1. (Pucrj 2017) Temos uma urna com 100 bolas numeradas de 1 a 100
a) Escolhendo duas bolas distintas simultaneamente, qual a probabilidade de
que a soma seja 3?
b) Escolhendo duas bolas distintas simultaneamente, qual a probabilidade de
que a soma seja menor ou igual a 7?
c) Escolhendo duas bolas distintas simultaneamente, qual a probabilidade de
que o produto seja um número par?
Vamos
admitir que a escolha é feita de modo aleatório.
a) Seja A o evento escolher
aleatoriamente duas bolas distintas simultaneamente de modo que a soma seja
igual a 3 e U o espaço amostral escolher aleatoriamente duas
bolas distintas simultaneamente.
A = {(1, 2)} → n(A) = 1
U = {(1, 2), (1, 3), (1, 4), ... , (99, 100)} →
n(U) = C100,2 = 100!/2!98! = 4950
Assim, P(A) = n(A)/n(U) = 1/4950
b) Seja B o evento escolher
aleatoriamente duas bolas distintas simultaneamente de modo que a soma seja
menor ou igual a 7 e U o espaço amostral escolher aleatoriamente duas
bolas distintas simultaneamente.
Soma igual a 3: (1, 2)
Soma igual a 4: (1, 3)
Soma igual a 5: (1, 4), (2, 3)
Soma igual a 6: (1, 5), (2, 4)
Soma igual a 7: (1, 6), (2, 5), (3, 4)
B = {(1, 2), (1, 3), (1, 4), (2, 3), (1, 5), (2, 4),
(1, 6), (2, 5), (3, 4)}
n(B) = 9 e n(U) = 4950
Assim, P(B) = n(B)/n(U) = 9/4950 = 1/550
c) Seja C o evento escolher
aleatoriamente duas bolas distintas simultaneamente de modo que o produto seja
ímpar e U o espaço amostral escolher aleatoriamente duas
bolas distintas simultaneamente.
n(C) = C50,2 = 50!/2!48! = 25.49 = 1225 (total de duplas de
bolas ímpares)
Assim, P(C) = n(C)/n(U) = 1225/4950 = 49/198
A
probabilidade de que o produto seja par é dada por P(C') = 1 - P(C)
Então, P(C') = 1 - 49/198 = 149/198
2. (Pucrj 2017) Considere a parábola de equação y = x2 –
x + 1
a) Encontre os pontos de
interseção da parábola com a reta de equação y = x + 1.
b) Encontre b para o qual a
parábola intercepta a reta de equação y = x + b em um único ponto.
c) Encontre as retas que
passam pelo ponto (1, 0) e que interceptam a parábola em um único ponto.
a) Os pontos de interseção entre a parábola de
equação y = x2 – x + 1 e a reta de equação y = x + 1
são obtidos à partir da resolução do sistema formado por essas equações,
portanto :
x2 – x + 1 = x + 1 → x2 – x = x → x2
– 2x = 0 → x' = 0 e x" = 2
Para x' = 0, então y' = 1 → (0, 1) e para x'' = 2, então y'' = 3 → (2, 3)
b)
Para que a parábola de equação y = x2 - x + 1 intercepte a reta de
equação y = x + b num único ponto, basta que a equação x2
- x + 1= x+b
admita duas soluções idênticas.
Daí, x2
- x + 1= x + b → x2 - 2x + 1 – b = 0 → ∆ = (-2)2 – 4 . 1.
(1 - b) = 4b
A equação x2 - x + 1= x + b admite duas
soluções idênticas quando
∆ = 0 ou seja, b = 0.
c) As retas que passam pelo ponto (1,
0) são da dadas por
y – 0 = m(x - 1) → y = mx – m. Assim, queremos que a equação
x2 - x + 1 = mx - m tenha duas soluções idênticas.
Logo, x2 – x - mx + 1 + m = 0 → x2 – (1 + m)x + 1
+ m = 0 →
∆ = [-(1 + m)]2 – 4.1.(1 + m) → ∆ = 1 + 2m + m2 –
4 – 4m →
∆ = m2 – 2m – 3 = 0 → m' = - 1 ou m"
= 3
Dessa forma, as retas que passam pelo ponto (1, 0) e
que interceptam
a parábola de equação y = x2 – x + 1 em um único ponto são as
retas
de equação y = -x + 1 e y = 3x - 3
3. (Pucrj 2017) Sejam g0, g1 : R → R as seguintes funções:
g0 = (|x + 2| - |x - 2|)/2 e g1 = (g0|4x + 6| + g0|4x
- 6|)/2
a) Faça o esboço do gráfico de g0.
b) Faça o esboço do gráfico de
g1.
c) Resolva a inequação g1
≤ x/2.
Resposta da questão 3:
a) Sendo g0 = (|x + 2| - |x - 2|)/2
b) Sendo :
● g0 = (|x + 2| - |x - 2|)/2, então
g0(4x+6) = (|4x + 6 + 2| - |4x
+ 6 - 2|)/2
g0(4x+6) = (|4x + 8| - |4x + 4|)/2 → g0(4x+6) = (4|x + 2| - 4|x + 1|)/2
→
g0(4x+6) = 2|x + 2| - 2|x + 1|
● g0 = (|x + 2| - |x - 2|)/2, então g0(4x-6)
= (|4x - 6 + 2| - |4x - 6 - 2|)/2
g0(4x-6) = (|4x - 4| - |4x - 8|)/2 → g0(4x-6) = (4|x - 1| - 4|x - 2|)/2
→
g0(4x-6) = 2|x - 1| - 2|x - 2|
Portanto :
g1 = (g0|4x + 6| + g0|4x
- 6|)/2 = (2|x + 2| - 2|x + 1| + 2|x - 1| - 2|x - 2|)/2 →
g1 = |x + 2| - |x + 1| + |x - 1| - |x -
2|
c) Sendo g1 ≤ x/2, então :
Do gráfico, g1 ≤ x/2 → - 4 ≤ x
≤ - 4/3 ou 0 ≤ x ≤ 4/3 ou x ≥ 4
Portanto, S = {x ɛ R / - 4 ≤ x ≤ - 4/3 ou
0 ≤ x ≤ 4/3 ou x ≥ 4}
4. (Pucrj 2017) Considere, como na figura, um quadrado ABCD de lado
2 e um círculo inscrito de centro O e raio 1. Sejam E e F os pontos médios dos
lados AB e AD, respectivamente.
a) Calcule a área do quadrado e a área do círculo.
b) Calcule a área da região limitada pelos segmentos AE, AF e pelo arco EF.
c) Seja GH um segmento de reta paralelo ao lado AD, em que G pertence ao
segmento AE e H pertence ao arco EF. Sabendo que os pontos A, H e C são colineares, calcule a área da região
limitada pelos segmentos AF, AG, GH e pelo arco FH.
Resposta da questão 4:
a) Teremos:
Do enunciado e da figura, temos: SQuadrado =
22 = 4 e SCírculo = π.12 = π
b) Teremos:
|
4S + π = 4 → 4S = 4 - π → S = (4 - π)/4 → S = 1 - π/4
c) Teremos:
No triângulo AGH, (AH)2 = x2
+ x2 → (AH)2 = 2x2 → AH = x√2
No triângulo ABC, (AC)2 = 22
+ 22 → (AH)2 = 8 → AH = 2√2
Então, AC = 2AH +
2 → 2√2 = 2.x√2 + 2 → √2 = x√2 + 1 →
x√2 = √2 - 1 → (x√2)2 = (√2 - 1)2 → 2x2
= 3 - 2√2 → x2 = (3 - 2√2)/2 →
x2 = 3/2 - √2.
Finalmente, a área pedida é dada por:
x.x/2 + S/2 → x2/2 + S/2 = (3/2 - √2)/2 + (1 - π/4)/2 = 5/4 - √2/2 - π/8
5. (Pucrj 2017)
Dadas as
funções f, g : R → R definidas por
f(x) = x2 – 13x
+ 36 e g(x) = - 2x + 12.
a) Encontre os pontos de interseção dos gráficos das
duas funções.
b) Encontre os valores reais de x para os quais f(x) ≥
g(x).
c) Encontre os valores reais de x que satisfazem f(x +
1) = g(x - 2).
Resposta da questão 5:
a) Para encontrar os pontos de interseção dos gráficos de f e g, basta
resolvermos a equação f(x) = g(x).
Portanto x2 – 13x + 36 = - 2x + 12 → x2 – 11x + 24
= 0 → x' = 3 ou x'' = 8
Quando x'
= 3 → g(3) = f(3) = 6 e quando x' = 8 → g(8) = f(8) = - 4
Logo, os pontos de interseção dos gráficos das funções são
(3,6) e (8,-4)
b) De f(x) ≥ g(x) → x2 – 11x + 24 ≥ 0 → x ≤ 3 ou x≥ 8
c) De f(x) = x2 – 13x + 36 → f(x + 1) =
(x + 1)2 – 13(x + 1) + 36 →
f(x + 1) = x2
– 11x + 24.
De g(x) = - 2x +
12 → g(x - 2) = -2(x - 2) + 12 → g(x - 2) = -2x+ 16
f(x + 1) = x2
– 11x + 24.
Então, x2
– 11x + 24 = -2x+ 16 → x2 – 9x + 8 = 0 → x' = 1 ou x'' = 8
6. (Pucrj 2017)
Mônica tem
uma blusa de cada uma das seguintes cores: branca, vermelha, amarela, preta e
verde. Ela também tem uma calça de cada uma das seguintes cores: preta, azul,
cinza e branca.
a) De quantas maneiras Mônica pode escolher uma blusa
e uma calça para sair?
b) De quantas maneiras Mônica pode escolher uma blusa
e uma calça de cores diferentes uma da outra?
c) Na segunda-feira, Mônica usou calça azul e camisa
preta. Na terça-feira, ela quer escolher uma calça e uma camisa de cores
diferentes uma da outra. Sabendo que as roupas que ela usou na segunda-feira
estão lavando (e apenas estas), de quantas maneiras ela pode escolher suas
roupas?
Resposta da questão 6:
a) Como Mônica possui 5 blusas distintas e 4 calças distintas, o total de maneiras de escolher uma blusa e uma calça para sair é dado pelo princípio fundamental da contagem.
Seja x o total de maneiras, temos: x = 5.4 = 20
b) Se Mônica escolher a blusa de cor
branca, há 3 possibilidades de escolha para a calça.
Se Mônica escolher a blusa de cor vermelha, há 4
possibilidades de escolha para a calça.
Se Mônica escolher a blusa de cor amarela, há 4
possibilidades de escolha para a calça.
Se Mônica escolher a blusa de cor preta, há 3
possibilidades de escolha para a calça.
Se Mônica escolher a blusa de cor verde, há 4
possibilidades de escolha para a calça.
Então, nas condições dadas, há 3 + 4 + 4 + 3 + 4 =
18 maneiras de Mônica escolher suas roupas.
c) Admitindo blusa e camisa como
sinônimos, temos:
Se Mônica escolher a blusa de cor branca, há 2
possibilidades de escolha para a calça.
Se Mônica escolher a blusa de cor vermelha, há 3
possibilidades de escolha para a calça.
Se Mônica escolher a blusa de cor verde, há 3
possibilidades de escolha para a calça.
Então, nas condições dadas, há 2 + 3 + 3 + 3 = 11 maneiras de Mônica escolher suas roupas.
7. (Pucrj 2017)
Considere um
quadrado ABCD, de cartolina e de lado 70 cm. (conforme figura abaixo).
Temos que P, Q , R e S pertencem aos lados AB, BC, CD
e DA respectivamente, e que os segmentos AP, BQ, CR e DS medem 30 cm cada um.
a) Calcule a área do triângulo APS.
b) Calcule a área do quadrado PQRS.
c) Dobramos a folha ao longo de PQ, QR, RS e SP de
tal forma que os triângulos BPQ, CQR, DRS e ASP venham a ocupar o interior do
quadrado PQRS, conforme figura abaixo. Sejam A', B', C' e D', as novas posições
dos vértices destes triângulos. Calcule a medida do lado do quadrado A'B'C'D'.
Resposta
da questão 7:
Do enunciado e da figura, temos:
a) Seja AAPS a área do triângulo APS → AAPS = 30.40/2 = 600 cm2
b) Sendo PS
= x, a área do quadrado PQRS é APQRS
= x2 .
Como no
triângulo APS, x2 = 302 + 402 = 2500 → APQRS
= 2500 cm2
c)
Temos:
Como CR = RC' ; o
ângulo CRQ = C'RQ e RQ é lado comum dos
triângulos CRQ e C'RQ,
então os triângulos CRQ e C'RQ são
congruentes.
Consequentemente QC' = 40 → 30 + x = 40 → x = 10 cm
8. (Pucrj 2017)
Na escola de
Alberto, Pedro e João, as notas das provas variam de 0 a 10,0.
a) Alberto faz três provas e tira notas 6,0; 6,5 e 8,5.
Se as provas têm o mesmo peso, qual é a média final de Alberto?
b) Pedro faz três provas de igual peso e tira 4,0 e 5,0
nas duas primeiras provas. Qual a nota mínima que Pedro precisa tirar para que
a sua média seja maior ou igual a 6,0
?
c) Numa disciplina com três provas de igual peso, João
tira 3,0 na primeira prova. Qual a nota mínima que João precisa tirar na
segunda prova para ainda ter chance de passar com média 6,0 ?
Resposta da questão 8:
a) A média final de Alberto é ma = (6,0 + 6,5 + 8,5)/3= 7 .
b) Seja y a nota da terceira prova de
Pedro, então (4,0 + 5,0 + y)/3 ≥ 6 →
(9 + y)/3 ≥ 6 → 9 + y ≥ 18 → y ≥ 9 → yMinimo = 9
c) Seja z a nota mínima da segunda prova
de João que garante que ele
seja aprovado com média 6 após ter tirado 3 na primeira prova.
w é nota da
terceira prova, então (3,0 + z + w)/3 = 6 → 3 + z + w = 18
z + w = 15 →
z = 15 – w.
Como z é obtido
tomando o maior valor possível para w, ou seja,
fazendo w = 10. Assim, z = 15 – 10 = 5
9. (Pucrj 2017)
Jogamos dois dados comuns, com faces numeradas de 1 a 6. Um dado é azul;
o outro, vermelho.
a) Qual é a probabilidade de que os dois dados mostrem o mesmo número?
b) Qual é a probabilidade de que o dado azul mostre um número maior do que
o do dado vermelho?
a) Calculando:
6 . 1/6 . 1/6 = 6/6 = 1/6.
b) Calculando:
1 + (2, 3, 4, 5 ou 6) → 1/6 . 5/6 = 5/36
2 + (3, 4, 5 ou 6) → 1/6 . 4/6 = 4/36
3 + (4, 5 ou 6) → 1/6 . 3/6 =
3/36
4 + (5 ou 6) → 1/6 . 2/6 = 2/36
5 + (6) → 1/6 . 1/6 = 1/36
Portanto 5/36 + 4/36 + 3/36 + 2/36 + 1/36 = 15/36 = 5/12
10. (Pucrj 2017)
a) Uma parábola de equação y = ax2 + bx + c passa pelos pontos (0,
0), (1, 0) e (2, 1). Determine a, b e c.
b) Encontre os pontos de interseção entre a parábola do item anterior e a
reta de equação y = x.
a) Calculando:
Sendo y = ax2 + bx + c, então
(0,0) → 0 = a.02 + b.0 + c → c = 0
(1,0) → 0 = a.12 + b.1 + 0 → a + b = 0
(2,1) → 1 = a.22 + b.2 + 0 → 4a + 2b = 1
Resolvendo o sistema a + b= 0 e 4a + 2b = 1, vem a = 1/2 e b = - 1/2.
b) Calculando:
x2/2 - x/2 = x → x2 – x = 2x → x2 – 3x
= 0 → x' = 0 ou x'' = 3, portanto os
pontos são (0, 0) e (3, 3).
11. (Pucrj 2017)
Considere o círculo de raio 2 centrado na origem, e as retas verticais x
= 1 e x = - 1 como indicado na figura.
a) Encontre as coordenadas dos pontos de interseção A, B, C, D entre o
círculo e as retas verticais.
b) Calcule a área da região interior ao círculo que fica entre as duas
retas verticais.
a) Calculando:
O(0,0) → x2 + y2 = 22.
Se x = 1 → 12 + y2 = 22 → y = ±√3
Portanto A(1, √3); B(1, -√3); C(- 1, √3); D(- 1, - √3)
b) Calculando:
SetorAOD = SetorCOB = π.22. 60/360 =
2π/3.
TrianguloAOB = TrianguloDOC = 1.2√3/2 = √3
Áreatotal = 2 . 2π/3 + 2√3 = 4π/3 + 2√3
12. (Pucrj 2017)
a) Resolva a equação x2 – x – 2 = 0, sabendo que x ɛ R.
b) Resolva a equação √(x2 + 3x + 6) = 2x, sabendo que x ɛ R.
a) Calculando:
x2 – x – 2 = 0 → ∆ = 9 → x' = -1 ou x'' = 2
b) Calculando:
√(x2 +
3x + 6) = 2x → [√(x2 + 3x + 6)]2 = (2x)2
→ x2 + 3x + 6 = 4x2 →
-
3x2 + 3x + 6 = 0 (÷ -3) → x2
- x - 2 = 0 → x' = - 1 ou x'' = 2
Assim: √((-1)2 + 3(-1) + 6) = 2(-1) não é solução
em R e
√((2)2 + 3(2) + 6) = 2(2) é solução em R
13. (Pucrj 2017)
Em um viveiro de uma universidade, havia várias araras: 90% eram azuis; 10%,
verdes.
Algumas araras azuis foram retiradas do viveiro
para o Zoológico: agora, 80% das araras do viveiro são azuis.
Qual é a porcentagem do número inicial total de
araras no viveiro da universidade que foi transferida para o Zoológico?
Calculando:
Supondo xinicial = 100 → xa
= 90 azuis e xv = 10 verdes
Se 10 → 20%, entao xnovo →
100%, portanto xnovo = 50 araras no total.
50 = 10 + (90 - xa.retiradas
) → xa.retiradas = 50 = 50%
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