sábado, 24 de março de 2018

DÚVIDA TREINAMENTO ESTILO ENEM 2016 / PARTE 2 (postada no blog em segunda-feira, 27 de junho de 2016)



Um avô dividiu sua coleção de miniatura de carros, entre seus três netos. Ao primeiro, deu a metade dos carros mais trinta unidades. Ao segundo, a metade do que restava mais 25. Ao terceiro , metade do que restava mais 10 carros, ficando ainda o avô com 5 carros, dos quais gostava demais. O número de carros que esse avô possuía era ;

A)   250.
B)   260.
C)   270.
D)   280.
E)   290.     

                                 RESOLUÇÃO

Vamos supor que a coleção de carros tenha x carros

● Ao primeiro → x/2 + 30, então restaram  x - (x/2 + 30) → (x - 60)/2

● Ao segundo → [(x - 60)/2]/2 + 25, então restaram [(x - 60)/2] - [(x - 60)/2]/2 +

25 → (x - 60)/2 - (x - 60)/4 – 25 → [2(x - 60) - (x - 60) – 100]/4 →

(2x - 120 - x + 60 – 100)/4 → (x - 160)/4.

● Ao terceiro → [(x - 160)/4]/2 + 10, então restaram (x - 160)/4 - [(x - 160)/8 +

10]/2  → [2(x - 160) - (x - 160) + 80]/8 → [2x - 320 - x + 160 - 80]/8 →

(x - 240)/8.

Ficando ainda o avô com 5 carros → (x - 240)/8 = 5 → x – 240 = 40 →

x = 280 carros.
                                                                                              Prof. Bolinha



sexta-feira, 23 de março de 2018

MÉTODO PRÁTICO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO VARIAÇÃO DE TEMPO.



                                        EXEMPLO :

Sabendo que uma determinada atividade médica teve início às 21h47min

e terminou às 05h22min da manhã do dia seguinte, então qual o tempo

total de duração da atividade ?

a) 505 min   b) 385 min   c) 455 min   d) 515 min   e) 985 min  





                                  RESOLUÇÃO

Como o evento teve início às 21h47min e término 05h22min, então sua

duração poderá ser obtida através da diferença entre 05h22min e 21h47

min, ou seja 05h22min – 21h47min.

Como em uma diferença desse tipo, o minuendo(maior) deve vir antes do

subtraendo (menor), sugiro ao invés de 05h22min – 21h47min, expressar

a diferença por 17h22min – 09h47min.

Repare que em termos de diferença não altera nada, e possibilita resolver

o problema com maior facilidade.

Portanto, 17h22min – 09h47min ou 16h82min – 09h47min =

7h35min ou 7x60min + 35min = 420min + 35min = 455min.         
                                                                                                                                                                                   
                                                                                             Prof. Bolinha

  


quinta-feira, 22 de março de 2018

QUESTÕES VESTIBULAR UEFS 2018.1 – COMENTADAS


1. Sejam A, B e C conjuntos contidos no conjunto dos números naturais, tais que A é o conjunto dos números menores do que 250, B é o conjunto dos números múltiplos de 4 e C é o conjunto dos números pares. Sendo AC, BC e CC os conjuntos complementares respectivamente de A, B e C, o número 33 pertence a :

(A) (AC U B) ∩ CC
(B) AC ∩ BC ∩ CC
(C) (A ∩ B) U (AC ∩ CC)
(D) (AC ∩ BC) U (BC ∩ CC)
(E) (A U BC) ∩ C

Vejamos :
● A é o conjunto dos números NATURAIS menores do que 250 →
  A = {0, 1, 2, 3, ... , 249}.
● B é o conjunto dos números NATURAIS múltiplos de 4 →
  B = {0, 4, 8, 12, ... }.
● C é o conjunto dos números NATURAIS pares →
  C = {0, 2, 4, 6, ... }
● Sendo  AC, BC e CC os conjuntos complementares respectivamente de A,
B e C, em relação aos NATURAIS →
AC = Naturais – A = {250, 251, 252, ... }
BC = Naturais – B = {1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, ... }
CC = Naturais – C = {1, 3, 5, 7, ... }
Então :
(A) FALSO, 33 não pertence a  (AC U B) ∩ CC = ({250, 251, 252, ... } U {0, 4,
      8, 12, ... }) ∩ {1, 3, 5, 7, ... }
(B) FALSO, 33 não pertence a  AC ∩ BC ∩ CC = {250, 251, 252, ... } ∩ {1, 2, 3,
     5, 6, 7, 9, ... } ∩ {1, 3, 5, 7, ... }
(C) FALSO, 33 não pertence a  (A ∩ B) U (AC ∩ CC) = ({0, 1, 2, 3, ... , 249} ∩
     {0, 4, 8, 12, ... }) U ({250, 251, 252, ... } ∩ {1, 3, 5, 7, ... })
(D) VERDADEIRO, 33 pertence a  (AC ∩ BC) U (BC ∩ CC) = ({250, 251, 252, ...
       } ∩ {1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, ... }) U ({1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, ... } ∩ {1, 3, 5, 7, ... }) *33
       pertence a esta interseção.
(E) FALSO, 33 não pertence a  (A U BC) ∩ C = ({0, 1, 2, 3, ... , 249} U {1, 2, 3,
      5, 6, 7, 9, ... }) ∩ {1, 3, 5, 7, ... }

2. Gabriela possuía uma quantia, em reais, que correspondia a 21/25 do que possuía sua irmã Heloísa. No dia das crianças, cada uma dessas irmãs ganhou R$ 20,00 e, com isso, Gabriela passou a ter o correspondente a 22/25 da quantia de sua irmã. A diferença entre as quantias que essas irmãs possuem é igual a :

(A) R$ 9,30.
(B) R$ 9,60.
(C) R$ 9,90.
(D) R$ 10,20.
(E) R$ 10,50.

Vejamos :
● Gabriela (x) possuía uma quantia, que correspondia a 21/25 do
   que possuía Heloísa (y) → x = 21y/25.
● Cada uma ganhou R$ 20,00 e, com isso, Gabriela passou a ter 22/25 da  
   quantia de sua irmã → (x + 20) = 22(y + 20)/25      
   Resolvendo o sistema, x = 21y/25 e (x + 20) = 22(y + 20)/25     
   21y/25 + 20 = 22(y + 20)/25 → 21y + 500 = 22y + 440 → - y = - 60 →
   y = 60 e x = 21y/25 → x = 21.60/25 → x = 50,4            
● A diferença entre as quantias que essas irmãs possuem é igual a
   R$ 60,00  – R$ 50,40 = R$ 9,60

3. Uma progressão aritmética (PA) possui 17 termos, todos positivos. A diferença entre o maior termo (a17) e o menor termo (a1 ) dessa PA é igual a 48. Sabendo que, dentre os números primos que ocorrem nessa PA, 13 é o menor e 43 é o maior, o valor de a1 + a17  é :

(A) 59.
(B) 62.
(C) 65.
(D) 68.
(E) 71.

Vejamos :
● Como a PA apresenta 17 termos então n = 17.
● Como a diferença entre o maior termo (a17) e o menor termo (a1 ) dessa
   PA é igual a 48, então a17 – a1 = 48.
● Como em uma PA, an = a1 + (n - 1)r, então a17 = a1 + 16r a17 – a1 = 16r,
   portanto 16r = 48 → r = 48/16 → r = 3.
● Como dentre os números primos que ocorrem nessa PA, 13 é o menor, 
   (portanto 7 não pertence), e 43 é o maior (portanto 61 não pertence), ou
   Seja,   ....... "7", 10, 13 ........................ 43, 46, 49, 52, 55, 58, "61" ........,
   Então:  a1 = 10, a17 = 58 e a1 + a17 = 10 + 58 = 68

4. O resto da divisão de um polinômio do terceiro grau p(x) por (x – 3) é igual a 24. Sabendo que as raízes do polinômio p(x) são –3, 1 e 2, o valor de p(0) é :

(A) 12.
(B) 15.
(C) 18.
(D) 21.
(E) 24.

Vejamos:
Vamos considerar o polinômio p(x) = a(x – x1).(x – x2).(x – x3), do terceiro
grau, onde x1, x2 e xsão suas raízes.
Se suas raízes são –3, 1 e 2, então p(x) = a(x + 3).(x – 1).(x - 2).
Como o resto da divisão de p(x) por (x – 3) é igual a 24, então pelo
teorema do resto p(3) = 24 → 24 = a(3 + 3).(3 – 1).(3 - 2) → 24 = a.6.2.1
12a = 24 → a = 2.
Finalmente, como p(x) = 2(x + 3).(x – 1).(x - 2) então p(0) = 2(0 + 3).(0 – 1).
(0 - 2) → p(0) = 2.3.(– 1).(- 2) → p(0) = 12

5. Daniela tem 5 pulseiras diferentes e as utiliza necessariamente colocando-as uma após a outra. Ela pode usar todas as pulseiras em apenas um braço ou distribuí-las entre os braços direito e esquerdo. Daniela considera como um arranjo diferente tanto o braço em que as pulseiras são colocadas quanto a ordem como elas são distribuídas. As figuras mostram três arranjos diferentes que Daniela pode fazer.



O número de arranjos diferentes que Daniela pode fazer usando todas essas pulseiras é :

(A) 240.
(B) 360.
(C) 480.
(D) 600.
(E) 720.

Vejamos :
Como a ordem das pulseiras altera os resultados, então o problema é de Arranjo.
A5,0 . A5,5 + A5,1 . A4,4 + A5,2 . A3,3 + A5,3 . A2,2 + A5,4 . A1,1 +
A5,5 . A0,0 =
5!/(5 - 0)! . 5!/(5 - 5)! + 5!/(5 - 1)! . 4!/(4 - 4)! + 5!/(5 - 2)! . 3!/(3 - 3)! +
5!/(5 - 3)! . 2!/(2 - 2)! + 5!/(5 - 4)! . 1!/(1 - 1)! +  5!/(5 - 5)! . 0!/(0 - 0)! =
1 . 120 + 5 . 24 + 20 . 6 + 60 . 2 + 120 . 1 + 120 . 1 =
120 + 120 + 120 + 120 + 120 + 120 = 720
           
6. Dado um número complexo z = a + bi, com a e b reais, define-se afixo de z como o ponto do plano complexo de coordenadas (a, b). Sejam A, B e C os afixos dos números complexos zA = 14 + 4i, zB = 6 – 2i e zC = 16 – 2i. A área do triângulo de vértices A, B e C é :

(A) 18.
(B) 24.
(C) 30.
(D) 36.
(E) 40.

Vejamos :
Sejam A, B e C os afixos dos números complexos zA = 14 + 4i, zB = 6 – 2i e
zC = 16 – 2i, então A(14, 4); B(6, -2) e C(16, -2).
Observando a figura abaixo :
                               

                  
Podemos calcular a área do ∆ABC = base.altura/2 = (16 - 6).(4 - (-2))/2
∆ABC = 10.6/2 = 60/2 = 30

7. Em uma empresa com 33 funcionários, 22 são fluentes em italiano, 14 são fluentes em alemão e 27 são fluentes em francês. Sabe-se que todos os funcionários são fluentes em pelo menos uma dessas línguas e que, no total, 18 desses funcionários são fluentes em exatamente duas dessas línguas. O número de funcionários nessa empresa que são fluentes nessas três línguas é :

(A) 2.
(B) 3.
(C) 4.
(D) 5.
(E) 6.

Vejamos :
             

Em uma empresa com 33 funcionários → x + y + z + a + b + c + d = 33
● 22 são fluentes em italiano → x +  a + b + c = 22
●14 são fluentes em alemão  → y + a + c + d = 14
● 27 são fluentes em francês → z + b + c + d = 27
● 18 desses funcionários são fluentes em exatamente duas dessas 
    línguas → a + b + d = 18.
Como para três conjuntos, podemos escrever :
n(I U A U F) = n(I) + n(A) + n(F) - n(I ∩ A) - n(I ∩ F) - n(A ∩ F) + n(I ∩ A ∩ F)
33 = 22 + 14 + 27 - [n(I ∩ A) + n(I ∩ F) + n(A ∩ F)] + n(I ∩ A ∩ F)
33 = 22 + 14 + 27 - (a + c + b + c + d + c) + c
33 = 22 + 14 + 27 - (a + b + d ) – 3c + c
33 = 22 + 14 + 27 - 18 – 2c
33 = 45 – 2c → 2c = 12 → c = 6

8. A reta r, de equação y = 4, intersecta a reta t, formando um trapézio de área 12 com o sistema de eixos cartesianos, conforme mostra a figura.



Se a reta t intersecta o eixo x no ponto de abscissa –4, ela intersecta o eixo y no ponto de ordenada :

(A) 8.
(B) 9.
(C) 10.
(D) 11.
(E) 12

Vejamos :
Observando a figura abaixo podemos dizer que como a área do trapézio é 12, então :

                                          


Área = (base maior + base menor). altura/2 → 12 = (4 + m).4/2 → m = 2
Portanto como a reta t passa pelos pontos (-4, 0) e (- 2, 4), então será do
tipo y = ax + b, tal que 0 = -4a + b e 4 = - 2a + b. Resolvendo o sistema             
4a = b e 4 + 2a = b → 4a = 4 + 2a → 2a = 4 → a = 2 → b = 8 .
Finalmente y = 2x + 8, intersecta o eixo y no ponto (0, 8), de ordenada 8.

9. Um restaurante tem 30 funcionários, sendo que alguns deles são garçons e os demais ocupam outros cargos. Em certo dia, as gorjetas foram divididas de maneira que R$ 180,00 foram distribuídos igualmente entre os garçons e R$ 180,00 foram distribuídos igualmente entre os demais funcionários. Se o valor recebido por cada garçom foi R$ 15,00, o valor recebido por cada um dos demais funcionários foi :

(A) R$ 5,00.  
(B) R$ 10,00.
(C) R$ 15,00.
(D) R$ 20,00.
(E) R$ 25,00.

Vejamos :
Um restaurante tem 30 funcionários, sendo que alguns deles são
garçons(x) e os demais(y), x + y = 30.
As gorjetas foram divididas de maneira que R$ 180,00 foram distribuídos
igualmente entre os garçons(180/x) e R$ 180,00 igualmente entre os
demais funcionários(180/y).
Se cada garçom recebeu R$ 15,00 → 180/x = 15 → x = 12 y = 18.
Portanto os demais funcionários receberam 180/18 = R$ 10,00

10. A figura mostra parte do gráfico da função  f(x) = senx/(cosx - 2)


No intervalo aberto (0, 2π), a solução de sen (x) > f(x) é o conjunto:

(A) {x ε R / 0 < x < π/2}
(B) {x ε R / π/2 < x < π}
(C) {x ε R / 0 < x < π}
(D) {x ε R / π < x < 2π}
(E) {x ε R / 0 < x < 2π}

Vejamos :
Como sen (x) > f(x) e f(x) = senx/(cosx - 2), então senx > senx/(cosx - 2)
senx.(cosx - 2) - senx > 0 → senx.(cosx – 2 - 1) > 0 → senx.(cosx - 3) > 0
Resolvendo a inequação produto, obtemos :
senx = 0 ou cosx = 3 (não convém, porque o maior valor do cosseno é 1)
Portanto como senx > 0 então 0 < x < π.

11. Uma folha de papel retangular de área 32 cm2 , colorida na frente e branca no verso, é dobrada ao longo de uma linha tracejada. Após essa dobra, a parte do verso da folha que fica visível tem a forma de um triângulo e a parte colorida que não ficou encoberta tem a forma de um pentágono, conforme mostra a figura.


Dado que o perímetro desse pentágono é 24 cm, a diferença entre o maior e o menor lado dessa folha de papel é :

(A) 2 cm.                                                                             
(B) 3 cm.
(C) 4 cm.
(D) 5 cm.
(E) 6 cm.

Vamos imaginar que a folha de papel retangular, tenha dimensões x e y,  
como sua área 32 cm2 , então x.y = 32.

                                                                          

                                                            

Agora através do desenho podemos notar que como o perímetro desse pentágono é 24 cm, então y + a + x – a + y + x = 24 → 2x + 2y = 24 →
x + y = 12.
Resolvendo o sistema xy = 32 e x + y = 12 ou x = 12 – y, encontraremos :
(12 - y).y = 32 → 12y – y2 = 32 → y2 – 12y + 32 = 0 → ∆ = 144 – 128 = 16
y = (12 ± 4)/2 → y' = 8 ou y'' = 4 → x' = 4 ou x'' = 8.
Portanto a diferença entre o maior e o menor lado é igual a 4 cm.

12. Um cubo de isopor foi cortado em dois paralelepípedos reto-retângulos congruentes, cada um com área total igual a 144 cm2 . A medida da aresta desse cubo é :

(A) 6 cm.
(B) 8 cm.
(C) 12 cm.
(D) 18 cm.
(E) 24 cm    

Vejamos :
                          


ÁTotal 1 = 2ax + 2a2 + 2ax = 144 → 2a2 + 4ax = 144
ÁTotal 2   = 2ay + 2a2 + 2ay = 144 → 2a2 + 4ay = 144
ÁTotal 1 = ÁTotal 2 → 2a2 + 4ax = 2a2 + 4ay → 4ax = 4ay → x = y, como
a = x + y → a = x + x → a = 2x → x = a/2 ou y = a/2
Agora se 2a2 + 4ax = 144 e x = a/2 → 2a2 + 4a.a/2 = 144 → 2a2 + 2a2  = 144
4a2 = 144 → a2 = 36 → a = 6 cm

13. Os pontos D, E e F pertencem aos lados de um triângulo retângulo ABC, determinando o retângulo BFDE, com BF = 6 cm, conforme mostra a figura.



Dadas as medidas AB = 8 cm e BC = 10 cm, o comprimento do segmento BE é :

(A) 2,4 cm.
(B) 2,7 cm.
(C) 3 cm.
(D) 3,2 cm.
(E) 3,5 cm.

Vejamos :
Através de semelhança entre esses triângulos

       


Portanto AB/BC = AE/ED → 8/10 = AE/6 → 10AE = 48 → AE = 4,8 cm,
então como AB = AE + EB → 8 = 4,8 + EB → EB = 3,2 cm.

14. Parte dos gráficos de duas funções polinomiais do primeiro grau, f e g, estão representados na figura, em que f(3) = g(3).


Se f(4) = 0 e g(0) = 0, o conjunto solução de f(x).g(x) > 0 é :

(A) {x IR | x < 0}
(B) {x IR | 0 < x < 4}
(C) {x IR | 3 < x < 4}
(D) {x IR | x > 3}
(E) {x IR | x > 4}

Vejamos :
Se f(x) e g(x) são funções polinomiais do primeiro grau então são do tipo
f(x) = ax + b  g(x) = cx + d.
Se f(4) = 0 → 4a + b = 0 e g(0) = 0 → c.0 + d = 0 → d = 0.
Como f(3) = g(3) = 2 → f(3) = 3a + b = 2 e g(3) = 3c = 2 → c = 2/3
Resolvendo o sistema 4a + b = 0 → b = - 4a e 3a + b = 2 → 3a – 4a = 2 →
a = - 2  e b = 8.
Assim sendo f(x) = - 2x + 8 e g(x) = 2x/3, então f(x).g(x) > 0 →
(- 2x + 8).(2x/3) > 0 → - 2x + 8 = 0 → x = 4 e 2x/3 = 0 → x = 0.
Analisando os sinais das funções :


                            0                      4
        ------------------○------------------○------------------
f(x)  -----------+------○----------+------○---------‾----------
g(x)  --------‾---------○----------+------○----------+--------
f(x).g(x) ------‾------○-----------+------○----------‾---------
Finalmente f(x).g(x) > 0 → { x ɛ R / 0 < x < 4}

15. No triângulo retângulo ABC, AB = 4 cm e o segmento AD divide o ângulo BÂC em dois ângulos de medidas α e β. D é um ponto do cateto BC, tal que CD = 3 cm e DB = 2 cm, conforme mostra a figura :



Dada a identidade trigonométrica tg(α + β) = (tgα + tgβ)/(1 – tgα.tgβ), o valor de tg β é:

(A) 2/7
(B) 3/8
(C) 4/9
(D) 5/11
(E) 6/13

Vejamos :
Observando a figura, podemos notar que tgα = DB/AB = 2/4 = 1/2 e
tg(α + β) = CB/AB = 5/4.
Através da identidade trigonométrica tg(α + β) = (tgα + tgβ)/(1 – tgα.tgβ)
5/4 = (1/2 + tgβ)/(1 – 1/2.tgβ) → 5.(1 - tgβ/2) = 4.(1/2 + tgβ) →
5.(2 - tgβ)/2 = 4.(1+ 2tgβ)/2 → 10 – 5tgβ = 4 + 8tgβ → - 5tgβ – 8tgβ = 4 – 10
- 13tgβ = - 6 → tgβ = 6/13