1. (Upe-ssa 1 2017) Um professor de matemática apresentou a seguinte função quadrática para
os seus alunos: F1(x) = x2 – 2x + 1. Em seguida, começou
a alterar os valores do termo independente de x dessa função, obtendo três
novas funções:
F2(x) = x2 – 2x
+ 8 ; F3(x) = x2 –
2x + 16 ; F4(x) = x2
– 2x + 32
Sobre os gráficos de F2(x)
, F3(x) e F4(x), em relação ao gráfico da
função F1(x), é CORRETO afirmar que :
a) interceptarão o eixo x nos mesmos
pontos.
b) interceptarão o eixo y nos mesmos
pontos.
c) terão o mesmo conjunto imagem.
d) terão a mesma abscissa (terão o mesmo x
do vértice).
e) terão a mesma ordenada (terão o mesmo
y do vértice).
Resposta da questão 1:[D]
[A] Falsa, pois terão raízes distintas
(facilmente comprovado pelas Relações de Girard).
[B] Falsa, pois se substituirmos x por
zero em cada uma das funções, percebe-se que elas cortam o eixo y em diferentes
pontos.
[C] Falsa, pois terão raízes distintas.
[D] Verdadeira, pois o x do vértice
independe do valor do termo independente.
[E] Falsa, pois o
y do vértice depende do valor do termo
independente.
2. (Upe-ssa 1 2017) No dia 01/08/2016, os saldos nas contas poupança de Carlos e Marco eram
de, respectivamente, R$ 8400,00 e R$ 2800,00. Se, no primeiro dia de cada mês
subsequente a agosto de 2016, Carlos retira R$ 240,00 e Marco deposita R$
200,00 desconsiderando a correção monetária, quando é que o saldo na conta
poupança de Marco irá ultrapassar o saldo na conta poupança de Carlos?
a) Janeiro de 2017
b) Fevereiro de 2017
c) Março de 2017
d) Agosto de 2017
e) Setembro de 2017
Resposta da questão 2:[E]
Calculando: 8400
– 240n = 2800 + 200n → 440n = 5600 → n ≈
12,73 meses
Assim, pode-se
escrever:
agosto/2017 → n =
12 → Carlos = 8400 – 12.240 = 5520 e
Marco = 2800 + 12.200 = 5200
setembro/2017 → n
= 13 → Carlos = 8400 – 13.240 = 5280 e
Marco = 2800 + 13.200 = 5400
3. (Upe-ssa 1 2017) Em torno de um canteiro retangular de 12 m de comprimento por 8 m de
largura, pretende-se construir uma calçada. Qual deve ser a largura máxima
dessa calçada, se o material disponível só é suficiente para cimentar uma área
de 69 m2.
a) 1,0 m
b) 1,5 m
c) 2,0 m
d) 2,5 m
e) 3,0 m
Resposta da questão 3: [B]
Sendo x a largura
da calçada, pode-se desenhar:
Calculando:
Scalçada
= 69 m2 = [(8+2x).(12+2x)] – 8.12 → 69 = 96 + 16x + 24x + 4x2
– 96
4x2 +
40x – 69 = 0 → ∆ = 402 – 4.4.(-69) = 2704 → x = (- 40 ± √2704)/2.4 →
x'= -115(não
convém) e x'' = 1,5 m
4. (Upe-ssa 1 2017) A medida da área do triângulo retângulo, representado a seguir, é de 12,5
cm2. Qual é o valor aproximado do seno do ângulo ɵ? Considere √2 =
1,4.
a) 0,45
b) 0,52
c) 0,61
d) 0,71
e) 0,85
Resposta da questão 4:[D]
Calculando:
S = 12,5 = (2x-1).(x+2)/2
→ 12,5 = (2x2 + 4x – x - 2)/2 → 25 = 2x2 + 3x – 2
2x2 +
3x – 27 = 0 → ∆ = 32- 4.2.(-27)= 225 → x' = - 0,75(não convém) e x''=
3
Por Pitágoras, a2
= (2x-1)2 + (x+2)2 → a2 = (2.3-1)2 +
(3+2)2 → a2 = 52 + 52 →
a2 = 50 → a = 5√2 → a ≈ 7.
Portanto sen ɵ = (x
+ 2)/a = (3 + 2)/7 → sen = 0,71
5. (Upe-ssa 1 2017) O retângulo ABCD, representado a seguir, tem área cuja medida é de 18 cm2.
Qual é a razão entre a medida da área da parte pintada e a medida da área total
do retângulo? Considere π = 3,0.
a) 1/4
b) 1/5
c) 1/6
d) 1/7
e) 1/8
Resposta da questão 5:[E]
Calculando:
Raio = x
Ssemicirculo
= πR2/2 = πx2/2 ≈ 3x2/2
Sretangulo = 2x.x = 2x2
Shachurada = Sretangulo/2 - Ssemicirculo/2
= 2x2/2 – 3x2/4 = (4x2 – 3x2)/4 = x2/4
Shachurada/
Sretangulo = (x2/4)/(2x2)
= (x2/4).(1/2x2) = 1/8
6. (Upe-ssa 1 2017) As idades dos atletas que participaram da Seleção Brasileira Masculina
de Basquete, convocados para a preparação dos Jogos Olímpicos 2016, variaram de
24 a 36 anos, como se pode observar na tabela a seguir:
Idade
(anos)
|
24
|
26
|
28
|
30
|
32
|
33
|
35
|
36
|
Número
de atletas
|
3
|
1
|
1
|
1
|
1
|
4
|
1
|
2
|
De acordo com a tabela, a média,
a mediana e a moda dessas idades são, respectivamente:
a) 30,5; 32,5 e 33
b) 31; 32 e 33
c) 31,5; 31 e 33
d) 30,5; 31 e 24
e) 31; 24 e 33
Resposta da questão 6: [A]
Calculando:
Média = (3.24+26+28+30+32+4.33+35+2.36)/(3+1+1+1+1+4+1+2)
= 30,5
Já a mediana será
a média entre o sétimo e o oitavo termo, ou seja:
Mediana = (32 +
33)/2 = 32,5.
E a moda será o
termo que mais aparece, ou seja, 33 anos.
7. (Upe-ssa 1 2017) Uma pesquisa foi realizada numa turma de Ensino Médio, com a intenção de
saber quais seriam as frequências das idades dos alunos de 16 a 19 anos em
determinada escola. Os dados obtidos foram tabulados e organizados, conforme
apresentados a seguir:
Sabendo que os números 1, 2, 3, 4, ao lado de cada legenda,
representam, em graus, uma idade, identifique qual dos gráficos a seguir melhor
representa as frequências dos alunos com relação a suas respectivas idades.
Resposta da questão 7: [A ou E]
Total de alunos = 80
16 anos → 25 alunos → 25/80 = 31,25% → em graus, 31,25%.3600
= 112,50
17 anos → 15 alunos → 15/80 = 18,75% → em graus, 18,75%.3600
= 67,50
18 anos → 35 alunos → 35/80 = 43,75% → em graus, 43,75%.3600
= 157,50
19 anos → 5 alunos → 5/80 = 6,25% → em graus, 6,25%.3600 =
22,50
8. (Upe-ssa 1 2017) De acordo com a matéria publicada no Jornal
do Commercio, em 14 de maio de 2014, ocorreu uma “explosão de dengue” em
Campinas, interior de São Paulo. Lá se identificou a maior epidemia de dengue,
com mais de 17 mil casos registrados entre janeiro e abril do referido ano.
Sobre essa epidemia de dengue na cidade paulista, analise o gráfico a seguir:
Com base nessas informações, analise
as afirmativas a seguir:
I. A média de casos de dengue entre
os anos de 2001 e 2005 é superior a 500 casos por ano.
II. Em comparação ao ano de 1998, só
houve aumento superior a 50% dos casos nos anos de 2002, 2007, 2010, 2011, 2013
e 2014.
III. De janeiro a abril de 2014,
houve um aumento superior a 140% nos casos dessa doença, em comparação ao ano
de 2013.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.
Resposta da questão 8:[D]
[I] VERDADEIRA. Calculando a
média dos anos citados:
(728 + 1464 + 423 + 30 + 119)/5 = 552,80
casos/ano
[II] FALSA. No ano de 1998 houve 1397
casos. Para um aumento superior a 50%, são necessários mais de 2095,5 casos (1397
+ 1397.50% = 2095,5). No ano de 2002 houve apenas 1464 casos.
[III] VERDADEIRA. Calculando um
aumento de 140% em relação a 2013, tem-se: 6976 + 6976.140% = 16742,4 → 17136
> 16742,4
9. (Upe-ssa 1 2017) João está procurando cercar um terreno triangular que ele comprou no
campo. Ele sabe que dois lados desse terreno medem, respectivamente, 10 m e 6 m
e formam entre si um ângulo de 1200 O terreno será cercado com três
voltas de arame farpado. Se o preço do metro do arame custa R$ 5,00, qual será
o valor gasto por João com a compra do arame?
Dados: sem 1200 = √3/2 e
cos 1200 = -1/2
a) R$ 300,00
b) R$ 420,00
c) R$ 450,00
d) R$ 500,00
e) R$ 520,00
Resposta da questão 9:[C]
Pela lei dos
cossenos:
a2 =
102 + 62 – 2.10.6.cos1200 → a2 =
136 – 120.(-1/2) → a2 = 196 →
a = 14
Perímetro = 10 +
6 + 14 = 30 m → 3 voltas = 90 m → custo = R$
450,00
10. (Upe-ssa 1 2017) Rodrigo estava observando o pisca-pisca do enfeite natalino de sua casa.
Ele é composto por lâmpadas nas cores amarelo, azul, verde e vermelho. Rodrigo
notou que lâmpadas amarelas acendem a cada 45 segundos, as lâmpadas verdes, a
cada 60 segundos, as azuis, a cada 27 segundos, e as vermelhas só acendem
quando as lâmpadas das outras cores estão acesas ao mesmo tempo. De quantos em
quantos minutos, as lâmpadas vermelhas acendem?
a) 6
b) 9
c) 12
d) 15
e) 18
Resposta da questão 10: [B]
Transformando os
tempos dados para minutos e calculando-se o mínimo
múltiplo comum
entre eles (lembrando que para encontrar o MMC deve-
se fatorar os
números, dividir sucessivamente por números primos em
ordem crescente),
tem-se:
45 seg =
0,75min ; 60 seg = 1min
e 27 seg = 0,45min
MMC(0,75; 1;
0,45) = 9 minutos
Assim, a cada 9 minutos as lâmpadas
vermelhas estarão acesas, pois
todas as outras
estarão acesas ao mesmo tempo.
muito bom
ResponderExcluirJoao, boa noite.
ResponderExcluirFico contente com o elogio, se precisar estarei aqui.
Prof. Bolinha
Ameeeei, super me ajudou! Agradeço professor!!! <3
ResponderExcluirOlá, eu realmente adorei as resoluções, mas o senhor poderia me explicar como se faz o MC de 1; o,75 e 0,45? Até agora eu não sei como é que se faz. Se puder responder agradeço muito.
ResponderExcluiroxe, nice
ResponderExcluirmuito bom, me ajudou muito
ResponderExcluirolá professor me responde essa questão por favor?
ResponderExcluirRoberto pretende contratar uma empresa para construir uma piscina de formato circular em sua casa. Sabendo que esta terá 8 m de diâmetro, e que Carlos tem uma área igual a 45 m² disponível para a construção da piscina, responda se esta área será ou não suficiente para esta construção e, quanto sobrará ou faltará dela. (Use π = 3,1)