1. (Espcex
(Aman) 2018) Na figura
estão representados os gráficos das funções reais f
(quadrática) e g (modular) definidas
em R. Todas as raízes das funções f e g também estão
representadas na figura.
Sendo h(x) = f(x)/g(x), assinale a alternativa que apresenta os
intervalos onde h assume valores negativos.
a) ]- 3, - 1] U ]6, 8]
b) ]- ∞, - 3[ U ]- 1, 6[ U ]8, ∞[
c) ]- ∞, 2[ U [4, ∞]
d) ]- ∞, - 3[ U [- 1, 2[ U [7, ∞[
e) ]- 3, - 1] U [2, 4[ U ]6, 8]
Resposta da
questão 1: [B]
Para que h(x) assuma valores negativos, devemos ter: f(x) < 0
e g(x)
> 0 ou f(x) > 0 e g(x) < 0.
Repare que h(x) < 0 nos intervalos em
destaque, logo, x < - 3
ou – 1 < x < 6 ou x > 8.
Então, ]-
∞, - 3[ U ]- 1, 6[ U ]8, ∞[
2. (Espcex
(Aman) 2018) Duas instituições
financeiras fornecem senhas para seus clientes, construídas segundo os
seguintes métodos:
1ª
instituição: 5 caracteres distintos formados por elementos
do conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9};
2ª
instituição: 6 caracteres distintos formados por duas
letras, dentre as vogais, na primeira e segunda posições da senha, seguidas por
4 algarismos dentre os elementos
do conjunto {3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}.
Para comparar a eficiência entre os métodos de construção das senhas,
medindo sua maior ou menor vulnerabilidade, foi definida a grandeza "força
da senha", de forma que, quanto mais senhas puderem ser criadas pelo
método, mais "forte" será a senha.
Com base nessas informações, pode-se dizer que, em relação à 2ª
instituição, a senha da 1ª instituição é
:
a) 10%
mais fraca.
b) 10%
mais forte.
c) De
mesma força.
d) 20%
mais fraca.
e) 20%
mais forte.
Resposta
da questão 2:[A]
Total de senhas da 1ª instituição: n
Para
determinarmos n devemos escolher 5 números distintos do conjunto
{1, 2, 3, 4, 5,
6, 7, 8, 9} → n = 9 . 8. 7.
6. 5
Total de senhas da 2ª instituição: m
Para determinarmos m devemos escolher
2
vogais distintas do conjunto
{A,
E, I, O, U} e 4 números distintos do conjunto {3, 4, 5, 6, 7, 8, 9} →
m =
5. 4. 7. 6. 5. 4.
Fazendo
n/m = (9 .
8. 7. 6. 5) /(5. 4. 7. 6. 5. 4) → n/m
= 9 /10 → n/m
= 0,9
n = 0,9m → n = (1 – 0,1)m
Assim, em relação à 2ª instituição, a
senha da 1ª instituição é 10% mais
fraca.
3. (Espcex
(Aman) 2018) Em uma
população de homens e mulheres, 60% são mulheres, sendo 10% delas vegetarianas. Sabe-se, ainda, que 5% dos homens dessa população também são
vegetarianos. Dessa forma, selecionando-se uma pessoa dessa população ao acaso
e verificando-se que ela é vegetariana, qual é a probabilidade de que seja
mulher?
a) 50%
b) 70%
c) 75%
d) 80%
e) 85%
Resposta da
questão 3:[C]
Total de pessoas: n
Do enunciado,
Total de mulheres: 0,6n
Total de mulheres vegetarianas: 0,1.0,6n
= 0,06n
Total de homens: 0,4n
Total de homens vegetarianos: 0,05.0,4n =
0,02n
Sendo p a probabilidade pedida, p = 0,06n/(0,06n + 0,02n)
= 0,06n/0,08n →
p = 6/8 .100% = 75%
4.
(Espcex (Aman) 2018) Seja a igualdade a/3 - bi/5 = (cosπ/6 + i.senπ/6)4,
onde i é a unidade imaginária. Se a e b são números reais, então o quociente a/b
é igual a :
a) √3/5
b) 3√3/5
c) -3√3/5
d) -√3/5
e) 15√3/4
Resposta
da questão 4:[A]
a/3
- bi/5 = 14.(cos4π/6 + i.sen4π/6) = cos2π/3 + i.sen2π/3 = -1/2 + i√3/2
entao
a/3 = -1/2 → a = -3/2 e - b/5 = √3/2 → b = -5√3/2
Portanto a/b = -3/2/(-5√3/2) → a/b = √3/5
5.
(Espcex (Aman) 2018) Considere o
triângulo com ângulos internos x, 450 e 1200. O valor de tg2x é igual a :
a) √3 - 2
b) 4√3 - 7
c) 7 - 4√3
d) 2 - √3
e) 2
- 4√3
Resposta
da questão 5: [C]
Do enunciado, x + 450 + 1200
= 1800 → x = 600 – 450 → tgx = tg(600
– 450)
tgx = (tg600 – tg450)/(1
+ tg600.tg450) → tgx = (√3 - 1)/(1 + √3) →
tg2 x = (√3 - 1)2/(1 + √3)2 → tg2x
= (4 - 2√3)/( 4 + 2√3) → tg2x = 7 - 4√3
6. (Espcex (Aman) 2018) Considere dois planos α e β perpendiculares e três retas distintas r, s e t tais que r está
contida em α, s está contida em β e t = α ∩ β.
Sobre essas retas e os planos é
correto afirmar que :
a) as retas r e s somente definirão um plano se forem concorrentes com t em um único ponto.
b) as retas r e s podem definir um plano paralelo à reta t.
c) as retas r e s são necessariamente concorrentes.
d) se r e s forem paralelas, então elas definem um plano perpendicular a α e β.
e) o plano definido por r e t é necessariamente
paralelo a s.
Resposta da questão 6:[B]
Do enunciado, temos:
Façamos r //
s.
Dessa forma, é
possível construir o plano γ paralelo à reta t, o que faz da
alternativa [B] a
alternativa verdadeira.
7. (Espcex (Aman) 2018) O valor da
altura de um cilindro reto de raio R, cujo
volume é a soma dos volumes dos sólidos 1 e 2 é :
a) 13a/12
b) 7a/6
c) 5a/4
d) 4a/3
e) 17a/12
Resposta da questão 7:[E]
V1
: volume do
sólido 1 → π.R2.a/2 + 1/2 . π.R2.a/2 = 3/4 . π.R2.a
V2
: volume do
sólido 2 → π.R2.a/2 + 1/3 . π.R2.a/2 = 2/3 . π.R2.a
Sendo h a medida da altura do cilindro reto de raio R e
volume V1 + V2,
temos: π. R2.
h = 3/4 . π.R2.a + 2/3 . π.R2.a → π. R2. h = 17/12
. π.R2.a →
h = 17a/12
8. (Espcex (Aman) 2018) A angioplastia é um procedimento médico caracterizado pela inserção de um
cateter em uma veia ou artéria com o enchimento de um pequeno balão esférico
localizado na ponta desse cateter. Considerando que, num procedimento de
angioplastia, o raio inicial do balão seja desprezível e aumente a uma taxa
constante de o,5 mm/s até que o
volume seja igual a 500 mm3 então o tempo, em segundos, que o balão leva para atingir esse volume é
:
a) 10
b) 103√5/π
c) 103√2/π
d) 103√π
e) 103√3/π
Resposta da questão 8:[E]
Seja r, em mm,
a medida do raio de uma esfera cujo volume é 500 mm3.
Temos então:
500 = 4/3 . π . r3 → r3 = 375/π → r = 3√375/π →
r = 53√3/π mm
Sendo t, o tempo em segundos, que o balão leva para atingir
o volume
500 mm3, nas condições dadas, 0,5 mm/1s = 53√3/π
mm/t → t
= 103√3/π s
9. (Espcex (Aman) 2018) Uma elipse tem centro na origem e vértices em (2a, 0) e (0, a), com a > 0. A área do quadrado inscrito nessa elipse é :
a) 16a2 /5
b) 4a2
/5
c) 12a2
/5
d) 8a2
/5
e) 20a2
/5
Resposta da questão 9: [A]
Do enunciado, temos:
A equação da
elipse é dada por: x2/(2a)2 + y2/a2
= 1 → x2/4a2 + y2/a2 = 1
A e B são
vértices do quadrado ABCD inscrito na elipse.
Assim, pela
figura, o lado AB do quadrado tem medida 2y, ou seja, sua
área S é tal
que S = 4y2.
Note, na
figura, que x = y, logo, x2/4a2 + y2/a2 = 1 → x2
+ 4y2 = 4a2 →
5y2
= 4a2 → y2 = 4a2/5(.4)
→ 4y2 = 16a2/5 → S = 16a2/5
10. (Espcex (Aman) 2018) Na figura abaixo, está representado o plano de Argand-Gauss com os
afixos de 12 números complexos,
identificados de A a L. Sabe-se que esses afixos dividem a
circunferência em 12 partes
iguais e que A(1, 0).
O polígono regular cujos vértices são os afixos de 4√E é :
a) BEHK
b) CFIL
c) ADGJ
d) BDHJ
e) CEIK
Resposta da questão 10: [A]
Sendo O o
centro da circunferência, temos: AOB = 2π/12 = π/6
AOE = 4. π/6 =
2π/3
Sendo z4 o número complexo cujo afixo é o
ponto E,
z4 =
1. (cos 2π/3 + i. sen 2π/3).
Fazendo z
= ρ. (cos θ + i. sen θ) entao z4 = ρ4. (cos 4θ + i.
sen 4θ) →
ρ4.
(cos 4θ + i. sen 4θ) = 1. (cos 2π/3 + i. sen 2π/3) →
ρ = 1 e cos4θ
= cos2π/3.
Se cos4θ =
cos2π/3, 4θ = 2π/3 + 2kπ → θ = π/6.(1 + 3k), k = 0, 1, 2, 3 →
Para k = 0 → θ = π/6
Para k = 1 → θ = 2π/3
Para k = 2 → θ = 7π/6
Para k = 3 → θ = 5π/3
Assim, os
afixos de 4√E são os pontos B, E, H e K, portanto, o polígono
regular é o polígono BEHK.
11.
(Espcex (Aman) 2018) A curva do
gráfico abaixo representa a função
y = log4 x.
A área do
retângulo ABCD é :
a) 12
b) 6
c) 3
d) 6log4 3/2
e) log4 6
Resposta
da questão 11:[B]
Sendo S a área do retângulo ABCD, S =
(8 - 2).(yC - yD),
C
um ponto do gráfico da função y = log4x, logo, yC = log48
yC = log2^2 2^3
→ yC = (3/2)log2 2
→ yC = 3/2.
yD = yA e A um ponto do gráfico da
função y = log4x, logo
y = log42 → y = log2^22
→ yA = yD = 1/2
Assim, S = (8 - 2).(yC - yD)
= (8 - 2).(3/2 - 1/2) = 6
12.
(Espcex (Aman) 2018) Uma matriz quadrada A, de ordem 3, é definida por aij
= i – j, se i > j e aij =
(-1)i + j, i ≤ j. Então det A-1 é igual a :
a) 4
b) 1
c) 0
d) 1/4
e) 1/2
Resposta
da questão 12: [D]
a11
= (-1)1+1 = 1, a12 = (-1)1+2 = - 1, a13
= (-1)1+3 = 1, a21 = 2 - 1 = 1,
a22
= (-1)2+2 = 1, a23 = (-1)2+3 = - 1, a31
= 3 – 1 = 2, a32 = 3 – 2 = 1,
a33
= (-1)3+3 = 1.
1 -1
1
Então A =
1 1 -1 →
det A = 4 → det A-1 = 1/4
2 1
1
13.
(Espcex (Aman) 2018) Determine o
valor numérico do polinômio p(x) = x4 + 4x3 + 6x2
+ 4x + 2017 para x = 89.
a) 53213009
b) 57138236
c) 61342008
d) 65612016
e) 67302100
Resposta
da questão 13:[D]
p(x)
= x4 + 4x3 + 6x2 + 4x + 2017 → p(x) = x4
+ 4x3 + 6x2 + 4x + 1 + 2016
p(x)
= C4,0 .x4 .10 + C4,1 . .11
+ C4,2 .x2 .12 + C4,3 .x .13
+ C4,4 .x0 .1 + 2016
p(x)
= (x + 1)4 + 2016 → p(89) = (89 + 1)4 + 2016 → p(89) = 904
+ 2016
p(89) = 65610000 + 2016 → p(89) = 65612016
14.
(Espcex (Aman) 2018) Uma circunferência tem centro no eixo das
abscissas, passa pelo ponto (4, 4) e não intercepta o eixo das coordenadas. Se
a área do círculo definido por essa circunferência é 17π a abscissa de seu
centro é :
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
e) 7
Resposta
da questão 14:[C]
Como a área do círculo é 17π temos πr2
= 17π → r2 = 17, onde r é a
medida do raio do círculo.
Sendo C(xC, 0) o centro da
circunferência, temos (x - xC)2 + y2 = 17.
Como o ponto (4, 4)
pertence à circunferência, temos (4 - xC)2 + 42
= 17
(4 - xC)2 + 16
= 17 → (4 - xC)2 = 17 – 16 → (4 - xC)2
= 1 → 4 - xC = ± 1 →
4 – xC = 1 → xC = 3 ou 4 – xC = - 1
→ xC = 5
Assim, a circunferência têm equação (x
- 3)2 + y2 = 17
ou (x - 5)2 + y2
= 17.
Observe que a circunferência (0 – 3)2
+ y2 = 17 intercepta o eixo das
ordenadas, pois a equação (0 - 3)2
+ y2 = 17 admite solução real, já a
circunferência (x - 5)2 +
y2 = 17 não intercepta o eixo das ordenadas, pois
equação (0 - 5)2 + y2
= 17 não admite solução real.
Portanto, a abscissa do centro da circunferência é
5.
15. (Espcex
(Aman) 2018) As raízes
inteiras da equação 23x - 7.2x + 6 = 0 são :
a) 0
e 1
b) -3
e 1
c) -3,
1 e 2.
d) -3,
0 e 1
e) 0,
1 e 2.
Resposta
da questão 15:[A]
23x
– 7.2x + 6 = 0 → (2x)3 – 7.2x
+ 6 = 0
Fazendo
2x = t → t3 – 7.t + 6 = 0 → t3 – t -
6t + 6 = 0 → t.(t2 – 1) - 6(t - 1) = 0 →
t.(t
– 1).(t + 1) - 6(t - 1) = 0 → (t – 1).[t(t + 1) - 6] = 0 → (t
– 1).(t2 + t - 6) = 0
De t – 1 = 0 → t = 1, de t2 + t – 6 = 0 → t = 2 ou t = - 3
Como 2x = t, então 2x
= 1 = x = 0; 2x = 2 → x = 1 e 2x = - 3 (não há solução)
Portanto as raízes inteiras da equação 23x –
7.2x + 6 = 0 são x = 0 e x = 1.
16. (Espcex
(Aman) 2018) O conjunto
solução da inequação ||x - 4| + 1| ≤ 2
é um intervalo do tipo [a, b]. O valor de a + b é igual a :
a) -8
b) -2
c) 0
d) 2
e) 8
Resposta
da questão 16:[E]
De ||x - 4| + 1| ≤ 2 → - 2 ≤ |x - 4| + 1 ≤ 2 → - 3 ≤ |x - 4| ≤ 1 → |x -
4| ≤ 1
- 1 ≤ x – 4 ≤ 1 → 3 ≤ x ≤ 5 → a = 3 e
b = 5 → a + b = 8
17. (Espcex
(Aman) 2018) Seis círculos
de raio 1 cm são inseridos no paralelogramo MNPQ de área X cm2 de acordo com a figura abaixo.
Sabendo-se
que os seis círculos são tangentes entre si e com os lados do paralelogramo, a
área X, em cm2, é :
a) 11
+ 6√3
b) (30
+ 14√3)/3
c) 10
+ 5√3
d) 11
- 6√3
e) (36
+ 20√3)/3
Resposta
da questão 17:E]
Na figura, temos: λ1 (A,
1) ; λ2 (B, 1) ; λ3 (C, 1) ; λ4 (D, 1).
ABC é um triângulo equilátero, pois AB
= AC = BC = 2.
T1 é ponto de tangência entre λ1 e MQ, logo, AT1
┴ MQ
T2 é ponto de tangência entre λ2 e MQ, logo, BT2
┴ MQ
T3 é ponto de tangência entre λ2 e QP, logo, BT3
┴ QP
T4 é ponto de tangência entre λ4 e QP, logo, DT4
┴ QP
T5 é ponto de tangência entre λ4 e NP, logo, DT5
┴ Np
Como AT1T2 = BT2T1
= 900, AT1 // BT2 .
Como AT1 // BT2
, AT1 = BT2 = 1 e AT1T2 // BT2T1 = 900,
AT1T2B é um
retângulo, logo, AB // MQ.
Analogamente, BD // QP, portanto, MQP
= 600.
Os triângulos QBT3 e QBT2
são congruentes, pelo caso LAL, logo,
BQT3 = BQT2 =
600/2 = 300.
No triângulo BQT3 , tg 300 = 1/QT3 → √3/3 =
1/QT3 → QT3 = √3
Os triângulos PDT4 e PDT5
são congruentes, pelo caso LAL, logo,
T4 PD = T5 PD =
1200/2 = 600.
No triângulo PT4D, tg 600 = 1/PT4 → PT4
= √3/3.
Assim, temos:
Portanto, x = (6 + 4√3)/3 . (12 +
4√3)/3 . sen 600
x = (6 + 4√3)/3 . (12 + 4√3)/3 . √3/2
→ x = (36 + 20√3)/3 cm2
18.
(Espcex (Aman) 2018) Sendo M = arctg(X), N = arctg(1/X) e P = tg(M - N),
o valor de 30P para X = 15 é :
a) 224/30
b) 45/6
c) 45
d) 224
e) 225
Resposta
da questão 18: [D]
De M = arctg(X) → tgM = (X)
De N = arctg(1/X) → tgN = (1/X)
Para X
= 15, tgM = 15 e tgN = 1/15
P = tg(M - N) = (tgM - tgN)/(1 + tgM.tgN)
= (15 - 1/15)/(1 + 15. 1/15)
P = 112/15 → 30P = 30 . 112/15 = 224
19.
(Espcex (Aman) 2018) O conjunto solução da inequação 2sen2x –
cosx – 1 ≥ 0, no intervalo ]0, 2π] é :
a) [2π/3, 4π/3].
b) [π/3, 5π/6].
c) [π/3, 5π/3].
d) [π/3, 2π/3] U [4π/3, 5π/3].
e) [π/6, 5π/6] U [7π/6, 10π/6].
Resposta
da questão 19:[C]
2sen2x
– cosx – 1 ≥ 0 → 2(1 - cos2x) – cosx – 1 ≥ 0
2
- 2cos2x – cosx – 1 ≥ 0 → -
2cos2x – cosx + 1 ≥ 0
Resolvendo a equação : - 2cos2x
– cosx + 1 = 0 obtemos ∆ = 9
cosx = (1 ± 3)/-4 → cos'x = - 1 ou
cosx = 1/2
-1
+ 1/2
----------●-----------●--------- → - 1 ≤ cosx ≤ 1/2.
─ ─
Como 0 < x ≤ 2π, então π/3 ≤ x ≤
5π/3
20.
(Espcex (Aman) 2018) Resolvendo a equação log3(x2
– 2x - 3) + log1/3(x - 1) = log3(x + 1), obtém-se :
a) S = {- 1}
b) S = {4, 5}
c) S = {6}
d) S = {ø}
e) S = {4}
Resposta
da questão 20:[D]
Condições de existência: (x2
– 2x - 3) > 0; (x - 1) > 0 e (x + 1)
> 0
De log3
(x2 – 2x - 3) + log1/3 (x - 1) = log3 (x
+ 1)
log3 (x2 – 2x -
3) - log3 (x - 1) = log3 (x + 1)
log3 (x2 – 2x -
3)/(x - 1) = log3 (x + 1)
(x2 – 2x - 3)/(x - 1) = (x
+ 1) → (x2 – 2x - 3) = (x - 1).(x + 1)
x2 – 2x - 3 = x2
– 1 → – 2x - 3 = – 1 → - 2x = 2 → x = - 1
Como x = - 1 não convém, pois - 1 -1 <
0, então S = ɸ
Por favor!!! pode explicar a questão 13?? não entendi como todos esses coeficientes sumiram.
ResponderExcluirEnfim não entendi nada na questão?
obrigada pelo conteúdo.
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