quarta-feira, 4 de outubro de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO 2016 – COMENTADAS


1. Observe a simetria nos produtos obtidos ao efetuarem-se as multiplicações seguintes:

                             1 x 1 = 1
                           11 x 11 = 121
                         111 x 111 = 12321
                       1111 x 1111 = 1234321
                    ...............................................
                  ......................................................

Assim, se N = 111111111, então, ao calcular-se N2 , a soma dos algarismos que irão compor o resultado obtido é um número :

(A) menor do que 70.
(B) divisível por 12.
(C) quadrado perfeito.
(D) primo.

Vejamos :

Observando a sequencia lógica podemos escrever que :

N = 111111111 → 9 algarismos, portanto :

111111111 x 111111111 = 12345678987654321

soma = 1+2+3+4+5+6+7+8+9+8+7+6+5+4+3+2+1 = 81

2. A tira abaixo sugere que a tranquilidade de Lucy parece que vai durar pouco, já que seu “amigo” Snoopy pretende lhe fazer concorrência!






Suponha que para construir a base e a tabuleta de seus estandes:

• Lucy usou 4 tábuas retangulares iguais, cada qual com 40 cm de largura, 50 cm de comprimento e 1 cm de espessura;

• Snoopy usou 4 tábuas semelhantes às de Lucy, cada qual com 25 cm de comprimento.

Considerando que a densidade da madeira é 0,93 g/cm3 , então a massa das 8 tábuas de madeira que foram usadas é, em quilogramas,

(A) 1,860
(B) 4,370
(C) 6,860                
(D) 8,370

Vejamos :

Lucy → 4 tábuas de volume = 40x50x1 = 2000 cm3 → Total = 8000 cm3

Snoopy → 4 tábuas de volume = 20x25x0,5 = 250 cm3 → Total = 1000 cm3

Portanto o volume das 8 tábuas é igual a 9000 cm3.

Como a densidade é igual ao quociente entre a massa e o volume, então

d = m/v → m = d.v → m = 0,93.9000 → m = 8370 g = 8,370 kg

Note que as dimensoes das tábuas de Snoopy, se são semelhantes as de Lucy, deverão atender as proporcionalidades. Assim sendo como o comprimento reduziu de 50 cm para 25 cm, então a largura deverá reduzir de 40 cm para 20 cm e a espessura de 1 cm para 0,5 cm.

3. Um escritório de advocacia tem 22 funcionários cuja média salarial é igual a R$ 3 500,00. Se nenhum funcionário for dispensado e forem contratados três novos funcionários, com salários de R$ 900,00, R$ 1 200,00 e R$ 1 800,00, a média salarial passará a ser igual a :

(A) R$ 3 236,00
(B) R$ 3 248,00
(C) R$ 3 350,00
(D) R$ 3 384,00

Vejamos :

Média : m = (a + b + ... )/22 = 3500 → a + b + .... = 77000.

Se nenhum funcionário for dispensado e forem contratados três novos

funcionários, com salários de R$ 900,00, R$ 1 200,00 e R$ 1 800,00, então

a nova média será : [(a + b + ... ) + 900 + 1200 + 1800]/25 =

(77000 + 3900)/25 = 80900/25 = R$ 3236,00


4. Nas dependências da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, vai ser oferecida aos alunos uma palestra sobre “Atualidades no Direito Tributário”. Tendo em vista que, para assistir a palestra inscreveram-se 250 alunos, 40% dos quais eram do sexo feminino, a comissão organizadora do evento decidiu o seguinte:

– todos os alunos inscritos deverão ser divididos em grupos, cada qual composto apenas por pessoas de um mesmo sexo;

– todos os grupos deverão ter o mesmo número de alunos;

– cada grupo formado assistirá à palestra em um dia distinto dos demais.

Nessas condições, o menor número de dias que deverão ser reservados para a apresentação de tal palestra é:

(A) 4
(B) 5
(C) 8
(D) 10

Vejamos :

Inscreveram-se 250 alunos, 40% dos quais eram do sexo feminino, 60%

do sexo masculino, portanto 100 alunas e 150 alunos.

Alunas: 100/x = n  e Alunos : 150/x = m , onde "x" representa o número de

de pessoas nos grupos e "n" e "m" a quantidade de grupos, feminino e

masculino, nesta ordem.

O menor número de dias (n e m) que deverão ser reservados para a

apresentação deverá ser tal que "x" seja o maior divisor comum entre 100

e 150, ou seja o mdc (100 e 150) = 50.

Portanto para as alunas: 100/x = n → 100/50 = n → n = 2 e para os

alunos : 150/x = m → 150/50 = m → m = 3.

Finalmente deverão ser reservado n + m = 2 + 3 = 5 dias

5. Um comerciante comprou um lote com 150 “tablets” de um mesmo tipo e, no mês seguinte, vendeu todos eles. Sabe-se que:

– pela venda de 120 unidades desses “tablets” ele recebeu a mesma quantia que pagou na compra dos 150;

– cada um dos 30 “tablets” restantes foi vendido pelo mesmo preço unitário dos 120.

Logo, relativamente ao custo do lote, a porcentagem de lucro do comerciante nessa transação foi de :

(A) 15%
(B) 20%
(C) 25%
(D) 30%

Vejamos :

Comprou 150 “tablets” por "x".

Vendeu 120 “tablets” por "x", portanto cada um custou x/120.

Cada um dos 30 “tablets” restantes foi vendido pelo mesmo preço

unitário dos 120, ou seja 30.x/120 → "x"/4.

Portanto comprou o lote por "x" e vendeu por "x" + "x"/4, então o lucro foi

de "x"/4, ou seja 0,25"x" = 25%


terça-feira, 3 de outubro de 2017

DÚVIDA TREINAMENTO ESTILO ENEM 2016 – PARTE 4



                                              (postada no blog em 12 de outubro de 2016)

A idade de Carlos é o quádruplo da idade de seu filho João. João é mais novo que sua irmã Lúcia, que possui 20 anos. Em 3 anos, as idades do pai e do filho serão dois números tais que sua representação decimal estará em ordem inversa. A idade atual de Carlos é :
A) 48.
B) 51.
C) 84.
D) 87.
E) 91.

Hoje :

Idade de Carlos = 4n e idade de João = n

Daqui a 3 anos :

Idade de Carlos = 4n + 3 e a  idade de João = n + 3

O que significa, sua representação decimal estará em ordem

inversa ? → exemplo : ab = 10a + b e ba = 10b + a

Então :  4n + 3 = 10a + b e n + 3 = 10b + a → a = n + 3 – 10b.

Por substituição, 4n + 3 = 10(n + 3 – 10b) + b →

4n + 3 = 10n + 30 – 100b + b → - 6n = - 99b + 27(÷3) →

- 2n = - 33b + 9(÷3) → 2n = 33b – 9 → n = (33b - 9)/2

Se a Idade de João é menor do que a de Lúcia, que tem 20

anos → n < 20 → (33b - 9)/2 < 20 → 33b – 9 < 40 → 33b < 49

b < 49/33 → b < 1,48.

Como b deve ser um número inteiro, então b = 1, o que acarreta

n = (33.1 - 9)/2 = 24/2 = 12 anos.

Portanto a idade atual de Carlos será 4n  → 48 anos.


segunda-feira, 2 de outubro de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR Ufjf – pism 3 2016 – TIPO ANALÍTICA - COMENTADAS


1. (Ufjf-pism 3 2016)  Considere o sistema dado pelas equações:

 x – 3y + 4z = 3 ; 2x – 5y + 10z = 8 e x – y +(a2 - 1)z = a + 10

a) Determine o(s) valor(es) de a para que o sistema seja possível e determinado e encontre seu conjunto solução.

   O sistema é possível e determinado se, e somente se,

     | 1    -3      4    |
     | 2    -5     10   |  ǂ 0 → -5(a2 - 1) – 30 – 8 + 20 + 10 + 6(a2 - 1) ǂ 0
     | 1    -1    a2-1 |

     a2 ǂ 9 → a ǂ ± 3

   Tomando a matriz ampliada do sistema e aplicando as operações  

    elementares sobre matrizes, obtemos
  


   1      -3      4       3                   1    -3     4      3
   2      -5     10      8         ↔      0     1     2      2          L2 ↔ (-2).L1 + L2
  1      -1    a2-1  a+10                0     2   a2-5  a+7       L3 ↔ (-1).L2 + L3

    1      -3      4       3
    0      1       2       2
    0      0     a2-9   a+3      L3 ↔ (-2).L2 + L3


  Em consequência, o conjunto solução é :

  S = { ((9a-37)/(a-3) ; (2a-8)/(a-3) ; 1/(a-3)); a ɛ R e a ǂ 3}


b) Determines o(s) valor(es) de a para que o sistema seja possível e indeterminado.
  
      O sistema é possível e indeterminado se, e somente se, a2 – 9 = 0 e     

      a + 3 = 0, isto é, se a = - 3  


2. (Ufjf-pism 3 2016)  Responda:

a) Quantos números inteiros positivos de até três algarismos começando com um número par são múltiplos de 5?

   Queremos determinar quantos são os números inteiros positivos de 1, 2 ou 3 algarismos que começam por um algarismo par e são múltiplos de 5.
É fácil ver que não existem números de um algarismo que satisfazem as condições (zero não é positivo e 5 não é par).

Para os números de 2 algarismos, temos 4 possibilidades para o algarismo das dezenas e duas possibilidades para o algarismo das unidades.
Assim, pelo Princípio Multiplicativo, existem 4.2 = 8 números.           

Para os números de 3 algarismos, existem 4 possibilidades para o algarismo das centenas, 10 possibilidades para o algarismo das dezenas e 2 possibilidades para o algarismo das unidades.
Logo, pelo Princípio Multiplicativo, há 4.10.2 = 80 números.    

Em consequência, pelo Princípio Aditivo, segue que a resposta é           8 + 80 = 88.

b) Quantos números inteiros positivos com três algarismos distintos são múltiplos de 5 e têm a soma de seus algarismos igual a um número ímpar?
  

   Há somente dois casos a considerar: os três algarismos são ímpares ou dois algarismos são pares e o outro é ímpar.

No primeiro caso, existe uma possibilidade para o algarismo das unidades, 4 possibilidades para o algarismo das centenas e 3 possibilidades para o algarismo das dezenas.
Logo, pelo Princípio Multiplicativo, temos 4.3 = 12 números.  

No segundo caso, considerando os números que terminam em zero, temos 2 maneiras de escolher em que posição ficará o outro algarismo par. Daí, existem 4 maneiras de escolher esse algarismo e 5 maneiras de escolher o algarismo ímpar.
Assim, pelo Princípio Multiplicativo, temos 2.4.5 = 40 números.

Ademais, considerando os números que terminam em 5 existem 4 possibilidades para o algarismo das centenas e 4 maneiras de escolher o algarismo das dezenas.
Donde, pelo Princípio Multiplicativo, segue que existem 4.4 = 16 números.           
  
   Portanto, pelo Princípio Aditivo, temos 12 + 40 + 16 = 68 números que       
   satisfazem as condições.  

3. (Ufjf-pism 3 2016)  Considere os pontos A(2, 0), B(-1, √3) e C(-1, -√3) em um plano cartesiano.

a) Determine o ângulo ABC.

 Tem-se que :

dAB = √[(-1 - 2)2 + (√3 - 0)2] = 2√3 ; dAC = √[(-1 - 2)2 + (-√3 - 0)2] = 2√3 e

dBC = √[(-1 - (-1))2 + (-√3 - √3)2] = 2√3 . Desse modo, o triângulo ABC é

equilátero e, portanto, ABC = 600.


b) Calcule a área do triângulo ABC.

A área do triângulo ABC é igual a (2√3)2.√3/4 = 3√3 u.a.   


4. (Ufjf-pism 3 2016)  Considere a circunferência C: (x - 1)2 + (y + 3)2 = 9.

a) Determine se o ponto A(4, -3) é interior, exterior ou pertencente à circunferência C.

     Considere f(x, y) = (x - 1)2 + (y + 3)2 – 9.

Logo, como f(4, -3) = (4 - 1)2 + (-3 + 3)2 – 9 = 0, segue que o ponto A

pertence a C.

b) Encontre o(s) valor(es) de  para que a circunferência C e a reta y = ax possuam dois pontos em comum.

    Para que a circunferência C e a reta y = ax sejam secantes, a equação

     (x - 1)2 + (ax + 3)2 = 9 → (a2 + 1)x2 + (6a - 2)x + 1 = 0 deve possuir duas

     raízes reais e distintas, isto é, seu discriminante for positivo.

     Logo, temos (6a - 2)2 – 4.(a2 + 1).1 > 0 → a < 0 ou a > 3/4
  


5. (Ufjf-pism 3 2016)  Sabendo que o polinômio p(x) = ax3 + bx + 2 é divisível por (x + 1)2, determine a e b.
 


 
Se p é divisível por (x + 1)2, então :

 ax3 + bx + 2 = (x + 1)2.(ax – 2a) + (3a + b)x + 2a + 2

 Portanto, temos r(x) = (3a + b)x + 2a + 2 = 0, ou seja, 3a + b = 0 e 2a + 2 = 0

 implicando em a = -1 e b = 3.  






QUESTÕES VESTIBULAR Ufjf – pism 2 2016 – TIPO ANALÍTICA - COMENTADAS


1. (Ufjf-pism 2 2016)  Na figura abaixo, ABCD é um tetraedro regular de lado "l" e N é um ponto sobre a aresta AC tal que 2AN = NC.

                               


a) Calcule DN.
b) Calcule a área do triângulo BDN.
  
  a) Seja M o ponto médio de AC. Desde que 2AN = NC e ADC é um

   triângulo equilátero de lado "l" temos DM = l√3/2 e MN = AM – NA =

   l/2 - l/3 = l/6.

   Portanto, do triângulo retângulo DMN, pelo Teorema de Pitágoras, vem : 

DN2 = DM2 + MN2 → DN2 = (l√3/2)2 + (l/6)2 → DN2 = 28l2/36 → DN = l√7/3


     b) É fácil ver que o triângulo BDN é isósceles. Se P é o ponto médio de

     BD, então, pelo Teorema de Pitágoras, segue que :   

  BN2 = BP2 + NP2 → (l√7/3)2 = (l/2)2 + NP2 → NP2 = 19l2/36 → NP = l√19/6

     Em consequência, a resposta é (BDN) = 1/2 . BD . NP = √19l2/12

  

2. (Ufjf-pism 2 2016)  Seja ABC um triângulo cujas medidas dos ângulos internos formam uma progressão aritmética não constante e cujos lados AB e AC têm medidas √6 cm e 3 cm, respectivamente.

a) Prove que um dos ângulos internos desse triângulo mede 600.
b) Suponha que o ângulo ABC seja o que mede 600. Determine a medida do ângulo ACB.
c) Com as hipóteses do item anterior, determine o seno do ângulo BAC.
 


a) Sejam Ɵ – r, Ɵ e Ɵ + r, os ângulos internos do triângulo ABC.

    Sabendo que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer   

     mede 1800 temos Ɵ – r + Ɵ + Ɵ + r = 1800Ɵ = 600 .

     b) Pela Lei dos Senos, vem :

     AC/senABC = AB/senACB → 3/sen600 = √6/senACB → senACB = √2/2

 Logo, como ACB = 1350 não convém, só pode ser ACB = 450  

    c) De acordo com (b), segue que BAC = 1800 - (ABC + ACB) = 750

    Portanto, lembrando que sen(a + b) = senacosb + senbcosa,  temos

 sen750 = sen(450 + 300) = sen300 cos450 + sen450 cos300 = (√2 + √6)/4