domingo, 1 de outubro de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR Ufjf – pism 3 2016 - COMENTADAS


1. (Ufjf-pism 3 2016)  Na fase final do processo seletivo para o Mestrado em Matemática de uma certa universidade há 10 candidatos. Nessa fase, cada um dos 5 professores do corpo docente do departamento deve escolher apenas um dos candidatos para orientar, formando, assim, uma dupla do tipo (professor, aluno). Os cinco escolhidos serão os aprovados no processo e os demais serão reprovados. Qual é a probabilidade de João, um dos candidatos, ser aprovado para o Mestrado, e Maria, uma das professoras, ser a orientadora de João?

a) 1/2   
b) 1/0   
c) 1/3024   
d) 1/6084   
e) 1/30240   
  
Resposta da questão 1: [B]

O número de casos favoráveis corresponde ao número de arranjos

simples de 9 objetos tomados 4 a 4, isto é, A9,4 = 9!/5!. Por outro lado, o

número de casos possíveis é igual ao número de arranjos simples de 10

objetos tomados 5 a 5, ou seja, A10,5 = 10!/5!.  Portanto, a probabilidade

pedida é (9!/5!)/(10!/!) = 1/10  


2. (Ufjf-pism 3 2016)  Dados os pontos A(1, 2), B(3, 5), C(1, 1) e D(, 3 considere as afirmações:

I. Os pontos A, B  e D são colineares.

II. Uma reta perpendicular à reta determinada pelos pontos A e B tem coeficiente angular m = -2/3.

III. A distância do ponto A à reta determinada pelos pontos B e C é 10 unidades de comprimento.

É CORRETO afirmar que:

a) Apenas a afirmação II é verdadeira.   
b) Apenas a afirmação III é verdadeira.   
c) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.   
d) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.   
e) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.    
  
Resposta da questão 2:[A]

[I] Falsa. De fato, pois

| 1   3   2   1 |
|                   |  = 5 + 9 + 4 – 6 – 10 – 3 = -1 ǂ 0.
| 2   5   3   2 |

[II] Verdadeira. O coeficiente angular da reta AB é mAB = (5-2)/(3-1) = 3/2.

Logo, qualquer reta perpendicular à reta AB tem coeficiente angular igual

a -2/3.   

[III] Falsa. A equação da reta da reta BC é  y – 1 = (5 - 1)(x - 1)/(3 - 1) →

2x – y – 1 = 0. Portanto, a distância do ponto A à reta BC é igual a 

d = |2.1 – 2 - 1|/√[22 + (-1)2] = 1/√5 = √5/5 u.c.


3. (Ufjf-pism 3 2016)  Considere as afirmações:

I. O polinômio p(x) = 2x5 – 8x4 + x + 1 possui, pelo menos, uma raiz racional.

II. Se r é raiz do polinômio t(x) = x3 + 2x2 + x + 15, então 2r é raiz do polinômio q(x) = 2x3 + 4x2 + 2x + 30. 

III. O polinômio s(x) = x + 1 é fator do polinômio u(x) = 7x8 + 2x4 – 4x2 + 6x + 1.

É CORRETO afirmar que:

a) Apenas a afirmação I é verdadeira.   
b) Apenas a afirmação II é verdadeira.   
c) Apenas a afirmação III é verdadeira.   
d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.   
e) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.   
  
Resposta da questão 3: [C]

[I] Falsa. Pelo Teorema das Raízes Racionais, se p possuir tais raízes, então elas serão elementos do conjunto {±1, ±1/2}. Mas, por inspeção, segue que nenhum dos elementos desse conjunto é raiz de p e, portanto, p não possui raízes racionais.   

[II] Falsa. Como q(x) = 2.t(x), segue que toda raiz de t também é raiz de q. Por outro lado, o fato de r ser raiz de t não implica em 2r ser raiz de q.      

[III] Verdadeira. De fato, pois s é fator de u se, e somente se,
u(-1) = 7.(-1)8 + 2.(-1)4 – 4.(-1)2 + 6.(-1) + 1 = 0  


4. (Ufjf-pism 3 2016)  Sabendo-se que 1 + i é uma das raízes do polinômio p(x) = x5 – 2x4 + 2x3 – x2 + 2x – 2, é correto afirmar que:

a) O polinômio não possui raízes reais.   
b) O polinômio possui exatamente duas raízes racionais.   
c) O polinômio possui exatamente duas raízes distintas.   
d) O polinômio possui quatro raízes complexas não reais.   
e) O polinômio possui exatamente quatro raízes distintas.   
  
Resposta da questão 4:[D]

Se 1 + i é raiz de p, então 1 - i também é raiz. Em consequência, p é

divisível por x2 – 2x + 2. Assim, temos p(x) = (x3 - 1).(x2 – 2x + 2) =

(x - 1).(x2 + x + 1)(x2 – 2x + 2) e, portanto, como x2 + x + 1 = 0 possui duas

raízes complexas não reais, segue que p possui apenas uma raiz real e

quatro raízes complexas não reais.  


5. (Ufjf-pism 3 2016)  Durante uma aula de matemática, uma professora lançou um desafio para seus alunos. Eles deveriam descobrir o menor de três números naturais usando apenas as seguintes informações:

- A soma dos números é 54.
- A soma dos dois números menores menos o maior número é 10
- Os números divididos, respectivamente, o menor por 5, o intermediário por 7 e o maior por 9 deixam os mesmos restos e quocientes.

Determine o menor dos três números:

a) 6   
b) 8   
c) 10   
d) 12   
e) 14   
 


Resposta da questão 5:[E]

Sejam x, y e z números naturais, com x < y < z. Tem-se que  

X + y + z = 54 e x + y – z = 10 → x + y = 32 e z = 22

Além disso, vem x = 5q + r, y = 7q + r e z = 9q + r, sendo q, r ϵ N e r < 5.

Ora, mas z = 22 implica em q = 2 e r = 4. Portanto, segue que a resposta é

X = 5.2 + 4 = 14.  







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