1. (Espm 2017) Uma função f é definida apenas para números naturais, de modo
que f(0) = 8, f(1) = 2 e f(n) = f(n - 1)/f(n - 2) para n > 1. O valor de f(50)
é:
a) 1/8
b) 1/4
c) 8
d) 2
e) 1
Resposta da questão 1:[B]
Dado que f(0) =
8, f(1) = 2 e f(n) = f(n - 1)/f(n - 2), para n > 1, vem :
f(2) = 1/4, f(3)
= 1/8, f(4) = 1/2, f(5) = 4, f(6) = 8, f(7) = 2 e f(8) = 1/4 .
Logo, podemos
concluir que : f(0) = f(6) = ... = f(6k) ;
f(1) = f(7) = ...
= f(6k+1) ;
f(2) = f(8) = ...
= f(6k+2) ;
f(3) = f(9) = ...
= f(6k+3) ;
f(4) = f(10) = ...
= f(6k+4) e
f(5) = f(11) = ...
= f(6k+5) com k ɛ N.
Portanto, como 50
= 6.8 + 2, temos f(50) = f(2) = 1/4.
2. (Espm 2017) O lucro de uma pequena empresa é dado por uma função quadrática cujo
gráfico está representado na figura abaixo:
Podemos concluir que o lucro máximo é
de:
a) R$ 1280,00
b) R$ 1400,00
c) R$ 1350,00
d) R$ 1320,00
e) R$ 1410,00
Resposta da questão 2:[C]
Seja L = ax2
+ bx + c, L sendo o lucro obtido com a venda de x unidades
Como a parábola contém
a origem, c = 0.
Como a parábola
passa pelos pontos (10,
1200) e (20, 1200), temos :
100a + 10b =
1200 e
400a + 20b = 1200 → a = - 6 e b =
180
Portanto, segue
que L = - 6x2 + 180x .
O lucro máximo
ocorre para xVértice =
- b/2a = -180/2.(- 6) = 180/12 = 15 e é
igual a L = - 6(15)2
+ 180.15 = R$ 1350,00.
3. (Espm 2017) O gráfico abaixo mostra a variação da temperatura no interior de uma
câmara frigorífica desde o instante em que foi ligada. Considere que essa variação
seja linear nas primeiras 2 horas.
O tempo necessário para que a
temperatura atinja – 180C é de:
a) 90 min
b) 84 min
c) 78 min
d) 88 min
e) 92 min
Resposta da questão 3:[B]
Seja T = at + b,
com T sendo a temperatura após t minutos. É imediato que
b = 24. Como o gráfico de T passa pelo ponto (48, 0) temos 0 = a.48 + 24 →
48a = - 24 → a =
- 1/2 .
Queremos calcular
o valor de t para o qual se tem T = - 180C. Desse modo,
vem : –18 = -t/2
+ 24 → t/2 = 24 + 18 → t/2 = 42 → t = 84 min
4. (Espm 2017) Na progressão geométrica (1, 2, 4, 8, ... ) sendo an o n-ésimo
termo e Sn a soma dos n primeiros termos, podemos concluir
que:
a) Sn
= 2.an
b) Sn
= an + 1
c) Sn
= an+1 + 1
d) Sn
= an+1 - 1
e) Sn
= 2an+1
Resposta da questão 4:[D]
Desde que an+1
= 1.2n → an+1 = 2n, temos Sn = 1.(2n-1)/(2-1)
→ Sn = an+1 - 1
5. (Espm 2017) Considere o
sistema x/y + y/z = 6 ; x/y + z/x = 5/2 e
y/z + z/x = 9/2 onde x, y e z são
reais não nulos.
O valor da expressão (x2z
+ y2x + z2y)/xyz é:
a) 15/2
b) 17/2
c) 15/4
d) 13/2
e) 17/4
Resposta da questão 5:[D]
Somando as equações, temos 2x/y + 2y/z + 2z/x = 13 →
2(x2z + y2x + z2y)/xyz
= 13 → (x2z + y2x + z2y)/xyz = 13/2
6. (Espm 2017) As placas de automóveis no Brasil são formadas por 3 letras do alfabeto
completo (26 letras), seguidas por 4 algarismos do sistema decimal de
numeração. A quantidade de placas em que as 3 letras e os 4 algarismos são
consecutivos (por exemplo: ABC 0123, MNP 4567) é igual a:
a) 168
b) 216
c) 184
d) 156
e) 244
Resposta da questão 6: [A]
Existem 26 – 2 = 24 ternas de letras consecutivas e 10 – 3 = 7 quadras de algarismos consecutivos. Assim, pelo Princípio
Multiplicativo, segue que a resposta é 24 . 7 = 168.
7. (Espm 2017) Uma senhora foi ao shopping e gastou a metade do dinheiro que tinha na
carteira e pagou R$ 10,00 de estacionamento. Ao voltar para casa parou numa
livraria e comprou um livro que custou a quinta parte do que lhe havia sobrado,
ficando com R$ 88,00.
Se ela tivesse ido apenas à livraria
e comprado o mesmo livro, ter-lhe-ia restado:
a) R$ 218,00
b) R$ 186,00
c) R$ 154,00
d) R$ 230,00
e) R$ 120,00
Resposta da questão 7:[A]
Seja x a quantia que a senhora dispunha ao sair de casa. Logo, sabendo
que a quantia que
restou após as despesas é igual a R$ 88,00 temos
(4/5).(x/2 - 10)
= 88 → R$ 240,00.
Portanto, como o
livro custava (1/5).(240/2 - 10) = R$ 22,00, se ela tivesse
ido apenas à
livraria, teria restado 240 – 22 = R$ 218,00.
8. (Espm 2017) A soma das raízes da equação (1/x) - 1/(x+1) = 1/6 é igual a:
a) 1
b) 4
c) - 3
d) 0
e) - 1
Resposta da questão 8:[E]
Sendo x ǂ - 1 e x ǂ 0, temos (1/x) - 1/(x+1) = 1/6 → 6(x + 1) –
6x = x(x + 1)
6x + 6 – 6x = x2
+ x – 6 = 0
Portanto, pelas
Relações de Girard, a soma das raízes = - b/a = - 1/1 = - 1
9. (Espm 2017) Sabe-se que, se x2 = 4, então y2
– 3y = 0. Podemos
afirmar que:
a) Se x = 2, então y = 0.
b) Se x = - 2, então y = 3.
c) Se y = 2, então x ǂ 2 e x ǂ - 2.
d) Se y = 2, então x ǂ 2 ou x ǂ - 2.
e) Se y = 3, então x = 2 ou x = - 2.
Resposta da questão 9:[C]
A contrapositiva
de (x2 = 4) → (y2 – 3y = 0) é
(y2 – 3y ǂ
0 → x2 ǂ 0) ↔ ((y ǂ 0 ʌ y ǂ 3) → (x ǂ - 2 ʌ x ǂ 2))
Portanto, se y = 2, então x ǂ 2 e x ǂ - 2
10. (Espm 2017) Dividindo-se o número natural N por 13, obtém-se quociente Q e
resto R. Aumentando-se 2 unidades no dividendo e mantendo-se o divisor, o
quociente aumenta de 1 unidade e a divisão é exata.
Sabendo-se que Q + R = 16, podemos
afirmar que os divisores primos de N são:
a) 2 e 19
b) 2, 3 e 13
c) 3 e 17
d) 3, 5 e 7
e) 5 e 11
Resposta da questão 10:[A]
Como R = 16 - Q e N = 13Q + R, temos N = 13Q + 16 – Q → N = 12Q
+ 16.
Se N + 2 = 13(Q +
1), então 12Q + 16 + 2 = 13Q + 13 → Q = 5
Portanto, vem R = 11 e N = 76.
Escrevendo 76 = 22.19,
podemos concluir que os divisores primos de N
são 2 e 19.
11. (Espm 2017) Três emissoras de TV apresentam programação infantil durante o dia. Na
emissora A, o horário dessa programação vai de 11h 40min até 18h 30min. Na
emissora B, vai de 9h 30min até 16h 40min e na emissora C, vai de 10h
50min até 13h 20min e de 14h 50min até 17h10min. O tempo em que as três
emissoras apresentam essa programação simultaneamente é de:
a) 3h 20min
b) 3h 30min
c) 3h 40min
d) 3h 50min
e) 4h
Resposta da questão 11: [B]
O tempo em que as
três emissoras apresentam a programação
simultaneamente é
dado por :
(13h 20min – 11h
40min) + (16h 40min – 14h 50min) =
1h 40min + 1h
50min = 3h 30min
12. (Espm 2017) O conjunto imagem de uma função inversível é igual ao domínio de sua
inversa. Sendo f : A → B tal que f(x) = (2x-1)/(x+1) uma função real
inversível, seu conjunto imagem é:
a) R - {1}
b) R - {-1}
c) R - {-2}
d) R - {0}
e) R- {2}
Resposta da questão 12: [E]
Lembrando que é
possível definir tantas funções quanto queiramos por meio da lei f(x) = (2x-1)/(x+1),
vamos supor que o domínio de f seja o conjunto dos números reais x, tal que x ɛ R - {-1}. Assim, temos
y= (2x-1)/(x+1) → yx
+ y = 2x – 1 → x(y - 2) = -(y + 1) → x = (y+1)/(2-y)
Portanto, sendo f-1(x)
= (x+1)/(2-x) a lei da inversa de f, podemos afirmar
que a imagem de f é o conjunto dos números reais y tal que y ɛ R - {2}.
13. (Espm
2017) Em uma competição de vôlei de praia participaram n duplas. Ao
final, todos os adversários se cumprimentaram uma única vez com apertos de
mãos. Sabendo-se que foram contados 180 apertos de mãos, podemos concluir que n
é igual a:
a) 8
b) 9
c) 10
d) 11
e) 12
Resposta da questão 13:[C]
Se todos os
atletas se cumprimentassem, então o número de apertos de mãos seria igual a C2n,2. Mas, como apenas adversários se cumprimentam, devemos descontar desse
total o número de apertos de mãos trocados entre atletas de uma mesma dupla,
qual seja n.
Portanto, segue
que o resultado é tal que C2n,2 – n = 180 →
(2n)!/2!(2n-2)! –
n = 180 → n2 – n – 90 = 0 → n = 10
14. (Espm 2017) Em uma classe há 25 alunos. Podemos afirmar, com certeza, que:
a) Algum aluno faz aniversário em
janeiro.
b) Em algum mês haverá 4 aniversários.
c) Pelo menos 3 alunos fazem aniversário
no mesmo mês.
d) Pelo menos 2 alunos aniversariam em
dezembro.
e) No máximo 4 alunos fazem aniversário
em um mesmo mês.
Resposta da questão 14:[C]
Sabemos, pelo
Princípio das Gavetas de Dirichlet, que em pelo menos um mês há (25 - 1)/12 + 1
= 3 aniversariantes.
15. (Espm 2017) A taxa de crescimento populacional de um país é de 2% ao ano. Utilizando
os dados da tabela abaixo e considerando que essa taxa permanecerá constante,
podemos afirmar que a população desse país dobrará em:
Obs.: log 2 = 0,3010 ; log 2,02 =
0,3054 e log 2,04 = 0,3096
a) 15 anos
b) 20 anos
c) 25 anos
d) 30 anos
e) 35 anos
Resposta da questão 15: [E]
Seja a função p :
R+ → R, dada por p(t) = p0.(1,02)t, com p(t) sendo a
população do país após t anos. Logo, como queremos calcular t para o qual se tem p(t) = 2.p0, vem :
2p0 =
p0.(1,02)t → 2 = (1,02)t
→ log2 = log(1,02)t → log2 = t.log(1,02)
t = log2/log1,02 →
t ≈ 0,301/0,0086 → t = 35
16. (Espm 2017) Em uma família, sabe-se que três filhos fazem curso de inglês, dois
praticam natação e só um deles faz as duas atividades. As mensalidades do
curso de inglês e da natação são, respectivamente, R$ 240,00 e R$ 180,00 por pessoa.
A despesa total dessa família apenas com essas atividades dos filhos é de:
a) R$ 1500,00
b) R$ 1080,00
c) R$ 1210,00
d) R$ 1380,00
e) R$ 1460,00
Resposta da questão 16:[B]
O resultado
pedido é 240 . 3 + 180 . 2 = R$ 1080,00
17. (Espm 2017) Dadas, num plano, duas figuras de áreas A1 e A2
cujas distâncias de seus centros de gravidade a um eixo desse plano são x1
e x2, a distância x (do centro de gravidade CG desse conjunto
ao mesmo eixo) é a média ponderada entre x1 e x2,
com pesos A1 e A2, respectivamente. Considerando-se
que cada quadrícula da malha mostrada abaixo tem lado medindo 1, a distância x
será igual a:
a) 8/3
b) 9/4
c) 13/5
d) 17/6
e) 11/4
Resposta da questão 17:[D]
Sendo A1
= 2 e A2 = 1 temos x = (x1.A1 +
x2.A2)/(A1 + A2) =
(3,5. 2 + 1,5.1)/(2 + 1) = 8,5/3 = 17/6
18. (Espm 2017) Um município de 250 km2 de área total tem uma população
estimada de 30000 habitantes, dos quais 40% moram na zona rural, que abrange 60%
de sua superfície. A densidade demográfica da zona rural desse município é
de:
a) 80 hab/km2
b) 60 hab/km2
c) 70 hab/km2
d) 90 hab/km2
e) 50 hab/km2
Resposta da questão 18:[A]
A densidade
demográfica da zona rural é dada por
(0,4 .
30000)/(0,6 . 250) = 80 hab/km2
19. (Espm 2017) Na câmara dos vereadores de uma cidade, uma proposta recebeu 42% de
aprovação, 48% de rejeição e 5 vereadores se abstiveram de votar. Após intensa
negociação, houve uma nova votação em que 4 dos vereadores que haviam
rejeitado a proposta e 3 dos que se abstiveram passaram a aprová-la. Dessa
forma, a proposta foi aprovada com um percentual de:
a) 53%
b) 54%
c) 55%
d) 56%
e) 57%
Resposta da questão 19: [D]
O percentual
correspondente aos cinco vereadores que se abstiveram na primeira votação é
igual a 100% - (42% + 48%) = 10%. Logo, podemos concluir que o número total de
vereadores da câmara é 5/0,1 = 50. Assim, é imediato que 0,42.50 = 21
vereadores aprovaram a proposta.
Portanto, se na
votação seguinte o número de vereadores favoráveis à proposta foi igual a 21 +
4 + 3 = 28, então a resposta é 28/50 . 100% = 56%
20. (Espm 2017) Quanto ao estado civil das funcionárias de um escritório, é verdade que:
- Ou Laura não é casada ou Maria é
casada.
- Se Maria é casada, então Paula é
divorciada.
- Se Paula não é divorciada, então
Laura é casada.
Com base no exposto, pode-se afirmar
que:
a) Laura é casada.
b) Maria é solteira.
c) Paula é casada.
d) Laura é solteira.
e) Paula é divorciada.
Resposta da questão 20:[E]
Sendo verdadeiras
as proposições “Se Maria é casada, então Paula é divorciada” e “Se Paula não é
divorciada, então Laura é casada”, usemos o fato de que as proposições,
respectivamente, equivalentes “Maria não é casada ou Paula é divorciada” e
“Paula é divorciada ou Laura é casada” também são verdadeiras.
A proposição “Ou
Laura não é casada ou Maria é casada” é uma disjunção exclusiva. Logo, sendo
verdadeira essa proposição, as proposições “Laura não é casada” e “Maria é
casada” não podem ser ambas verdadeiras e nem ambas falsas.
Supondo que
“Laura não é casada” é falsa e “Maria é casada” é verdadeira, podemos concluir
de “Maria não é casada ou Paula é divorciada” que “Paula é divorciada” é
verdadeira, pois, caso contrário, tal disjunção seria falsa.
Por outro lado,
supondo que “Laura não é casada” é verdadeira e “Maria é casada” é falsa,
podemos concluir de “Paula é divorciada ou Laura é casada” que “Paula é
divorciada” é verdadeira.
Em consequência,
Paula deve ser divorciada.
Boa tarde professor, fiquei com uma dúvida na questão 2. De que forma o senhor conseguiu achar o valor de "a" e "b" a partir das coordenadas (10, 1200) e (20, 1200) e logo após escrevendo essa linha:
ResponderExcluir"100a + 10b = 1200 e 400a + 20b = 1200 → a = - 6 e b = 180"
Qual foi a matemática utilizada para tal resultado? Agradeço desde já, obrigado.
Oi, boa tarde
ResponderExcluirObserve que a parábola define a função do segundo grau, L = ax2 + bx + c,
onde L é o lucro obtido com a venda de x unidades.
Como a parábola contém a origem, o coeficiente c = 0, então a função fica
expressa por L = ax2 + bx .
Observe que a parábola passa pelos pontos (10,1200) e (20,1200), então :
qdo (10,1200) → 1200 = a.102 + b.10 → 1200 = 100a + 10b → 120 = 10a + b
qdo (20,1200) → 1200 = a.202 + b.20 → 1200 = 400a + 20b → 60 = 20a + b
Resolvendo o sistema por substituição 120 = 10a + b → b = 120 – 10a e
60 = 20a + b, encontramos 60 = 20a + 120 – 10a → - 60 = 10a → a = - 6 e
b = 120 – 10.(-6) → b = 120 + 60 → b = 180.
Portanto, segue que L = - 6x2 + 180x .
O lucro máximo ocorre para xVértice = - b/2a = -180/2.(- 6) = 180/12 = 15 e é
igual a L = - 6(15)2 + 180.15 = R$ 1350,00.
Melhorou ?
Prof. Bolinha
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExistem 26 – 2 = 24 ternas de letras consecutivas e 10 – 3 = 7 quadras de algarismos consecutivos. Assim, pelo Princípio Multiplicativo, segue que a resposta é 24 . 7 = 168.
ResponderExcluirNão entend, pq diminui 10 - 3?
Carlos, boa noite.
ExcluirExistem 26 – 2 = 24 ternas de letras consecutivas, pois se uma for, por exemplo ''A'' as outras ''duas'' não poderão ser ''A''.
Da mesma forma, 10 – 3 = 7 quadras de algarismos consecutivos, pois se um for, por exemplo ''7'' os outros ''três'' não poderão ser ''7''.
.Assim, pelo Princípio Multiplicativo, segue que a resposta é 24 . 7 = 168.
Melhorou ?
Prof. Bolinha
Muito boommm...
ResponderExcluirOi, boa noite
ExcluirGrato pelo elogio.
Prof. Bolinha
como chegou nessa equação na questão 2 (100a + 10b = 1200 e 400a + 20b = 1200)
ResponderExcluirVinicius, boa noite
ResponderExcluirObserve que a parábola passa pelos pontos (10,1200) e (20,1200), então :
qdo (10,1200) → 1200 = a.102 + b.10 → 1200 = 100a + 10b → 120 = 10a + b
qdo (20,1200) → 1200 = a.202 + b.20 → 1200 = 400a + 20b → 60 = 20a + b
Percebeu agora ?
Prof. Bolinha
professor, como você chegou ao log de 1,02 na questão 15 ?
ResponderExcluirOi, boa noite.
ExcluirObserve : A taxa de crescimento populacional de um país é de 2% ao ano, portanto 100% + 2% = 102% = 1,02.
Melhorou ?
Prof. Bolinha
professor.. eu fiquei em duvida em uma certa parte da questão 7
ResponderExcluireu entendi o (x/2 - 10) = 88 ...... mas como chegou ao 4/5 ?
´´ (4/5).(x/2 - 10) = 88 → R$ 240,00.Portanto, como o livro custava (1/5).(240/2 - 10) = R$ 22,00, se ela tivesse ido apenas à livraria, teria restado 240 – 22 = R$ 218,00. ´´
Oi, boa noite
ExcluirUma senhora foi ao shopping e gastou a me¬tade do dinheiro "X" que
tinha na carteira e pa¬gou R$ 10,00 de estacionamento → gastou X/2 + 10,
portanto sobrou "X - (X/2 + 10)" → "X/2 - 10"
Ao voltar para casa parou numa livraria e comprou um livro que custou a
quinta parte "1/5"do que lhe havia sobrado "1 - 1/5 = 4/5" →
" 4/5 . (X/2 - 10)" ficando com R$ 88,00 → 4/5 . (X/2 - 10) = 88 → 2X - 40 =
88.5 → 2X - 40 = 440 → 2X = 480 → X = 240.
Se ela tivesse ido apenas à livraria e comprado o mesmo livro, ter-lhe-ia
restado → 1/5 . (X/2 - 10) → 1/5 . (240/2 - 10) → 1/5 . (120 - 10) → 22.
Portanto ficaria com 240 – 22 = R$ 218,00
Melhorou ?
Prof. Bolinha
A questão 17 me remeteu uma dúvida, no final porque você multiplicou o resultado por 2?
ResponderExcluirDuda.14, boa tarde.
ExcluirObserve que, para tornar a fração (a/b) expressa por números inteiros, uma das maneiras seria multiplicar por 2, o numerador e o denominador. Portanto 8,5/3 . 2 = 17/6
Melhorou ?
Prof, Bolinha
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa questão 3, quando o "a48" passa para o outro lado da igualdade o 24 fica -24(negativo), porque? Obrigado!!!
ResponderExcluirParabéns Professor Bolinha,trabalho singular,raro de se encontrar.
ResponderExcluirProfessor parabéns pelo ótimo trabralho, o senhor quebrou um grande galho pra mim
ResponderExcluirContinue assim é voltarei mais
Vc explica mt bem na resolução
Obs: vou recomendar para amigos
Forte abraço