terça-feira, 28 de maio de 2013

Questões da Bahiana de Medicina 2013.1



1. Cientistas conseguiram modificar geneticamente os

bichos-da-seda e fazer com que eles produzissem um fio muito

mais forte e resistente, como são os fios das teias de aranha.

Especialistas acreditam que, se a teia dessa aranha tivesse

os fios com a espessura de 0,75cm de diâmetro, seria capaz

de suportar um peso equivalente a 180000kg, assim,

admitindo-se que o diâmetro do fio é diretamente proporcional

à massa que ele é capaz de suportar, considerem-se três fios

de teia de aranha, F, G e H, cujos diâmetros medem,

respectivamente, x, y e z centímetros e tais que a soma das

massas que cada um suporta é igual a 300kg.

Sabendo-se que y = 4x – z , é correto afirmar que a maior massa

que F é capaz de suportar é, em kg, igual a

01) 80

02) 75

03) 70

04) 65

x05) 60


2. Admitindo-se hipoteticamente que o percentual de

funcionalidade do chip decresça em t dias de acordo com o

modelo exponencial f(t) = Ca-kt –150, em que C, a e k são

constantes reais, a > 0 e a 1, e considerando-se que o circuito

biodegradável é totalmente funcional no dia 0 e tem a metade

de sua funcionalidade no dia 20, pode-se estimar corretamente

que a queda de funcionalidade nos 40 primeiros dias é de

01) 94%

x02) 90%

03) 86%

04) 82%

05) 78%


3. Em termos econômicos, quando se faz necessário tomar uma

decisão quanto a uma ação, é conveniente avaliar o ganho de

valor ou bem-estar que daí resulta, isto é, analisar a relação

custo-benefício consequente dessa decisão, assim um

estudante economizou por um tempo com o objetivo de

comprar um automóvel usado e, no momento da compra, ficou

indeciso entre dois encontrados, que mais o agradaram,

ambos em ótimas condições e que, a médio prazo, o custo

de consertos seria desprezível.

O automóvel A1 custa R$18000,00 e faz 7,5km por litro de

combustível, enquanto o automóvel A2 custa R$20100,00 e faz

10,0km por litro de combustível. Levando-se em conta apenas

esses dados e sabendo-se que o preço do litro de combustível

se manterá igual a R$2,80, pode-se afirmar que a

quilometragem a ser rodada antes de A2 tornar-se a melhor

opção de compra é, no mínimo, igual a

01) 15200

02) 18400

03) 20250

x04) 22500

05) 25000

 

 

 

 

 

 

domingo, 26 de maio de 2013

Compreendendo a avaliação de matemática do ENEM



Desde o princípio da aplicação do ENEM, ocorreram alterações no exame, e a mais evidente é a mudança do nome das matrizes dos conteúdos. A partir dela, as perguntas, antes agrupadas em disciplinas, passaram a ser separadas por grandes áreas. Questões sobre as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia são elencadas na área de Ciências Humanas; as de Biologia, Física e Química, na área de Ciências da Natureza; e as disciplinas de Português, Literatura, Línguas, Artes e Educação Física, na área de Linguagens e Códigos.

Mas e a Matemática, onde foi parar? Ela possui uma área destinada somente para ela: Matemática e suas Tecnologias. Esta área abarca 45 questões do exame e, de acordo com o MEC, compreende sete competências, que devem ser trabalhadas no decorrer do Ensino Médio. Vale ressaltar que mesmo a Matemática tendo uma área destinada a ela, ainda assim ela tem grande presença nas outras áreas, em forma de gráficos e tabelas, dados estatísticos, expressões e fórmulas que representam fenômenos.

Estas competências podem ser verificadas no edital do ENEM. Elencaremos aqui as competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:

• Construir significados para os
números naturais, inteiros, racionais e reais;

• Utilizar o
conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;

• Construir noções de
grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

• Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

• Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando
representações algébricas;

• Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de
gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;

• Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e
cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

Analisando cada uma dessas competências, vemos que a prova de matemática trata-se de uma avaliação totalmente contextualizada e interdisciplinar. Em outras palavras, a disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais. Para isso, a prova exige uma capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o aluno desenvolva um raciocínio lógico acerca dos problemas levantados nas questões.

Sendo assim, fica evidente o principal objetivo do ENEM, que é o de reformar o Ensino Médio, mudando a forma como os colégios abordam o seu ensino, atualmente voltado para vestibulares que focam apenas o conteúdo. Ou seja, o ENEM busca promover uma avaliação que incentive os colégios a abandonarem esta educação conteudista, para que assim possam ser formados alunos que compreendam os fenômenos, resolvam problemas e desenvolvam um raciocínio lógico por meio de reflexões acerca destas competências.

                                                                                               www.educamaisbrasil.com.br

 

 

 

Como funciona o SiSU?



Muitos estudantes têm dificuldades ao utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para escolher o curso e a instituição da qual querem fazer parte. Pensando nisso, o Vestibular Brasil Escola preparou um resumo com instruções passo a passo de como concorrer com sucesso à vaga que você deseja.

                                                                Instruções baseadas no SiSU do 1º semestre de 2013

1 - O aluno terá que
acessar o site do SiSU com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2012. O sistema estará disponível entre meia noite do dia 07 de janeiro de 2013 e 23h59 do dia 11 de janeiro.

2 - Ao acessar o SiSU, será aberta uma página para confirmação de dados. Verifique as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.

3 - Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.

4 - Escolha dois cursos que pretende concorrer, separando a sua 1ª opção.

5 - Exceto no primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados, sempre a partir das 2h da manhã.

6 - Após esse horário, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas. Pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.

As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Por exemplo, a prova de português do Enem pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para a de Ciência da Computação. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.

7 - Às 23h59 do dia 11 de janeiro o sistema é fechado definitivamente. A primeira lista de aprovados sai no dia 14 de janeiro, com matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro.

ATENÇÃO: o candidato aprovado em 1ª chamada no curso de 1ª opção será automaticamente excluído da lista do SiSU, mesmo não fazendo a matrícula. Portanto, se inscrevam apenas nos cursos que realmente desejam se matricular.

8 - A 2º convocação acontece em 28 de janeiro, com matrícula nos dias 01, 04 e 05 de fevereiro.

9 - Os candidatos não aprovados em nenhuma das chamadas podem participar da lista de espera. O cadastro acontece entre 28 de janeiro e 08 de fevereiro. A publicação da lista de aprovados será em 18 de fevereiro. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser até uma determinada data.

Observações:
- Em caso de empate nas notas, ficará mais bem posicionado o estudante que tiver tirado a nota mais alta na redação do Enem.
- Para concorrer à segunda chamada não é preciso se cadastrar novamente.

                                                                            Site do SiSU: http://sisu.mec.gov.br/