sábado, 20 de abril de 2013

Exercícios sobre Funções Compostas

                    



1. (METODISTA) Sabendo que f(g(x)) = 3x - 7 e f( x ) = x/3 - 2, então :

a) g(x) = 9x - 15            b) g(x) = 9x + 15       c) g(x) = 15x - 9        d) g(x) = 15x + 9      e) g(x) = 9x – 5

 

2. (METODISTA) O domínio da função real f(g(x)), sabendo-se que f(x) = x1/2 e g(x) = (x2 + x)(x + 2)-1 é:

a) D = {x Î R / x1/2 ¹ -2}       b) D = {x Î R/ x ³ 0 e x ¹ -2}     c) D = {x Î R / -2 < x £ -1 ou x ³ 0}

d) D = {x Î R / -2 £ x £ -1 ou x  ³ 0 }     e) D = {x Î R / -2 < x < -1 ou x³ 0}

 

3. (CESGRANRIO) Para cada inteiro x > 0, f(x) é o número de divisores de x e g(x) é o resto da divisão de x por 5.

Então g(f(45)) é:

a) 4                  b) 3                  c) 2                  d) 1                  e) 0

 

4. (FGV) Considere as funções f(x) = 2x + 1 e g(x) = x2 - 1. Então as raízes da equação f(g(x)) = 0 são:

a) inteiras         b)negativas      c)racionais        d)inversas        e)opostas

 

5. (ITA) Sejam f(x) = x2 + 1 e g(x) = x - 1 duas funções reais.

Definimos a função composta de f e g como sendo gof(x) = g(f(x)). Então gof(y - 1) é igual a:

a) y2 - 2y + 1     b) (y - 1)2 + 1     c) y2 + 2y - 2     d) y2 - 2y + 3     e) y2 – 1

 

6. (UEL) A função de R em R é definida por f(x) = mx + p. Se f(2) = -5 e f(-3) = -10, então f(f(18)) é igual

a) -2                 b) -1                 c) 1                  d) 4                  e) 5

 

7. (FCG) As funções f e g, de R em R, são definidas por f(x) = 2x + 3 e g(x) = 3x + m. Se f(g(x)) = g(f(x)), então f(m) é um número:

a) primo           b) negativo       c) cubo perfeito                  d) menor que 18     e)múltiplo de 12

 

8. (MACK) Seja f: R  R uma função definida por y = f(x).

Sabendo-se que f(0) = 3, f(1) = 2 e f(3) = 0, o valor de x tal que f(f(x+2)) = 3 é:

a) 0                  b) 1                  c) 2                  d) 3                  e) 4

 

9. (PUC-SP) Se f(x) = 3x - 4 e f(g(x)) = x + 4, então g(1) vale:

a) -2                 b) 0                  c) 1                  d) 3                  e) 5

 

10. (MACK) Se f(g(x)) = 2x2 - 4x + 4 e f(x - 2) = x + 2, então o valor de g(2)  é:

a) -2                 b) 2                  c) 0                  d) 3                  e) 5

 

11. (ANGLO) Sendo f(x) = x2 - 1 e g(x) = x + 2, então o conjunto solução da equação f(g(x)) = 0 é:

a) {1, 3}            b) {-1, -3}          c) {1, -3}           d) {-1, 3}           e) { }

 

12. (ANGLO) Sendo f e g funções de R em R, tais que f(x) = 3x - 1 e g(x) = x2, o valor de f(g(f(1))) é:

a) 10                b) 11                c) 12                d) 13                e) 14

 

13. (MACK) Os gráficos das funções reais definidas por f(x) = x² - 1 e g(x) = kx, 1 ¹ k > 0, se interceptam num ponto de abscissa 3. Então o valor de f(g(k)) é:

a) 3                  b) 9                  c) 12                d) 15                e) 18

 

14. (MACK) Dadas as funções reais definidas por f(x) = 4x + 1 e f(g(x)) = 3x, então o valor de k tal que g(f(k)) = 4 é:

a) 1/4               b) 4/5               c) 2                  d) 3                  e) 7/6

 

15. (MACK) Se f(x) = mx + n e f(f(x)) = 4x + 9, a soma dos possíveis valores de n é:

a) 6                  b) –12              c) –6                d) –18              e) 12

 

16-(MACK-02) Se x >1 e f (x) = x / (x – 1), então f(f(x + 1)) é igual a:

a) x + 1            b) 1 / (x – 1)       c) x – 1                       d) x / (x – 1)      e) (x + 1) / (x – 1)

 

17. (PUC) Se f e g são funções definidas por f ( x ) = x e g ( x ) = x² + m x + n, com m ¹ 0 e n ¹ 0, então a soma das raízes de fog é

a) m                 b) – m              c) n                  d) – n               e) m.n

 

18. (UFV) Se f e g são funções reais tais que f(x) = 2x - 2 e f(g(x)) = x + 2, para todo xÎR, então g(f(2)) é igual a:

a) 4                  b) 1                  c) 0                  d) 2                  e) 3

 

19. (UFV) Sejam as funções reais f e g tais que f(x) = 2x + 1 e (fog)(x) = 2x³ - 4x+1.

Determine os valores de x para os quais g(x) > 0.

 

20. (UERJ) Admita os seguintes dados sobre as condições ambientais de uma comunidade, com uma população p, em milhares de habitantes:

- C, a taxa média diária de monóxido de carbono no ar, em partes por milhão, corresponde a C(p) = 0,5 p + 1;

- em um determinado tempo t, em anos, p será igual a p(t) = 10 + 0,1 t2.

Em relação à taxa C,

a) expresse-a como uma função do tempo;

b) calcule em quantos anos essa taxa será de 13,2 partes por milhão.

Resposta:
1) A 2) C 3) D 4) E 5) A 6) D 7) D 8) B 9) D 10) C 11) B 12) B 13) D 14) E 15) C 16) A 17) B 18) E 19) √2  20) a) C(p(t)) = 6 + 0,05 t² b) 12 anos





Parte inferior do formulário

 



 

Problemas Envolvendo Conjuntos



 

1.    Um grupo de 33 portugueses veio ao Brasil e fez questão de conhecer algumas capitais do nordeste. Sabe-se que deste grupo:

I- Vinte pessoas visitaram Salvador.

II- Oito pessoas visitaram Aracaju.

III- Dez pessoas não visitaram nem Salvador nem Aracaju.

     Pergunta-se:

a)  Quantas pessoas visitaram só Salvador.

b) Quantas pessoas visitaram as duas cidades

c) Quantas pessoas visitaram somente uma cidade ou outra.

 

2. Numa escola existem 30 meninas, 21 crianças ruivas, 13 meninos não ruivos e                                                            4 meninas ruivas.

a) Quantos são os meninos ruivos?

b) Quantos são meninos?

c) Quantas crianças existem na escola?

 

3.    Numa comunidade composta de 230 pessoas, 160 são alfabetizadas ou mulheres, 95 são alfabetizadas e 40 são homens alfabetizados. Qual o  número de mulheres ou homens analfabetos ?

 

4.    35 estudantes estrangeiros vieram ao Brasil, 16 visitaram Manaus, 16 São Paulo e 11 Salvador. Desses estudantes, 5 visitaram Manaus e Salvador, e desses 5,  3 visitaram também São Paulo. Qual o número de estudantes que visitaram Manaus ou São Paulo ?

 

5.    No colégio A fez-se uma pesquisa entre os alunos, com duas perguntas apenas: Gosta de futebol?  Gosta de cinema?

75 alunos responderam sim à primeira pergunta e 86 responderam sim à segunda pergunta, sendo que 23 responderam sim às duas.  42 responderam  não às duas perguntas. Qual o número de alunos do colégio?

 

6.    Em uma pesquisa, com 160 pessoas, sobre o consumo das marcas de leite em pó A e B, foi obtido o seguinte resultado: 78 pessoas consumiram a marca A, e 62 pessoas, a B e 32 pessoas, nenhuma das duas.

Com base nessas informações, pode-se concluir que o número de pessoas que consumiam as duas marcas era igual a quanto?

 

7.    Uma pesquisa de opinião a respeito da real motivação da guerra entre os estados Unidos e o Iraque mostrou que, em um universo de 1000 pessoas consultadas, 600 delas apontaram, como um dos motivos dessa guerra, o combate ao terrorismo; Idêntico número indicou o petróleo, e 200 dessas pessoas não citaram nenhum desses motivos ou não quiseram opinar. Com base nessa informação, qual o total de pessoas que apresentaram o petróleo como única motivação da guerra?

 

8.    Durante uma viagem choveu 5 vezes. A chuva caía pela manhã ou á tarde, nunca o dia todo. Houve 6 manhãs e 3 tardes sem chuva. Quantos dias durou a viagem?

 

 

9.    Um fabricante de cosméticos decide produzir três diferentes catálogos de seus produtos, visando a públicos distintos. Como alguns produtos estarão presentes em mais de um catálogo e ocupam uma página inteira, ele resolve fazer uma contagem para diminuir os gastos com originais de impressão. Os catálogos C1, C2 e C3 terão, respectivamente, 50, 45 e 40 páginas. Comparando os projetos de cada catálogo, ele verifica que C1 e C2 terão 10 páginas em comum; C1 e C3 terão 6 páginas em comum; C2 e C3 terão 5 páginas em comum, das quais 4 também estarão em C1.

      Efetuando os cálculos correspondentes, o fabricante concluiu que, para a       montagem dos três catálogos, necessitará de um total de quantos originais de impressão ?

 

10. Uma pesquisa com três marcas concorrentes de refrigerantes, A, B e C, mostrou que 60% das pessoas entrevistadas gostam de A, 50% gostam de B, 57% gostam de C, 35% gostam de A e C, 18% gostam de A e B, 24% gostam de B e C, 2% gostam das três marcas e o restante das pessoas não gosta de nenhuma das três. Sorteando-se aleatoriamente uma dessas pessoas entrevistadas, a probabilidade de que ela goste de uma única marca de refrigerante ou não goste de marca alguma é de x%, calcule x.

 

RESPOSTAS : 1. a) 15   b) 5   c) 18          2. a) 17   b) 30   c) 60          3. 160

 

                           4. 29          5. 180          6. 12          7. 200          8. 7          9. 118

 

                          10.  27%

    

                         

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Produtos Notáveis



Produtos Notáveis são  produtos especiais que apresentam grande utilização em álgebra, dentre eles destacam-se:

 

§ Quadrado de uma soma:

O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o primeiro pelo segundo termo, mais o quadrado do segundo termo.

 

                 ( a + b )2 = a2 + 2ab + b2

 

§ Quadrado de uma diferença:

O quadrado de uma diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, menos duas vezes o primeiro pelo segundo termo, mais o quadrado do segundo termo.

 

                           ( a – b )2 = a2 – 2ab + b2

 

§ Produto da soma pela diferença:

O produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, menos o quadrado do segundo termo.

                           ( a + b ) . ( a – b ) = a2 – b2

 

§ Também Importantes:

 

Cubo da soma de dois termos

( a + b )3 = a3 + 3 a2b + 3 a b2 + b3

 

Cubo da diferença de dois termos

( a – b )3 = a3 – 3 a2b + 3 a b2 - b3

 

Quadrado da soma de três termos

          ( a + b + c )2 = a2 + b2 + c2 + 2ab +2ac +2bc