1.A malha quadriculada mostrada abaixo foi
totalmente percorrida, partindo-se de uma casa qualquer e passando-se uma e
somente uma vez em cada casa adjacente. Entende-se por casas adjacentes
aquelas que têm exatamente um lado em comum.
A malha seguinte poderá, da mesma forma,
ser percorrida, partindo-se de qualquer uma das casas assinaladas, exceto a casa marcada com a letra:
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
Vejamos :
Através de tentativas, podemos notar que a única casa que não
poderá
ser ponto de partida é a "B", pois desta forma a malha
não ficará
totalmente pecorrida.
2. Uma sequência de números naturais é obtida
de modo que, se um número é par, o próximo será sua metade mas, se for ímpar,
o próximo será uma unidade a mais que ele, até chegar no número 1. Por exemplo:
S(42) = (42, 21, 22, 11, 12, 6, 3, 4, 2, 1)
O número de termos dessa sequência é igual
a 10.
Podemos afirmar que a quantidade de sequências
assim definidas e com exatamente 7 termos é igual a:
a) 6
b) 7
c) 8
d) 9
e) 10
Vejamos :
Observe uma maneira
lógica de formar as sequências :
● comece da esquerda para
direita, necessariamente com 1, desta forma
o sexto termo será 2, o
quinto termo será 4, o quarto termo será 8 ou 3,
ou seja XXX8421 ou XXX3421
● o terceiro termo
será 16 ou 7, se o quarto for 8 e será 6 se o quarto for 3
● o segundo
termo será 32 ou 15 se o terceiro for 16; 12 ou 5 se o
terceiro for 6 e 14 se
o terceiro for 7
● o
primeiro termo poderá ser 10, 11, 13, 24, 28, 30, 31 ou 64
Portanto : (10, 5, 6, 3, 4, 2, 1) - (11,
12, 6, 3, 4, 2, 1)
(13, 14, 7, 8, 4, 2, 1) - ( 24, 12, 6, 3,
4, 2, 1) - (28, 14, 7, 8, 4, 2, 1)
(30, 15, 16, 8, 4, 2, 1) - (31, 32, 16, 8,
4, 2, 1) - (64, 32, 16, 8, 4, 2, 1)
Note: Uma maneira de
simplificar a resolução seria perceber
que,
se um termo for par , seu antecedente poderá ser par ou
ímpar ;
e caso seja ímpar , somente poderá ser par.
3. Um número natural é formado por 3 algarismos
que somam 10. Trocando-se entre si os algarismos das centenas e das unidades,
ele aumenta 99 unidades. Trocando-se os algarismos das dezenas e das unidades,
ele diminui 18 unidades. Podemos afirmar que esse número é múltiplo de:
a) 11
b) 13
c) 7
d) 5
e) 4
Vejamos :
● Um número natural é formado por 3 algarismos que somam 10 :
(abc) → 100a + 10b + c
com a + b + c = 10
● (cba) = (abc) + 99 → 100c + 10b + a = 100a + 10b + c + 99 →
99c – 99a = 99 (÷99) → c
– a = 1
● (acb) = (abc) - 18 → 100a + 10c + b = 100a + 10b + c - 18 →
9c – 9b = - 18 (÷9) → c
– b = - 2
Resolvendo o sistema a + b + c = 10 ; c – a = 1 e c – b = - 2,
vem :
a + b + c = 10 ; c – 1 = a e c + 2 = b → (c - 1) + (c + 2) + c =
10 →
3c + 1 = 10 → c =
3 → a = 2 → b = 5 → (abc) = 253, múltiplo de 11
4. Numa olimpíada de Matemática participaram
7 alunos de cada escola. Na primeira fase foram eliminados 20 alunos. Na segunda
fase foram excluídos 2/3 dos que ficaram, restando 26 alunos para disputar a
terceira fase. Entre as escolas participantes, as particulares eram o dobro
das estaduais, que, por sua vez, eram o dobro das municipais. Podemos concluir
que o número de alunos enviados pelas escolas estaduais foi:
a) 35
b) 14
c) 42
d) 28
e) 21
Vejamos :
Escolas Particulares = 4x; Escolas Estaduais = 2x; Escolas
Municipais = x
Total de alunos = 7.4x + 7.2x + 7.x = 49x
Na primeira fase foram eliminados 20 alunos → (49x - 20)
Na segunda fase foram excluídos 2/3 dos que ficaram, restando
26
Alunos, portanto ficaram 1/3 de (49x - 20) = 26 → (49x - 20)/3 =
26 →
49x – 20 = 78 → 40x = 98 → x = 2 escolas.
O
número de alunos enviados pelas escolas Estaduais foi 14x = 28
5. Para a escola que tivesse pelo menos um
aluno classificado para a terceira fase, seria concedido um diploma de Honra ao
Mérito. Sabe-se que a escola N. Sra. do Socorro ao Ensino Público não recebeu
esse diploma. Isso foi porque:
a) algum
de seus alunos foi desclassificado na segunda fase.
b) somente
um aluno dessa escola chegou à terceira fase.
c) nenhum aluno dessa escola chegou à terceira fase.
d) todos
os alunos dessa escola foram desclassificados na primeira fase.
e) todos os alunos dessa escola foram reprovados
na terceira fase
Vejamos :
Se a escola N. Sra. do Socorro ao Ensino Público não recebeu
esse
diploma, isso foi porque nenhum aluno dessa escola chegou à terceira
fase.
6. A figura abaixo mostra o gráfico da função
real y = f(x). Sobre as raízes da função y = f(x – 2),
podemos afirmar que:
a) A
maior delas é 3.
b) A
menor delas é –4.
c) A soma delas é 9.
d) O
produto delas é 20.
e) Uma delas é 2.
Vejamos :
Como as raízes de f(x) são -2, 2 e 3, então as raízes de f(x -
2) serão
x – 2 = - 2 → x =
0 ; x – 2 = 2 → x = 4 e x – 2 = 3 → x = 5.
Portanto
a soma delas é igual a 9.
7. Dada a função real f(x) = (x2
– 4)/(x – 2) , definida para x ≠ 2, o valor de f(1 + sen 89°) é
aproximadamente igual a:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
Vejamos :
Como f(x) = (x2 –
4)/(x – 2) com x ǂ 2, então f(x) = x + 2.
Portanto f(1
+ sen 89°) = 1 + sen 89° + 2 = 3 + sen 89° ≈ 4
8. Sendo n um número natural e k um
número real, define-se como derivada da função polinomial y = k · xn,
a função y’ = n · k · xn–1. Por exemplo, a derivada da
função y = 2x³ é a função y’ = 6x². O processo inverso é o que se denomina integral
. Então, podemos dizer que uma integral da função y’ = 6x² é a função y =
2x³.
De acordo com o exposto, na integral da função
y’ = 10x4,
a soma dos números n e k será igual a:
a) 8
b) 5
c) 6
d)
7
e) 9
Vejamos :
Como, quando y = k · xn, a função
y’ = n · k · xn–1 ,
então quando
y’ = n · k · xn–1 a função y =
(k/(n+1)).xn-1+n.
Portanto se y’ = 10x4, então y = 10/(4+1).x4+1 → y = 2x5.
Finalmente n + k = 5 + 2 = 7
9. Uma das aplicações da integral de uma
função é o cálculo da área situada no primeiro quadrante do plano cartesiano e
abaixo do gráfico dessa função, até um valor limite xo.
O valor dessa área é dado por g(xo), onde g(x) é a
função integral de f(x). Dessa forma, podemos dizer que a área A,
representada na figura abaixo, é igual a:
a) 160
b) 120
c) 86
d) 72
e) 64
Vejamos :
Se f(x) = 10x4 entao sua integral g(x) = 2x5
.
Portanto g(x0) = g(2) = 2.25 = 64
10. A figura abaixo representa parte do
gráfico da função f(x) = 16/2x , fora de escala.
A soma das áreas dos infinitos retângulos
assinalados é igual a:
a) 16
b) 8
c) 24
d) 32
e) 12
Vejamos :
Se f(x) = 16/2x, então : f(1) = 16/21 = 8
→ Área1 = 1.8 = 8
f(2) = 16/22 = 4 → Área1 = 1.4 = 4
f(3) = 16/23 = 2 → Área1 = 1.2 = 2
...........................................................
...........................................................
...........................................................
Portanto as áreas formam uma PG, infinita decrescente de razão q
= 1/2.
Então a soma infinita será dada por S∞ = a1/(1
- q) = 8/(1 - 1/2) = 16
11. Se y > 3, então x ≠ 2 e x ≠ 5.
Sabe-se que x² – 7x + 10 = 0. Podemos afirmar que um possível valor de x + y é:
a) 10
b) 11
c) 9
d) 12
e) 8
Vejamos :
Se y > 3, então x ≠ 2
e x ≠ 5.
Como x² – 7x + 10 = 0, então x = 2 ou x = 5,
portanto y ≤ 3.
Podemos afirmar que um possível valor de x + y é: 2 + 3 = 5 (?)
ou 5 + 3 = 8
12. Em volta do paralelepípedo
reto-retângulo mostrado na figura abaixo será esticada uma corda do vértice A
ao vértice E, passando pelos pontos B, C e D.
De acordo com as medidas dadas, o menor comprimento que essa corda poderá ter é
igual a:
a) 15
b) 13
c) 16
d) 14
e) 17
Vejamos :
A melhor maneira de resolver esta questão seria utilizar as faces
laterais desse paralelepípedo reto-retângulo.
Observando a figura podemos perceber que o menor comprimento que essa corda
poderá ter é igual a diagonal AE, ou seja :
AE2 = 122 + 52 → AE2
= 144 + 25 → AE2 = 169 → AE = √169 → AE
= 13.
13. A diferença entre o quadrado de um número
real e ele próprio não supera 6 unidades. Além disso, sabe-se que seu valor
absoluto (ou módulo) não é inferior a 3 unidades. Podemos afirmar que esse
número é:
a) par.
b) primo.
c) um
quadrado perfeito.
d) irracional.
e) inteiro negativo.
Vejamos :
A diferença entre o quadrado de um número real e ele próprio
não supera
6 unidades → x2
– x ≤ 6.
Seu valor absoluto não é inferior a 3 unidades → |x| ≥ 3.
x2
– x ≤ 6 → x2 – x – 6 ≤ 0 → ∆ = 25 e x =
(1 ± 5)/2 → x' = 3 ou x" = - 2
+ ‒ +
----------------●----------------●---------- - 2 ≤ x ≤ 3
-2 3
|x|
≥ 3 → x ≤ - 3 ou x ≥ 3.
Estabelecendo a interseção entre - 2 ≤ x ≤ 3 e x ≤ - 3 ou x ≥ 3,
obtemos
x =
3 → um número primo.
14.
O designer de uma empresa precisa criar uma embalagem que atenda a dois
requisitos:
• Caber, em seu interior, uma fina haste retilínea
de 10 cm de comprimento.
• Ter
o menor espaço interno possível.
Entre
os modelos apresentados abaixo, apenas um atende aos requisitos necessários.
Assinale a alternativa correspondente a ele.
Obs: as medidas estão dadas em centímetros,
e para os cálculos, π = 3,14
Vejamos :
Caber, em seu interior, uma fina haste retilínea de 10 cm de
comprimento:
a)
D = √[(6)2+(5)2+(7)2] = √110
> 10 cm, VERDADEIRO.
b)
D = √[(7)2+(7)2] = √98 < 10 cm, FALSO.
c)
D = √[(4)2+(4)2+(8)2] = √96 <
10 cm, FALSO
d)
D =
√[(8)2+(6)2] = √ 100 = 10 cm, VERDADEIRO.
e)
D = √[(6)2+(8)2] = √ 100 = 10 cm, VERDADEIRO.
Ter o
menor espaço interno possível (volume):
a)
V =
6.5.7 = 210 cm3
d)
V = π.426 = 301,44 cm3
e)
V = π.328 = 226,08 cm3
15. A figura abaixo mostra os alongamentos
produzidos numa mola ideal conforme os pesos que são colocados em sua extremidade,
de acordo com a lei de Hooke.
Se, para um peso de 1,5 N, o alongamento
produzido foi de 2,7 cm, então o alongamento produzido por um peso de 3,5 N
será de:
a) 4,8
cm
b) 5,3
cm
c) 6,3 cm
d) 7 cm
e) 7,6 cm
Vejamos :
Segundo a proporção 1,5/2,7 = 3,5/x → x = 6,3 cm
16. Os pontos do plano cartesiano que atendem
às condições 0 ⩽ x ⩽ 4, 0 ⩽ y ⩽ 3 e x + y ⩾ 2 simultaneamente, formam uma figura
plana cuja área é igual a:
a) 14
b) 16
c) 12
d) 10
e) 8
Vejamos :
Através da figura abaixo podemos observar que, como x + y ⩾ 2, então
y ≥ - x + 2.
Portanto a área comum poderá ser obtida através da diferença
entre o
retângulo 3.4 = 12 e o triangulo 2.2/2 = 2, portanto 10
unidades de área.
17. O banco estatal de um certo país abriu
uma linha especial de financiamento para aquisição da casa própria por
famílias de baixa renda. Para ter direito a esse financiamento, a família não
poderia ter casa própria nem renda total acima de 4 salários mínimos e, além
disso, ter filhos em idade escolar matriculados e cursando. Um levantamento
comprovou que 48% das famílias desse país já possuíam casa própria e que 35%
das famílias desse país tinham renda acima de 4 salários mínimos, sendo que 20%
destas ainda não possuíam casa própria. Além disso, ficou comprovado que,
entre as famílias que atendiam aos critérios de renda e de propriedade de casa
própria, apenas 20% não tinham seus filhos matriculados na escola.
De acordo com o texto, podemos concluir que
a porcentagem de famílias que tinham direito ao financiamento era de:
a) 48%
b) 36%
c) 52%
d) 28%
e) 42%
Vejamos :
Um levantamento comprovou que :
● 48% das famílias desse país já possuíam casa própria, portanto
52%
não
possuíam casa própria.
● que 35% das famílias
desse país tinham renda acima de 4 salários
mínimos, sendo que 20% destas, ou seja 20% de 35% = 7% ainda não
possuíam
casa própria.
● Portanto 52% - 7% = 45% tem direito ao financiamento porque
não
tinham casa própria.
● Apenas 20% não tinham seus filhos matriculados na escola, então
80%
tinham
filhos matriculados na escola.
● Finalmente 80% de 45% = 0,8.0,45 = 0,36 =
36%
18. Considere a proposição “Ou a prova
foi fácil, ou Eduardo estudou muito”. Uma proposição logicamente
equivalente a essa é:
a) Se Eduardo não estudou
muito, então a prova foi fácil.
b) Se
a prova foi fácil, então Eduardo estudou muito.
c) Se
Eduardo estudou muito, então a prova foi fácil.
d) Não
é verdade que, se a prova não foi fácil, então Eduardo estudou muito.
e) Não é verdade que a prova foi difícil ou
Eduardo estudou pouco.
Vejamos :
Através de uma tabela verdade é
possível comprovar que a proposiçao
“Ou a prova foi fácil, ou Eduardo
estudou muito” é logicamente
semelhante a "Se Eduardo não estudou
muito, então a prova foi fácil",
segundo a propriedade : ~ p → q ↔ q ˅ p
19. Numa progressão aritmética de 3 termos
não nulos e razão 16, sabe-se que o módulo da média aritmética dos 2 primeiros
termos é igual à média geométrica dos 2 últimos termos. A soma dos termos dessa
PA é:
a) 24
b) 9
c) 18
d) 6
e) 12
Vejamos :
Numa PA de n = 3 e r =
16, ou seja (x – 16, x, x + 16).
Sabe-se |(a1 + a2)/2| = √(a2.a3)
, entao |(x – 16 + x)/2| = √x.(x + 16) →
|(2x – 16)/2| = √x.(x + 16) → |x – 8| = √x.(x + 16) → (|x – 8|)2
= x.(x + 16) →
x2 – 16x + 64 = x2 + 16x → - 32x = - 64 →
x = 2.
Portanto
a PA é ( - 14, 2, 18), e a soma é 6
20. O Jogo da Vida é um passatempo que consiste
no nascimento e morte de células numa malha quadriculada.
Cada célula (A) possui
8 células vizinhas (B), como mostra a figura 1 abaixo:
A configuração das células é alterada a
cada dia, obedecendo às seguintes regras:
• Uma célula morta renasce se tiver exatamente
3 vizinhas vivas
• Uma célula viva com 2 ou 3 vizinhas vivas
permanece viva
• Em todos os outros casos, a célula morre
ou permanece morta
Se, num certo dia temos a configuração mostrada
na figura 2, onde as células vivas são as escuras e as mortas são as brancas,
assinale a alternativa que apresenta a nova configuração 2 dias depois.
Vejamos :
Obedecendo as regras abaixo :
• Uma célula morta
renasce se tiver exatamente 3 vizinhas vivas
• Uma célula viva com 2 ou 3 vizinhas vivas permanece viva
• Em todos os outros casos, a célula morre ou permanece morta
10 DIA 20 DIA
M M M
M M M M
M M M M M M
M M
M M M M M M M V M M M M
M M M
M V V
V M M M V M M M V
V V M
M M M
M M M M V M M M M M M M
M M M
M M M M
M M M M M
M M M
Portanto
a alternativa correta é a letra E
Este blog e suas resoluções são excelentes!!!! Obrigada pelo trabalho incrível disponibilizado!!!!
ResponderExcluirExcelente, obrigada por compartilhar o conhecimento.
ResponderExcluirnão daria para para fazer a questão 15 pela lei de hooke?
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