sábado, 28 de outubro de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR UFAM - PSC 2017 - COMENTADAS


1. No final do ano passado, uma empresa do Distrito Indústria de Manaus ofereceu um prêmio de R$ 8.000,00 aos seus três melhores vendedores, Ana, Beatriz e Carlos. A divisão do prêmio foi em partes diretamente proporcionais à quantidade de vendas de produtos durante o ano e em partes inversamente proporcionais ao número de faltas deles ao trabalho, também durante o ano. Sabendo que Ana realizou 7 vendas e faltou 4 vezes, Beatriz realizou 8 vendas e faltou 3 vezes e Carlos realizou 9 vendas e faltou 4 vezes, então Beatriz recebeu:

a) R$ 2.100,00
b) R$ 2.700,00
c) R$ 3.100,00
d) R$ 3.200,00
e) R$ 3.300,00

Vejamos :

Sabendo que Ana(A) realizou 7 vendas e faltou 4 vezes,

Beatriz(B) realizou 8 vendas e faltou 3 vezes e

Carlos(C) realizou 9 vendas e faltou 4 vezes.

Como a divisão do prêmio foi em partes diretamente

proporcionais à quantidade de vendas de produtos e em partes

inversamente proporcionais ao número de faltas.

A/(7.1/4) = B/(8.1/3) = C/(9.1/4) = (A + B + C)/(7.1/4 + 8.1/3 + 9.1/4) =

= 8000/(7/4 + 8/3 + 9/4) = 8000/(4 + 8/3) = 8000/(20/3) = 1200(const.

de proporcionalidade).

Portanto Beatriz recebeu : B/(8.1/3) = 1200 → B = 1200.8/3 →

B = R$ 3200,00

2. Sabendo que os pontos (2, -1) e (-3, -6) pertencem ao gráfico
da função f :  R em R definida por f(x) = ax + b então a - b é:

a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4

Vejamos :

Como (2, -1) e (-3, -6) pertencem ao gráfico de f(x) = ax + b, entao

com (2, -1), teremos - 1 = a.2 + b e com (-3, -6), - 6 = a.(-3) + b

Resolvendo o sistema, b = - 1 – 2a e b = - 6 + 3a, obtemos

- 1 – 2a = - 6 + 3a → 5a = 5 → a = 1 e b = - 3.

Portanto a – b = 1 + 3 → a – b = 4

3. A função f :  R em R tem como gráfico uma parábola e satisfaz
f(x + 1) - f(x) = 8x – 4, para todo número real R. Então o menor
valor de f(x) ocorre quando o valor de x é igual a:

a) 2
b) 1
c) 1/2
d) 1/4
e) – 1

Vejamos :

Como o gráfico de f : R em R é uma parábola, então f(x) é do tipo

f(x) = ax2 + bx + c.

Se f(x + 1) - f(x) = 8x – 4 → a(x + 1)2 + b(x + 1) + c - f(x) = 8x – 4 →

a(x2 + 2x + 1)2 + b(x + 1) + c - ax2 - bx – c = 8x – 4 →

ax2 + 2ax + a + bx + b + c - ax2 - bx – c = 8x – 4 →

2ax + a + b = 8x – 4 .

Por comparação 2ax = 8x → a = 4 e a + b = - 4 → b = - 8

Então o menor valor de f(x) que ocorre quando o valor de x é

igual ao xvértice = -b/2a = -(-8)/2.4 = 8/8 = 1

4. O valor (em reais) de um veículo varia, após x anos,
segundo a lei definida por d(x) = V0 . 2-0,2x , onde V0
é uma constante real. Sabendo que após 5 anos esse
veículo estará valendo R$ 30.000,00, então o valor
desse veículo após 15 anos deve ser:

a) R$ 4.000,00
b) R$ 5.000,00
c) R$ 6.000,00
d) R$ 7.500,00
e) R$ 10.000,00

Vejamos :

O valor (em reais) de um veículo varia, após x anos,

segundo a lei definida por d(x) = V0 . 2-0,2x . Se após 5 anos estará
valendo R$ 30000,00, então 30000 = V0 . 2-0,2.5 → 30000 = V0 . 1/2
V0 = R$ 60000,00.
O valor desse veículo após 15 anos deve ser d(x) = 60000 . 2-0,2.15

d(x) = 60000 . 2-3 → d(x) = 60000/8 → d(x) = R$ 7500,00

5. Resolvendo em R a inequação log25 (x2 - x) > log25 (2x + 10)
deve-se obter como solução S :

a) S = {x ɛ R / - 5 < x < - 2 ou x > 5}
b) S = {x ɛ R / - 5 < x < 0 ou x > 1}
c) S = {x ɛ R / x < - 2 ou x > 5}
d) S = {x ɛ R / - 5 < x < - 5}
e) S = ɸ

Vejamos :

Como a base > 1, entao  log25 (x2 - x) > log25 (2x + 10) →

x2 - x > 2x + 10 → x2 - 3x – 10 > 0 → ∆ = 49 → x < - 2 ou x > 5

Analisando as condições de existências dos logaritmos :

● log25 (x2 - x) → x2 - x > 0 → x < 0 ou x > 1

● log25 (2x + 10) → 2x + 10 > 0 → x > - 5

            



Portanto S = {x ɛ R / - 5 < x < - 2 ou x > 5}

6. A soma de todos os múltiplos positivos de 4 com dois
algarismos, na base decimal, é:

a) 1248
b) 1188
c) 1148
d) 1124
e) 1024

Vejamos :

Como os múltiplos de 4 delimitam uma PA e com dois algarismos

oscilam entre 12 e 96, então segundo o termo geral da PA

an = a1 + (n - 1).r → 96 = 12 + (n - 1).4 → 84 = 4n – 4 → 4n = 88 →

n = 22.

Finalmente, a soma dos 22 múltiplos de 4 poderá ser obtido

através da expressão Sn = (a1 + an).n/2 → S22 = (a1 + a22).22/2 →

S22 = (12 + 96).11 → S22 = 108.11 → S22 = 1188


7. Considere as progressões geométricas infinitas (1/2,1/4, 1/8, 1/16, ...) e (1/3, 1/9, 1/27, 1/81,...). Se a e são as respectivas somas destas progressões, então o valor de a+b é:

a) 2/3
b) 3/2
c) 4/3
d) 5/3
e) 7/3

Vejamos :

Como as PG(s) são infinitas, podemos determinar suas somas

através da expressão S= a1/(1 - q).

● (1/2,1/4, 1/8, 1/16, ...) → S= (1/2)/(1 - 1/2) = 1

● (1/3, 1/9, 1/27, 1/81,...) → S= (1/3)/(1 - 1/3) = 1/2 → b = 1/2

Portanto: a = 1;  b = 1/2 e a + b = 3/2


8. Em um triangulo retângulo, a metade de um cateto
excede o outro em 1cm e a hipotenusa excede o
maior cateto em 1cm também. Sabendo que o
perímetro desse triângulo é 30, então a medida da
tangente do maior ângulo agudo deve ser:

a) 0,5
b) 1
c) 2,4
d) 3,0
e) 4,0

Vejamos :

Observando o triângulo retângulo podemos afirmar que,

                 


                               


● A metade de um cateto excede o outro em 1 cm → c/2 = b + 1

● A hipotenusa excede o maior cateto em 1cm → a = c + 1

Através do Teorema de Pitágoras → a2 = b2 + c2

(c + 1)2 = (c/2 - 1)2 + c2 → c2 + 2c + 1 = c2/4 – c + 1 + c2

2c + 1 = c2/4 – c + 1 → 8c + 4 = c2 – 4c + 4 → c2 – 12c = 0 →

c = 0 (não convém) ou c = 12 → a = 13 e b = 5

Portanto a medida da tangente do maior ângulo agudo (convém

lembrar que o maior ângulo agudo opõe-se ao maior cateto)

mede tg α = c/b → tg α = 12/5 = 2,4




terça-feira, 24 de outubro de 2017

TREINAMENTO FUVEST 2017 (Simulado SAS)


1. Em um grupo de estudantes, alguns conseguem se comunicar apenas em espanhol, outros apenas em inglês, e o restante do grupo consegue se comunicar em ambas as línguas.
Sabe-se que:
● 40 alunos podem se comunicar somente em espanhol;

● 40 estudantes homens e 50 estudantes mulheres conseguem se comunicar em espanhol;

● 50 estudantes homens e 60 estudantes mulheres conseguem se comunicar em inglês.

Com base nas informações apresentadas, quantos estudantes conseguem se comunicar somente em inglês?

a) 45
b) 50
c) 55
d) 60
e) 65

2. Se z é um número não real tal que z2 + z + 1 = 0, então o valor numérico da soma  (z + 1/z) + (z3 + 1/z3) é :

a) –2.
b) –1.
c) 0.
d) 1.
e) 2.

3. Seja (a1, a2, a3, ...) uma progressão aritmética de termos positivos.
Se (a1 + a2 + ... + ap)/(a1 + a2 + ... + aq) = p2/q2 com p ≠ q, então a6/a21 é igual a :
a) 11/41
b) 2/7
c) 30/11
d) 7/2
e) 41/11


4. Na figura a seguir, ABCD é uma região quadrada, e M é o ponto médio do lado DC.




A medida do lado do quadrado ABCD em função de α, para que a distância EA seja igual a 2 metros, é :

a) 4tgα/(2 - tgα)
b) 2tgα/(2 - tgα)
c) 3 tg α

d) 4 tg α

e) tg α


5. O número de anagramas da palavra BANANA em que as duas letras N aparecem separadas é :

a) 80.
b) 70.
c) 60.
d) 50.
e) 40.


6. Se a, b, c, d são números positivos tais que a + b + c + d = 2, então                          M = (a + b) · (c + d) satisfaz a relação :

a) 0 < M ≤ 1.
b) 1 < M ≤ 2.
c) 2 < M < 3.
d) 3 ≤ M < 4.
e) 4 ≤ M < 5.


7. Um problema de Matemática é apresentado a três estudantes, Pedro, Mariana e Leo, e as respectivas probabilidades de cada um resolvê-lo são 1/2 , 1/3 e 1/4 . Qual a probabilidade de o problema ser resolvido?

a) 1/2
b) 1/3
c) 2/3
d) 2/5
e) 3/4


8. Sabendo que ƒ: [- π/4, π/4], R é a função definida pelo determinante

                                 2sen x    3cos x    4cos x
                     ƒx) =    2cos x    3sen x    4cos x
                                  2cos x   3cos x    4sen x  

determine o número real α tal que ƒ(α) = 0.

a) −π/4
b) −π/6
c) 0

d) π/6
e) π/4


9. Se A = {(x, y) R2 | x2 + y2 = 25} e B = {(x, y) R2 | x2 + 9y2 = 144}, então o número de elementos de A ∩ B é igual a :

a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 3.
e) 4.


10. Um grupo de micróbios desenvolve-se tão rapidamente que, a cada hora, o seu volume aumenta em 50%. Quantas horas, aproximadamente, serão necessárias para que o seu volume seja 40 vezes maior que o volume inicial? (Note e adote: log 2 = 0,30103 log 3 = 0,47712)


a) 9
b) 8
c) 7
d) 6
e) 5


          GABARITO COMENTADO

1. Com as informações dadas no enunciado, constrói-se a tabela a seguir
                                            Homens         Mulheres
          Somente espanhol :           a                        b
          Somente inglês :                c                        d
          Espanhol e Inglês :            e                         f

Diante disso:

a + b = 40

a + e = 40 ɛ b + f = 50 → a + b + e + f = 90 → 40 + e + f = 90 → e + f = 50

c + e = 50 ɛ  d + f = 60→c + d + e + f = 110 →c + d + 50 = 110 →c + d = 60

Portanto, a quantidade de alunos que se comunicam somente em

inglês é c + d = 60. (Resposta correta: D)


2. Diante do exposto no enunciado, tem-se: z2 + z + 1 = 0 z2 + 1 = –z

Dividindo ambos os membros por z, obtém-se: z + 1/z = - 1   ɛ

Multiplicando ambos os membros por z, obtém-se: z3 + z2 + z = 0 →

z3 - 1= 0 → z3 = 1 → 1/z3 = 1 → z3 + 1/z3 = 2.  

     Portanto: (z + 1/z) + (z3 + 1/z3) = - 1 + 2 = 1. (Resposta correta: D)


3. Diante do exposto, para p = 6 e q = 21:

 (a1 + a2 + ... + a6)/(a1 + a2 + ... + a21) = 62/212

  [(a1 + a6).6/2]/[(a1 + a21).21/2] = 62/212

[(a1 + a6).6]/[(a1 + a21).21]= 62/212 → (a1 + a6)/(a1 + a21)= 6/21 = 2/7

    Sabe-se que a6 = a1 + 5r e a21 = a1 + 20r, em que r é a razão da P.A.

Por substituição, encontra-se: (a1 + a1 + 5r)/(a1 + a1 + 20r) = 2/7

(2a1 + 5r)/(2a1 + 20r) = 2/7 → 14a1 + 35r = 4a1 + 40r  → 10a1 = 5r

     Portanto a6/a21 = (a1 + 5r)/( a1 + 20r) = (a1 + 10a1)/( a1 + 40a1) = 11/41.
     (Resposta correta: A)

     4. Da figura, tem-se:




      ∆EFM → tgα = 2a/(a + 2) → (a + 2).tgα = 2a → atgα + 2tgα = 2a

      Então: 2tg α = 2a – atg α → 2tg α = a(2 – tg α) → a = 2tgα/(2 - tgα)

      Portanto o lado do quadrado é 2a → 4tgα/(2 - tgα)
      (Resposta correta: A)


      5. Número de arranjos da palavra banana: P623 = 6!/2!3! = 60
        
      Número de arranjos da palavra BANANA com as letras N juntas:
         
      P53 = 5!/3! = 20

       Portanto, o número de anagramas da palavra BANANA em que as
  
       letras N aparecem separadas é: 60 – 20 = 40.
       (Resposta correta: E)

    
      6. De acordo com o enunciado, fazendo x = a + b e y = c + d, segue  
      que x + y = 2 e M = x · y.
    
       Assim: M = x(2 – x) = –x2 + 2x (parábola com concavidade para  
 
       baixo). Então, o maior valor de M é dado por: Mmáx = - ∆/4a →

       Mmáx = - [22 – 4.(-1).0]/4.(-1) = -4/(-4) = 1.

       Como a, b, c e d são positivos, é possível concluir que M (0, 1].
       (Resposta correta: A)

   7. De acordo com o texto, tem-se:

   Probabilidade de acerto dos estudantes:

        Pedro = P(E1) = 1/2
        Mariana = P(E2) = 1/3
        Leo = P(E3) = 1/4

   Probabilidade de erro dos estudantes:

        Pedro = P'(E1) = 1 - 1/2 = ½
        Mariana = P'(E2) = 1 - 1/3 = 2/3  
        Leo = P'(E3) = 1 - 1/4 = 3/4  

   Então, a probabilidade de o problema ser resolvido é dada por:

   P(E1 U E2 U E3) = 1 - P'(E1 Ո E2 Ո E3) = 1 - 1/2.2/3.3/4 = 3/4
       (Resposta correta: E)

   8. Do enunciado, tem-se:

                               2sen α    3cos α    4cos α                 2a     3b     4b
                  ƒ(α) =   2cos α    3sen α    4cos α  → f(α) =  2b     3a     4b
                               2cos α    3cos α    4sen α                 2b     3b     4a
                                                                                                         a    b    b                     
                   em que a = sen α e b = cos α. Entao :  f(α) =  2.3.4  b    a    b
                                                                                                    b    b    a
                                a    b    b
                   f(α) = 24.   b    a    b   
                                b    b    a
                   
        Multiplicando-se a 1a coluna por (–1) e somando-a à 2a e à 3a  
                  
        colunas, encontra-se um determinante equivalente:

                                     a   (b-a)   (b-a)                               a    1   1
                    f(α) = 24   b   (a-b)     0       = 24.(b-a).(b-a).  b   -1   0
                                     b     0       (a-b)                               b    0  -1

    f(α) = 24.(b-a).(b-a).(a+2b). Como ƒ(α) = 0, tem-se:

    b = 0 ou a = –2b tg α = 1 ou tg α = –2.

   Assim: tg α = 1 α= π/4, pois α [− π/4, π/4]  ou
        tg α = –2 não existe, pois α não pertence [− π/4, π/4] 
   
       9. Diante do exposto, tem-se:
    
       λ1: x2 + y2 = 25 (x – 0)2 + (y – 0)2 = 52
      
       Logo, λ1 representa uma circunferência de centro (0, 0) e de raio 5.

      Tem-se ainda que:
     
       λ2 : x2 + 9y2  = 144 → x2/144 + y2/16  = 1 → (x - 0)2/122 + (y - 0)2/42  = 1

       Logo, λ2 representa uma elipse horizontal de centro (0, 0), com

       medida do eixo menor ou igual a 8 e do eixo maior ou igual a 24.


      Graficamente, é possível concluir que A ∩ B possui quatro elementos.
      (Resposta correta: E)

      10. Do exposto, tem-se:
      V0 = V ; V1 = 1,5 · V ; V2 = (1,5)2 · V ; ... ; Vt = (1,5)t · V

      Desse modo:

      40 · V = (1,5)t · V 40 = (1,5)t t = log 40 / log 1,5

      Então:
     
      t = (log 22 + log 10)/(log 3 – log 2) → t = 1,60206/0,17609 → t ≈ 9

      (Resposta correta: A)