1.Um laboratório
comprou uma caixa de tubos de ensaio e, ao abri-la, constatou que 5% deles
apresentavam defeitos e não poderiam ser utilizados. Dos tubos sem defeitos, 36
foram utilizados imediatamente, 60% dos demais foram guardados no estoque e os
92 tubos restantes foram colocados nos armários do laboratório. O número total
de tubos de ensaio da caixa era :
(A) 240.
(B) 300.
(C) 320.
(D) 260.
(E) 280.
Vejamos :
Total de tubos de ensaio = x – 5% de x com
defeito = x – 0,05x =0,95x
... 36 foram utilizados imediatamente →
0,95x - 36
... 60% dos demais
foram guardados no estoque → 60% de (0,95x - 36)
... e os 92 tubos restantes foram colocados nos armários do laboratório →
40% de
(0,95x - 36) = 92 → 0,4. (0,95x - 36) = 92 → 0,38x – 14,4 = 92 →
0,38x = 92 + 14,4 →
0,38x = 106,4 → x = 280
2. Na
figura, ABCD é um quadrado de lado 6 cm e AFE é um triângulo retângulo de
hipotenusa AE. Considere que AD = AF e DE = 4 cm.
Sabendo que os
pontos A, D e E estão alinhados, o valor da área destacada, em cm2,
é :
(A) 24.
(B) 18.
(C) 22.
(D) 20.
(E) 16.
Vejamos :
Como o triangulo AEF é retângulo, então AE2
= AF2 + FE2 → 102 = 62 + FE2
100 = 36 + FE2 → FE2 =
64 → FE = 8 cm
Como
os triângulos AFE e DEG são semelhantes então DG/AF = DE/FE
DG/6 = 4/8 →8DG = 24 → DG = 3 cm.
Área do ΔDEG = 4.3/2 = 6 cm2
Área do ΔAEF = 6.8/2 = 24 cm2
Área do quadrilátero ADGF = Área ΔAEF - Área ΔDEG = 24 – 6 = 18cm2
Finalmente Área destacada = Área do quadrado
- Área do quadrilátero ADGF = 36 –
18 = 18 cm2
3. Em
um plano cartesiano, a parábola y = –x2 + 4x + 5 e a reta y = x + 5
se intersectam nos pontos P e Q. A distância entre esses dois pontos é :
(A) 2√3
(B) √2
(C) 3
(D) 3√2
(E) 4
Vejamos :
Se a parábola y = –x2 + 4x + 5 e
a reta y = x + 5 se intersectam nos pontos
P e Q, entao igualando-as, vem : –x2
+ 4x + 5 = x + 5 → –x2 + 4x = x →
–x2 + 4x – x = 0 → x2
– 3x = 0 → xP = 0 e xQ = 3 → yP = 5 e yQ
= 8 →
P(0, 5) e Q(3, 8).
Como a distancia entre dois pontos se
calcula através da expressão
dPQ = √(xP - xQ)2
+ (yP - yQ)2 , vem dPQ = √(0 -
3)2 + (5 - 8)2 = √18 = 3√2
4. Um
professor colocou em uma pasta 36 trabalhos de alunos, sendo 21 deles de alunos
do 10 ano e os demais de alunos do 20 ano. Retirando-se
aleatoriamente 2 trabalhos dessa pasta, um após o outro, a probabilidade de os
dois serem de alunos de um mesmo ano é :
(A) 1/2
(B) 1/3
(C) 1/4
(D) 1/5
(E) 1/6
Vejamos :
... 36 trabalhos de alunos, sendo 21 deles
de alunos do 10 ano e os demais de
alunos do 20 ano, ou
seja 15.
... Retirando-se aleatoriamente 2 trabalhos
dessa pasta, um após o outro, a
probabilidade de os dois serem de alunos de um
mesmo ano é :
10 ano → P = 21/36 . 20/35 → P =
7/12 . 4/7 → P = 1/3
20 ano → P = 15/36 . 14/35 → P =
5/12 . 2/5 → P = 1/6
10 ano ou 20 ano → P =
1/3 + 1/6 → P = (2 + 1)/6 → P = 1/2
5. Uma
pessoa dispõe de 5 blocos de papel colorido nas cores azul, amarelo, verde,
branco e rosa, sendo cada um deles de uma única cor, e irá utilizar 3 folhas
para anotações. O número total de maneiras possíveis de essa pessoa escolher
essas 3 folhas, sendo pelo menos 2 delas de uma mesma cor, é :
(A) 22.
(B) 12.
(C) 15.
(D) 18.
(E) 25.
Vejamos :
Uma pessoa dispõe de 5 blocos de papel
colorido nas cores azul, amarelo, verde,
branco e rosa ...
Se duas tiverem a mesma cor e a terceira uma
outra cor, então teremos
5 . 4 = 20 possibilidades.
Se as três tiverem a mesma cor então teremos
5 possibilidades.
Finalmente 20 + 5 = 25 possibilidades.
6. Considere a
progressão aritmética (a1, 4, a3, a4, a5,
16, ...) de razão r e a progressão geométrica (b1, b2, b3,
b4, 4, ...) de razão q. Sabendo que r/q = 6, o valor de a9
– b3 é :
(A) 12.
(B) 6.
(C) 3.
(D) 15.
(E)
9.
Vejamos :
... PA (a1, 4, a3, a4,
a5, 16, ...) → a2 = 4 → a1 + r = 4 e a6 = 16 → a1 + 5r = 16.
Resolvendo o sistema, vem 4 – r = 16 – 5r →
5r – r = 16 – 4 →4r =12→r = 3
... sabendo que r/q = 6 → 3/q = 6 → 6q = 3 →
q = 3/6 → q = 1/2
como a9 = a1 + 8r e a1
= 4 – r então a9 = 4 - r + 8r → a9 = 4 + 7r → a9
= 25
como b5 = 4 e b5 = b3.
q2 então 4 = b3. (1/2)2 → 4 = b3/4
→ b3 = 16
Portanto o valor de a9
– b3 = 25 – 16 = 9
7. Em
um plano cartesiano, o ponto P(a, b), com a e b números reais, é o ponto de
máximo da função f(x) = –x2 + 2x + 8. Se a função g(x) = 3–2x +
k, com k um número real, é tal que g(a) = b, o valor de k é :
(A) 2.
(B) 3.
(C) 4.
(D) 1.
(E) 0.
Vejamos :
... Se P(a, b), com a e b números reais, é o
ponto de máximo da função
f(x) = –x2 + 2x + 8 → xV
= - b/2a = - 2/- 2 = 1 e yV = -Δ/4a = - 36/- 4 = 9 →
P(a, b) = P(1, 9) → a = 1 e b = 9
... Se a função g(x) = 3–2x + k,
com k um número real, é tal que g(a) = b,
Então 3-2.a + K = b → 3-2.1
+ K = 9 → 3-2.1+ K = 32 → - 2 + k = 2 → k = 4
8.Uma pessoa
comprou 2 pacotes de algodão, 5 rolos de gaze e 3 rolos de esparadrapo. Na
farmácia onde realizou a compra, o preço de um pacote de algodão mais um rolo
de gaze e mais um rolo de esparadrapo é R$ 16,00. Um rolo de esparadrapo custa
R$ 2,00 a menos que um pacote de algodão e R$ 1,00 a mais que um rolo de gaze.
Sabendo que essa pessoa pagou a compra com uma nota de R$ 50,00, o valor do
troco recebido foi :
(A) R$ 0,50.
(B) R$ 1,00.
(C) R$ 1,50.
(D) R$ 2,50.
(E) R$ 2,00.
Vejamos :
... o preço de um pacote de algodão(x) mais
um rolo de gaze(y) e mais um
rolo de esparadrapo(z) é R$ 16,00 → x +
y + z = 16.
... Um rolo de esparadrapo custa R$ 2,00 a
menos que um pacote de
algodão, z = x – 2 → x = z + 2, e R$ 1,00 a mais que um rolo de gaze,
z =
y + 1 → y = z – 1.
Como x + y + z = 16 → z + 2 + z – 1 + z = 16 → 3z = 16 – 1 →3z =15 →z = 5 ,
x = z + 2 → x =
7 e y = z – 1 → y = 4.
… Uma pessoa comprou 2 pacotes de algodão, 5
rolos de gaze e 3 rolos
de esparadrapo → 2x + 5y + 3z → 2.7 + 5.4 +
3.5 → 14 + 20 + 15 → R$ 49,00
... Sabendo que essa pessoa pagou a compra
com uma nota de R$ 50,00, o valor
do troco recebido foi R$
1,00
9. Considere
as matrizes A(2x3) tal que a11 = a13 = a23 =
k, a12 = 0, a21 = 3,
a22 = - 2 , sendo k um
número real, com k < 2, B = (bij)3x2, com bij = (i – j)2,
e C = A ⋅ B. Sabendo que det
C = 12, o valor de k2 é :
(A) 0.
(B) 9.
(C) 4.
(D) 16.
(E) 1.
Vejamos :
Se det C = 12 → 4K.(3+K) – 2K.(-2+4K) = 12 → 12K
+ 4K2 + 4K – 8K2 = 12
- 4K2 + 16K – 12 = 0(÷-4) → k2
- 4K + 3 = 0 → k = (4±√4)/2 = (4±2)/2 = 2 ± 1
K = 3 (não convém) ou K = 1 → K2
= 1
10. Um
cilindro circular reto A, com raio da base igual a 6 cm e altura H, possui a
mesma área lateral que um cilindro circular reto B, com raio da base r e altura
h, conforme mostram as figuras.
Sabendo que h/H =
1,2 e que o volume do cilindro B é 240π cm3, é correto afirmar que a
diferença entre os volumes dos cilindros é :
(A) 50π cm3.
(B) 42π cm3.
(C) 45π cm3.
(D) 48π cm3.
(E) 37π cm3.
Vejamos :
Sabendo que, área lateral de um cilindro é
igual a 2πRH, vem :
Cilindro A → AA = 2π.6.H → AA
= 12πH
Cilindro B → AB = 2π.r.h → AB
= 2πrh
Como AA = AB → 12πH = 2πrh
→6H = rh → 6/r = h/H → 6/r = 1,2 → r = 5cm
Sabendo que volume de um cilindro é igual a πR2
H, vem :
Cilindro B → VB = π.r2.h
= π.52.h = 240π → h = 9,6 cm .
Como H= h/1,2 → H = 9,6/1,2 → H = 8 cm
Cilindro A → VA = π.r2.H → VA =
π62.8 → VA = 288π cm3
Finalmente a diferença entre os volumes é
288π - 240π = 48π cm3
como você chegou no resultado '25' no exercício 6?
ResponderExcluirEle já tinha achado por um sistema o valor de r como 3, daí (7x3)+4=25
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