1.(G1 - cftrj
2017) No conjunto dos números reais, se dois
valores têm o mesmo quadrado, então eles são iguais ou simétricos, ou seja, a2
= b2 ↔ a = b ou a = - b. Desse modo, se a2 = 42 podemos garantir que a = 4 ou a = - 4. Na equação do segundo grau (2x - 200)2
= (x + 500)2, a soma das
soluções é:
a) -100
b) 600
c) 700
d) 800
Resposta da questão 1:[B]
(2x - 200)2 = (x + 500)2
→ 2x - 200 = x + 500 ou 2x -
200 = - (x + 500)
x = 700 ou x = -100
Portanto, a soma
das raízes será: 700 + (-100) = 600
2. (G1 - cftrj
2017) Antes de iniciar o estudo das inequações do
1º grau, o professor de Matemática propôs a seguinte atividade para seus
alunos:
“Observe a seguinte
pergunta e a solução proposta:
Quais os valores
reais de x que tornam verdadeira a
sentença -2x/-3 ≥ 4 ?
Solução:
1. Multiplicando
ambos os membros por -3, encontramos -2x ≥ (-3).4 = - 12
2. Dividindo
ambos os membros de -2x ≥ - 12 por -2, obtemos x ≥ -12/-2.
3. Os valores
procurados são os que atendem à desigualdade x ≥ 6.
Discuta com seus
colegas as afirmações 1, 2 e 3 analisando se cada uma delas é ou não
verdadeira”.
O número de
afirmações verdadeiras na discussão proposta pelo professor é :
a) 3
b) 2
c) 1
d) 0
Resposta da questão 2:[C]
A afirmação [1] é
falsa, pois se multiplicarmos os membros de -2x/-3 ≥ 4 por -3, obtemos: -2x ≤
-12.
A afirmação [2] é
falsa, pois se dividirmos os membros de -2x ≥ -12 por -2, obtemos: x ≤ -12/-2..
A afirmação [3] é
verdadeira. Basta resolvermos a inequação corretamente: -2x/-3 ≥ 4 → -2x ≤ -12
→ x ≥ 6
Portanto, existe
somente uma afirmativa verdadeira.
3. (G1 - cftrj
2017) Uma fita de papel retangular é dobrada
conforme a figura a seguir.
O valor do
ângulo α marcado na figura é :
a) 1550
b) 1500
c) 1400
d) 1300
Resposta da questão 3: [D]
Desdobrando a figura podemos observar uma
coincidência entre os ângulos de medidas α + β é 1550. Podemos,
então, escrever que:
α + β = 1550 → α + 1800
– 1550 = 1550 → α = 1300
4. (G1 - cftrj
2017) Os lados AB, BC, CD e DA, de um
quadrado foram divididos em 3 partes iguais, respectivamente, pelos pontos P,
Q, R, S, T, U, V e W, conforme a figura a seguir.
As interseções AR
e DP e UQ, WS e DP e WS e UQ são
vértices de um quadrado de área 1, ressaltado na figura.
Qual a área do
quadrado ABCD ?
a) 8
b) 9
c) 10
d) 11
Resposta da questão 4:[C]
VC ∕∕ WS ∕∕ AR.
DV = VW = WA → DE = EF = FG = 1
DH ∕∕ UK ∕∕TB
AH = HK = KB → AG =GI = IJ = 1
Aplicando o Teorema de Pitágoras no
triângulo DAG, temos:
AD2 = 32 + 12 → AD2 = 10
Portanto, a área
do quadrado ABCD é de 10 unidades quadradas.
5. (G1 - cftrj
2017) Qual o número mínimo de passos idênticos, de 3/4
de metro cada, suficientes para caminhar em linha reta por 13,5m ?
a) 13
b) 18
c) 40,5
d) 54
Resposta da questão 5:[B]
medida de cada passo: 3/4 m = 0,75m
número de passos: 13,5 / 0,75 = 18 passos
6. (G1 - cftrj
2017) Os alunos de um professor pediram que ele
cobrasse na sua prova bimestral exercícios “quase iguais” aos do livro. Após
ampla negociação, ficou acordado que o professor poderia mudar apenas uma
palavra do exercício que ele escolhesse no livro para cobrar na prova.
O professor
escolheu o seguinte problema no livro:
Problema do
Livro:
Os lados de um
triângulo medem 3x, 4x e 5x e seu perímetro, em cm, mede 3 + √3 + √6. Quanto mede seu menor lado?
E montou o
seguinte problema na prova:
Problema da
Prova:
Os ângulos de um
triângulo medem 3x, 4x e 5x e seu perímetro, em cm, mede 3 + √3 + √6. Quanto
mede seu menor lado?
Ao perceber que,
mesmo trocando apenas uma palavra do enunciado, o problema havia ficado muito
mais complicado, um aluno ainda pediu uma dica e o professor sugeriu que ele
traçasse a altura relativa ao maior lado.
A resposta
correta, em cm, do problema da PROVA é :
a) 2
b) √3
c) 1
d) √6
Resposta da questão 6:[A]
As medidas dos
ângulos do triângulo serão determinadas através da seguinte equação: 3x + 4x +
5x = 1800 → x = 150
Portanto, os
ângulos internos do triângulo medem 450, 600 e 750
a é a medida do
menor lado do triângulo, pois é oposto ao ângulo de menor medida, ou seja, 450.
Da figura acima,
escrevermos que:
h/a = sen600
→ h = a√3/2
c/a = cos600
→ c = a/2
d = h → d =
a√3/2 e b = h.√2 → b = a√6/2
O perímetro do
triângulo é dado por:
P = 3 + √3 + √6 →
a + a/2 + a√3/2 + a√6/2 = 3 + √3 + √6
a(3 + √3 +√6) =
2(3 + √3 + √6) → a = 2
Portanto, a
medida do menor lado é 2
7. (G1 - cftrj
2017) Considerando as informações do gráfico
abaixo, de 2010 a 2014 o número de turistas que chegaram ao Brasil cresceu ano
após ano. Por exemplo, em 2010 chegaram 5,2 milhões de turistas ao Brasil e em
2011, 5,4 milhões de turistas. Um
aumento de 200 mil chegadas de turistas no Brasil.
O aumento
percentual de turistas que chegaram ao Brasil em 2014, comparado com o ano
anterior, foi de aproximadamente:
a) 10,3%
b) 12,5%
c) 9,1%
d) 13,2%
Resposta da questão 7: [A]
Turistas em 2013: 5,8 milhões.
Turistas em 2014: 6,4 milhões.
Aumento
percentual: (6,4-5,8)/5,8 = 0,6/5,8 ≈ 10,3%
8. (G1 - cftrj
2017) O gráfico a seguir foi mostrado em um
aplicativo que consulta diversas lojas e retorna o menor preço de uma
mercadoria. O período apresentado é de 3 meses e são ressaltados 7 instantes, números de 1 a 7, onde 7 indica o instante da consulta.
O aplicativo
também mostra um resumo com o menor preço registrado do período, que foi de R$280,79
e o menor preço atual, de R$329,99.
Qual das
afirmações a seguir é a verdadeira?
a) A maior variação de “menor preço” no período consultado é de R$49,20.
b) A variação de “menor preço” do instante 2 ao instante 5 foi maior que a variação de “menor preço” do
instante 5 para o instante 6.
c) No momento da consulta o “menor preço” é o maior do período.
d) O mais alto “menor preço” do período supera em mais de 10% o mais baixo
“menor preço” do período.
Resposta da questão 8:[D]
[A] Falsa, pois o maior preço é maior que
R$329,99.
[B] Falsa, pois a variação de “menor
preço” do instante 2 ao instante 5 foi
menor que a variação de “menor preço” do instante 5 para o instante 6
[C] Falsa, pois existem preços maiores
que ele.
[D] Verdadeira,
pois 1,1.280,78 = 308,86 < 350 e o maior preço registrado é maior que 350.
9. (G1 - cftrj
2017) Alex, Beatriz e Camila foram convidados a
fazerem afirmações sobre o número N = 250 + 420 .
- Alex afirmou
que N é múltiplo de 8.
- Beatriz
afirmou que metade de N é igual a 225 + 410
- Camila afirmou
que N é par.
Quantas das
afirmações feitas pelos participantes são verdadeiras?
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
Resposta da questão 9:[C]
Considerando que N
= 250 + 420 = 250 + 240, temos:
- Alex
(verdadeira):
250 + 240 = 23
. (247 + 237) = 8 . (247 + 237)
- Beatriz
(falsa):
(250 + 240)/2 = 249
+ 239
- Camila
(verdadeira):
250 + 240 = 2 . (249
+ 239)
Portanto, temos
duas afirmações verdadeiras.
10. (G1 - cftrj
2017) A figura a seguir mostra um esquema que representa
uma balança equilibrada com bolinhas e tijolinhos.
O numeral 53432655
foi representado em oito placas, cada uma contendo um algarismo, conforme a
figura a seguir:
Escolhe-se ao
acaso uma das oito placas. Qual a probabilidade de que a placa escolhida
contenha o algarismo que representa o número de bolinhas necessárias para
equilibrar, em um esquema similar ao da figura, um tijolinho?
a) 12,5%
b) 25%
c) 37,5%
d) 50%
Resposta da questão 10:[B]
X = massa de uma
bolinha.
Y = massa de um
tijolinho.
De acordo com o
desenho da balança, escrevemos que:
4x + 2y = 10x →
2x + y = 5x → y = 3x
Portanto, serão
necessárias 3 bolinhas para equilibrar um tijolinho.
Logo, a
probabilidade pedida será dada por: P = 2/8 = 25%
Oi professor, teria o PDF desta prova para me arrumar?
ResponderExcluirRafael, bom dia.
ResponderExcluirInfelizmente só tenho a parte de Matemática e em word.
Prof. Bolinha
Professor, boa noite. Tem como o senhor disponibilizar essa parte da prova de matemática em word? Desde já, agradeço a atenção e empenho.
ResponderExcluirGustavo, boa noite.
ResponderExcluirEla está em Word. Copie e cole, Vc vai ver.
Prof. Bolinha
Ok, professor.
ResponderExcluirObrigado.
tem uma questão dessa no meu livro do sétimo ano........nossssaaaa
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