sábado, 9 de dezembro de 2017

RECONHECIMENTO DE PADRÕES


''Reconhecimento de padrões é uma área da ciência cujo objetivo é a classificação de objetos dentro de um número de categorias ou classes. Esses objetos de estudo variam de acordo com cada aplicação, podem ser imagens, sinais em forma de ondas (como voz, luz, rádio) ou qualquer tipo de medida que necessite ser classificada. Tendo aplicação em vários campos, tais como psicologiaetologia e ciência da computação.
O reconhecimento de padrões tem uma longa história, mas antes de 1960 era formada principalmente por estatística teórica. O surgimento de computadores aumentou a demanda por aplicação práticas capazes de reconhecer padrões, que criaram novas demandas por desenvolvimentos teóricos. Como nossa sociedade evolui de uma fase industrial para uma fase pós-industrial, automação da produção industrial e a necessidade de modelos capazes de lidar com e recuperar informação se tornar cada vez mais importantes. Essa tendência estimula o reconhecimento de padrões para além dos limites de conhecimento e aplicação de hoje. Reconhecer padrões é hoje uma parte fundamental da maior parte dos sistemas de tomada de decisão.
Um sistema completo de reconhecimento de padrões consiste de um sensor que obtém observações a serem classificadas ou descritas; um mecanismo de extração de características que computa informações numéricas ou simbólicas das observações; e um esquema de classificação das observações, que depende das características extraídas.

O esquema de classificação é geralmente baseado na disponibilidade de um conjunto de padrões que foram anteriormente classificados, o "conjunto de treinamento"; o resultado do aprendizado é caracterizado como um aprendizado supervisionado. O aprendizado pode também ser não supervisionado, de forma que o sistema não recebe informações a priori dos padrões, estabelecendo então as classes dos padrões através de análise de padrões estatísticos.''

                                                                           Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

DÚVIDA QUESTÃO PA/PG ENVOLVENDO RELATIVA DIFICULDADE ALGÉBRICA


A sequência (a1, a2, a3, ...) é uma progressão aritmética de razão 3, e a sequência  (b1, b2, b3, ...) é uma progressão geométrica crescente. Sabendo que a2 = b3, a10 = b5 e a42 = b7, então o valor de b4 – a4 é :
a)    2
b)   0
c)    1
d)   - 1
                                       RESOLUÇÃO
a2 = b3 → a1 + r =  b1 .q2 → a1 + 3 =  b1 .q2
a10 = b5 → a1 + 9r =  b1 .q4 → a1 + 27 =  b1 .q4 → a1 + 3 + 24 =  b1 .q4
b1.q2 + 24 =  b1 .q4 → 24 =  b1 .q4 - b1.q2 → 24 =  b1(q4 - q2) →

a42 = b7 → a1 + 41r =  b1 .q6 → a1 + 123 =  b1 .q6 → a1 + 3 + 120 =  b1 .q6 
b1.q2 + 120 =  b1 .q6 → 120 =  b1 .q6 - b1.q2  → 120 =  b1(q6 - q2)

24/120 =  b1(q4 - q2)/b1(q6 - q2) → 24/120 =  b1.q2.(q2 - 1)/b1.q2.(q4 - 1) →
1/5 =  (q2 - 1)/(q4 - 1) → q4 – 1 = 5.(q2 - 1) → q4 – 1 = 5q2 – 5 →
q4 – 5q2 + 4 = 0  → fazendo q2 = x → x2 – 5x + 4 = 0 → ∆ = 9 → x = (5 ± 3)/2  
x' = 4 ou x'' = 1.
Se q2 = 4 → q' = 2 ou  q" = - 2 (não convém) ou
Se q2 = 1 → q' = 1(não convém)  ou q" = - 1(não convém)
Portanto como 24 =  b1(q4 - q2) → 24 =  b1(24 - 22) → b1 = 2 e
a1 + 3 =  b1 .q2 → a1 + 3 =  2.22 → a1 = 5.

Finalmente b4 – a4 = b1.q3 – a1 - 3r = 2.23 – 5 - 9 = 16 – 14 = 2


QUESTÕES VESTIBULAR MEDICINA UNIGRANRIO 2018 – COMENTADAS (2a etapa – gabarito 2)


1.Certo dia um comerciante colocou o seguinte cartaz na porta da sua loja:

 A partir da próxima segunda, todos os produtos com 30% de desconto.

Porém, ao abrir a loja na segunda-feira, esse comerciante havia remarcado os preços de todos os seus produtos, aumentando-os em 20%. Então, pode-se afirmar que, na segunda-feira, o preço de uma mercadoria qualquer estava, em relação a semana anterior:

a) 10% mais barato
b) 12% mais barato
c) 16% mais barato
d) 14% mais barato
e) 18% mais barato

Vejamos :

Preço antigo = x
Reajuste de 20% = x + 20% de x = x + 0,2x = 1,2x
Desconto de 30% = 1,2x – 30% de 1,2x = 1,2x – 0,3.1,2x = 1,2x – 0,36x =
0,84x. Portanto houve um desconto real de x – 0,84x = 0,16x = 16%

2. Um dodecaedro regular é um poliedro regular que possui 12 faces pentagonais regulares. Tomando como base este sólido, construiremos triângulos, obedecendo as seguintes regras:

(I) Cada triângulo deve ser construído a partir de vértices do dodecaedro;

(II) Nenhum triângulo pode ser construído sobre as faces do dodecaedro.

O número total de triângulos distintos que podemos construir respeitando as regras acima é:

a) 700
b) 980
c) 1020
d) 1260
e) 1440

Vejamos :



Dodecaedro : Arestas = 30; Faces = 12 e Vértices = 20
                             
Todos os triângulos → C20,3 = 20!/17!.3! = 1140

Triângulos sobre as 12 faces → 12 . C5,3 = 12 . 5!/2!.3! = 12.10 = 120

Triângulos que obedecem as duas condições → 1140 – 120 = 1020
         
3. O menor número que, quando dividido por 2, 3, 4, 6, 7 ou 8 deixa resto 1, mas quando dividido por 13 deixa resto 0, é:

a) Múltiplo de 11
b) Maior que 200
c) Menor que 160
d) Quadrado perfeito
e) Múltiplo de 17

Vejamos :

Se quando dividido por 2, 3, 4, 6, 7 ou 8 deixa resto 1,

ou seja dividido por 3, 7, 8 = 168, deixa resto 1; mas quando dividido por

13 deixa resto 0.







Analisando as condições, podemos notar que x é um múltiplo de 13,

entao x e {0, 13, 169, 2197,...}.

Como x deverá ser o menor número, então x = 169 169 = 168y + 1→

168 = 168y → y = 1


4. Considere os números inteiros e positivos x1 , x2 e x3 . Sabe-se que (x1 + x2 + x3)/3 = 38 e (x2 + x3)/2 = 46,5. Assim, podermos afirmar que x1 é igual a:

a) 19
b) 21
c) 23
d) 25
e) 27

Vejamos :

Como (x1 + x2 + x3)/3 = 38 → x1 + x2 + x3 = 114 (eq. I)  e

(x2 + x3)/2 = 46,5 → x2 + x3 = 93 (eq. II).

Substituindo a eq. II na eq. I, vem : x1 + (x2 + x3) = 114  → x1 + 93 = 114  →

x1 = 114 – 93 → x1 = 21


5. Um reservatório de água, em forma de paralelepípedo reto-retângulo, possui dimensões, 1,2 m ; 5 m e 3m. Uma pessoa após retirar x baldes, completamente cheios, verificou que o nível de água do reservatório diminuiu o equivalente a 2,4 cm. Sabendo que capacidade de cada balde cheio é de 5 litros, o número x de baldes que foram retirados deste reservatório é: (Dado: 1 dm3 = 1 litro).

a) 66
b) 72
c) 74
d) 70
e) 68

Vejamos :

O volume do reservatório : V1 = 5 . 3 . 1,2 = 18 m3

Após retirar x baldes de 5 litros, o nível do reservatório diminuiu

2,4 cm = 0,024 m, então o volume do reservatório diminuiu para  

V2 = 5. 3 . (1,2 – 0,024) = 5 . 3 . 1,176 = 17,64 m3.

Portanto a variação do volume é igual a 18 – 17,64 = 0,36 m3

Como 1 m3 = 1000 litros, então 0,36 m3 = 360 litros.

Finalmente 360 litros ÷ 5 litros = 72 baldes


6. Observe a sequência de figuras baixo, construídas com bolas pretas e brancas, todas do mesmo tamanho. A figura 1 é composta por 1 bola branca cercada por 8 bolas pretas. A figura 2, tem 4 bolas brancas cercadas por 12 bolas pretas. A figura 3 possui 9 bolas brancas cercadas por 16 bolas pretas e assim por diante.





Suponha que coloquemos todas as bolas referentes a figura 8 numa urna, e retiremos, ao acaso, uma bola. Qual a probabilidade dessa bola ser preta?

a) 0,20
b) 0,64
c) 0,80
d) 0,50
e) 0,36

Vejamos :

Figura 1 → 1 branca e 8 pretas.
Figura 2 → 4 brancas e 12 pretas.
Figura 3 → 9 branca e 16 pretas.
........................................................
........................................................

Observando as quantidades das brancas e pretas notamos que :

● As brancas são quadrados perfeitos → {1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, ... }

● As pretas formam uma PA de primeiro termo 8 e razão 4 → {8, 12, 16, 20,

24, 28, 32, 36, ... }

Todas as bolas da figura 8 → 64 + 36 = 100

A  probabilidade dessa bola ser preta é 36/100 = 0,36


7. Sabe-se que N = 2.5.21m possui 64 divisores. Dessa forma, podemos afirmar que a soma dos algarismos de N é igual a:

a) 14
b) 16
c) 18
d) 20
e) 22

Vejamos :

Podemos calcular a quantidade de divisores positivos de um número

através do produto dos expoentes de seus fatores primos acrescidos da

unidade.

Como N = 2.5.21m = N = 21.3m.51.7m → (1 + 1). (m + 1). (1 + 1). (m + 1) = 64
2.(m + 1).2.(m + 1) = 64 → (m + 1)2 = 64 : 4 → (m + 1)2 = 16 →  m + 1 = ± 4 →

m' = 3 ou m'' = - 5(não convém)

Portanto, como N = 2.5.213 = 92610, a soma de seus algarismos será igual

a 9 + 2 + 6 + 1 + 0 = 18.

8. Sabe-se que certa população de ratos cresce segundo a função exponencial  P(t) = P0 . 20,04t, em que P0 é a população inicial de ratos e t é o tempo decorrido, em anos. Levando essas informações em consideração, o tempo necessário para que essa população quadriplique, é:

a) 5 anos
b) 25 anos
c) 40 anos
d) 50 anos
e) 100 anos

Vejamos :

A população de ratos cresce segundo a função exponencial 

P(t) = P0 . 20,04t.

O tempo necessário para que essa população quadriplique P(t) = 4P0

 4P0 = P0 . 20,04t →  4 = 20,04t → 22 = 20,04t → 2 = 0,04t → t = 2/0,04 = 50 anos


9. Se 17x + 68y = 119, quanto vale  3x + 12y?

a) 15
b) 18
c) 21
d) 24
e) 16

Vejamos :

Se 17x + 68y = 119 → 17(x + 4y) = 119 → x + 4y = 119/17 → x + 4y = 7.

Então 3x + 12y = 3(x + 4y) = 3.7 = 21


10. Considere a matriz A , e classifique os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F):


              



(I) Como os elementos da 1ª linha são todos iguais, o determinante da matriz A é igual a 0.
(II) A matriz A é conhecida como matriz de Vandermonde.
(III) É possível calcular o determinante da matriz A, utilizando apenas os elementos da 2ª linha.

A sequência correta de respostas, tomando como base os itens (I), (II) e (III), respectivamente, é:

a) (F, V, V)
b) (V, F, V)
c) (V, V, V)
d) (V, F, F)
e) (F, V, F)

Vejamos :
(I) FALSO, como os elementos da 1ª linha são todos iguais, o determinante não necessariamente é igual a 0.

(II) VERDADEIRO, A matriz A é conhecida como matriz de Vandermonde, ou matriz das potencias e seu valor poderá ser obtido através do produto de todas as diferenças na linha fundamental (de expoente 1, 2a linha) →
det A = (2 - 3).(2 - 4).(2 - 5).(3 - 4).(3 - 5).(4 - 5) = (-1).(-2).(-3).(-1).(-2).(-1) = 12

(III) VERDADEIRO, É possível calcular o determinante da matriz A, utilizando apenas os elementos da 2ª linha, pois é a matriz de vandermonde.



quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR Fmp 2018 - COMENTADAS


1. (Fmp 2018)  Uma função f: R → R é tal que:

a) f(1) = f(5);
b) f(3) = 0;
c) f(x) £ 0 para todo valor de x.

Um gráfico que poderia ser aquele associado à função é :



  
Resposta da questão 1:[D]

No gráfico da alternativa [D], tem-se f(1) =  f(5) = - 4 e f(x) £ 0 para todo
x e R. Já no gráfico da alternativa [A], temos f(1) ǂ  f(5); e nos gráficos das alternativas [B], [C] e [E] temos f(x) > 0 para pelo menos um valor real de x.  

2. (Fmp 2018)  Para n ³ 1, a expressão an = 3n + 5 é o termo geral de uma progressão aritmética.
Para n ³ 1, considere a sequência cujo termo geral é dado por bn = 2an.

A sequência de termo geral bn é uma progressão geométrica cuja razão é:

a) 256   
b) 16   
c) 3   
d) 6   
e) 8   
  
Resposta da questão 2:[E]

O resultado pedido é dado por bn+1/bn = 2an + 1/2an = 23(n + 1)+5/23n+5 = 23 = 8


3. (Fmp 2018)  Em uma sala estão cinco estudantes, um dos quais é Carlos. Três estudantes serão escolhidos ao acaso pelo professor para participarem de uma atividade.
Qual é a probabilidade de Carlos ficar de fora do grupo escolhido?

a) 2/5   
b) 1/4   
   
c) 3/5   
   
d) 1/2   
   
e) 2/3   
   
  Resposta da questão 3:[A]

Existem C4,3 = 4 modos de escolher três estudantes de modo que Carlos fique fora do grupo. Ademais, é possível escolher três estudantes quaisquer de C5,3 = 10 maneiras.
Portanto, a resposta é dada por 4/10 = 2/5.  


4. (Fmp 2018)  A figura mostra um retângulo ABCD cujos lados medem 7 cm e 3 cm. Um cilindro será formado girando-se o retângulo ABCD em torno da reta definida pelo seu lado AB.

                                       

A medida do volume desse cilindro, em centímetros cúbicos, é mais próxima de

a) 750   
b) 441   
c) 63   
d) 126   
e) 190   


Resposta da questão 4:[E]

A resposta é dada por π.32.7 ≈ 3,14.63 ≈ 198 cm3


5. (Fmp 2018)  Considere x e y dois números reais e seja M = (x+y)/2.

É necessariamente verdade que :

a) |x| < |M| < |y|   
b) |M - x| = |M - y|
c) M = |x - y|/2   
d) |M| = |x - y|/2   
e) |M| = (|x| + |y|)/2   
  

Resposta da questão 5:[B]

Se x = - 1 e y = 1, então M = 0. Logo, as proposições contidas nas alternativas [A], [C], [D] e [E] resultam em contradições ou absurdos. 
Por outro lado, sendo M = (x+y)/2, temos 2M = x + y → M – x = - (M - y)
|M – x| = |- (M - y)| → |M – x| = |M - y|

Em consequência, é necessariamente verdade que |M – x| = |M - y|