domingo, 1 de outubro de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR Ufjf – pism 1 2016 – TIPO ANALÍTICA - COMENTADAS


1. (Ufjf-pism 1 2016)  No gráfico a seguir, representou-se a função
f : R+* → R definida por f(x) = log2x.
Define-se ainda, conforme a figura, um triângulo retângulo MNP reto em N, com os vértices M e P pertencendo à curva definida por f. A partir das informações apresentadas no gráfico de f, responda às questões a seguir detalhando os seus cálculos.                                                            




a) Qual o valor de a e b obtidos a partir do gráfico de
b) Calcule a medida da área do triângulo MNP.
c) Determine o(s) valor(es) de x tal que [f(x)]2 – 5. [f(x)] = - 6

a) Se f(a) = 1, então log2a = 1, implicando em a = 2.

 Por outro lado, se f(16) = b, então b = log216, ou seja, b = 4

b) A área do triângulo MNP é dada por 1/2.MN.NP = 1/2.(16-2).(4-1)= 21 u.a.

 c) Tem-se que [f(x)]2 – 5. [f(x)] + 6 = 0 → (f(x) - 2)(f(x) - 3) = 0 → f(x) = 2 ou

    f(x) = 3 → log2x = 2 ou log2x = 3 → x = 4 ou x = 8


2. (Ufjf-pism 1 2016)  Na figura a seguir, representa-se um hexágono regular ABCDEF em que cada lado mede 12 centímetros.


                             


Determine:

a) O valor da medida do perímetro e da área do hexágono regular ABCDEF.
b) O valor das medidas das diagonais CF e CE deste hexágono regular ABCDEF.
c) A razão entre as medidas dos comprimentos dos círculos circunscrito e inscrito, ao hexágono regular ABCDEF.
 
  

 a) O perímetro do hexágono é igual a 6.12 = 72 cm, e sua área é dada por

3.122.√3/2 = 216√3 cm2.

b) A diagonal CF corresponde ao diâmetro do círculo circunscrito a

ABCDEF. Logo, desde que o raio do círculo circunscrito ao hexágono e o

lado do hexágono são congruentes, temos CF = 24 cm.

Sabendo que CFE = 600 do triângulo retângulo CFE vem sen600 = CE/CF

√3/2 = CE/24 → CE = 12√3 cm.

c) Sejam R e r, respectivamente, os raios dos círculos circunscrito e

inscrito. Sabendo que R = 12  e r = 6√3 temos 2πR/2πr = R/r = 2√3/3
  




QUESTÕES VESTIBULAR Ufjf – pism 3 2016 - COMENTADAS


1. (Ufjf-pism 3 2016)  Na fase final do processo seletivo para o Mestrado em Matemática de uma certa universidade há 10 candidatos. Nessa fase, cada um dos 5 professores do corpo docente do departamento deve escolher apenas um dos candidatos para orientar, formando, assim, uma dupla do tipo (professor, aluno). Os cinco escolhidos serão os aprovados no processo e os demais serão reprovados. Qual é a probabilidade de João, um dos candidatos, ser aprovado para o Mestrado, e Maria, uma das professoras, ser a orientadora de João?

a) 1/2   
b) 1/0   
c) 1/3024   
d) 1/6084   
e) 1/30240   
  
Resposta da questão 1: [B]

O número de casos favoráveis corresponde ao número de arranjos

simples de 9 objetos tomados 4 a 4, isto é, A9,4 = 9!/5!. Por outro lado, o

número de casos possíveis é igual ao número de arranjos simples de 10

objetos tomados 5 a 5, ou seja, A10,5 = 10!/5!.  Portanto, a probabilidade

pedida é (9!/5!)/(10!/!) = 1/10  


2. (Ufjf-pism 3 2016)  Dados os pontos A(1, 2), B(3, 5), C(1, 1) e D(, 3 considere as afirmações:

I. Os pontos A, B  e D são colineares.

II. Uma reta perpendicular à reta determinada pelos pontos A e B tem coeficiente angular m = -2/3.

III. A distância do ponto A à reta determinada pelos pontos B e C é 10 unidades de comprimento.

É CORRETO afirmar que:

a) Apenas a afirmação II é verdadeira.   
b) Apenas a afirmação III é verdadeira.   
c) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.   
d) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.   
e) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.    
  
Resposta da questão 2:[A]

[I] Falsa. De fato, pois

| 1   3   2   1 |
|                   |  = 5 + 9 + 4 – 6 – 10 – 3 = -1 ǂ 0.
| 2   5   3   2 |

[II] Verdadeira. O coeficiente angular da reta AB é mAB = (5-2)/(3-1) = 3/2.

Logo, qualquer reta perpendicular à reta AB tem coeficiente angular igual

a -2/3.   

[III] Falsa. A equação da reta da reta BC é  y – 1 = (5 - 1)(x - 1)/(3 - 1) →

2x – y – 1 = 0. Portanto, a distância do ponto A à reta BC é igual a 

d = |2.1 – 2 - 1|/√[22 + (-1)2] = 1/√5 = √5/5 u.c.


3. (Ufjf-pism 3 2016)  Considere as afirmações:

I. O polinômio p(x) = 2x5 – 8x4 + x + 1 possui, pelo menos, uma raiz racional.

II. Se r é raiz do polinômio t(x) = x3 + 2x2 + x + 15, então 2r é raiz do polinômio q(x) = 2x3 + 4x2 + 2x + 30. 

III. O polinômio s(x) = x + 1 é fator do polinômio u(x) = 7x8 + 2x4 – 4x2 + 6x + 1.

É CORRETO afirmar que:

a) Apenas a afirmação I é verdadeira.   
b) Apenas a afirmação II é verdadeira.   
c) Apenas a afirmação III é verdadeira.   
d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.   
e) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.   
  
Resposta da questão 3: [C]

[I] Falsa. Pelo Teorema das Raízes Racionais, se p possuir tais raízes, então elas serão elementos do conjunto {±1, ±1/2}. Mas, por inspeção, segue que nenhum dos elementos desse conjunto é raiz de p e, portanto, p não possui raízes racionais.   

[II] Falsa. Como q(x) = 2.t(x), segue que toda raiz de t também é raiz de q. Por outro lado, o fato de r ser raiz de t não implica em 2r ser raiz de q.      

[III] Verdadeira. De fato, pois s é fator de u se, e somente se,
u(-1) = 7.(-1)8 + 2.(-1)4 – 4.(-1)2 + 6.(-1) + 1 = 0  


4. (Ufjf-pism 3 2016)  Sabendo-se que 1 + i é uma das raízes do polinômio p(x) = x5 – 2x4 + 2x3 – x2 + 2x – 2, é correto afirmar que:

a) O polinômio não possui raízes reais.   
b) O polinômio possui exatamente duas raízes racionais.   
c) O polinômio possui exatamente duas raízes distintas.   
d) O polinômio possui quatro raízes complexas não reais.   
e) O polinômio possui exatamente quatro raízes distintas.   
  
Resposta da questão 4:[D]

Se 1 + i é raiz de p, então 1 - i também é raiz. Em consequência, p é

divisível por x2 – 2x + 2. Assim, temos p(x) = (x3 - 1).(x2 – 2x + 2) =

(x - 1).(x2 + x + 1)(x2 – 2x + 2) e, portanto, como x2 + x + 1 = 0 possui duas

raízes complexas não reais, segue que p possui apenas uma raiz real e

quatro raízes complexas não reais.  


5. (Ufjf-pism 3 2016)  Durante uma aula de matemática, uma professora lançou um desafio para seus alunos. Eles deveriam descobrir o menor de três números naturais usando apenas as seguintes informações:

- A soma dos números é 54.
- A soma dos dois números menores menos o maior número é 10
- Os números divididos, respectivamente, o menor por 5, o intermediário por 7 e o maior por 9 deixam os mesmos restos e quocientes.

Determine o menor dos três números:

a) 6   
b) 8   
c) 10   
d) 12   
e) 14   
 


Resposta da questão 5:[E]

Sejam x, y e z números naturais, com x < y < z. Tem-se que  

X + y + z = 54 e x + y – z = 10 → x + y = 32 e z = 22

Além disso, vem x = 5q + r, y = 7q + r e z = 9q + r, sendo q, r ϵ N e r < 5.

Ora, mas z = 22 implica em q = 2 e r = 4. Portanto, segue que a resposta é

X = 5.2 + 4 = 14.  







QUESTÕES VESTIBULAR Ufjf - pism 2 2016 - COMENTADAS


1. (Ufjf-pism 2 2016)  Uma artesã fabricou um tapete bicolor formado por quadrados concêntricos. Ela começou com um quadrado preto de lado a centímetros. Em seguida, costurou tecido branco em volta do preto de forma a ter um quadrado de lado 2a concêntrico ao inicial. Continuou o processo alternando tecido preto e branco conforme a figura abaixo:

                      



Sabendo que ela terminou o tapete na 50a etapa, qual foi a área, em centímetros quadrados, de tecido preto utilizada?

a) 625 a2   
b) 750 a2   
c) 1225 a2   
d) 1250 a2   
e) 2500 a2   
  

Resposta da questão 1:[C]

Seja Si a área de tecido preto utilizada no quadrado i, com i = 1, 2, ... , 50.

Observando que S2 = a2 = C2,2  a2 ; S4 = 6a2 = C4,2  a2 ; S6 = 15a2 = C6,2  a2 e

S8 = 28a2 = C8,2 ,a2 , podemos concluir que S50 = C50,2  a2 = 1225 a2 .

A sequência S2, S4, ..., S50 é uma progressão aritmética de segunda

ordem.

2. (Ufjf-pism 2 2016)  São dados dois cones equiláteros C1 e C2 tais que a área total de C2 é o dobro da área total de C1 e que o raio da base de C1  é 3 cm. Sabendo que em um cone equilátero, a geratriz é o dobro do raio da base, o volume do cone C2, em centímetros cúbicos, é :

a) 9√3 π   
b) 9√10 π      
c) 18√3 π      
d) 18√6 π      
e) 54√6 π      
  
Resposta da questão 2:[D]

Sejam r1 e r2 os raios das bases dos cones. Tem-se que 3π.r22 = 2.3π.32

r2  = 3√2 cm. Portanto, a resposta é √3/3.π.(3√2)3 = 18√6π cm3

  

3. (Ufjf-pism 2 2016)  Considere uma esfera de raio 2 cm com área total A e volume V. Suponha que os valores y, A e V formem uma progressão geométrica nessa ordem. Em centímetros, quanto vale y ?

a) 3π/   
b) 8π/3   
c)   
d) 24π   
e) 96π   
  
Resposta da questão 3:[D]

Se y, A e V formam, nessa ordem, uma progressão geométrica, então

A2 = y.V → (4π.r2) = y.4π/3.r3 → 16π2.r4 = y.4π/3.r3 → y = 12πr = 24π cm

  
4. (Ufjf-pism 2 2016)  Seja 0 ≤ x ≤ π/2 uma medida de ângulo em radianos tal que cosx + senx = √5/2 e cosx - senx = √3/2. O valor de tg 2x é:

a) 4 - √15   
b) √15/15   
c) √15/4   
d) √15   
e) 4√15   
  
Resposta da questão 4: [B]

Somando as duas equações, obtemos cosx = (√5 + √3)/4.

Logo, vem senx = (√5 - √3)/4.

Como tgx = senx/cosx, segue que tgx = 4 - √15.

Finalmente, sabendo que tg2x = 2tgx/(1 – tg2x), encontramos

tg2x = 2(4 - √15)/[1 – (4 - √15)2] = √15/15


5. (Ufjf-pism 2 2016)  O gráfico a seguir apresenta a variação da cotação do dólar dos EUA em 12 dias úteis seguidos do mês de setembro de 2015.




Calculando a média, a moda e a mediana da amostra de cotações do dólar nesse período, podemos afirmar que:
a) Média < Mediana < Moda   
b) Média < Moda = Mediana   
c) Mediana < Média < Moda   
d) Mediana < Moda < Média   
e) Moda = Mediana < Média   
 

Resposta da questão 5:[A]

A média, Ma é dada por : Ma = (3,73 + 3,78 + 3,79 + 3,80 + 3,80 + 3,84 + 3,86

+ 3,87 + 3,87 + 3,87 + 3,90 + 3,90)/12 → Ma = 46,01/12 ≈ 3,83


Escrevendo as cotações em ordem crescente, temos

3,73; 3,78; 3,79; 3,80; 3,80; 3,84; 3,86; 3,87; 3,87; 3,87; 3,90; 3,90

Logo, a mediana, Md é igual a : Md = (3,84 + 3,86)/2 = 3,85


A moda, Mo, é a cotação mais frequente, ou seja, Mo = 3,87

Portanto, segue que Ma < Md < M0