1.Numa partitura musical, figuras rítmicas são símbolos
utilizados para representar a duração de cada nota ou acorde. A tabela mostra o
nome da figura rítmica, seu símbolo e o tempo de duração relativo.
De acordo com a tabela, é correto afirmar que :
(A) o tempo de duração da
fusa é o dobro do tempo de duração da semicolcheia.
(B) o tempo de duração da
mínima é metade do tempo de duração da semínima.
(C) a soma da duração de
duas semínimas é igual ao tempo de duração de uma colcheia.
(D) com exceção da
semibreve, cada figura rítmica apresenta metade do tempo de duração da figura
dada na linha anterior.
(E) com exceção da
semibreve, cada figura rítmica apresenta o dobro do tempo de duração da figura
dada na linha anterior.
Vejamos :
(A) FALSO, o tempo de
duração da fusa(1/32) é a metade do tempo de duração da semicolcheia(1/16).
(B) FALSO, o tempo de duração da mínima(1/2) é o dobro do
tempo de duração da semínima(1/4).
(C) Falso, a soma da duração de duas semínimas(1/4 + 1/4 = 1/2)
é maior do que o tempo de duração de uma colcheia(1/8).
(D) Verdadeiro, com exceção da semibreve, cada figura rítmica apresenta
metade do tempo de duração da figura dada na linha anterior.
(E) FALSO, com exceção da semibreve, cada figura rítmica
apresenta metade do
tempo de duração da figura dada na linha anterior.
2. O Quadrado Mágico é uma tabela quadrada composta por
números inteiros consecutivos a partir do 1, em que a soma de cada coluna, de
cada linha e de cada diagonal são iguais. Essa soma é chamada de número mágico.
Aprenda a encontrar o número mágico de um quadrado 3x3, como o da figura.
O quadrado mágico 3x3 possui 9 posições, portanto deve ser preenchido
com os números de 1 até 9, sem repetição. O número mágico pode ser encontrado
seguindo dois passos.
● Passo 1 – Encontrar a soma total dos números. 1 + 2 + 3 + 4 +
5 + 6 + 7 + 8 + 9 = 45.
● Passo 2 – Dividir a
soma encontrada pelo número de colunas existentes no quadrado. No caso do
quadrado mágico 3x3, os 9 números estão agrupados em 3 colunas. Logo o número
mágico será 45:3 = 15.
Em condições semelhantes, o número mágico de um quadrado 4x4
será :
(A) 16.
(B) 24.
(C) 34.
(D) 64.
(E) 136
Vejamos :
● Passo 1 – Encontrar a soma total dos números. 1 + 2 + 3 + 4 +
5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10 + 11 + 12 + 13 + 14 + 15 + 16 = 136.
● Passo 2 – Dividir a
soma encontrada pelo número de colunas existentes no quadrado. No caso do
quadrado mágico 4x4, os 16 números estão agrupados em 4 colunas. Logo o número
mágico será 136:4 = 34.
3. No século XVI, divertidos duelos intelectuais entre professores
das academias contribuíram para o avanço da Matemática. Motivado por um desses
duelos, o matemático italiano Niccólo Fontana (Tartaglia) (1500 – 1557)
encontrou uma fórmula para resolver equações polinomiais de terceiro grau. No
entanto, os outros matemáticos da época não tinham acesso a tal descoberta,
tendo que encontrar formas alternativas para resolver aqueles problemas. Uma
dessas formas alternativas é a fatoração, que facilita a observação das raízes
(soluções), pois transforma a adição dos
termos da equação em uma multiplicação igualada a zero. Veja o exemplo.
x³ + 6x² + 5x – 12 = 0 ◄▬► (x – 1) ∙ (x + 3) ∙ (x + 4) = 0
Analisando o exemplo dado, é correto afirmar que essa equação :
(A) possui três raízes
naturais distintas.
(B) possui três raízes
inteiras distintas.
(C) possui duas raízes
naturais distintas e uma raiz irracional.
(D) possui duas raízes
irracionais distintas e uma raiz inteira.
(E) não possui raízes
reais.
Vejamos :
Como a fatoração, que facilita a observação das raízes (soluções),
pois
transforma a adição dos termos da equação em uma multiplicação é
do
tipo (x - a).(x - b).(x - c) ... (x - n) = 0, onde a, b, c, ...
, são estas raízes.
Portanto em (x – 1) ∙ (x + 3) ∙ (x + 4) = 0, as raízes são 1, -3
e -4, possui
três
raízes inteiras distintas.
4. Marcelo decidiu construir
uma gangorra para poder brincar com seu filho. Sobre um cavalete, ele apoiou
uma tábua de modo que, quando ambos se sentassem, estando cada um em um dos
extremos da tábua e sem tocar os pés no chão, a gangorra pudesse ficar equilibrada
horizontalmente, sem pender para nenhum dos lados. Considerou também o fato de
que seu peso era três vezes maior que o de seu filho, e que a distância entre
os locais onde ele e o filho deveriam se sentar era de 3,2 m. De acordo com
essas considerações, a distância entre o ponto onde o filho de Marcelo deve se
sentar e o ponto de apoio da tábua no cavalete é, aproximadamente, de :
(Despreze o peso da tábua, bem como as dimensões dos corpos de
Marcelo e de seu filho)
(A) 0,8 m.
(B) 1,2 m.
(C) 1,6 m.
(D) 2,0 m.
(E) 2,4 m.
Vejamos :
Observando a figura, e admitindo : ''M'' como Marcelo, ''FM''
como filho de
Marcelo; x e y as posições de Marcelo e seu filho, do ponto de
apoio,
respectivamente.
Sabendo que o peso de Marcelo(PM) é igual ao triplo
do peso de seu
filho(PFM); que x + y = 3,2 metros, então através da
teoria sobre equilíbrio
físico em uma gangorra, vem: Peso
Marcelo . x = Peso Filho . y
Como PM = 3PFM
→ 3PFM . x = PFM .
y → 3x = y e x + y = 3,2.
Resolvendo o sistema x + 3x = 3,2 → 4x = 3,2 → x = 0,8 m → y = 2,4 m
5. Uma antiga lenda da Índia afirma que o jogo de xadrez foi criado
a pedido de um rei e, como recompensa, o criador do jogo recebeu grãos de trigo
de acordo com o número de casas do tabuleiro, seguindo o procedimento descrito.
● O criador do jogo escolhe uma casa e recebe 2 grãos por ela.
● Para a próxima casa escolhida, ele recebe o dobro da casa
anterior.
● O processo continua até que todas as casas do tabuleiro sejam escolhidas exatamente uma vez.
Observando o processo podemos perceber que, para a décima casa do tabuleiro, o rei entrega 1
024 grãos
● O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuídas em 8
colunas verticais e 8 fileiras horizontais, cada uma com 8 casas. As casas são
alternadamente escuras e claras.
É correto afirmar que, o número de grãos a ser entregue pela
vigésima casa seria :
(A) maior que 1 000 e
menor que 10 000.
(B) maior que 10 000 e
menor que 100 000.
(C) maior que 100 000 e
menor que 1 000 000.
(D) maior que 1 000 000 e
menor que 10 000 000.
(E) maior que 10 000 000
e menor que 100 000 000.
Vejamos :
1a casa = 2 grãos → 21 grãos ;
2a casa = 4 grãos → 22 grãos ;
3a casa = 8 grãos → 23 grãos ;
........................................................
........................................................
........................................................
10a casa = 1024 grãos → 210 grãos ;
.........................................................
.........................................................
.........................................................
20a casa = ? grãos → 220 grãos →
Como 220 = (210)2 = (1024)2
= 1.048.576
grãos
6. Produzir sombras na parede é uma brincadeira simples. Para
brincar, basta que você providencie uma vela e um ambiente escuro. Em certa
noite, quando a luz havia acabado, Fernando e seu irmãozinho, aproveitaram a
luz de uma vela acesa deixada sobre a mesa para brincarem com sombras.
Posicionou, cuidadosamente, sua mão espalmada entre a chama e a parede, de
forma que a palma da mão estivesse paralela à parede. A ação assustou seu
irmãozinho, uma vez que a sombra projetada na parede tinha cinco vezes a
largura da mão espalmada de Fernando. Sabendo que a distância da mão de
Fernando até a chama da vela era de 0,5 m e que a largura de sua mão quando
espalmada é de 20 cm, a distância entre a parede e a chama da vela (considerada
puntiforme), era de :
(A) 0,5 m.
(B) 1,0 m.
(C) 2,0 m.
(D) 2,5 m.
(E) 5,0 m.
Vejamos :
Observando a figura podemos estabelecer a seguinte proporção
20/100 = 0,5/x → 1/5 = 0,5/x → x
= 2,5 m
7. Em um famoso jogo eletrônico de arremessar pássaros, a
trajetória do lançamento corresponde a parte de uma parábola, como a da figura
Considere que um jogador fez um lançamento de um pássaro virtual
cuja trajetória pode ser descrita pela função h(x) = − x² + 4x, com x variando entre 0 e 4. O
gráfico mostra essa trajetória. O ponto de lançamento do pássaro coincide com a
origem do plano cartesiano.
Analisando o gráfico, é correto afirmar que o pássaro começa a :
(A) cair a partir do
ponto (2, 4).
(B) cair a partir do
ponto (4, 2).
(C) subir a partir do
ponto (2, 4).
(D) subir a partir do
ponto (4, 2).
(E) subir a partir do
ponto (3, 3).
Vejamos :
Observando o gráfico, de imediato podemos notar ele sobe até (2,
4) e cai
a
partir de (2, 4).
Leia o texto para responder às
questões 8 e 9
O Tangram é um quebra-cabeça chinês. Há uma lenda sobre esse
quebra-cabeça que afirma que um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre,
para uma longa viagem pelo mundo,
recebeu uma tábua quadrada cortada em 7 peças (um quadrado, um paralelogramo e
cinco triângulos). Assim o discípulo poderia reorganizá-las para registrar
todas as belezas da viagem. Lendas e histórias como essa sempre cercam a origem
de objetos ou fatos, a respeito da qual temos pouco ou nenhum conhecimento,
como é o caso do Tangram. Se é ou não uma história verdadeira, pouco importa: o
que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.
8. A partir das informações do texto, as peças do Tangram são :
(A) sete polígonos
côncavos.
(B) apenas triângulos
isósceles.
(C) apenas quadriláteros
regulares.
(D) dois trapézios e
cinco triângulos.
(E) dois quadriláteros e
cinco triângulos.
Vejamos :
Observando a figura, de imediato podemos notar 5 triângulos
isósceles,
um quadrado e um paralelogramo ou seja dois quadriláteros e cinco
triângulos.
9. Observe o Tangram, em uma possível disposição de suas
peças.
Na figura, tem-se que:
●QS é paralelo a BD ;
● os polígonos ABCD e OPQR são quadrados;
●S é ponto médio de CD ;
●P é ponto médio de OB ;
●O é ponto médio de BD .
Se a área do triângulo ABO é 16 cm², a área do quadrado OPQR é,
em centímetros quadrados,
(A) 2.
(B) 4.
(C) 6.
(D) 8.
(E) 10.
Vejamos :
Como P é ponto médio de OB, então PB = PO = x.
Como O é ponto médio de da diagonal BD, também é ponto médio da
diagonal AC.
Como BO = 2x, então AO = 2x.
Se a área do triangulo ABO = 16 cm2, então (2x.2x)/2
= 16 → 2x2 = 16 →
x2 = 8 .
Portanto a área do quadrado OPQR = x2 = 8 cm2
10. A amarelinha é uma brincadeira em que, em alguns momentos, a
criança deve se apoiar com os dois pés no chão e, em outros, com apenas um.
Quando uma criança está equilibrada somente sobre um pé, a pressão exercida por
ela sobre o chão, comparada com a pressão que é exercida quando a criança tem
seus dois pés apoiados é :
(A) quatro vezes maior.
(B) duas vezes maior.
(C) numericamente igual.
(D) duas vezes menor.
(E) quatro vezes menor.
Vejamos :
Observando a situação apresentada, de imediato podemos
determinar
que quando a criança está equilibrada com somente um pé, a pressão
exercida por ela sobre o chão corresponde ao dobro comparada
com a
pressão que é exercida quando a criança tem seus dois pés
apoiados.
Na questão da partitura, porque 1/4 mais 1/4 = 1/2 ?
ResponderExcluirOi, boa noite
ResponderExcluirVeja : 1/4 mais 1/4 = 2/4 = 1/2, soma de fraçoes.
Prof. Bolinha
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Tarde professor,sou aluna Jéssica irei fazer uma prova da Etec domingo agora,e por isso estou revisando algumas matérias,até a prova do ano passado, e então eu vi uma questão onde eu não consegui entender um pouco,pois nunca tinha visto sobre o assunto,o senhor poderia me ajudar.
ResponderExcluirA questão é a 43 da prova do 2º sem/2017
Jessica, boa tarde.
ResponderExcluirQual é a questão 43 ?
Prof. Bolinha