1. (Uefs
2016) Em um grupo de 30 jovens, 2 já assistiram a todos os filmes X, Y e Z e 10
ainda não viram nenhum. Dos 14 que viram Y, 5 também assistiram a X, e 6 também
viram Z. Ao todo, 11 jovens assistiram a X. Com base nessas informações, é
correto concluir que, nesse grupo,
a) ninguém assistiu apenas a X.
b) ninguém assistiu apenas a Z.
c) alguém assistiu a Z, mas não viu Y.
d) nem todos os que assistiram a Z,
viram Y.
e) todos os que assistiram a X também
viram Z.
Resposta da questão 1: [B]
Considere o diagrama.
Sabendo que 30 jovens foram consultados e
a + b + 3 + 2 = 11, temos
11 + 5 + 4 + c + 10 = 30 → c = 0. Portanto, ninguém assistiu apenas ao
filme Z.
2. (Uefs 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1000 que não são múltiplos de
9 é igual a :
a) 444556
b) 444889
c) 445333
d) 445722
e) 446329
Resposta da questão 2:[A]
Os múltiplos de 9 entre 1 e 1000 constituem
a progressão aritmética (9, 18, ..., 999). Portanto, como o número de termos
dessa progressão é 111, segue que a resposta é dada por :
(1 + 1000).1000/2 - (9 +999)111/2 =
500500 – 55944 = 444556
3. (Uefs 2016)
Ano passado, o faturamento diário F (em R$) de uma empresa, com um determinado produto, variou como a função do 2º grau, do tempo t (em meses), representada na figura. Sabe-se que F iniciou o ano em R$6000,00 e terminou em pouco mais de R$4000,00, atingindo um máximo de R$8000,00 no fim do 5º mês. O preço P do produto variou como uma função do 1º grau, aumentando R$10,00 ao mês. Se F = P.n, em que n é o número de unidades do produto, vendidas a cada dia, então n diminuiu, a cada mês, portanto, a cada 30 dias,
a) 6
unidades.
b) 7
unidades.
c) 8
unidades.
d) 9
unidades.
e) 10
unidades.
Resposta da questão 3: [C]
Sabendo que o vértice da
parábola corresponde ao ponto (5, 8000), temos
F(t) = a(t-5)2
+ 8000.
Como f(0) = 6000, vem
a(0-5)2 + 8000 = 6000 → a = - 2000/25 = - 80
Portanto, dado que o
preço P varia segundo uma função afim com taxa de variação igual a 10, segue
que :
F(t) = - 80(t-5)2
+ 8000 = (10t + 50 ) . ( 120 – 8t )
P(t) n(t)
A resposta é 8.
4. (Uefs 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica
decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado
da base tivesse uma área de 1 m2 a altura da pilha, em m, seria:
a) 1/(1-q)
b) (1-q)/(1-√q)
c) (1-√q)/(1-q)
d) (1+√q)/(1-q)
e) infinita
Resposta da questão 4:[D]
Os lados dos quadrados constituem a progressão geométrica ( 1, √q, q,
q√q, ... ). Portanto, o resultado é dado por :
S∞ = 1/(1 - √q) = 1/(1 - √q) . (1 + √q)/(1 + √q) = (1 +
√q)/(1 - q)
5. (Uefs 2016) Em uma turma de n alunos (n≥3), o número de maneiras de se montar uma
equipe de 3 alunos é dado pelo polinômio :
a) 3n2/2
– 15n/2 + 10
b) 13n2/2
– 45n/2 + 10
c) n3
– 3n2 + 2n QUESTAO ANULADA
d) n3/6
– n2/2 + n/3
e) n3/2
– 3n2/2 + n
Resposta da questão 5:[D]
Onde se lê: “n alunos (n≥3),” lia-se: “n alunos (n=3),” na prova aplicada. Com
base nessa alteração, temos a seguinte solução:
A resposta
corresponde ao número de combinações simples de n alunos tomados 3 a 3 isto é, Cn,3 = n!/3!(n-3)! =
n(n-1)(n-2)/6 = n3/6 – n2/2 + n/3
6. (Uefs 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial
fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu
interior, sem estourar, até :
a) 32,4% maior.
b) 44% maior.
c) 53,6% maior.
d) 66% maior.
e) 72,8% maior.
Resposta da questão 6: [E]
Se r0 é o raio da bolha, então sua área
superficial é 4πr02. Logo, se sua
área superficial
fosse 44% maior, então seu raio, r, seria tal que
4πr2 =
1,44. 4πr02 → r = 1,2r0
Portanto, ela
poderia conter um volume de ar em seu interior, sem
estourar, até
4/3. π. r3 = 4/3. π. (1,2r0)3 = 1,728. 4/3
.π.r03 ou seja,
72,8% maior.
7. (Uefs 2016)
O gráfico de setores da figura é
gerado na tela de um computador usando um sistema de coordenadas cartesianas.
As coordenadas do centro O são (50,30) e as do ponto A são (58,24). Para que o
setor OAB, correspondente a um valor de 25%, seja desenhado corretamente, a
equação que descreve os pontos (x, y) do segmento BO deve ser :
a) y = 22 +
4x/3, com 0 ≤ x ≤
6
b) y = 24 +
3x/4, com 0 ≤ x ≤
8
c) y = 22 +
4x/3, com 44 ≤ x ≤
50
d) y = 22 +
4/3(x - 44), com 44 ≤ x ≤
50
e) y = 24 +
3/4(x - 42), com 42 ≤ x ≤
50
Resposta da questão 7:[D]
Como 0,25 . 3600
= 900, tem-se que as retas OA e OB são perpendiculares.
Logo, a equação
da reta OB é dada por :
y – 30 =
-(58-50)/(24-30 . (x - 50) → y = 4x/3 - 110/3
Portanto, a
resposta é y = 22 + 4/3.( x - 44), com 44 ≤ x ≤ 50.
8. (Uefs 2016) Em uma cultura bacteriana, há inicialmente 400.000.000 bactérias do tipo
X e apenas 400 do tipo Y. A cada hora, aproximadamente, a população de X cai
pela metade e a de Y dobra de tamanho.
O total de bactérias nessa cultura
ficará abaixo de 1.000.000 durante cerca de :
a) 1h
b) 2h
c) 3h
d) 4h
e) 5h
Resposta da questão 8:[B]
O total de
bactérias, n, da cultura, t horas, após o instante inicial, é dado
por n = 400000000
. 1/2t + 400 . 2t .
Daí, se n <
1000000, então :
400000000 . 1/2t
+ 400 . 2t < 1000000 → (2t - 1250)2 <
562500
|2t -
1250| < 750 → 500 < 2t < 2000 → 29 – 12 < 2t
< 211 - 48
Portanto, o
resultado pedido é, aproximadamente, 2 horas.
9. (Uefs 2016)
O trapézio representado na figura tem
bases medindo 12 cm e 4cm, e os ângulos internos da base maior medem 600
e 300. Seu perímetro, em cm, é igual a :
a) 16 + 4√2
b)
16
+ 4√3
c)
20
+3√2
d)
20
+ 4√2
e)
20
+ 4√3
Resposta da questão 9:[E]
Considere a
figura, em que AE // BC
Sendo CD = 12 cm
e EC = 4 cm, temos DE = CD – EC = 8 cm. Ademais,
AE // BC, implica
em AED = 300, pois BCE e AED são ângulos
correspondentes.
Logo, como ADE = 600 vem DAE = 900.
Por conseguinte,
do triângulo ADE, encontramos :
cos 600 =
AD/DE → AD = 4 cm e sen 600 = AE/DE → AE = 4√3 cm
A resposta é 2pABCD
= (20 + 4√3) cm.
10. (Uefs 2016)
Na figura, tem-se uma circunferência
inscrita em um quadrado, que, por sua vez, está inscrito em outra
circunferência. Considerando-se π ≈ 3,14, a área escura compreendida entre o
quadrado e a circunferência menor representa, em relação à área interna à
circunferência maior, um percentual de, aproximadamente,
a) 11,8%
b) 13,7%
c) 16,4%
d) 18,3%
e) 21,5%
Resposta da questão 10:[B]
Sejam l , r e R, respectivamente,
o lado do quadrado, o raio do círculo
menor e o raio do
círculo maior. Logo, como l = 2r e R = r√2, tem-se que a
área escura é
dada por l2 – πr2 ≈ (2r)2 – 3,14r2
≈ 0,86r2. Portanto, como a
área do círculo
maior é πR2 ≈ 6,28r2, vem 0,86r2/6,28r2
. 100% = 13,7%
11. (Uefs 2016) Os números complexos z e w têm módulos |z| = |w| = 1.
Se z, w e seu produto zw formam, no
plano de Argand-Gauss, os vértices de um triângulo equilátero, é correto
afirmar que :
a) z é real.
b) w = ± 1 ou w = ± i
c) zw é um imaginário puro.
d) a parte real de w é positiva.
e) z e w são complexos conjugados.
Resposta da questão 11: [E]
Seja z = cisα, com 0 < α < 2π. Para
que as imagens dos números
complexos z, w e zw correspondam aos
vértices de um triângulo
equilátero, deve-se ter w = cis(α = 2π/3)
e zw = cis(α + 4π/3)
Por outro lado, sabemos que zw = cis(2α +
2π/3). Logo, só pode ser α = 2π/3 e, portanto, temos z = - 1/2+ √3i/2, w = -1/2
- √3i/2 e zw = 1.
Portanto, z e w
são complexos conjugados.
12. (Uefs 2016) Sabendo-se que o polinômio p(x) = 8x3 – 4x2 – 66x
- 63 tem uma raiz simples x1 > 3 e uma raiz dupla x2,
é correto afirmar que :
a) x2
< -7/2
b) x2
< - 3
c) x2
< - 5/4
d) x2
> 3/4
e) x2
> 5/2
Resposta da questão 12:[C]
Sabendo que x1 é raiz simples e x2 é raiz dupla, pelas Relações de Girard,
temos x1
+ x2 = - (-4)/8 → x1 = 1/2 – 2x2
Portanto, como x1
> 3, vem 1/2 – 2x2 > 3 → x2 < - 5/4
13. (Uefs 2016) Há uma década, um terço dos estudantes de uma universidade vinha de
escolas públicas, e os demais, de escolas particulares. Desde então, o número
de estudantes vindos de escolas públicas teve um aumento de 80% enquanto os de
particulares aumentaram 50%. Hoje, os alunos de escolas públicas representam
uma fração do total de alunos da universidade igual a :
a) 3/8
b) 3/7
c) 4/9
d) 5/9
e) 5/8
Resposta da questão 13: [A]
A resposta é dada
por (1,8 . 1/3 ) / ( 1,8 . 1/3 + 1,5 .
2/3 ) = 0,6 /(0,6+1) = 3/8
14. (Uefs 2016) O número de soluções da equação cos2x = 2cosx, no intervalo 0 < x
< 2π, é :
a) 0
b) 1 QUESTAO ANULADA
c) 2
d) 3
e) 4
Resposta da questão 14:[C]
Questão anulada no gabarito oficial.
Onde se lê: “0 < x < 2π”, lia-se: “ 0 = x < 2π” na prova
aplicada. Com essa alteração, temos a
seguinte solução:
Sejam f(x) = cos
2x e g(x) = 2 cos x
Os gráficos de f e de g apresentam duas interseções no intervalo
considerado. Portanto, a resposta é 2
15. (Uefs 2016) Uma equipe de professores corrigiu, em três dias de correção de um
vestibular, números de redações iguais a 702, 728 e 585. Em cada dia, as
redações foram igualmente divididas entre os professores. O número de
professores na equipe é um divisor de :
a) 52
b) 54
c) 60
d) 68
e) 77
Resposta da questão 15:[A]
O número de
professores corresponde ao máximo divisor comum dos números de redações.
Portanto, desde que 702 = 2 . 33 . 13, 728 = 23 . 7 . 13
e 585 = 33 . 5 . 13, temos mdc(702, 728, 585) = 13. Logo, como 52 =
4 .13 segue o resultado.
Então, gostaria de saber por que na questão 10, a área do círculo maior seria igual a 6,28r2
ResponderExcluirOi, boa noite.
ResponderExcluirComo a área do círculo maior é πR2 e R = r√2, então π(r√2)2 =
π.r2.2 = 2π.r2 ≈ 6,28r2, vem 0,86r2/6,28r2 . 100% = 13,7%
Melhorou ?
Prof. Bolinha
O gráfico de setores da figura é gerado na tela de um computador usando um sistema de coordenadas cartesianas. Considere-as as coordenadas do centro O como (30,50) e as do ponto A são (24,58). Para que o setor OAB, correspondente a um valor de 25%, seja desenhado corretamente, a equação que descreve os pontos (x, y) do segmento BO deve ser :
ResponderExcluir01) 3x - 4y - 66 = 0, 0 ≤ y ≤ 6.
02) 4x - 3y - 88 = 0, 0 ≤ y ≤ 8.
03) 4x - 3y - 96 = 0, 38 ≤ y ≤ 50.
04) 4x + 3y + 96 = 0, 42 ≤ y ≤ 54.
05) 3x - 4y + 110 = 0, 50 ≤ y ≤ 56.
O Senhor poderia ajudar nessa questão. Ela é igual a questão 7, porém os valores são diferentes. Se possível passo a passo. Desde já agradeço!
OBS.: O gráfico é o mesmo.
RODNEY, BOA TARDE
ResponderExcluirComo 25% de 3600 = 0,25 . 3600 = 900, então que as retas OA e OB são
perpendiculares.
● A equação da reta OA é dada por y = ax + b.
O(30, 50) → 50 = 30a + b e A(24, 58) → 58 = 24a + b → 58 – 24a = b
Resolvendo o sistema de equações por substituição 50 = 30a + 58 – 24a
6a = - 8 → aOA = - 4/3.
Como OB é perpendicular a AO, então seus coeficientes angulares são
inversos e simétricos, portanto aOB = 3/4.
● A equação da reta OB é dada por y = 3x/4 + b.
O(30, 50) → 50 = 3.30/4 + b → 200 = 90 + 4b → 110 = 4b → b = 55/2
Finalmente a reta OB apresenta equação y = 3x/4 + 55/2 → 4y = 3x + 110 →
3x – 4y + 110 = 0.
Prof. Bolinha
Obrigado!
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