segunda-feira, 24 de julho de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR UNIGRANRIO MEDICINA 2017 – COMENTADAS


1. (Unigranrio - Medicina 2017)  Sabe-se que f(2x/3 - 3) = x + 1. Desta forma, pode-se afirmar que f(- 1) vale:

a) 4   
b) 3   
c) 2   
d) 1   
e) 0   
  
Resposta da questão 1:[A]

Calculando: f(2x/3 - 3) = x + 1 → (2x/3 - 3 = - 1 → x = 3

f(2x/3 - 3) = f(3) = 3 + 1→ f(- 1) = 4
  

2. (Unigranrio - Medicina 2017)  Considere 5 pontos distintos sobre uma reta r e 4 pontos distintos sobre uma reta s, de forma que r seja paralela a s. O número de triângulos com vértices nesses pontos é igual a:

a) 10   
b) 12   
c) 20   
d) 50   
e) 70   
  
Resposta da questão 2:[E]

Calculando:

● 2 pontos em r, 1 ponto em s : C5,2  = 5!/2!3! = 10 → Total= 10.4 = 40

● 1 pontos em r, 2 ponto em s : C4,2  = 4!/2!2! = 6 → Total= 6.5 = 30

Portanto Total= 40 + 30 = 70 triângulos


3. (Unigranrio - Medicina 2017)  Resolvendo a adição C8,2 + C8,3 +  C8,4  +  C8,5  +  C8,6  +  C8,7  +  C8,8  encontramos como resultado:

a) 64   
b) 247   
c) 256   
d) 260   
e) 264   
  
Resposta da questão 3:[B]

Calculando: C8,2 + C8,3 +  C8,4  +  C8,5  +  C8,6  +  C8,7  +  C8,8

8!/2!6! + 8!/3!5! + 8!/4!4! + 8!/5!3! + 8!/6!2! + 8!/7!1! + 8!/0!8! =

28 + 56 + 70 + 56 + 28 + 8 + 1 = 247

4. (Unigranrio - Medicina 2017)  Quantos são os anagramas da palavra VESTIBULAR, em que as consoantes aparecem juntas, mas em qualquer ordem?

a) 120   
b) 720   
c) 17280   
d) 34560   
e) 86400   
  
Resposta da questão 4:[E]

VESTIBULAR → VSTBLR EIUA → P6 . P5 = 6!.5! = 86400

5. (Unigranrio - Medicina 2017)  Um prisma reto tem como base um hexágono regular, que pode ser inscrito em uma circunferência de raio 2 m. Se a altura desse prisma é igual ao dobro do lado do hexágono regular que forma a sua base, então, pode-se afirmar que seu volume, em m3 é igual a:

a) 4√3   
b) 6√3   
c) 24√3   
d) 30√3   
e) 48√3   
  

Resposta da questão 5: [C]

O hexágono regular pode ser inscrito numa circunferência de raio 2, logo

seus lados serão iguais a 2. Assim, calcula-se: l = 2 → h = 2l → h = 4.

V = (6. l2√3/4).h → V = (6. 22√3/4).4 → V = 24√3
  

6. (Unigranrio - Medicina 2017)  Se (p, q) são as coordenadas cartesianas do centro da circunferência x2 + y2 – 4x + 2y – 4 = 0, então é correto afirmar que 5p – 3q é igual a:

a) 7   
b) 10   
c) 13   
d) 16   
e) 19   
  
Resposta da questão 6: [C]

x2 + y2 – 4x + 2y – 4 = 0 → (x - 2)2 + (y + 1)2 = 32 → (x - p)2 + (y - q)2 = r2

p – 2 e q = - 1 → 5p – 3q = 10 + 3 = 13


7. (Unigranrio - Medicina 2017)  Sejam x1, x2 e x3 as raízes da equação      x3 - 1 = 0, tomando como base o conjunto dos números complexos. Ao representarmos geometricamente essas raízes no plano de Argand-Gauss, obtemos um triângulo, cujos vértices são os afixos de x1, x2 e x3 . A área do triângulo é:

a) √3/4   
b) 3/4   
c) 2√3/4   
d) 3√3/4   
e) 3/2   
  
Resposta da questão 7:[D]

x3 - 1 = 0 → x3 =  1 → x3 = 1 + 0i → ρ = √a2+b2 = √(12+02) → ρ = 1

sen Ө = b/ρ = 0/1 = 0  e  cos Ө = a/ρ = 1/1 = 1, então Ө = 0 rad

Através da segunda lei de Mouvre,

n√Z = n√ρ .[cos(Ө + 2kπ)/n + i. cos(Ө + 2kπ)/n], k Ɛ {0, 1, 2, ...}

● x0 = 3√1 .[cos(0 + 2.0.π)/3 + i. sen(0 + 2.0.π)/3] → cos 0 + i.sen 0

x0 = 1 + i.0  → (1, 0)

 ● x1 = 3√1 .[cos(0 + 2.1.π)/3 + i. sen(0 + 2.1.π)/3] → cos 2π/3 + i.sen 2π/3

x1 = -1/2 + i.√3/2 → (-1/2, √3/2)

● x2 = 3√1 .[cos(0 + 2.2.π)/3 + i. sen(0 + 2.2.π)/3] → cos 4π/3 + i.sen 4π/3

x2 = -1/2 – i.√3/2  → (-1/2, -√3/2)

                                                                             |   1          0     1   |
Portanto a área do triangulo será : A = ½ . | -1/2    √3/2    |
                                                                             | -1/2    -√3/2   1  |

A = 1/2 . (√3 + √3/2) → A = 3√3/4

8. (Unigranrio - Medicina 2017)  Considere as funções

                                |  x    0    x  |                            |  x     11    -4 |
                    f(x) =   |  1    x    2  |      e       g(x) =   | 10     11     x |
                                |  2    1    1  |                            |   1      2     0 |                    

Desta forma, pode-se afirmar que o ponto de interseção das funções f(x) e g(x) é:

a) (6, 30)   
b) (9, - 90)   
c) (9, 72)   
d) (6, - 42)   
e) (6, 42)   

Resposta da questão 8:[D]

            |  x    0    x  |                          
 f(x) = |  1    x    2  |  = x2 + x – 2x2 – 2x = - x2 - x
            |  2    1    1  |                                               


               |  x     1    -4  |
  g(x) =  | 10   11     x  | = 11x – 80 + 44 – 2x2 = - 2x2 + 11x - 36
               |   1    2      0  |                    


  - x2 – x = - 2x2 + 11x – 36 → x2 – 12x + 36 = 0 → ∆ = 0 e x = 6

 f(x) = y = - x2 – x = - 62 – 6 = - 42 → (6, - 42)
  

9. (Unigranrio - Medicina 2017)  Uma mulher tem três filhas matriculadas regularmente no ensino fundamental. O produto da sua idade com as idades de suas 3 filhas é 37037. Desta forma, pode-se afirmar que a diferença entre as idades de sua filha mais velha e sua filha mais nova é :

a) 4   
b) 5   
c) 6   
d) 7   
e) 8   
  
Resposta da questão 9: [C]

Fatorando-se o produto das idades, tem-se: 37037 = 7.11.13.37

Logo, a idade da mãe será 37 anos e das filhas 7, 11 e 13 anos.

A diferença de idade entre a filha mais velha e a mais nova será de 6 anos.  


10. (Unigranrio - Medicina 2017)  O valor de 20172 – 20162, é :

a) 33   
b) 2003   
c) 2033   
d) 4003   
e) 4033   

Resposta da questão 10: [E]

Como o produto notável a2 – b2 = (a + b).(a - b), então

20172 – 20162 = (2017 + 2016).(2017 - 2016) = 4033 . 1 = 4033  




15 comentários:

  1. essa questão 4
    não seria 6! x 4! = 17280
    letra B

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    1. Oi, bom dia.

      VESTIBULAR : VSTBLR + EIUA : 6!. 5!, pq as 4 vogais e o grupo de

      consoantes, portanto 5, irão permutar de todas as maneiras possíveis.

      Melhorou ?

      Prof. Bolinha

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    2. Eu não entendi o número "5!". Se são 4vogais, como irão permutar 5!?

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    3. Qual o volume de uma prisma de base hexagonal com aresta de 4cm altura de 30 cm A) 1245,4cm³ B)1320,5cm³C)1440,2cm³D)1630,4cm³E)1800,3cm³.

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  2. poderia explicar melhor a questao 1 da unigranrio 2017? nao entendi muito bem como voce achou a funcao 2x/3

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    1. Vitor, bom dia.
      Observe:
      Como foi pedido f(- 1), entao basta fazer 2x/3 – 3 = - 1→
      2x/3 = - 1 + 3 → 2x/3 = 2 → 2x = 2.3 → 2x = 6 → x = 3.
      Portanto f(- 1) = x + 1 → f(- 1) = 3 + 1 → f(- 1) = 4
      Melhorou ?
      Prof. Bolinha

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  3. Não sei o que seria dos meus estudos sem o seu site
    eternamente grata
    resoluções de fácil compreensão e completíssimas

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  4. Diulia, boa noite

    Fico contente com seu elogio. Se houver dúvida, pergunte.

    Prof. Bolinha


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  5. Olá professor, na questão 8 só consigo chegar a g(x)=-2x²+x-36. o senhor pode fazer o determinante de outra maneira?

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  6. Oi, boa noite.

    Houve um erro de digitação. Na primeira linha da função g, os números são x, 11, -4.

    Grato pela correção.

    Prof. Bolinha

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  7. Tudo bem, Professor?!
    Na questao 2, caso fosse pedido o numero de quadriláteros convexos e, também, o número total dr quadriláteros. Qual seria a linha de raciocínio?

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    1. Oi, boa tarde.
      Considere 5 pontos distintos sobre uma reta r e 4 pontos distintos sobre uma reta s, de forma que r e s sejam paralelas.
      a) Quantos triângulos com vértices nesses pontos podemos formar ?
      C9,3 – C4,3 – C5,3 = 9!/6!.3! – 4!/3!.1! – 5!/3!.2! = 9.8.7/6 – 4 – 5.4/2 =
      84 – 4 –10 = 70.
      b)Quantos QUADRILÁTEROS CONVEXOS DIFERENTES, tendo vértices nesses pontos, podemos formar ?

      r -------A-------B-------C-------D--------E------- C5,2 = 5!/3!2! = 10


      s -------F------G--------H-------I---------- C4,2 = 4!/2!2! = 6

      C4,2 . C3,2 = 60 quadriláteros convexos → ABGF, ACGF, ADGF, ...,
      ... CEIH, DEIH.

      c) Quantos QUADRILÁTEROS DIFERENTES, tendo vértices nesses pontos, podemos formar ?
      Existem autores que falam de Quadriláteros Entrelaçados e portanto diferenciam ABCD de ABDC. Estes quadriláteros são chamados concavos ou diferentes.
      Não há uma expressão para calcular sua quantidade, portanto neste caso devemos utilizar uma forma recorrente, ou seja através de tentativas.

      ABFG, ACFG, ADFG, AEFG, BCFG, BDFG, BEFG, CDFG, CEFG, DEFG,
      ABFH, ACFH, ADFH, AEFH, BCFH, BDFH, BEFH, CDFH, CEFH, DEFH,
      ABFI, ACFI, ADFI, AEFI, BCFI, BDFI, BEFI, CDFI, CEFI, DEFI,
      ABGH, ACGH, ADGH, AEGH, BCGH, BDGH, BEGH, CDGH, CEGH, DEGH,
      ABGI, ACGI, ADGI, AEGI, BCGI, BDGI, BEGI, CDGI, CEGI, DEGI,
      ABHI, ACHI, ADHI, AEHI, BCHI, BDHI, BEHI, CDHI, CEHI, DEHI .

      AC..., AD..., AE... , BC... , BD... , BE... , CD... , CE... , DE... = 600
      Portanto 600 quadriláteros, dos quais 420 aparecem mais de uma vez, totalizando 600 – 420 = 180, que é a resposta da questão. Faça uma verificação dessa ocorrência para perceber melhor. Sugiro diminuir a quantidade de pontos, ao invés de 5 e 4, imagine 4 e 3.
      Prof. Bolinha


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  8. Na questão 8 o det g(x) não seria =(-2x² +x -36)? Pois aquela reta principal ela foi multiplicada por 0.

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  9. professor, qual os temas que terão mais chances de cair na ufpr 2018 em matemática e física???

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  10. (Unigranrio - Medicina 2017) O valor de 20172 - 20162, é:

    Escolha uma:
    a. 33
    b. 2.003
    c. 2.033
    d. 4.003
    e. 4.033

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