1.(G1 - cftrj 2017) Seja fuma função real que tem o gráfico ao lado, onde y = f(x). Por exemplo, para x = 4, y assume
o valor 6, como no ponto destacado.
Determine x, de modo que a expressão |y|
+ 5 tenha valor mínimo.
Resposta da
questão 1:
Aplicando a definição de módulo no gráfico da função y = f(x) e fazendo uma translação vertical de 5 unidades, temos o seguinte gráfico.
Aplicando a definição de módulo no gráfico da função y = f(x) e fazendo uma translação vertical de 5 unidades, temos o seguinte gráfico.
O valor mínimo
que a função |y| + 5 assume é 5, já que o menor valor para o modulo de y é
zero. Portanto, os valores de x, para os quais a função |y| 5 assume valor mínimo são x = 1 ou x = 3.
2. (G1 - cftrj 2017) O arco de circunferência NP foi
criado a partir de uma circunferência de raio MN, desenhada no plano
cartesiano, conforme a figura a seguir,
onde N = (0, 12) e
P = (8, 0).
Quais são as coordenadas do ponto M ?
Resposta da
questão 2:
Devemos considerar que o ponto M é da forma (k,0) e que: MN = MP
Devemos considerar que o ponto M é da forma (k,0) e que: MN = MP
√(k2 +
122) = √(8-k)2 → k2 + 144 = 64 – 16k + k2
→ k = - 5
Portanto, o ponto
M tem coordenadas(-5,0)
3. (G1 - cftrj 2017) No início do mês de agosto de 2016, o jogo Pokémon Go estava
disponível nas lojas de aplicativos no Brasil. O jogo foi um grande fenômeno
entre os jovens que formavam grupos para “capturar” Pokémons. Não foi diferente com Alice, Bruno,
Carla e Denis que se juntaram para procurar e capturar Pokémons. Quando se reuniram novamente, Alice
havia capturado mais Pokémons que cada um dos outros e Carla não foi a
que capturou menos Pokémons.
Quem capturou mais Pokémons, os meninos ou as meninas? Justifique.
Resposta da
questão 3:
Número de Pokémon capturados por Alice: A
Número de Pokémon capturados por Alice: A
Número de Pokémon
capturados por Bruno: B
Número de Pokémon
capturados por Carla: C
Número de Pokémon
capturados por Denis: D
De acordo com o
texto, Carla capturou mais Pokémons que Bruno ou Carla capturou mais Pokémons que Denis. Como Alice
capturou mais Pokémons que todos, o número de Pokémons capturados
pelas meninas é maior que o número de Pokémons capturados pelos meninos.
4. (G1 - cftrj 2017) Um trapézio propriamente dito é um quadrilátero em que há um par de
lados paralelos chamados bases cujas medidas são denotadas usualmente por b e
B, e outros dois lados que não são as bases e não são paralelos entre
si. Chama-se altura do trapézio propriamente dito a distância entre suas bases
e usa-se a notação h para sua medida. Desse modo, a área A de um
trapézio propriamente dito é dada pela expressão A = (B + b )/2 . h
A figura a seguir mostra um trapézio propriamente dito com bases medindo 17 e 34, com os comprimentos dos lados medidos em centímetros.
A figura a seguir mostra um trapézio propriamente dito com bases medindo 17 e 34, com os comprimentos dos lados medidos em centímetros.
Qual será a área desse trapézio, em
centímetros quadrados?
Resposta da
questão 4:
Considerando que h é a medida da altura do triângulo, podemos escrever que:
Considerando que h é a medida da altura do triângulo, podemos escrever que:
82 = h2 + x2 (eq. I) e 152
= h2 + (17 - x)2 (eq. II)
Fazendo II - I
obtemos: 225 – 64 = 289 – 34x → x = 64/17
Calculando a
medida da altura através da equação I, temos:
64 = h2 + (64/17)2 → h = 120/17
Portanto, a área
do trapézio será dada por: A = (34+17)/2 .120/17 = 180 cm2
5. (G1 - cftrj 2017) Carlos estava tentando entender o perímetro do triângulo ABC, onde as retas
suportes dos lados AC e AB são tangentes à circunferência nos pontos M e N,
respectivamente, Além disso, o segmento BC foi obtido a partir de uma reta
tangente ao arco MN no ponto T, conforme a figura a seguir.
Carlos estava usando um software de
Geometria Dinâmica, onde era impossível movimentar alguns pontos que estavam na
tela. Quando Carlos movimentou somente o ponto T sobre o arco de circunferência
MN observou que o perímetro do triângulo ABC manteve-se constante. Veja alguns
testes.
Argumente sobre o motivo de não haver
alteração no valor do perímetro do triângulo ABC, para que qualquer que seja o
ponto de tangência T.
Resposta da
questão 5:
Vamos mostrar agora, que o perímetro de qualquer triângulo, citado no enunciado, será igual à soma dos segmentos de medidas AM e AN tangentes à circunferência.
Vamos mostrar agora, que o perímetro de qualquer triângulo, citado no enunciado, será igual à soma dos segmentos de medidas AM e AN tangentes à circunferência.
O perímetro P do
triângulo ABC será dado por: P
= AC + CT + AB + BT
Sabemos pela
propriedade dos segmentos tangentes que CT = CM e que
BT = BN,
portanto: P = AC + CM + AB + BN → P = AM + NA
Prova-se que o
perímetro do triângulo ABC é
sempre uma constante.
6. (G1 - cftrj 2017) O conceito de Esporte Eletrônico (e-Sport)
foi desenvolvido a partir do cenário competitivo de alguns jogos on-line. Há
jogos individuais e coletivos.
Num dos jogos coletivos, a equipe é
formada por 5 membros divididos em 3 rotas (TOP, MID e BOT) e uma SELVA,
que é o nome da região entre as rotas. Em cada rota, há um jogador responsável
pelo farm, que é o processo de obter
ouro a partir da eliminação de tropas da equipe inimiga, controladas por
inteligência artificial, também chamada de minions.
Cada minion dá, em média, 23 unidades
de ouro.
Em média, enquanto o TOP farma 3 minions, o BOT farma 2 minions. Além disso, enquanto o BOT farma 1 minion, o MID farma 3 minions.
Qual o total de unidades de ouro das
três rotas (MID, BOT e TOP), quando o TOP farmou
12 minions?
Resposta da
questão 6:
De acordo com o texto, se a Top farma 3x minions, a Bot farma 2x minions e a MID farma 6x
De acordo com o texto, se a Top farma 3x minions, a Bot farma 2x minions e a MID farma 6x
Fazendo 3x = 12
temos x = 4. A partir de agora podemos elaborar a tabela abaixo com as
respostas pedidas.
TOP farma3x
|
12minions
|
276
unidades de
ouro
|
BOT farma2x
|
8 minions
|
96
unidades de ouro
|
MID farma6x
|
24minions
|
288
unidades de ouro
|
7. (G1 - cftrj 2017) O município de Cefetópolis teve no segundo turno da última eleição para
prefeito grande número de abstenções, 40%. Isso significa que dos eleitores
aptos a votar, 40% não compareceram às urnas.
Considerando os eleitores que
compareceram para votar tivemos a seguinte distribuição:
- Candidato A : 30% dos votos.
- Candidato B : 45% dos votos.
- Votos nulos ou brancos: 25% dos
votos.
O TRE divulga os resultados a partir dos votos válidos, dos quais NÃO são computados os votos nulos ou brancos. Nesse caso de segundo turno, por exemplo, foram computados como válidos apenas os votos recebidos pelos candidatos A e B.
a) Qual o percentual de votos válidos
recebidos polo candidato A ?
b) Considerando o total de eleitores
aptos a votar, qual o percentual de votos recebidos pelo candidato eleito?
Resposta da
questão 7:
Considerando que x é o número de eleitores aptos a votar, podemos escrever que:
Considerando que x é o número de eleitores aptos a votar, podemos escrever que:
- Número de
eleitores que votaram: x – 0,4x = 0,6x
- Número de
eleitores que votaram no candidato A: 0,3 . 0,6x = 0,18x
- Número de
eleitores que votaram no candidato B: 0,45 . 0,6x = 0,27x
- Total de votos
válidos: 0,27x + 0,18x = 0,45x
a) 0,18x/0,45x =
0,4, ou seja, 40% dos votos válidos.
b) O candidato B
é o vencedor com 0,27x votos, ou seja, 27% do número de eleitores aptos a
votar.
8. (G1 - cftrj 2017) Para as operações apresentadas na tabela a seguir, Pedro registrou os
resultados obtidos utilizando uma calculadora. Assim como nos números 8 e 13,
envolvidos nas operações, os resultados apresentam um padrão com os algarismos 7
e 1.
|
Operação
matemática
|
Resultado
|
Linha 1:
|
8x8 + 13
|
77
|
Linha 2:
|
8x88 + 13
|
717
|
Linha 3:
|
8x888 + 13
|
7117
|
Linha 4:
|
8x8888 + 13
|
71117
|
........
|
.....................
|
...........
|
Admitindo que sua tabela seja válida
para toa linha n ɛ N* em que linha da tabela, pela primeira vez, o resultado
apresentado tem mais de 2016 dígitos e é múltiplo de 3 ?
Resposta da
questão 8:
Soma dos elementos da linha 1: 7 + 7 = 14
Soma dos elementos da linha 1: 7 + 7 = 14
Soma dos
elementos da linha 2: 7 + 1 + 7 = 15
Soma dos
elementos da linha 3: 7 + 1 + 1 + 7 = 16
Soma dos
elementos da linha 2016: 7 + 2015 .1 + 7 = 2029 (não é múltiplo de 3)
Soma dos
elementos da linha 2017: 7 + 2016.1 + 7 = 2030 (não é múltiplo de 3)
Soma dos
elementos da linha 2018: 7 + 2017 .1 + 7 = 2031 (é múltiplo de 3)
Portanto, a linha
pedida é a de número n = 2018
9. (G1 - cftrj 2017) Usando alguns números inteiros fixos e operações de aritmética é
possível fazer algumas mágicas.
Nesse contexto, um professor de
matemática propõe a seguinte tarefa a dois alunos:
1. Um aluno pensa num primeiro número
x e outro aluno num segundo número y, ambos positivos e de dois algarismos.
2. Depois realizam-se as operações
aritméticas a seguir, em sequência:
I. multiplicar o primeiro número por 4,
II. somar o resultado de I com 7,
III. multiplicar o resultado de II
por 25
IV. somar o resultado de III ao
segundo número;
V. somar o resultado de IV com 125
Ao concluírem todas as operações e
falarem o resultado final, o professor disse exatamente quais eram os dois
números pensados pelos alunos.
Se o resultado final mencionado foi 2016,
qual o número x e o número y?
Resposta da questão
9:
Sejam A, B, C e D números inteiros.
Sejam A, B, C e D números inteiros.
Podemos então
considerar que x = 10A + B e y = 10C + D.
Realizando,
agora, as operações indicadas acima:
[I] 4x = 40A + 4B
[II] 40A + 4B + 7
[III] 25(40A + 4B
+ 7) = 1000A + 100B + 175
[IV] 1000A + 100B
+ 175 + 10C + D = 1000A + 100B + 175 + 10C + D
[V] 1000A + 100B
+ 175 + 10C + D + 125 = 1000A + 100B + 175 + 10C + D
Fazendo 1000A +
100B + 175 + 10C + D = 2016, temos:
A = 2, B = - 3, C
= 1 e D = 6, então: x = 17 e y = 16
10. (G1 - cftrj 2017) Um grupo de alunos desenvolveu um embaralhador de números para
apresentar na Semana de Extensão do Cefet/RJ. O funcionamento do embaralhador
pode ser explicado pela figura a seguir que mostra um exemplo de seu
funcionamento:
I.
Entra
com uma sequência que se desloca para a direita.
II. A sequência encontra um buraco e
alguns números caem até completar o buraco.
III. Os números que não caem no
buraco passam.
IV. Após a passagem de todos os
números que não caíram no buraco, os números saem em ordem.
A sequência e os buracos são
configuráveis.
Determine cada uma das três
sequências obtidas após a passagem da sequência original pelos buracos.
Resposta da
questão 10:
Efetuando todas as passagens previstas, temos o seguinte esquema:
Efetuando todas as passagens previstas, temos o seguinte esquema:
Portanto, as
sequências pedidas são 1234765, 5612347 e 7435612.
Por favor, poderia resolver detalhadamente a questão 6? Não entendo como o BOT farmou 96 e o MID 288.
ResponderExcluirJoao, bom dia.
ResponderExcluirRepare, a pregunta refere-se em relaçao ao TOP, entao o BOT forma 8 de 12 = 96 enquanto que o MID forma 24 de 12 = 288.
Melhorou ?
Prof. Bolinha
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJorge, boa noite.
ResponderExcluirEu so tenho Cefet MG, ajuda.
Prof. Bolinha
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJorge, bom dia.
ResponderExcluirIndique qual prova resolvida vc esta querendo, que tentarei lhe ajudar.
Prof. Bolinha
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa Noite, por que na 4 dizemos que a parte rebaixa na direita é igual a 17-x????
ResponderExcluirA 10 eu não entendo
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