1.
(Uel 2018) Em uma população totalmente suscetível a uma doença
infecciosa, o número de novas infecções C(n) no instante de tempo n, cresce em
progressão geométrica de razão q > 0. Isto é, C(n) = C0.qn ,
onde n é expresso em uma certa unidade de medida e C0 é a quantidade
de infectados no instante inicial n = 0. A seguir, é apresentada uma tabela com
exemplos.
Doença
|
q
|
Unidade de medida
|
Sarampo
|
15
|
4 dias
|
Difteria
|
6
|
4 dias
|
SARS
|
5
|
10 dias
|
Influenza (cepa pandêmica de 1918)
|
3
|
7 dias
|
Ebola (surto de 2014)
|
2
|
2 semanas
|
(Adaptado de:
<https://en.wikipedia.org/wiki/Basic_reproduction_number>. Acesso em:
25 maio 2017.)
|
Suponha
que uma cidade totalmente suscetível, na Europa medieval, tenha sido tomada
pela Peste Negra, que se iniciou com C0 = 15 infectados.
Considerando
que, em 8 dias, a soma de infectados desde o início da infestação totalizou 195
pessoas e que a unidade de medida seja de 4 dias, assinale a alternativa que
apresenta, corretamente, a razão q.
a) 2
b) 3
c) 5
d) 6
e) 10
Resposta
da questão 1:[B]
Calculando: C0 = 15, 8
dias → n = 2.
C(1) =
15.q e
C(2) = 15.q2 → 15.q2
+ 15.q + 15 = 195 →
15.q2
+ 15.q - 180 = 0 → q2 + q - 12
= 0 → ∆ = 49 → q = 3
2. (Uel 2018) Como
podemos compreender a dinâmica de transformar números? Essa pergunta pode ser
respondida com o auxílio do conceito de uma função real. Vejamos um exemplo.
Seja f : R → R a função dada por f(x) = x√5 + 1 – 2x. Se a, b ɛ R, são tais que
f(a) = b então diremos que b é descendente de a e também convencionaremos dizer
que a é ancestral de b. Por exemplo, 1 é descendente de 0, já que f(0) = 1.
Note também que 1 é ancestral de √5 - 1 uma vez que f(1) = √5 – 1.
Com
base na função dada, e nessas noções de descendência e ancestralidade, atribua
V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Todo número real tem descendente.
( ) 2 + √5 é ancestral de 2.
( ) Todo número real tem ao menos dois
ancestrais distintos.
( ) Existe um número real que é ancestral
dele próprio.
( ) 6 - 2√5 é descendente de 5.
Assinale
a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) F, F, F, V, V
b) F, V, F, F, V
c) V, V, F, V, F
d) V, V, V, F, V
e) V, F, V, V, F
Resposta
da questão 2: [C]
Analisando as proposições uma a uma:
[I]
Verdadeira, pois f : R →
R.
[II]
Verdadeira. Calculando:
f(2 + √5) = (2 + √5).√5 + 1 – 2.(2 + √5) =
2√5+ 5 + 1 – 4 - 2√5 = 2
[III]
Falsa.
[IV]
Verdadeira. Calculando:
x = x.√5 + 1 – 2x → - 0,7639 = -1 → x ≈ 1,309
[V]
Falsa. Calculando: f(5) = 5√5 + 1 – 2.5 → f(5) = 5√5 - 9
3.
(Uel 2018) Leia o texto a seguir.
Segundo
o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em
2014 houve 59627 homicídios no Brasil, o que representa 4,9% do total de óbitos
do mesmo ano. Restringindo esses dados ao sexo masculino, obtemos que 7,9%
desse novo total de óbitos são homicídios. De forma análoga, se restringirmos
os dados ao sexo feminino, observamos que aqueles causados por homicídio
representam 0,9% desse total.
(Adaptado de: Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atlas da Violência 2016. p. 6).
Um
pesquisador decide representar as informações presentes no texto através do uso
de incógnitas de acordo com a tabela a seguir.
Incógnita
|
Significado
|
M
|
Número de
óbitos do sexo masculino
|
F
|
Número de
óbitos do sexo feminino
|
m
|
Número de
homicídios do sexo masculino
|
f
|
Número de
homicídios do sexo feminino
|
Assinale
a alternativa que apresenta, corretamente, a forma matricial do sistema de
equações lineares que representa as informações contidas no texto.
Resposta
da questão 3:[A]
Sabendo que:
Incógnita
|
Significado
|
|
M
|
Número de
óbitos do sexo masculino
|
0,049(M+F)
= 59627
|
F
|
Número de
óbitos do sexo feminino
|
|
m
|
Número de
homicídios do sexo masculino
|
m = 0,079M
|
f
|
Número de
homicídios do sexo feminino
|
f = 0,009F
|
Pode-se escrever:
4.
(Uel 2018) Um pesquisador estuda uma população e determina que
a equação N = t9.10-15 descreve a incidência de câncer,
representada por N, em função do tempo t. Ele observa que N cresce rapidamente,
o que dificulta a análise gráfica dessa relação. Por isso, o pesquisador decide
operar simultaneamente com as variáveis N e t a fim de representá-las como uma
semirreta no plano cartesiano X x Y. Para esse fim, suponha que o pesquisador
escolha uma base b, positiva e distinta de 1, e que ele considere as seguintes
operações para N > 0 e t > 0.
X = logbt e Y = logbN
Supondo
que y = 9x + 1 seja a equação que descreve a semirreta que o pesquisador obteve
no plano cartesiano X x Y, e recordando que
1
= logbb, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a escolha
da base b feita pelo pesquisador.
a) 1
b) 9
c) 915
d) 10-9
e) 10-15
Resposta
da questão 4:[E]
Calculando:
y = 9x + 1 , x = logbt
e y = logbN →
logbN
= 9. logbt + 1 → logbN = logbt9 + logbb
→ N = b.t9
Como
N = 10-15.t9, então b = 10-15
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Analise
as figuras a seguir e responda à(s) questão(ões).
5.
(Uel 2018) Considere que um tear manual produza 20 metros de
tecido por hora de funcionamento e que um tear mecânico produza, no mesmo
tempo, o dobro. Uma tecelagem britânica substituirá todos os seus teares
manuais por mecânicos, adotando a seguinte regra: a cada tear mecânico
adquirido, um tear manual é imediatamente descartado, até que o processo de
mecanização dessa tecelagem se complete. Com essa regra, o número total C de
teares se mantém constante ao longo do processo.
Assinale
a alternativa que apresenta, corretamente, a média de produção dos teares desta
tecelagem no instante em que o quociente, do número
de
teares manuais pelo número total de teares, é R :
a) 30
metros de tecido por hora de funcionamento
b) 30
+ 20R metros de tecido por hora de funcionamento
c) R1/2
metros de tecido por hora de funcionamento
d) 40
– 20R metros de tecido por hora de funcionamento
e) 30R
- 40 metros de tecido por hora de funcionamento
Resposta da questão 5:[D]
Calculando:
Nman/C = R → Nman
= C.R → Nman + Nmec = C → Nmec = C - CR
Produçãototal/hora = 20Nman
+ 40Nmec
Produçãototal/hora = 20CR
+ 40(C - CR) = 20CR + 40C - 40CR
Produçãototal/hora = 40C -
20CR = C(40 – 20R)
Assim, a média de produção de cada um
dos teares desta tecelagem será
igual a C(40 – 20R)/C = (40 – 20R)
metros/hora
6.
(Uel 2018) Leia o texto a seguir.
O
processo de decomposição do corpo começa alguns minutos depois da morte. Quando
o coração para, ocorre o algor mortis ou o frio da morte, quando a temperatura
do corpo diminui até atingir a temperatura ambiente.
(Adaptado
de:
<http://diariodebiologia.com/2015/09/o-que-acontece-como-corpo-logo-apos-a-morte/>.
Acesso em: 29 maio 2017.)
Suponha
que um cadáver é analisado por um investigador de polícia às 5 horas da manhã
do dia 28, que detalha as seguintes informações em seu bloco de anotações:
Imediatamente
após escrever, o investigador utiliza a Lei de Resfriamento
T = (Tn - Ts).(6√2)-t
`+ Ts
para
revelar a todos os presentes que faz t horas que a morte ocorreu. Assinale a
alternativa que apresenta, corretamente, a hora e o dia da morte, segundo o
investigador.
a) 11
horas da noite do dia 27
b) 8
horas da noite do dia 27
c) 2
horas da manhã do dia 28
d) 4
horas da manhã do dia 28
e) 10
horas da manhã do dia 27
Resposta
da questão 6 :[A]
Calculando:
T
= (Tn - Ts).(6√2)-t `+ Ts
→ 31 = (37 - 25).(6√2)-t `+ 25 →
31
– 25 = (37 - 25).(6√2)-t
→ 6 = 12(6√2)-t
→ 6/12 = 2-t/6 → 1/2 =
2-t/6
2-
1 = 2-t/6 → - 1 = -t/6
→ t = 6 horas
Assim, se faz 6 horas que a morte
ocorreu, isso significa dizer que esta
ocorreu às 11 horas da noite do dia
27.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Analise a figura a seguir e responda à(s)
questão(ões).
7.
(Uel 2018) Leia o texto e observe a figura a seguir.
O
corpo da galinha sabe muito de geometria. Foi o ovo que me contou. Porque o ovo
é um objeto geométrico construído segundo rigorosas relações matemáticas. A
galinha nada sabe sobre geometria, na cabeça. Mas o corpo dela sabe. Prova
disso é que ela bota esses assombros geométricos. Sabe muito também sobre
anatomia. O ovo não é uma esfera.
(ALVES, R. O ovo. Correio Popular, Caderno C, 3 fev.
2002.)
Dois
valores positivos são necessários para descrever a geometria de um ovo: R e L.
Em função destes, o volume total V do ovo é dado pela expressão V = πR2L.
Suponha que um ovo flutue em um copo d’água, conforme indicado na figura. Um
matemático determina que o volume S da parte submersa do ovo, em função da
altura h > 0 da parte que se encontra acima d’água, é dado pela equação a
seguir.
S = πR2/L . (L2 –
h2/2)
Considerando
as equações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor de h,
sabendo que o volume da parte submersa corresponde a 80% do volume total do
ovo.
a) L
b) 0,2L
c) 0,8L
d) √8L/10
e) √10L/5
Resposta
da questão 7:[E]
Calculando:
S
= πR2/L . (L2 – h2/2) → 0,8π.R2/L =
πR2/L . (L2 – h2/2) →
0,8L
= 1/L . (L2 – h2/2) → 0,8L2 = L2 –
h2/2 → 0,2L2 = h2/2 →
0,4L2
= h2 → h = √0,4L2 → h = L√4/10 → h = 2L/√10 →
h
= 2L√10/10 → h = L√10/5
Professor o seu blog é maravilhoso e ajuda muito, porém para facilitar o seu serviço e melhor da print na tela das questões e colar no paint e cortar, ao invés de tirar foto e recarrega-las novamente
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ResponderExcluirProfessor parabéns pelo seu blog! Sempre me ajudando mto
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