quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

TREINAMENTO TRANSFORMACOES GEOMETRICAS, HOMOTETIA E SIMETRIA - ESTILO ENEM - 2017




Questão 1)
    Suyanne pegou uma folha de papel retangular e dobrou-a em três partes congruentes, conforme a sequência representada na figura 1.



     

Do retângulo obtido, foram recortados um semicírculo e um triângulo retângulo isósceles, conforme a figura 2.





Após desdobrar a folha com os cortes realizados, ela obteve a configuração


 


















 



















Resolução
Alternativa correta: B
Observe que quando ela dobra a folha de papel, os pontos A e C coincidirão e serão centros dos semicírculos.




Os pontos B e D também coincidirão e estarão na hipotenusa do triângulo retângulo isósceles. Assim, ao desdobrar a folha, a configuração obtida é a da alternativa b.

Questão 2)
          Quando é feita uma rotação de 360⁰ de um retângulo em torno de um de seus lados, obtém-se um sólido denominado cilindro reto, conforme mostra a figura.





Já a rotação de 360⁰ de um triângulo retângulo em torno de um de seus catetos gera um sólido cujo nome é cone reto, conforme a figura.




 Para obter uma esfera, basta rotacionar o círculo da figura em torno do eixo e.






Qual o ângulo de rotação mínimo para se obter essa esfera?
a) 720⁰
b) 540⁰
c) 360⁰
d) 180⁰
e) 90⁰

Resolução
Alternativa correta: D
Quando é feita a rotação do círculo em torno de e, segundo ângulos de 720⁰, 540⁰ e 360⁰, também são obtidas esferas. Porém, o intuito é obter a esfera fazendo uma rotação mínima, e isso ocorre quando a rotação for de 180⁰. Ao rotacionar apenas 90⁰ não é obtida uma esfera.

Questão 3)
       Para a maioria das pessoas, a ideia de simetria está ligada mais a pensamentos sobre Arte e natureza do que sobre Matemática. De fato, algumas ideias de beleza estão intimamente relacionadas a princípios de simetria, que são encontrados por toda parte no mundo que nos rodeia. Observe a figura 1 a seguir, que apresenta simetria em relação ao ponto P.






Desse modo, qual a simétrica da figura 2 em relação ao ponto L?

 

















 


















Resolução
Alternativa correta: B
A figura a seguir que representa a simetria em relação ao ponto L.







Questão 4)
Alberto recortou de uma folha de papel A4 um octógono regular.






Dobrou-a ao meio três vezes, como indicado na imagem, obtendo-se uma forma triangular. Depois, cortou segundo um ângulo reto, como mostra a imagem.






Qual das imagens ele obteve quando desdobrou o papel?

 

















 



















Resolução
Alternativa correta: C
Trace as diagonais conforme figura a seguir.







Seguindo o padrão do corte mostrado no texto-base, conclui-se que a imagem obtida ao se desdobrar o papel é a que está em cinza na figura a seguir.




Questão 5)
     Um programa de edição de imagens possibilita transformar figuras em outras mais complexas. Deseja-se construir uma nova figura a partir da original. A nova figura deve apresentar simetria em relação ao ponto O.







A imagem que representa a nova figura é:






















 






































Resolução
Alternativa correta: E
O único item em que a simetria é contemplada é o E.



Questão 6)
     Um triângulo equilátero ABC gira uma vez em torno do vértice C e outra vez em torno do vértice B, sempre se apoiando em uma reta, como mostra a sequência de figuras abaixo.





Qual das alternativas representa a trajetória descrita pelo ponto A?

 

















Resolução
Alternativa correta: A
Como em um compasso, o giro de um ponto em torno de outro é sempre um arco de circunferência. Como o ponto A gira duas vezes, a primeira vez em torno de C e a segunda em torno de B, sua trajetória será a união dos arcos de duas circunferências. Logo, somente as alternativas A e B podem estar certas. A alternativa B é facilmente descartada, pois ao terminar o primeiro giro, o ponto A não fica sobre a reta que apoia o triângulo. Assim, a figura que aparece na alternativa A, sendo a união de dois arcos de circunferência de 120°, é a que representa a trajetória do ponto A.

Questão 7)
     A arte e a arquitetura islâmica apresentam os mais variados e complexos padrões geométricos. 
     Na Mesquita de Córdoba, na Espanha, podemos encontrar um dos mais belos exemplos dessa arte. O esquema geométrico da figura 1 é um dos muitos detalhes dessa magnífica obra.







Assinale a alternativa que apresenta o padrão geométrico cuja repetição compõe a figura 1.


 

















 

















Resolução
Alternativa correta: E
É fácil perceber que o padrão geométrico repetido é o da alternativa [E].

Questão 8)
    Simetrias são encontradas, frequentemente, em nosso dia a dia. Elas estão nas asas de uma borboleta, nas pétalas de uma flor ou em uma concha do mar. Em linguagem informal, uma figura no plano é simétrica quando for possível dobrá-la em duas partes, de modo que essas partes coincidam completamente. De acordo com a descrição acima, qual das figuras a seguir é simétrica?

 

















 

















 

















Resolução
Alternativa correta: B
As figuras a seguir,  mostram possíveis eixos que podem ser referência para fazer a dobra e verificar que realmente há uma simetria.





Questão 9)
Uma formiga resolveu andar de um vértice a outro do prisma reto de bases triangulares ABC e DEG, seguindo um trajeto especial. Ela partiu do vértice G, percorreu toda a aresta perpendicular à base ABC, para, em seguida, caminhar toda a diagonal da face ADCG, e finalmente completou seu passeio percorrendo a aresta reversa a CG.




A formiga chegou ao vértice
a) A.
b) B.
c) C.
d) D.
e) E.
Resolução
Alternativa correta: E
Considere a figura a seguir.




O primeiro trajeto da formiga é do vértice G para o vértice C, em seguida, do vértice C para o vértice D e, finalmente, do vértice D para o vértice E, pois DE é uma reta reversa a CG.
Questão 10)
Uma seleção para admissão em uma determinada empresa consistia de vários testes de raciocínio lógico. Em uma das questões, apresentou-se o desenho a seguir, no qual há cinco peças: dois retângulos iguais, um quadrado, um triângulo retângulo e um trapézio retângulo.




O objetivo era descobrir quais figuras, dentre as mostradas a seguir, poderiam ser construídas a partir das cinco peças da imagem anterior.





Cinco candidatos responderam da seguinte forma:
-Andréa: Formam-se apenas as figuras II, III e IV;
-Bia: Formam-se apenas as figuras III, IV e V;
-Carlos: Formam-se apenas as figuras I, III, IV e V;
-Diego: Formam-se apenas as figuras I, II, III e IV;
- Eva: Formam-se apenas as figuras II, III, IV e V.
O candidato que respondeu corretamente foi
a) Andréa.
b) Bia.
c) Carlos.
d) Diego.
e) Eva.
Resolução
Alternativa correta: E
Alternativa A
(F) O aluno não percebe que a figura V pode ser construída com as cinco peças.
Alternativa B
(F) O aluno não percebe que a figura II pode ser construída com as cinco peças.
Alternativa C
(F) O aluno considera que a figura I pode ser construída com as cinco peças devido aos dois vértices virados para a direita, o que lembra o triângulo e o trapézio.
Alternativa D
(F) O aluno não percebe que a figura V pode ser construída com as cinco peças, mas considera que a figura I pode.
Alternativa E
(V) Conforme mostrado no quadro, o aluno percebe que as figuras II, III, IV e V foram construídas com as cinco peças. Observando a figura a seguir, conclui-se que a figura I não pode ser dividida como as demais.