentos (ex.: mudança), movimente-o em pé.
Disponível em:
<https://www.colombo.com.br/produtos/111120/111120.pdf?descricao=...>.
Acesso: 02
out.2016.
Sabendo que o ângulo máximo de inclinação do
refrigerador é 300, a metade do suplemento desse ângulo é de :
a) 600
b) 750
c) 450
d) 300
e) 150
Resposta
da questão 11:[B]
Sabendo que o suplemento de um ângulo
α é
dado por 1800
– α, temos:
1800 – α → 1800
– 300 = 1500 . Dividindo
por dois, 750
12. (G1 - ifpe 2017) Um
porta-retratos tem a forma de um hexágono regular conforme imagem a seguir.
A medida de cada ângulo interno desse hexágono é :
a) 450
b) 600
c) 900
d) 1200
e) 300
Resposta
da questão 12:[D]
Sabendo que a soma dos ângulos
internos de um polígono é dado por
S = (n - 2).1800 onde n é o número
de lados, temos: S = (6 - 2).1800 = 7200
Dividindo a soma pelos seis lados do
hexágono temos que cada lado é dado por 720/6 = 1200.
13. (G1 - ifpe 2017) Às
10 h 45 min de uma manhã ensolarada, as sombras de um edifício e de um poste de
8 metros de altura foram medidas ao mesmo tempo. Foram encontrados 30 metros e 12
metros, respectivamente, conforme ilustração abaixo.
De acordo com as informações acima, a altura h do
prédio é de :
a) 12
metros.
b) 18
metros.
c) 16
metros.
d) 14
metros.
e) 20
metros.
Resposta
da questão 13:[E]
Para obter a altura, basta aplicar a
semelhança de triângulos, e neste
caso, temos a seguinte relação: h/30
= 8/12 → h = 20 metros
14. (G1 - ifpe 2017) Um
aluno do IFPE, campus Garanhuns,
estava caminhando próximo à Serra das Vacas e, ao avistar uma das torres
eólicas, ficou curioso a respeito da altura da mesma. Utilizando um
transferidor, com a base paralela ao solo, observou o ponto mais alto da torre
sob um ângulo de 300. Após caminhar 60 m em linha reta na direção da
torre, passou a observar o mesmo ponto segundo um ângulo de 450.
Desconsiderando a altura do aluno, calcule a altura aproximada desta torre.
(Use √3 = 1,73)
a) 85
metros.
b) 82
metros.
c) 72
metros.
d) 90
metros.
e) 75
metros.
Resposta
da questão 14:[B]
Analisando o problema temos a
seguinte situação formando dois triângulos:
Aplicando a lei da tangente sobre o
ângulo de 450 , tg450 = h/x = 1 → h = x
Aplicando a lei da tangente sobre o
ângulo de 300, tg300 = h/(60+x) = √3/3
√3(60 + x) = 3x → 60√3 + x√3 = 3x →
60.(1,73) + x.(1,73) = 3x →
103,8 = 1,27x → x = 1,27/103,8 → x ≈ 82 m
15. (G1 - ifpe 2017) Os
alunos da turma de Gestão Ambiental do campus
Recife construíram um projeto de telhado verde para a quadra de
futebol de salão. Para aplicá-lo, vão cobrir todo o telhado com placas
retangulares de grama com 50 cm de largura e 80 cm de comprimento. Se o telhado
tem 800 m2 de área, quantas placas serão necessárias?
a) 2000
b) 1600
c) 800
d) 4000
e) 400
Resposta
da questão 15:[A]
Para saber quantas placas serão
utilizadas, basta dividir a área total pela
área de cada placa. Logo, cada placa,
em metros, possui área de:
A = 0,5.0,8 = 0,4 m2. Dividindo,
n0 placas = 800/0,4 = 2000
16. (G1 - ifpe 2017) CÂMARA FRIA PARA AÇOUGUE
Para ter uma boa qualidade de carne, mantendo
sempre sua temperatura e sua estocagem na medida certa, os açougues usam de uma
estrutura muito boa e simples, a câmara fria. Primeiramente, o material que
compõe esse equipamento precisa ter uma alta qualidade, porque será submetido a
baixas temperaturas a todo momento. O material principal da câmara fria para
açougue é o aço galvanizado, que é utilizado para que não haja a corrosão da
câmara.
Sabendo que uma porta da câmara fria acima tem
forma quadrada com 289 decímetros quadrados de área, determine o perímetro
dessa porta.
a) 17
dm
b) 34
dm
c) 68
dm
d) 51
dm
e) 578
dm
Resposta
da questão 16:[C]
Sabendo que um quadrado possui os
quatro lados com a mesma medida
e que sua área é dada pelo quadrado
de um dos lados (a) temos: a2 = 289
a = 17. Calculando perímetro, 4a = 4
x17 = 68 dm.
17. (G1 - ifpe 2017) Os
alunos do curso de Alimentos do campus
Barreiros solicitaram ao diretor geral um terreno para produzir uma
horta. O diretor autorizou o uso parcial de um terreno quadrangular à
disposição no campus. Para utilizar a maior área em sua horta, quais das opções
abaixo é a melhor escolha?
Resposta
da questão 17:[E]
Seja a área do quadrado de lado a → A = a2
Nota-se que: as hortas das
alternativas [B] e [C] possuem metade da área
do quadrado: Ah = a2/2.
A horta da alternativa [A] é menor
que a metade do quadrado, Ah < a2/2
A
área da horta da alternativa [D] é a2 – a2/2 = a2/2,
ou seja, a metade da
área
do quadrado.
Desta
maneira, a alternativa [E] é a que possui maior área.
18.
(G1 - ifpe 2017) Celso decidiu montar uma pequena horta no quintal
de sua casa no formato de um retângulo, medindo 1 metro de largura por 4 metros
de comprimento. Para fazer a irrigação, decidiu utilizar 4 aspersores, que
molham regiões circulares com raio igual a 50 cm. As regiões molhadas,
representadas em cinza, tangenciam-se entre si e também tangenciam as bordas da
região retangular destinada à horta, como mostra a figura a seguir.
Algum
tempo depois, Celso percebeu que algumas plantas não recebiam água suficiente
para o seu desenvolvimento por estarem próximas à borda da horta. Assim, ele
verificou que a área não molhada da horta corresponde a : (utilize π = 3)
a)
33,3% da área destinada à horta.
b) 16%
da área destinada à horta.
c) 20%
da área destinada à horta.
d) 10%
da área destinada à horta.
e) 25%
da área destinada à horta.
Resposta
da questão 18:[E]
A área procurada será a diferença
entre a área total da horta Ah e a área
dos quatro círculos Ac.
Dessa maneira, temos: A = Ah – Ac →
A = (4.1) - (4.π.r2) = 4 -
4.3.(0,5)2 = 4 – 3 = 1 m2
Visto que a área da horta é Ah = 4 m2 temos que a área não molhada é 1/4
= 0,25 = 25%.
19. (G1 - ifpe 2017) Uma
empresa foi fazer uma pesquisa para comprar uma câmara fria CMC4. Quatro preços
foram levantados: R$ 26000,00, R$ 25000,00, R$ 24000,00 e R$ 21000,00. A média aritmética desses quatro
preços encontrados na pesquisa é :
a) R$
22000,00,
b) R$
24000,00,
c) R$
26000,00,
d) R$
25500,00,
e) R$
24500,00,
Resposta
da questão 19: [B]
Sabendo que a média é dada pela soma
de todos os valores dividido pelo
total de valores somados, temos:
Média = (26000 = 25000 + 21000)/3 =
R$ 24000,00
20. (G1 - ifpe 2017) O
professor de matemática decidiu bonificar com um ponto na prova aqueles alunos
que acertassem mais questões que a média de acertos dos alunos da turma em um
exercício aplicado em sala. O exercício com 10 questões foi aplicado entre os 20
alunos da turma e o número de acertos foi o mostrado na tabela a seguir.
Número de
acertos
|
Número de
alunos
|
0
|
2
|
1
|
4
|
4
|
3
|
5
|
2
|
6
|
0
|
7
|
4
|
8
|
4
|
9
|
1
|
Baseando-se na tabela, quantos alunos serão
bonificados?
a) 14
b) 11
c) 9
d) 5
e) 1
Resposta
da questão 20:[B]
Para se obter a média de acertos
deve-se multiplicar cada acerto pelo
número correspondente de alunos e
dividir por vinte (total de alunos):
média =
[(0x2)+(1x4)+(4x3)+(5x2)+(6x0)+(7x4)+(8X4)+(9X1)]/20 = 4,75
Somando o número de alunos com média
de acerto acima de 4,75
presentes na tabela temos: 2 + 0 + 4
+ 4 + 1 = 11
21. (G1 - ifpe 2017) BRASILEIROS
BATEM 11 RECORDES NA PARALIMPÍADA
Brasileiros bateram 11 recordes na Paralimpíada
2016. Dois deles foram no arremesso de peso com Claudiney Batista que
conquistou ouro na categoria F54 com direito a recorde paralímpico, com a marca
de 45,33 m e, na categoria F56, apesar de não levar medalha, o brasileiro
também bateu recorde mundial, com a marca de 42,74 m.
ARRIGONI,
Marília. Brasileiros batem 11 recordes na Paralimpíada 2016. Disponível em:
<http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-09/brasileiros-batem-11-recordes-na-paralimpiada-2016>.
Acesso: 02 out. 2016. (adaptado)
A diferença entre as marcas de Claudiney Batista
nas categorias F54 e F56 foi de :
a) 0,259
decímetro.
b) 2,59
decâmetros.
c) 25,9
metros.
d) 259
milímetros.
e) 0,0259
hectômetros.
Resposta
da questão 21: [E]
Fazendo a subtração entre as marcas
temos: 45,33 – 42,74 = 2,59 m
Sabendo que um metro equivale a 0,001
hectômetros, temos que a
diferença é de 0,0259 hectômetros.
22. (G1 - ifpe 2017) No
vestibular 2017, o IFPE oferece 40 vagas para técnico em refrigeração e
climatização na modalidade PROEJA no campus
Recife. Suponha que 152 candidatos façam a inscrição para concorrer
a essas 40 vagas.
A razão candidatos/vaga para esse curso de técnico
em refrigeração e climatização no campus Recife é de :
a) 3,6
b) 3,8
c) 3,4
d) 3,2
e) 3,0
Resposta
da questão 22:[B]
Para o obter a relação candidato/vaga
basta dividir o número de inscritos
pelo número de vagas, logo: 152/40 = 3,8
23. (G1 - ifpe 2017) Certa
empresa de contabilidade recebeu um grande malote de 115 documentos para serem
arquivados. O gerente pediu que André, Bruno e Carlos realizassem esse
arquivamento. Para tentar favorecer os funcionários mais antigos, o gerente
decidiu que a distribuição do número de documentos que cada um dos três ficaria
responsável em arquivar seria inversamente proporcional ao seu tempo de serviço
na empresa. André era o mais novo na empresa, com 3 anos de contratado; Bruno
era o mais antigo, com 16 anos de contratado; e Carlos tinha 12 anos de
contratado. Com isso, Carlos ficou responsável por arquivar :
a) 25
documentos.
b) 15
documentos.
c) 20
documentos.
d) 30
documentos.
e) 80
documentos.
Resposta
da questão 23: [C]
Seja André (A) Bruno (B) Carlos (C) pode-se
aplicar a regra de
inversamente proporcional. Daí temos:
A/(1/3) + B/(1/16) + C/(1/12) =
(A + B + C)/(1/3 + 1/16 + 1/12) =
115/(16+3+4)/48 = 115/23 = 5
C/4 = 5 → C = 20
24. (G1 - ifpe 2017) Em
uma pista de atletismo circular com 2 raias, a raia A possui raio igual a 80
metros, e a raia B possui raio igual a 100 metros, conforme figura a seguir.
Sabendo que o atleta da raia A fará o percurso de
uma volta com a velocidade constante de 4 m/s, qual será a velocidade, em m/s,
que o atleta da raia B deverá manter para que os dois completem uma volta no mesmo
tempo?
(velocidade é a razão entre a distância percorrida
e o tempo gasto)
a) 5
b) 5,2
c) 6
d) 6,8
e) 8
Resposta
da questão 24: [A]
Como a velocidade (v) é a razão
entre a distância (d) e o tempo (t) temos:
v = d/t → t = d/v.
Como queremos que os dois completem
uma volta no mesmo tempo
basta igualar os tempos dos atletas
das raias A e B. Desta maneira,
sabendo que o comprimento (C) de uma raia
é dado por C = 2π.r, onde r é
o raio da pista, temos: tA =
tB → dA/vA = dB/vB →
2π.rA /vA = 2π.rB /vB →
80/4 = 100/vB → 20 = 100/vB
→ 20VB = 100 → VB = 5 m/s
25. (G1 - ifpe 2017) A
microempresa REFRIGERADORES GELADOS tem 3 sócios, Rodrigo, Eduardo e Pedro.
Rodrigo tem 36 anos; Eduardo, 24 anos; e Pedro, 40 anos. No 1º semestre de
2016, essa empresa teve um lucro de R$ 80.000,00 que foi dividido de forma
proporcional à idade de cada um dos sócios. Logo, o sócio Pedro, de 40 anos, recebeu a
quantia de :
b) R$
30.000,00
c) R$
28.000,00
d) R$
34.000,00
e) R$
42.000,00
Resposta
da questão 25: [A]
Para obter quanto Pedro recebeu,
basta dividir o total pela soma de todas as idades e multiplicar por 40, logo:
80000/100 = 800x40 = R$ 32000,00
26. (G1 - ifpe 2017) O
governo municipal de Palmares, Mata Sul do estado de Pernambuco, decidiu
construir um conjunto residencial. Para isso, contratou uma empresa que
executasse a obra projetada para ser concluída em 12 meses. A empresa
responsável verificou que 40 operários seriam suficientes para concluir todo o
trabalho em 12 meses (prazo estabelecido em projeto). Depois de seis meses sem
atrasos na construção, o governo exigiu que a obra fosse concluída nos 4 meses
seguintes, obrigando a empresa a contratar novos operários.
Se considerarmos que todos os operários têm a mesma
eficiência, quantos funcionários a mais a empresa precisa contratar para
terminar a obra no novo prazo exigido?
a) 60
b) 50
c) 40
d) 30
e) 20
Resposta
da questão 26:[E]
Para
obter quantos operários a mais serão necessários basta aplicar a
regra
de três composta → ↑12 meses ↓4 operários ↓ 1 obra
4 meses x 0,5 obra
Note
que os operários já concluíram metade da obra e agora possuem
apenas
quatro meses para concluir a outra metade.
Sabendo
que o total de tempo disponível é inversamente proporcional ao
número
de operários e a conclusão da obra é diretamente proporcional ao
número
de operários temos: 40/x = 4/12 . 1/0,5 → x = 60
Logo, precisa-se de 20 funcionários a mais.
27. (G1 - ifpe 2017) No
campus Paulista existem
dois cursos: Administração e Manutenção e Suporte em Informática. Dos alunos matriculados, 60% são do curso
de Administração. Dentre estes, 80% são do sexo feminino.
Sabendo que os 40% dos alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática
correspondem a 100 alunos, calcule o número de alunos do sexo masculino no
curso de Administração.
a) 60
alunos.
b) 15
alunos.
c) 30
alunos.
d) 120
alunos.
e) 150
alunos.
Resposta
da questão 27:[C]
Como 60% dos alunos são do curso de administração e que 40% dos alunos
correspondem a 100 alunos, ou seja, 2/5 dos alunos, o curso de administração possui no
total 150 alunos. Sabendo que 80% é do sexo
feminino, logo, 20% é do sexo masculino.
Portanto: 20% de 150 = 0,2 . 150 = 30 alunos.
28. (G1 - ifpe 2017) COMPARE
AS VANTAGENS DA LÂMPADA LED
As lâmpadas de LED, que consomem menos energia do
que as convencionais incandescentes ou fluorescentes, prometem revolucionar o
mercado de iluminação nos próximos anos. Elas foram aperfeiçoadas graças a três
cientistas japoneses que receberam o prêmio Nobel de física de 2014, concedido
no dia 7 de outubro pela Real Academia das Ciências da Suécia.
GALHARDI,
Raul. Compare as vantagens das lâmpadas de LED.
Disponível em:
<http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,compare-as-vantagens-
das-lampadas-de-led,1577724>.
Acesso: 03
out. 2016.
Supondo que uma lâmpada fluorescente tenha uma
economia de 75% no consumo de energia, quando comparada a uma lâmpada
incandescente, e que uma lâmpada LED tenha uma economia de 85% no consumo de
energia, também quando comparada a uma lâmpada incandescente, qual seria o
percentual de economia de energia de uma lâmpada LED quando comparada a uma
lâmpada fluorescente?
a) 30%
b) 20%
c) 10%
d) 40%
e) 50¨%
Resposta
da questão 28:[C]
Seja Li o consumo da lâmpada incandescente, Lf da lâmpada
fluorescente
e Led da lâmpada de LED. Considerando 1 como gasto
total 100% uma
economia significa subtrair a
porcentagem economizada do total, logo,
temos as seguintes relações de
consumo:
Lf = (1 – 0,75)Li e Led
= (1 – 0,85)Li → Lf = 0,25Li e Led = 0,15Li
Subtraindo as expressões temos: Lf -
Led = 0,10Li.
Logo, a economia é de 0,10 = 10%
29. (G1 - ifpe 2017) Após
fazer o curso de técnico em operador de computador no IFPE, Carlos Roberto
resolveu abrir uma microempresa especializada em consertos de notebooks. Na
primeira semana, Carlos conseguiu atender 3 clientes. Como seu trabalho foi
muito bom, ele foi indicado por esses clientes e, na segunda semana, atendeu 15
clientes; na terceira semana, atendeu 7/5 da quantidade de clientes que atendeu
na segunda semana. Carlos Roberto, nessas três primeiras semanas da sua
empresa, atendeu :
a) 25
clientes.
b) 42
clientes.
c) 35
clientes.
d) 39
clientes.
e) 28
clientes.
Resposta
da questão 29:[D]
Equacionando a situação temos: 3 + 15
+ 7/5 . 15 = 39
30. (G1 - ifpe 2017) QUALIDADE DOS PROFISSIONAIS DA
REFRIGERAÇÃO, SEGUNDO O GUIA DE PROFISSÕES
Organização, raciocínio lógico e habilidades
manuais são características pessoais necessárias para seguir a profissão de
técnico de refrigeração, segundo o guia Escolha – Profissões da Indústria,
lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.
Dentre 48 profissões técnicas da indústria, o guia
destaca o mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e
refrigeração. O material descreve, como as principais atividades desta
profissão, as montagens e instalações de equipamentos de refrigeração como
câmaras frias, balcões refrigerados, geladeiras e condicionadores de ar, e, por
isso, o profissional encontrará mercado de trabalho em indústrias de alimentos
e bebidas, frigoríficos, supermercados, shopping centers, laboratórios, lojas e
outras empresas que utilizam sistemas de conservação de produtos ou sistemas de
ares-condicionados.
Verifique, no quadro, a base de valores de
remuneração no mercado de acordo com o guia Profissões da Indústria.
Profissão
|
Salário com
até um ano de experiência
|
Mecânico de
manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração
|
R$ 1232,66
|
Técnico
mecânico na fabricação e montagem de máquinas, sistemas e instrumentos
|
R$ 2521,57
|
Disponível
em: <http://www.clubedarefrigeracao.com.br/2014/page/2>. Acesso: 03
out. 2016.
|
Rafael entrou numa empresa que oferta a remuneração
informada na tabela acima. Ele trabalhou 2 meses como mecânico de manutenção e
instalação de aparelhos de climatização e refrigeração e, no 3º mês, passou a
trabalhar como técnico mecânico na fabricação e montagem de máquinas, sistemas
e instrumentos. Rafael recebeu, pelos três primeiros meses trabalhados nessa
empresa, um total de :
a) R$ 3697,98
b) R$ 2465,32
c) R$ 4986,89
d) R$ 5043,14
e) R$ 7564,71
Resposta
da questão 30: [C]
Como foram dois meses no primeiro
emprego e um no segundo, temos:
2x1232,66 + 2521,57 = R$ 4986,89
31. (G1 - ifpe 2017) Os
alunos do curso de mecânica e química do Campus Recife estão juntos
desenvolvendo um novo combustível. Matheus ficou encarregado de observar o
consumo no uso de um motor. Para isso, ele registrou a seguinte tabela:
Rotações do motor por minuto
|
2000
|
3000
|
4000
|
5000
|
6000
|
Quantidade de
Combustível consumida (ml)
|
30
|
35
|
40
|
45
|
50
|
A expressão algébrica que representa a quantidade Q
de combustível consumido para um número R de rotações por minuto é :
a) Q = R/200 + 20
b) Q = R/1000 + 30
c) Q = 30R + 2000
d) Q = R + 1970
e) Q = 0,5R + 20
Resposta
da questão 31:[A]
Observando que o crescimento entre as
rotações por minuto e o consumo de combustível é linear, pois ao aumentar as
rotações, aumenta o consumo de combustível. Dessa maneira, podemos modelar esta
expressão utilizando-se da equação da reta: (y – y0) = m.(x – x0)
Dessa maneira, utilizando-se de qualquer
dois pontos, podemos expressar a função da combustível em relação as rotações
por minuto denotada por Q(R) : (Q – Q0) = m.(R – R0)
Utilizando-se dos dois primeiros
parâmetros, temos:
(Q – Q0) = m.(R – R0)
→ (Q – 30) = (35 - 30)/(3000 - 1000).(R – 2000) →
200Q – 6000 = R - 2000 → Q = R/200 + 20
32. (G1 - ifpe 2017) Karla,
Luisa e Raquel são as funcionárias que mais venderam no último ano na empresa
em que trabalham. Ao final do ano, a chefia liberou um bônus de R$ 6000,00 para
ser divido entre as três de modo diretamente proporcional ao total de vendas de
cada uma e inversamente proporcional à quantidade de faltas que cada uma teve,
conforme a tabela abaixo.
Funcionária
|
Karla
|
Luisa
|
Raquel
|
Vendas (em reais)
|
220.000
|
210.000
|
180.000
|
Faltas (em dias)
|
2
|
3
|
3
|
Com base nas
informações, assinale a alternativa CORRETA.
a) Raquel
receberá 250 reais a menos que Karla.
b) Luisa
receberá 500 reais a mais que Raquel.
c) Karla
receberá 1000 reais a mais que Luisa.
d) Raquel
receberá 1000 reais a menos que Luisa.
e) Karla
receberá mais que Luisa e Raquel juntas.
Resposta da questão 32: [C]
Realizar cálculos diretamente e
inversamente proporcional ao mesmo tempo nada mais é que realizar um cálculo
diretamente proporcional em relação a parte inversamente proporcional, ou seja:
220000/2 + 210000/3 + 180000/3 = 660000/6
+ 420000/6 + 360000/6 =
110000 + 70000 + 60000 = 240000
Dividindo o bônus pela soma descrita,
para encontrar a proporção temos:
6000/24000 = 1/40
Calculando as proporções:
Karla = 1/40 . 110000 = 2750
Karla = 1/40 . 70000 = 1750
Karla = 1/40 . 60000 = 1500
Muito obrigada :D
ResponderExcluirAdrielle, boa tarde.
ResponderExcluirFico feliz por ter lhe ajudado.
Prof. Bolinha
Muito bom! Obrigado! �� Me ajudou bastante
ResponderExcluirAléssia, bom dia.
ResponderExcluirFico contente de lhe ter ajudado. Em caso de dúvidas, pergunte.
Prof. Bolinha
Muito bom, me ajudou bastante!
ResponderExcluirMas na questão 12 não seria um octógono e não um hexágono?
Diulia, boa tarde.
ResponderExcluirRealmente Vc tem razão. A figura citada não condiz com que se pede. Acho que a figura é de
carácter ilustrativa. Se o porta-retrato fosse um octógono, não haveria resposta. O
gabarito oficial é 120.
Prof. Bolinha
Adorei as resolucoes, bem detalhadas, parabens pelo trabalho.
ResponderExcluirPedro, boa tarde.
ResponderExcluirGrato pelo elogio.
Prof Bolinha
Professor Bolinha estava fazendo pesquisas sobre essa questão.
ResponderExcluirSupondo que uma lâmpada fluorescente tenha uma economia de 75% no consumo de energia, quando comparada a uma lâmpada incandescente, e que uma lâmpada LED tenha uma economia de 85% no consumo de energia, também quando comparada a uma lâmpada incandescente, qual seria o percentual de economia de energia de uma lâmpada LED quando comparada a uma lâmpada fluorescente?
o resultado era 40% (Os resultado que encotrei tinha essas contas)
Se economiza 75% então o consumo da lampada fluorescente é de 100 - 75 = 25% em relação a lampada incandescente.
Da mesma maneira uma lampada led consome 100 - 85 = 15% do que uma lampada incandescente.
Comparando as duas temos
25 = 100
15 x
25x = 1500
x = 1500/25
x = 60%
Então uma lampada LED consome 60% de uma lampada fluorescente. Sua economia é de 100 - 60 = 40%.
Alternativa C
logo fiquei com uma dúvida sobre 25 = 100
15 x porque o número está igual a 25 ?
Muito obrigada!
ResponderExcluirAjudou d+
Uma camapanha de supermercado permite a troca de oito garrafas vazia,de qualquer volume,por uma garrafa de 1 litro cheia de guarana .considere que tendo 96 garrafas vazias,fez todas as trocas possiveis.apos esvaziar todas as garrafas que ganhou,ela tambem as troca no mesmo supermercado.se nao sao acrescentadas novas garrafas vazias,o total maximo de litros de guarana recebidos por essa pessoa em todo processo de troca equivale a?
ResponderExcluir