1.(G1 - cftmg 2017) Sejam os conjuntos A = {x ɛ R / 0 < x ≤ 5}, B = {x ɛ R / x ≥ - 5} e C
= {x ɛ R / x ≤ 0 }. Pode-se afirmar que :
a) (A - B) U C
= C
b) (A - C) ∩ B
= ϕ
c) (B U C) ∩
A = R
d) (B ∩ C) ∩
A = A
Resposta da questão 1:[A]
Representamos os
conjuntos A, B e C na reta numérica.
Análise das
alternativas:
[A] Verdadeira: (A - B) U C = Φ U C = C
[B] Falsa: (A - C) ∩ B = A ∩ B = A
[C] Falsa: (B U C) ∩ A = R ∩ A = A
[D] Falsa: (B
∩ C) ∩ A = [- 5, 0] ∩ A = Φ
2. (G1 - cftmg 2017) Sejam as funções reais f(x) = 2x2
– 17x + 8 e g(x) = 2x. O produto das raízes da equação f(g(x)) é :
a) - 4
b) - 3
c) 3
d) 4
Resposta da questão 2: [B]
Devemos
inicialmente resolver a equação:
2x2 –
17x + 8 = 0 → x = (17 ± √225)/2.2 → x =
8 ou x = 1/2
Como 8 e 1/2 são
os valores de x que tornam f(x) = 0, podemos escrever que: f(g(x)) = 0 → g(x) =
8 ou g(x) = 1/2, portanto:
2x = 8
→ x = 3 ou 2x = 1/2 → x = - 1
Logo, o produto
das raízes será dado por: 3 . (-1) = -3
3. (G1 - cftmg 2017) Sejam f e g duas funções reais tais que g = f – 1.
Nessas condições,
a) o domínio de f e de g são
iguais.
b) se f é injetora, então g é
sobrejetora.
c) f(g(x)) = g(f(x)) = x, Ɐx ɛ Df, Ɐx ɛ Dg .
d) o contradomínio de f será o
conjunto imagem de g.
Resposta da questão 3:[C]
As funções f e g
devem ser bijetoras para que g = f-1.
A opção [C] é a
correta, pois a composta de uma função com sua inversa é sempre a identidade.
4. (G1 - cftmg 2017) Na figura abaixo estão representadas as funções f(x) = 2x - 1
e g(x) = log2(x/2).
Sabendo-se que o ponto A tem abscissa 8, a área do
quadrilátero OABC é:
a) 53
b) 56
c) 1014
d) 1814
Resposta da questão 4:[C]
f(8) = 28 –
1 = 255 → A(8, 255)
g(8) = log2(8/2)
= log24 = 2 → B(8, 2)
g(x) = 0 → log2(x/2)
= 0 → x/2 = 1 → x = 2 → C(2, 0)
Portanto, a área
pedida será a diferença entre as áreas dos triângulos AOD e DCB. Assim,
escrevemos: A = 8.255/2 – 6.2/2 = 1014
5. (G1 - cftmg 2017) Na figura, A é o centro
da circunferência, CD é o
diâmetro e GF é a altura do triângulo CDG.
Sendo CG = 3 cm e DG = 4 cm, o
segmento AF mede, em centímetros,
a) 0,3
b) 0,5
c) 0,7
d) 0,9
Resposta da questão 5:[C]
O angulo CGD =1800/2 = 900 → ∆ CGD e retangulo.
Podemos então
encontrar o diâmetro CD :
CD2 =
32 + 42 → CD = 5 e AC = 2,5.
Entao CG2
= CD . CF → 32 = 5 . CF → CF = 1,8
Portanto, AF = AC
– CF → AF = 2,5 – 1,8 → AF = 0,7
6. (G1 - cftmg 2017) Seja A um quadrado de
lado a cuja área é nove vezes
maior do que a área de um outro quadrado B, de lado b. A fração irredutível que
representa a razão entre a diagonal do quadrado B e a diagonal do quadrado A
possui como denominador um número :
a) par.
b) primo.
c) múltiplo de 5.
d) múltiplo de 9.
Resposta da questão 6:[B]
Portanto, a razão entre as diagonais será
dada por:
b√2/a√2 = b/a = b/3b = 1/3. Logo, o
denominador é um número primo.
7. (G1 - cftmg 2017) Uma pessoa comprou, fora do Brasil, um produto por US$ 80,00. Sobre esse
valor foi cobrada uma taxa de 45% (frete) para o envio da mercadoria. Chegando
ao Brasil, esse produto foi tarifado com 15% de imposto sobre importação que
incidiu sobre o valor do produto e do frete. Desta forma, o aumento percentual
do produto em relação ao preço de compra foi de, aproximadamente,
a) 12
b) 37
c) 60
d) 67
Resposta da questão 7: [D]
Considerando o
valor de US$80,00 para o produto, temos:
Valor com a taxa
de 45% → 80 + 80.0,45 = 80 . 1,45
Valor com a
tarifa de 15% → 80.1,45 + 80.1,45.0,15 ≈ 80.1,67
Portanto, o
aumento percentual será dado por: 80.1,67 ou seja 67%
8. (G1 - cftmg 2017) Atualmente um trabalhador que recebe um salário bruto até determinado
valor possui isenção sobre a tributação do Imposto de Renda Retido na Fonte
(IRRF). Uma pessoa, que é isenta, pediu o maior aumento possível ao seu chefe
de forma que ainda deixe o seu salário bruto dentro dessa faixa de isenção.
Suponha que o valor máximo para a isenção do IRRF seja de R$ 1900,00 e que essa
pessoa pediu ao seu chefe um aumento de 12%. Caso o chefe conceda os 12% de
aumento solicitado, essa pessoa receberá, em reais, um aumento de :
a) 203,57
b) 228,00
c) 252,43
d) 276,00
Resposta da
questão 8: [A]
Considerando que x
seja o salário do trabalhador, temos:
o aumento: 0,12x
e x + 0,12x = 1900 → x = 1900/1,12 → x ≈ 1696,43
Portanto, o
aumento será de 0,12x ≈ 203,57.
9. (G1 -
cftmg 2017) O valor da expressão (-1,333... - 2)
÷ (√3 + 2) é :
a) (5√3 -
10)/3
b) (10√3 -
20)/3
c) (31√3 -
62)/9
d) (33√3 -
66)/10
Resposta da
questão 9: [B]
Transformando,
inicialmente, a dízima periódica em fração: 1,333... = 4/3
Calculando o
valor da expressão, temos: (- 1,333... - 2) ÷ (√3 + 2) =
(-4/3 - 2)÷(2 +
√3) = (-10/3) / ( 2 + √3 ) = (10√3 - 20)/3
10. (G1 - cftmg 2017) Se x e y são dois números reais positivos, então a expressão M = [x . √(y/x) + y . √(x/y)]2
é equivalente a :
a)√xy
b) 2xy
c) 4xy
d) 2√xy
Resposta da questão 10: [C]
M = [x . √(y/x) + y . √(x/y)]2
= x2 . (y/x) + 2 . x . √(y/x) . y . √(x/y + y2 . (x/y)
M = x2 .
y/x + 2 . x . y + y2 . x/y = xy + 2xy + xy = 4xy
11. (G1 - cftmg 2017) Seja f(x) uma função real. O gráfico gerado pelo módulo dessa função, |f(x)|
a) nunca passará pela origem.
b) nunca passará pelo 3º ou 4º
quadrante.
c) intercepta o eixo x somente se f(x) for do primeiro grau.
d) intercepta o eixo y somente se f(x) for do segundo grau.
Resposta da questão 11:[B]
A alternativa [B]
é a correta, pois a função |f(x)| não assumirá valores negativos e, no terceiro e quarto quadrantes, os valores
assumidos por qualquer função serão sempre negativos.
12. (G1 - cftmg 2017) O gráfico abaixo mostra a representação gráfica de duas funções
polinomiais, f e g, de primeiro grau.
Sendo A = {x ɛ R / f(x) ≥ 0} e B = {x ɛ R / g(x) < 0}, A ∩ B é igual a:
a) {x ɛ R / 2
< x ≤ 6}
b) {x ɛ R / 2
≤ x < 6}
c) {x ɛ R / x
≤ 2}
d) {x ɛ R / x
≥ 6}
Resposta da questão 12:[D]
De acordo com o
gráfico, temos:
f(x) ≥ 0 → A = {
x ɛ R / x ≥ 6 } e g(x) < 0 → B = { x ɛ R / x > 2 }
Portanto, A ∩ B =
{ x ɛ R / x ≥ 6 }
13. (G1 - cftmg 2017) Sejam as funções reais p(x) = 3x – 4, q(x) = - x/2 + 4, r(x) = 3x - 10 e
s(x) = 1. Considerando todas as interseções entre essas retas, o único
quadrilátero que pode ser desenhado, utilizando quatro dessas interseções como
vértices, é um
a) losango.
b) trapézio.
c) quadrado.
d) retângulo.
Resposta da questão 13: [B]
As retas p e r
são paralelas, pois possuem o mesmo coeficiente angular, ou seja, 3. Portanto,
todo quadrilátero com dois lados paralelos é um trapézio. Este trapézio não
poderia ser um retângulo, pois o produto dos coeficientes angulares das retas p
e q é diferente de – 1, o que nos mostra que o ângulo formado pelas retas p e q
não é reto.
14. (G1 - cftmg 2017) Ao entrar na sala de aula, um aluno perguntou ao seu professor de
Matemática que horas eram. O professor então respondeu: desde que começou este
dia, as horas que já se passaram excedem as que faltam transcorrer em 3 horas e
16 minutos.
Assim, a hora em que o aluno fez a
pergunta ao professor é :
a) 12h 36min
b) 13h 38min
c) 14h 38min
d) 15h 16min
Resposta da questão 14: [B]
Horas que
passaram: x e Horas que faltam passar: 24 - x
De acordo com o
enunciado, podemos escrever que:
x - (24 - x) = 3h
+ 16min → 2x = 24h + 3h + 16min → 2x = 27h+ 16min
x = (27h+
16min)/2 = (26h+ 76min)/2 → x = 13horas38minutos
15. (G1 - cftmg 2017) Considerando-se a solução da inequação (ax + b).(ax2 + b)
> 0, com a e b ɛ R, a ≠ 0, é correto afirmar que:
a) se a > 0 e b > 0, então x >
- b/a.
b) se a < 0 e b < 0, então x <
- b/a.
c) se a > 0 e b < o, então x >
- b/a.
d) se a < 0 e b > 0, então x <
- b/a.
Resposta da questão 15: [A]
[A] Verdadeira.
a > 0 e b > 0, então ax2
+ b é a maior que zero, para todo x real. Portanto, para que se tenha (ax + b).(
ax2 + b ) > 0, devemos considerar:
ax + b > o → x
> - b/a.
[B] Falsa.
a < 0 e b < 0, então ax2
+ b é menor que zero, para todo x real. Portanto, para que se tenha (ax + b).( ax2
+ b ) > 0, devemos considerar:
ax + b < 0 → x
> - b/a.
[C] Falsa.
Se a = 2 e b = - 8, temos: - b/a = 4
Sabemos que a inequação (2x - 8).(2x2
- 8) > 0 é válida para x = 0 e 0 < 4.
[D] Falsa.
Se a = -2 e b = 8, temos: - b/a = 4.
Sabemos
que a inequação (- 2x + 8).(- 2x2 + 8) > 0 é válida para x = 5 e
5 > 4
16. (G1 - cftmg 2017) Sejam dois ângulos x e y tais que 2x e y + 100
são ângulos complementares e 5x e 3y - 400 são
suplementares.
O ângulo x mede :
a) 50
b) 100
c) 150
d) 200
Resposta da questão 16:[D]
De acordo com as
informações do problema, podemos escrever que:
2x + y + 100
= 900 e 5x
+ 3y - 400 = 1800 → 2x + y = 800 e 5x + 3y = 2200
2x + y = 800.
(- 3) e 5x + 3y = 2200 → - 6x
- 3y = - 2400 e 5x
+ 3y = 2200
Somando as
equações, obtemos: x = 200
17. (G1 - cftmg 2017) Neste triângulo, tem-se AB = AM, MAN = 700, AMN = 300
e ANM = 800
O valor de α- ϴ é :
a) 500
b) 600
c) 700
d) 800
Resposta da questão 17: [C]
AB = AM → AMB = α.
No triângulo AMC, temos: α = 700 +
ϴ → α - ϴ = 700
18. (G1 - cftmg 2017) A figura a seguir é um esquema representativo de um eclipse lunar em que
a Lua, a Terra e o Sol estão representados pelas circunferências de centros C1,
C2 e C3, respectivamente, que se encontram
alinhados. Considera-se que a distância entre os centros da Terra e do Sol é 400
vezes maior que a distância entre os centros da Terra e da Lua e que a
distância do ponto T na superfície da Terra ao ponto S na superfície do Sol,
como representados na figura, é de 150 milhões de quilômetros.
Sabendo-se que os segmentos de reta C1L,
C2T e C3S são paralelos, a distância do
ponto L, representado na superfície da Lua, ao ponto T, na superfície da Terra,
é igual a :
a) 375.000 km
b) 400.000 km
c) 37.500.000 km
d) 40.000.000 km
Resposta da
questão 18: [A]
Aplicando o
Teorema de Tales na figura, temos:
d/150.106
= x/400x → 400d = 150.106 → d = 37,5.104 → d = 375.000 km
19. (G1 - cftmg 2017) Duas crianças, cada uma em um prédio diferente, brincam com canetas
lasers nas janelas de seus apartamentos, apontando para um ponto na quadra
situada entre os prédios. A criança do prédio está a uma altura de 10m, e a do prédio
B, a uma altura de 20 m do chão.
A distância entre os prédios é de 50m. Em um determinado momento, os lasers das
crianças atingem, simultaneamente, um ponto P do pátio equidistante das
crianças, tal como na ilustração abaixo:
A distância x, em metros, deste ponto
até o prédio B é :
a) 22
b) 23
c) 25
d) 28
Resposta da questão 19:[A]
Nos triângulos assinalados na figura temos o seguinte sistema:
d2 = 102 + (50 - x)2 e d2
= 202 + x2
Igualando as equações, temos: 202 + x2 = 102
+ (50 - x)2 →
400 + x2 = 100 2500 –
100x + x2 → 100x = 2200 → x = 22
20. (G1 - cftmg 2017) A figura a seguir mostra uma circunferência, em que os arcos ADC e
AEB são congruentes e medem 1600 cada um.
A medida, em graus, do ângulo x, é :
a) 100
b) 200
c) 300
d) 400
Resposta da questão 20:[B]
O arco de extremos C e B, determinado
pelo ângulo x na circunferência,
mede 2x. Portanto, 2x + 1600 +
1600 = 3600 → 2x = 400 → x = 200
21. (G1 -
cftmg 2017) Na figura a seguir, o triângulo ABC é
equilátero de lado igual a 1 cm Os pontos D, E e F são os respectivos pontos
médios dos lados AC, BC e AB, os pontos G, H e I são os respectivos pontos médios
dos lados DE, DF e EF e os pontos J, K e
L são os respectivos pontos médios dos lados GH, HI e GI.
A área do triângulo JKL em cm2
é :
a) √3/256
b) √3/512
c) √3/768
d) √3/1024
Resposta da questão 21: [A]
Os lados dos
triângulos formam uma PG de razão ½. Portanto, o lado do
triângulo JKL é 1/8
do lado do triângulo ABC. Como o lado do triângulo
ABC é 1 deveremos
considerar que o lado do triângulo JKL é 1/8.
Portanto, sua
área será dada por: A = (1/8)2 . √3/4 = √3/256
22. (G1 - cftmg 2017) Na figura a seguir ATD é uma semicircunferência inscrita no trapézio ABCD
e A, T e D são pontos de tangência.
Se os lados paralelos desse trapézio
medem 4 cm e 9 cm, então sua área, em cm2 é igual a :
a) 22
b) 45
c) 78
d) 90
Resposta da questão 22:[C]
Se
por um ponto externo a uma circunferência, traçarmos tangentes a esta, então os
segmentos formados pelo ponto externo e os pontos de tangencia apresentarão a
mesma medida.
Se BT = AB = 4 cm e CT = CD = 9 cm, entao BC = 13 cm.
Se BT = AB = 4 cm e CT = CD = 9 cm, entao BC = 13 cm.
Sendo o segmento BE
paralelo ao segmento AD com E pertencente ao
segmento CD,
obtemos o triângulo retângulo BEC.
Logo, CE = 9 – 4
= 5 cm e h2 + 52 = 132 → h = 12 cm.
Portanto, a área
será dada por: A = (4 + 9).12/2→ A = 78 cm2
23. (G1 - cftmg 2017) IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, que é a medida utilizada
pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para verificar a obesidade. O cálculo
do IMC é feito dividindo o peso P (em quilogramas) pela altura H (em metros) ao
quadrado, ou seja IMC = P/H2
A seguir apresenta-se uma tabela para
consulta de IMC.
Resultado
|
Situação
|
Abaixo 17
|
Muito abaixo do peso
|
Entre 17 e 18,49
|
Abaixo do peso
|
Entre 18,5 e 24,99
|
Peso normal
|
Entre 25 e 29,99
|
Acima do peso
|
Entre 30 e 34,99
|
Obesidade I
|
Entre 35 e 39,99
|
Obesidade II (severa)
|
Acima de 40
|
Obesidade III (mórbida)
|
Disponível
em: <http:// www.calculoimc.com.br.> Acesso em: 12 set. 2016.
|
Uma pessoa de 1,5 m de altura estava
com o IMC igual a 34, ou seja, obesidade I. Preocupada com seu peso, essa
pessoa desenvolveu atividades de modo que, após 3 meses, ela emagreceu 5,500 g.
Após calcular novamente seu IMC, ela
percebeu que se encontrava na situação de :
a) obesidade I.
b) peso normal.
c) acima do peso.
d) abaixo do peso.
Resposta da questão 23:[A]
Admitindo que P é
o peso (em kg), antes de emagrecer, temos:
P/(1,5)2
= 34 → P = 76,5, entao 76,5 – 5,5 = 71 kg.
Calculando o novo
IMC, temos: 71/(1,5)2 ≈ 31,56
Portanto, a
pessoa se encontrava com obesidade I.
24. (G1 - cftmg 2017) Para executar uma reforma em uma loja, foram contratados n operários. O mestre de obras argumentou:
“para entregar a obra 2 dias antes do prazo previsto, seria necessário
contratar mais 3 operários; se, entretanto, 2 operários fossem dispensados a
obra atrasaria em 2 dias.” Considerando que os operários trabalhem da mesma
forma, o número n de operários
contratados foi :
a) 6
b) 12
c) 18
d) 24
Resposta da questão 24: [B]
De acordo com o
enunciado, podemos elaborar a seguinte tabela:
Operários
|
dias
|
n
|
d
|
n +
3
|
d-2
|
n -
2
|
d+2
|
Considerando que
número de operários e dias trabalhados são grandezas inversamente
proporcionais, podemos escrever o seguinte sistema:
n.d =
(n+3).(d-2) e n.d = (n-2).(d+2) → 2n-3d = -6 e
-2n+2d = -4
Resolvendo o
sistema, por adição, concluímos que d = 10 e que n = 12
25. (G1 - cftmg 2017) Por regulamentação federal, uma
pessoa pode comprometer até 30% de seu salário bruto mensal com empréstimos
consignados em folha (empréstimos cujo pagamento das prestações é descontado no
salário). Uma pessoa com salário bruto mensal de R$ 2800,00 já tem comprometido
25% desse valor em prestação mensal e deseja utilizar todos os 5% restantes em
um novo empréstimo.
O valor dessa nova prestação, em reais, é :
a) 70,00
b) 140,00
c) 210,00
d) 280,00
Resposta da questão 25:[B]
Se 30% - 25% = 5%, entao 5% de 2800 = R$
140,00
26. (G1 - cftmg 2017) Em um triângulo retângulo ABC reto em A tem-se que tg B + tg C = 25/12.
O valor de sen B + sen C é :
a) 25/12
b) 12/25
c) 7/5
d) 5/7
Resposta da questão 26:[C]
A figura está de
acordo com as condições estabelecidas no problema. Então, podemos escrever que:
tgB + tgC = 25/12 → b/c + c/b = 25/12 → (b2 + c2)/b.c
= 25/12 →
b.c/a2 = 12/25. Logo, senB + senC = b/a + c/a→(senB + senC)2 = (b/a + c/a)2
(senB + senC)2
= (b/a)2 + (c/a)2 + 2. b/a. c/a = 1 + 2. 12/25 = 49/25.
Como B e C são
ângulos agudos, podemos escrever : senB + senC = 7/5
27. (G1 - cftmg 2017) Em um triângulo retângulo, a tangente de um de seus ângulos agudos é 2.
Sabendo-se que a hipotenusa desse triângulo é 5, o valor do seno desse mesmo
ângulo é :
a) 4/5
b)√5/4
c)√5/5
d)2√5/5
Resposta da questão 27:[D]
Como tg α = x/y → 2 = x/y → x = 2y (eq. I)
e x2 + y2 =
25 (eq. II)
Substituindo (I) em (II), temos: 4y2 + y2 = 25 →
5y2 = 25 → y2 = 5 → y = √5
Logo, x = 2√5 e senα = 2√5/5
28. (G1 - cftmg 2017) Seja x um número inteiro, 0 < x ≤ 60 e o conjunto A = {k ɛ R /
K = 60/x}. Nessas condições, o número máximo de elementos do conjunto A é :
a) 6
b) 8
c) 12
d) 16
Resposta da questão 28: [C]
De acordo com a
lei de formação do conjunto A, concluímos que k é um divisor positivo de 60.
Utilizando o processo de Euclides para determinar o número n de divisores
positivos de 60, obtemos:
A decomposição do
60 em fatores primos será dada por 60 = 22.3.5, portanto, o número
de divisores de 60 será dado por:
n = (2 + 1).(1 +
1).(1 + 1) = 12.
29. (G1 - cftmg 2017) Um Quadrado Perfeito é um número inteiro que pode ser escrito como
quadrado de outro número inteiro. Para que o número M = 45864y/360 seja um
quadrado perfeito, o menor valor de y,
y ɛ R* é :
a) 13
b) 36
c) 65
d) 127
Resposta da questão 29:[C]
M = 45864y/360 = 36.1274y/36.2.5 = 2.72.13y/2.5
= 72.13.y/5
Portanto, o menor
valor de y para que M seja um quadrado perfeito será:
Y = 13 . 5 = 65.
30. (G1 - cftmg 2017) Simplificando a expressão (a4 + b4 + ab3
+ a3b + ab2 + a2b)/(a2 – b2),
a ≠ b, obtém-se:
a) a/b
b) (a + b)/(a - b)
c) (a3
+ ab + b3)/(a - b)
d) 3(a + ab +
b)/(a + b)
Resposta da questão 30:[C]
(a4 + b4 + ab3
+ a3b + ab2 + a2b)/(a2 – b2)
=
(a4 + b4 + ab3
+ a3b + ab2 + a2b)/(a + b).(a - b) =
a3(a + b) + b3(a +
b) + abb(a + b)/(a + b).(a - b) = (a3+ b3 + ab2)/(a
- b)
Na questão 20 você colocou: 2x + 160 + 160 = 300 → 2x = 40 → x = 20. Não entendi, pois 160 + 160 = 320, logo, ficaria: 2x + 160 + 160 = 300 → 2x + 320 = 300 → 2x = 20 → x = 10
ResponderExcluirOi, bom dia.
ResponderExcluirRealmente há um erro de digitação , 300 no lugar de 360.
Veja : 2x + 160 + 160 = 360 → 2x = 40 → x = 20.
Grato pela observação .
Prof. Bolinha
Na questão 20, por quê foi usado o 40°? Não entendi essa parte..
ResponderExcluirE também o por que foi usado o 2x?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOi, boa noite
ExcluirRepare :
O ângulo "x" é chamado inscrito, enquanto o arco BC é equivalente ao central de "x".
"Todo ângulo inscrito vale a metade de seu central correspondente"
Portanto, 2x + 1600 + 1600 = 3600 → 2x = 400 → x = 200
Melhorou ?
Prof. Bolinha
Boa noite!!!
ResponderExcluirgostaria de saber se na questão 10 a resposta correta não seria a letra b)2xy? Pois:
M=[x√y/x + y√x/y]^2;
M=x^2.y/x + y^2.x/y;
M=xy + xy;
M=2xy;
OI, BOM DIA.
ExcluirM = [x . √(y/x) + y . √(x/y)]2 → produto notável
M = x2 . (y/x) + 2 . x . √(y/x) . y . √(x/y + y2 . (x/y)
M = x2 . y/x + 2 . x . y + y2 . x/y = xy + 2xy + yx = 4xy
Portanto a resposta é 4xy.
Melhorou ?
Prof. Bolinha
Boa tarde!!!
ExcluirVenho lhe agradecer pela resposta!!! Me ajudou muito ao falar que é um "produto notável" pois pesquisei e vi qual foi minha confusão na hora de resolver este problema. Estou muito grato. Parabéns pelo seu trabalho.
SID, boa tarde.
ResponderExcluirFico feliz por lhe ter ajudado. Quando precisar, pergunte.
Prof. Bolinha
BOM DIA!!!
ResponderExcluirNa questão 22.
Eu não entendi por que BT = AC = 4 cm
gostaria de saber por que ???
OI, BOM DIA.
ResponderExcluirHouve um erro de digitação, o certo seria BT = AB = 4 cm (Se por um ponto externo a uma circunferência, traçarmos tangentes a esta, então os segmentos formados pelo ponto externo e os pontos de tangencia apresentarão a mesma medida).
Grato pela correção .
Prof. Bolinha
Na questão 21
ResponderExcluirEu entendi a parte do (1/8)^2
Mas porque multiplica o resultado por √3/4 ?
Oi, boa noite.
ResponderExcluirOlhe a sua dúvida : Mas porque multiplica o resultado por √3/4 ?
A área de um triangulo equilátero é igual ao (lado ao quadrado).√3/4
Era da fórmula da área.
Prof. Bolinha
Na questão 29:
ResponderExcluirNão entendi o motivo de você não usar o 7^2 na solução final.
Poderia me explicar?
Oi , boa noite
ExcluirObserve, fatorando podemos notar que :
M = 45864y/360 = 23.32.72.13y/23.32.5 = 72.13y/5 = 13y/5
Note que o menor valor de y para que M seja um quadrado
perfeito será y = 13 . 5 = 65.
Veja que descartamos 23.32 por cancelamento e 72 por já ser um
quadrado perfeito.
Melhorou ?
Prof. Bolinha
Muito obrigado!
Excluiroii na questao 22 vc colocou a letra E. Porque/
ResponderExcluir??
OI, bom dia
ExcluirNão entendi, nenhuma questão tem letra E.
Prof. Bolinha
Bom dia
ResponderExcluirNão entendi o porquê na questão 23, (1,5)ao quadrado= 76,5
Não seria 22,5 ?
Desculpa, dês de já agradeço
Nathália, boa tarde
ExcluirVeja :
Admitindo que P é o peso (em kg), antes de emagrecer, temos:
P/(1,5)2 = 34 → P/2,25 = 34 → P = 34 . 2,25 → P = 76,5,
então 76,5 – 5,5 = 71 kg.
Calculando o novo IMC, temos: 71/(1,5)2 ≈ 31,56
Portanto, a pessoa se encontrava com obesidade I.
Melhorou ?
Prof. Bolinha
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Noite
ResponderExcluirNa questao 19 eu nao entendi o porque que nesse pitagoras d2 = 102 + (50 - x)2
Nao entendi pq é 50 - x
Porque o menos x ?
Leonardo, boa noite
ExcluirObserve os triângulos assinalados :
As hipotenusas são iguais a ''d''.
Os catetos verticais são iguais a ''10 m e 20 m''.
Se a distância entre os dois prédios mede ''50 m'', então chamando um
cateto horizontal de x o outro deverá ser (50 - x) → PERCEBEU ?
portanto teremos o seguinte sistema:
d2 = 102 + (50 - x)2 e d2 = 202 + x2
Igualando as equações, temos: 202 + x2 = 102 + (50 - x)2 →
400 + x2 = 100 2500 – 100x + x2 → 100x = 2200 → x = 22
Melhorou ?
Prof. Bolinha
Boa tarde!!! Não entendi o por que do 100x no final da equação, você poderia me explicar?
ResponderExcluiroi bom dia na questão 30 se a resposta e a letra C que a resolução da questão deu ab² se na resposta estava ab?
ResponderExcluir