quarta-feira, 19 de julho de 2017

DÚVIDA QUESTÃO PROVA IFBA 2016 / COMENTADAS (No Blog em 05/07/2016)



O Departamento de Ensino de uma determinada Instituição fez um levantamento sobre os 50 professores alocados nos cursos oferecidos, e verificou que 30 professores lecionavam no Ensino Médio, 26 professores lecionavam no Ensino Fundamental, 10 em outras modalidades e alguns no Ensino Médio e Fundamental. Com base nestas informações, conclui-se que o número de professores que não lecionavam no Ensino Médio é igual a:  
a) 10   
b) 16   
c) 20   
d) 34   
e) 44  

Total de Professores = 50
Ensino Médio = 30
Ensino Fundamental = 26
Ensino Médio e Ensino Fundamental = x
Outra Modalidade = 10
                                               





 
Através do diagrama : (30 - x) + x + (26 - x) + 10 = 50 →
30 - x + x + 26 - x + 10 = 50 → 66 – x = 50 → 66 – 50 = x → x = 16
Portanto o número de professores que não lecionavam no Ensino Médio é
igual a 26 – x + 10 → 26 – 16 + 10 → 20

terça-feira, 18 de julho de 2017

DÚVIDA QUESTÃO VESTIBULAR DA BAHIANA DE MEDICINA 2014.1 (Postada no Blog em 01/05/2014)

Duas pessoas mantém uma longa amizade feita através de um site de relacionamento, mas não se conhecem pessoalmente. Como vivem em cidades C1 e C2, a milhares de quilômetros de distância, optaram por se encontrar em uma terceira cidade C3 equidistante C1 e C2. Se as três cidades forem representadas por pontos de um plano cartesiano, sendo C1=(0,0), C2=(5/2,0) e C3 um ponto pertencente à reta de equação 15y+8x=20, então cada pessoa deverá percorrer uma distância, em km, aproximada de :

      a)     1417
      b)    1440    
      c)     1463
      d)    1486        
      e)     1509
                                              
                                                                                                    
                                                                                                                        
A reta 15y + 8x = 20 → 15y = - 8x + 20 → y = - 8x/15 + 4/3 corta o eixo y

em  (0,4/3) e o eixo x em (5/2,0).

A condição do problema é que dC1C3 = dC2C3 , então :

√[(x3 – x1)2 + (y3 – y1)2] = √[(x3 – x2)2 + (y3 – y2)2], elevando ao quadrado

(x3 – x1)2 + (y3 – y1)2 = (x3 – x2)2 + (y3 – y2)2, substituindo as coordenadas

(x – 0)2 + (y – 0)2 = (x – 5/2)2 + (y – 0)2 → x2 + y2 = (x – 5/2)2 + y2

x2 = x2 – 2.x.5/2 + 25/4 → - 5x + 25/4  = 0 → - 5x = -25/4 → x = 5/4

y = (- 8/15)x + 4/3 = (- 8/15)(5/4) + 4/3 = -40/60 + 4/3 = -2/3 + 4/3 → y = 2/3

Portanto C3 ( 5/4 , 2/3).

Finalmente a distância percorrida por cada um será :

dC1C3 = √[(x3 – x1)2 + (y3 – y1)2] = √[(5/4 – 0)2 + (2/3 – 0)2] = √(25/16 + 4/9) =

√(225 + 64)/144 = √289/144 = 17/12 = 1,417 milhares de km = 1417 km



segunda-feira, 17 de julho de 2017

QUESTOES VESTIBULAR UEFS 2017.2 - COMENTADAS


1.A figura indica uma reta numérica real. Nela, riscos verticais
adjacentes estão igualmente espaçados, e as duas bolinhas,
correspondentes aos números reais representados por x e y,
estão localizadas no meio do caminho entre riscos verticais
adjacentes.



Nas condições descritas, a diferença x – y é igual a :

(A) 5/4
(B) 3/4
(C) 11/8        QUESTÃO ANULADA
(D) 4/5
(E) 6/5

Vejamos :

Observando o eixo real podemos concluir que o espaço entre dois   
traços consecutivos  mede (11/13 - 2/3) = (33/39 - 26/39) = 7/39, então
após 11/13, teremos 11/13 + 7/39 = 40/39 e após 40/39, teremos 40/39 +
7/39 = 47/39.
Agora, antes de 2/3, teremos 2/3 - 7/39 = 19/39, antes de 19/39, teremos
19/39 - 7/39 = 12/39 e antes de 12/39, 12/39 - 7/39 = 5/39.


 


          
Como x e y são pontos médios, então x = 40/39 + (7/39)/2 = 40/39 + 7/78 →
x = 87/78 e y = 5/39 + (7/39)/2 = 5/39 + 7/78 → y = 17/78.
Finalmente  x – y = 87/78 - 17/78 = 70/78 = 35/39

Note : outra maneira de resolver seria imaginar uma PA, onde a1 = y, 
razão r = (11/13 - 2/3)/2 = (33/39 - 26/39)/2 = 7/78 e a11 = x.
Assim sendo, a6 = 2/3 = a1 + 5r → 2/3 = a1 + 5.7/78 → 2/3 - 35/78 = a1      
52/78 - 35/78 = a1  → a1 = 17/78 → y = 17/78.
Portanto x = a11 = a1 + 10r = 17/78 + 10.7/78 → x = 87/78   
Finalmente  x – y = 87/78 - 17/78 = 70/78 = 35/39

2. A figura mostra dois triângulos desenhados em uma malha
quadriculada de pontos. As distâncias horizontais e verticais
entre os pontos adjacentes dessa malha são, ambas, iguais
a 1 cm.



Nessa figura, a área da região destacada em azul é igual a :

(A) 1,60 cm2.
(B) 1,50 cm2.
(C) 1,75 cm2.
(D) 1,40 cm2.
(E) 1,25 cm2

Vejamos :

Observando a figura, podemos notar que a área em azul é a diferença
entre a área de um triângulo, de base e altura medindo 2 cm, e o
paralelogramo de base 0,5 cm e altura 1 cm, ou seja :
AAzul = ATriangulo – AParalelogramo = b.h/2 – b.h = 2.2/2 – 0,5.1 = 2 – 0,5 = 1,5 cm2

3. As medidas dos ângulos internos de um triângulo, em graus,
são números inteiros positivos iguais a α, β e γ. Sabendo-se
que α < β < γ, o menor valor possível de γ é :

(A) 61º
(B) 42º
(C) 89º
(D) 91º
(E) 93º

Vejamos :

Como os números inteiros positivos α, β e γ, são ângulos internos de  um
triângulo então α + β + γ = 1800.
Como α < β < γ , então γ necessariamente deverá ser maior que 600,
cabendo como menor valor possível 610 .

4. Ana, Bianca e Carolina compraram uma mesma mercadoria,
na mesma loja. As condições de pagamento incluem certa
porcentagem de desconto para pagamento à vista. Também
incluem isenção da taxa fixa de entrega em domicílio para
quem retira a mercadoria na própria loja.
A tabela a seguir indica as opções de compra feitas individualmente
pelas mulheres e o valor total pago por elas.

                   Compra    Compra    Retirada    Entrega         Total
                    à vista     a prazo      na loja    em domicílio
Ana                  X                                                   X             R$ 97,00
Bianca                              X                                  X             R$ 101,10
Carolina                            X              X                                 R$ 86,10

Analisando a tabela, o valor do desconto dado pela loja para
pagamento à vista corresponde a uma porcentagem do preço
à vista da mercadoria igual a :

(A) 4,8%.
(B) 5,4%.
(C) 5,0%.
(D) 6,0%.
(E) 5,7%

Vejamos :

Ana → compra à vista(x) + entrega em domicílio(y) → x + y = 97(eq. I)
Bianca → compra prazo(z) + entrega em domicílio(y) → z + y = 101,1(eq.II)
Carolina → compra a prazo(z) + retirada na loja(t) → z + t = 86,1(eq.III)
Substituindo eq.II em eq.III → 101,1 - y + t = 86,1 → y - t  =  15
y = R$ 15,00 → taxa de entrega
x = 97 – 15 → x = R$ 82,000 → preço à vista
z = 101,1 – 15 → z = R$ 86,10 →  preço a prazo
Portanto :
z – i% de z  = x  → (1 – i%)z = x → 1 – i% = x/z → i% = 1 - x/z →
i% = 1 - 82/86,1 → i% = 1 – 0,95238 → i% = 0,0476 → i = 4,8%

5. Observe a sequência numérica em que um número 9 separa
cada grupo de números 1, e cada grupo de números 1 contém
um número 1 a mais do que o grupo anterior.

                      (1, 9, 1, 1, 9, 1, 1, 1, 9, 1, 1, 1, 1, 9, ....)

A soma de todos os termos anteriores ao 99o número 9 dessa
sequência é igual a :

(A) 5 733.
(B) 6 030.
(C) 5 841.
(D) 5 931.
(E) 5 832.

Vejamos :

Analisando a sequência (1, 9, 1, 1, 9, 1, 1, 1, 9, 1, 1, 1, 1, 9, ... ) podemos
observar que antes do 10 número 9 existe um 1, antes do 20 número 9
existem dois 1, antes do 30 número 9 existem três 1, e assim
sucessivamente.
Portanto antes do 990 número 9 existirão noventa e nove 1.
Como a questão pede a soma dos números da sequência, anteriores ao
990 número 9, então teremos :
● 98 números 9 → 98x9 = 882 
●(1 + 2 + 3 + 4 + ... + 99) PA de razão 1, que representam as somas dos
números 1 → S98 = (a1 + a99).99/2 = (1 + 99).99/2 = 4950  
Finalmente a soma pedida será 882 + 4950 = 5832

6. Analise a representação gráfica de uma função polinomial do
1o grau e de uma função do 2o grau, indicadas na figura.



Na situação descrita, (f o g)(–1) = f(g(–1)) é igual a :

(A) –2.
(B) –3.
(C) –3,5.
(D) 2,5.
(E) 3.

Vejamos :

Analisando o gráfico podemos afirmar que :
● f(x) = ax + b, contém os pontos (0, - 3) → - 3 = a.0 + b → b = - 3 e (5, -1) → 
- 1 = a.5 - 3 → a = 2/5, portanto a função f(x) = 2x/5 – 3.
● g(x) = ax2 + bx + c, contém os pontos (0, - 1)→ - 1 = a.02 + b.0 + c→
c = - 1 ;  (-1, 0) → 0 = a(-1)2 + b(-1) – 1 → a – b = 1 e (1, 0) →
0 = a.12 + b.1 – 1 → a + b = 1  
Resolvendo o sistema por adição obtemos a = 1 e b = 0, portanto
a função g(x) = x2 – 1.
Finalmente fog(-1) = f(g(-1)) = f(0) = - 3

7. A equação geral da reta que passa pelo ponto de coordenadas
(5, 1) e divide a circunferência de equação (x – 8)2 + y2 = 25
em duas semicircunferências é :

(A) x – 3y + 8 = 0.
(B) 3x – y – 8 = 0.
(C) 3x + y – 8 = 0.
(D) x + 3y – 8 = 0.
(E) 3x – y + 8 = 0.

Vejamos :

A equação da reta, y = ax + b que passa pelo ponto (5, 1), é tal que
 1 = 5a + b.
Se esta reta divide a circunferência (x - 8)2 + y2 = 25 em duas
semicircunferências, então contém seu centro C(8, 0), ou seja
C(8, 0) ɛ y = ax + b → 0 = 8a + b.
Resolvendo o sistema obtemos 1 = 5a – 8a → 1 = - 3a → a = -1/3 e b = 8/3,
portanto y = -x/3 + 8/3 → 3y = - x + 8 → x + 3y – 8 = 0

8. Sabendo que uma das raízes da equação algébrica
x3 – 15x2 + 73x – 115 = 0 é um número inteiro entre 2 e 20,
a maior raiz dessa equação é igual a :
(A) 5 + √2
(B) 4 + √3
(C) 2 + √15
(D) 15 + √3
(E) 6 - √2

Vejamos :

Se uma das raízes, da equação x3 – 15x2 + 73x – 115 = 0 é um número inteiro entre 2 e 20, então será um divisor relativo de -115, ou seja ± 5 e ± 23.

Por tentativas: x = 5 , x = - 5 , x = 23 , x = - 23, observamos de imediato que
para x = 5 → 53 – 15.52 + 73.5 – 115 = 0 → 125 – 375 + 365 – 115 = 0 →
490 – 490 = 0, portanto 5 é uma das 3 raízes.
Agora através do dispositivo prático de  Briot-Ruffini, vem :

                        

portanto x2 – 10x + 23 = 0 → x = (10 ± √100-4.1.23)/2 → x = (10 ± √8)/2 →
x = (10 ± 2√2)/2 → x = 5 ± √2 → x = 5 - √2  ou x = 5 + √2.
Finalmente a maior raíz é 5 + √2.

9. Renato possui apenas duas moedas de 50 centavos, três
notas de 2 reais e duas notas de 5 reais. Usando seu
dinheiro, ou parte dele, Renato pode pagar diversos valores
diferentes de contas sem a necessidade de receber troco.
O total de valores diferentes de contas que ele pode pagar
sem receber troco é igual a :

(A) 25.
(B) 26.
(C) 29.
(D) 27.
(E) 28.

 Vejamos :

Com duas moedas de 50 centavos, três notas de 2 reais e duas notas de
5 reais, poderemos formar usando os sete valores ou parte, as quantias :
● com os 7 valores → 0,50; 0,50; 2; 2; 2; 5; 5 → R$ 17,00
● com os 6 valores → 0,50; 0,50; 2; 2; 2; 5 → R$ 12,00
● com os 6 valores → 0,50; 0,50; 2; 2; 5; 5 → R$ 15,00
● com os 6 valores → 0,50; 2; 2; 2; 5; 5 → R$ 16,50
● com os 5 valores → 0,50; 0,50; 2; 2; 2 → R$ 7,00
● com os 5 valores → 0,50; 0,50; 2; 2; 5 → R$ 10,00
● com os 5 valores → 0,50; 0,50; 2; 5; 5  → R$ 13,00
● com os 5 valores → 0,50; 2; 2; 2; 5  → R$ 11,50
● com os 5 valores → 0,50; 2; 2; 5; 5  → R$ 14,50
● com os 4 valores → 0,50; 0,50 ; 2; 2 → R$ 5,00
● com os 4 valores → 0,50; 0,50; 2; 5 → R$ 8,00
● com os 4 valores → 0,50; 0,50; 5; 5 → R$ 11,00
● com os 4 valores → 0,50; 2; 2; 2 → R$ 6,50
● com os 4 valores → 0,50; 2; 2; 5 → R$ 9,50
● com os 4 valores → 0,50; 2; 5; 5 → R$ 12,50
● com os 4 valores → 2; 2; 2; 5 → R$ 11,00 (repetido)
● com os 4 valores → 2 ; 2; 5; 5 → R$ 14,00
● com os 3 valores → 0,50; 0,50; 2 → R$ 3,00
● com os 3 valores → 0,50; 0,50; 5 → R$ 6,00
● com os 3 valores → 0,50; 2; 2 → R$ 4,50
● com os 3 valores → 0,50; 2; 5 → R$ 7,50
● com os 3 valores → 0,50; 5; 5 → R$ 10,50
● com os 3 valores → 2; 2; 2 → R$ 6,00 (repetido)
● com os 3 valores → 2; 2; 5 → R$ 9,00
● com os 3 valores → 2; 5; 5 → R$ 12,00 (repetido)
● com os 2 valores → 0,50; 0,50 → R$ 1,00
● com os 2 valores → 0,50; 2 → R$ 2,50
● com os 2 valores → 0,50; 5 → R$ 5,50
● com os 2 valores → 2; 2 → R$ 4,00
● com os 2 valores → 2; 5 → R$ 7,00 (repetido)
● com os 2 valores → 5; 5 → R$ 10,00 (repetido)
● com os 1 valor → 0,5 → R$ 0,50
● com os 1 valor → 2 → R$ 2,00
● com os 1 valor → 5 → R$ 5,00
Total de 29 valores diferentes.

10. A figura mostra um hexágono regular ABCDEF de lado igual
a 4 cm. M e N são pontos médios de AF e BC , respectivamente.
A reta tracejada MN é um eixo de simetria do hexágono
ABNGHM.





A área da região destacada na figura é igual a :

(A) 15√3 cm2
(B) 18√3 cm2
(C) 16√3 cm2
(D) 14√3 cm2
(E) 20√3 cm2

Vejamos :

Cálculo da área do hexágono regular ABCDEF de lado 4 cm → A =
6.a2√3/4 →A = 6.42.√3/4 → A = 24√3 cm2.

Cálculo da área do hexágono irregular ABNGHM, equivalente ao dobro da
área do trapézio ABNM.

   


Note que como o ângulo FAB mede 1200, interno de um hexágono regular,
então o ângulo MAP mede 300.
Portanto, sen 300 = x/2 = 1/2 → x = 1 cm e cos 300 = y/2 = √3/2 → y = √3 cm.
Como a área de ABNGHM = 2.ABNM = 2.(B maior + b menor).altura/2 =
2.(2x + 4 + 4).√3/2 = (2 + 4 + 4).√3 = 10√3 cm2
A área da região assinalada será igual a diferença entre as áreas do
hexágono ABCDEF e o hexágono ABNGHM = 24√3 - 10√3 = 14√3 cm2

11. Um cubo de aresta igual a 6 cm foi totalmente perfurado entre
duas faces opostas. A forma do furo é a de um paralelepípedo
reto-retângulo de bases quadradas de lado igual a 2 cm, como
mostra a figura.




Se o custo para pintar totalmente esse cubo perfurado com
uma tinta especial é de R$ 0,05 por cm2, então o valor total
gasto nessa pintura será igual a :

(A) R$ 10,60.
(B) R$ 12,80.
(C) R$ 12,20.
(D) R$ 10,40.
(E) R$ 13,20.

Vejamos :

Cálculo da área lateral do cubo = 4.62 = 144 cm2
Cálculo da área das duas faces perfuradas do cubo  = 2.(62 - 22) =
2(36 - 4) =  64 cm2
Cálculo da área lateral perfurada do cubo  = 4.(2.6) = 48 cm2
Cálculo da área a ser pintada 144 + 64 + 48 = 256 cm2
Custo total da pintura 256. 0,05 = R$ 12,80

12. Paulo possui um carro que faz 12 km por litro de gasolina à
velocidade média de 90 km/h. Quando o tanque de seu carro
estava com 34 litros de gasolina, Paulo iniciou uma viagem
percorrendo as primeiras 4 horas à velocidade média de
90 km/h. Seja f(t) o total de litros de gasolina no tanque do
carro de Paulo durante t horas dessa viagem, com 0 ≤ t ≤ 4.
Apenas com os dados apresentados, um modelo apropriado
para a função f é :

(A) f(t) = 34 - t
(B) f(t) = 34 - 90t/12
(C) f(t) = (14 - 12t)/90
(D) f(t) = (14 – 90t)/12
(E) f(t) = 34 - 12t/90


Vejamos :

Sendo f(t) a função que relaciona o total de litro de combustível no tanque
em t horas, com 0 ≤ t ≤ 4.
Com 34 litros inicialmente, a 90 km/h e um consumo de 12 km/litro, a
função em destaque será f(t) = 34 – 90t/12.
Repare que, para t = 0 hora → f(t) = 34 litros e para t = 4 horas →
f(4) = 34 - 90.4/12 = 4 litros.

13. Uma escada reta está apoiada em uma parede, em um ponto
a h metros do chão. O ângulo formado entre a escada e o chão
é igual a αº. P é um ponto na escada que está a k metros da
parede.


                  


Considerando que a parede e o chão estejam em planos perpendiculares,
a distância, em metros, que o ponto P está do chão é igual a :

(A) (h – k) cos αº
(B) h – k sen αº
(C) (h – k) sen αº
(D) h – k tg αº
(E) (h – k) tg αº

Vejamos :



 
 


Observando a figura podemos definir que tg α0 = h/x = d/(x - k)
x = h/tg α0  e  x – k = d/tg α0 → h/tg α0  – k = d/tg α0d = h – k tg α0 

14. Em uma festa com 50 meninas e 50 meninos, todas as meninas cumprimentaram todos os meninos com um beijo, e todas as meninas cumprimentaram-se entre si, também com um beijo. Nenhum menino cumprimentou outro menino com um beijo. Sendo assim, o número de beijos de cumprimentos que foram dados nessa festa foi :

(A) 3 725.
(B) 3 840.
(C) 4 280.
(D) 4 840.
(E) 2 475.

Vejamos :

Numa festa com 50 meninos e 50 meninas, toda menina cumprimenta
toda menina e  todo menino, e todo menino cumprimenta somente toda
menina, então qtos cumprimentos foram dados na festa ?
Menina cumprimenta menina → C50,2 = 50!/(50-2)!.2! = 50.49.48!/48!.2 =
50.49/2 = 1225.
Menina cumprimenta menino → 50.50 = 2500
Total de cumprimentos → 1225 + 2500 = 3725

15. Os valores reais positivos de p e q para os quais a equação
logarítmica log (8x3 + 4x2 – 2x – 1) = log (2x – 1) + 2 log (px + q)
existe e tem solução real são :

(A) p = 2 e q = 1/2
(B) p = 1/2 e q = 2
(C) p = 2 e q = 1
(D) p = 1 e q = 1/2
(E) p = 2 e q = 2

Vejamos :

Para que a equação log (8x3 + 4x2 - 2x - 1) = log (2x - 1) + 2log (px + q),
exista e tenha solução real.
log (8x3 + 4x2 - 2x - 1) = log (2x - 1) + log (px + q)2
log (8x3 + 4x2 - 2x - 1) = log (2x - 1).(px + q)2
8x3 + 4x2 - 2x - 1 = (2x - 1).(px + q)2 
8x3 + 4x2 - 2x - 1 = (2x - 1).(p2x2 + 2pxq + q2)
8x3 + 4x2 - 2x - 1 = 2p2x3 + 4px2q + 2q2x - p2x2 - 2pxq - q2
8x3 + 4x2 - 2x - 1 = 2p2x3 + (4pq - p2 )x2 + (2q2 - 2pq)x - q2
Por identidade de polinômios, 8 = 2p2 → p2 = 4 → p = ± 2 → p = 2  e
- 1 = - q2 → q2 = 1 → q = ± 1 → q = 1