sábado, 29 de abril de 2017

QUESTOES VESTIBULAR UNIFOR MEDICINA 2017 - COMENTADAS



1.Uma empresa, em processo de restauração, propôs a seus funcionários uma indenização financeira para os que pedissem demissão, que variava em função do número de anos trabalhados. A tabela abaixo era utilizada para calcular o valor (i) da indenização, em função do tempo trabalhado (t).

Tempo de trabalho (em anos)               Valor da indenização
                     1                                                         450
                              2                                                         950
                              3                                                        1450
                              4                                                        1950
   Baseado na  tabela  acima, podemos afirmar que um funcionário com 15 anos de trabalho  nessa empresa receberia uma indenização  em reais de:
           (A) 6.950
           (B) 7.100
           (C) 7.450
           (D) 8.100
           (E) 8.900
            
Vejamos :

Como a indenização aumenta de ano para ano em R$ 500,00, podemos então perceber que a relação entre (i) e (t) é do primeiro grau, ou seja do tipo i = at + b.

Vamos admitir que o ano 1 é o tempo zero, que o ano 2 é o tempo 1, e assim sucessivamente.

Então para (0, 450) → 450 = a.0 + b → b = 450 e para (1, 950) → 950 = a.1 + 450 → a = 500.

Portanto a relação em questão é  i = 500t + 450, para t = 0, 1, 2 3, ...

Finalmente o funcionário com 15 anos de trabalho (t = 14) receberá uma indenização de i = 500.14 + 450 → R$ 7450,00
          
2.  Na figura abaixo temos    a imagem de uma bicicleta para adulto aro 26, em que o número 26 é o diâmetro em polegadas da roda (aro + pneu), que convertendo para centímetros é aproximadamente 66 cm.          





Assim, usando uma escala em centímetros e posicionando a   bicicleta num sistema de coordenadas como mostrado na figura acima, aonde os eixos tangenciam a  roda dianteira, podemos afirmar que  a equação dessa roda é:

(A)             x2 + y2 - 33x – 33y = 1089
(B)             x2 + y2 - 66x – 66y = 1089
(C)             x2 + y2 - 66x – 66y = - 1089
(D)             x2 + y2 + 33x + 33y = 1089
(E)             x2 + y2+ 66x + 66y = - 1089

Vejamos :

Como a roda dianteira tangencia os eixos coordenados, então o centro da circunferência é C(33,33) e o raio é 33 cm.

Como a equação da circunferência é dada por (x - a)2 + (y - b)2 = r2, onde a e b são as coordenadas do centro e r o seu raio, entao :
(x - 33)2 + (y - 33)2 = (33)2 → x2 – 66x + 1089 + y2 – 66y + 1089 = 1089
 x2 + y2 – 66x – 66y = - 1089

3.     Na figura abaixo temos a representação de uma praça triangular.
A região sombreada representa a porção dessa praça que será destinada a          prática de atividades físicas, e a parte interna (em branco) representa a porção onde serão instalados quiosques, bancos e plantas ornamentais.    As medidas destacadas  na figura estão em decâmetros (dam). A área total da  região sombreada éde 52 dam2.




Podemos assegurar que a área da região interna  é em  m2:

(A) 3000 m2
(B) 3200 m2
(C) 3400 m2
(D) 3600 m2
(E) 3800 m2

Vejamos :

A área sombreada poderá ser obtida através da diferença entre as áreas dos dois triângulos, ou seja :

Área sombreada = Área Δmaior -   Área Δmenor → 52 = 12.(h + 6)/2 – 8.h/2
52 = 6.(h + 6) – 4.h → 52 = 6h + 36 – 4.h → 16 = 2h → h = 8 dam

Finalmente,   Área Δmenor = 8h/2 = 4h = 32 dam2 = 3200 m2

       4. O rendimento de um automóvel é de   8,1 km por litro de  combustível, quando trafega dentro de Fortaleza, e é de 13 quilômetros por litro de combustível, quando trafega por uma rodovia como a BR 116.  Se  foram consumidos 17 litros de combustível trafegando um total de 176,9 km em  Fortaleza e na  BR 116, então podemos  afirma que o número de litros consumidos ao trafegar na BR 116 foi igual  a:
               (A)   6,5
               (B)   7,0                 
               (C)   7,5
               (D)   8,0
               (E)   8,5
              
               Vejamos :

O rendimento ´8,1 km/litro dentro da cidade e  13 km/litro na estrada.

Se  foram consumidos 17 litros de combustível (x na cidade e y na estrada) trafegando um total de 176,9 km (8,1x dentro da cidade e 13y na estrada), então  x + y = 17 e 8,1x + 13y = 176,9

Resolvendo o sistema, x = 17 - y e 81x + 130y = 1769 →
81(17 - y) + 130y = 1769 →1377 – 81y + 130y = 1769 →
 – 81y + 130y = 1769 – 1377 → 49y = 392 → y = 8 litros

        5.  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco integral produtos que tiverem 100% de polpa de fruta, de suco os produtos que tiverem no mínimo 50% de polpa, de néctar os que  tiverem de 30% a 50% de polpa, e refresco, os que tiverem menos de 10% de polpa de frutas. Num período de dois  dias,      três amigos, Ana,  Beto   e Carlos, ingeriram as bebidas acima e refrigerante. Ana  ingeriu 2 litros de um refrigerante que continha 5% de polpa de laranja  e 200 ml de  suco contendo 50% de polpa de abacaxi. Beto ingeriu 600 ml  de néctar contendo 35% de polpa de pêssego e 200 ml de suco  contendo 50% polpa de caju. Carlos, por sua vez,    ingeriu 800   ml de refresco contendo 8% de polpa de graviola e 200 ml  de suco integral de uva. É correto afirmar que, nesse período,
                
                 (A) Ana ingeriu 50% mais polpa que Carlos.
                 (B) Carlos ingeriu 20% mais polpa que  Beto.
                 (C) Ana ingeriu 30%     mais  polpa que Carlos.                                                                (D) Carlos ingeriu 32% mais polpa que Ana.
                 (E) Beto ingeriu 46% mais polpa que Carlos.
               
                 Vejamos :
                 
                  suco integral → 100% de polpa
                  suco → 50% de polpa
                  néctar → entre 30% a 50% de polpa
                  refresco → menos de 10% de polpa
              
              Ana → ingeriu 2 litros de um refrigerante que continha 5% de polpa de laranja e 200 ml de suco contendo 50% de polpa de abacaxi → 5% de 2000ml + 50% de 200ml = 100ml+100ml = 200ml
                 
                 Beto → ingeriu 600 ml de néctar contendo 35% de polpa de           pêssego e 200 ml de suco contendo 50% polpa de caju →
                  35% de 600ml + 50% de 200ml = 210ml + 100ml = 310ml
               
               Carlos → ingeriu 800 ml de refresco contendo 8% de polpa de graviola e 200 ml de suco integral de uva → 8% de 800ml + 100% de 200ml = 64ml + 200ml = 264ml
                
                 Finalmente, Carlos ingeriu 32% mais polpa que Ana → 264/200 =
                 1,32 → 32% (letra D)

           6.  Cerca de  71% da superfície  da terra é coberta  por água, sendo    que 96,5% dessa água encontram-se nos oceanos. Segundo o Instituto de  Pesquisa Geológica dos EUA (USGS, na sigla em  inglês), o volume de água doce líquida do planeta nas águas subterrâneas, em  pântanos, rios e lagos é  de 10.633.450 Km3. O Brasil detém em seu território 13,7  % de toda a  água  doce do planeta e desse total 80% está  na Amazônia. A quantidade de água doce  líquida na Amazônia é, em m3, aproximadamente igual   a :
                   
                    (A) 1,165 x 1015 m3
                    (B) 1,165 x 10-15 m3
                    (C) 1,165 x 109 m3
                    (D) 1,165 x 106 m3
                     (E) 1,165 x 10-9 m3
                     
                     Vejamos :
                      
                     A quantidade de água doce líquida na Amazônia →
                    80% de 13,7% de 10.633.450 Km3 = 0,8x0,137x10633450.109m3
                    1165426,12 . 109 m3 = 1,16542612 . 1015 m3

            7.  Na figura abaixo temos os dados   da taxa de desocupação da       população do Ceará do 2º trimestre de 2013 ao 2º trimestre de 2016,  segundo dados da Pnad Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  em agosto de 2016.




 Naquele momento, a estimativa era de que  haviam 448 mil pessoas desocupadas, o que significa um aumento de 35,1% em  relação ao mesmo período do ano anterior. Com relação ao trimestre anterior,  o aumento foi de 45 mil pessoas. Diante desses dados,  podemos      dizer que o aumento na quantidade de pessoas sem ocupação em  relação ao mesmo período do ano anterior e a taxa de variação em   relação ao trimestre anterior são, aproximadamente,

(A) 115 mil pessoas e 18%, respectivamente.
(B) 117 mil pessoas e 11%, respectivamente.
(C) 119 mil pessoas e 14%, respectivamente.
(D) 120 mil pessoas e 13%, respectivamente.
(E) 120 mil pessoas e 15%, respectivamente.
                   
                   Vejamos :

Em 2015 = x

Em 2016 → x + 35,1% de x = 448 mil → x = 331606

Portanto a variação de 2015 a 2016 = 448000 – 331606 = 116394

A taxa de variação em relação ao trimestre anterior é :
45000/(448000 – 45000)/ = 0,1116 = 11%
                  
8.  O trecho do mapa de uma cidade apresenta os quarteirões I e II. Os lados que dão para a rua A medem, respectivamente, 250   m e 200 m, e o lado do quarteirão I voltado para a  rua B  mede 40  m a mais do que o do quarteirão II para a mesma rua. Como mostra   a figura abaixo.





           A medida, em metros, do lado do maior dos dois quarteirões para a rua  B é:
(A) 150
(B) 170
(C) 200
(D) 250
(E) 270

Vejamos :

Através de uma proporção, vem 250/(x +40) = 200/x

250x = 200x + 8000 → 250x – 200x = 8000 → 50x = 8000
x = 160. 

Portanto do lado do maior dos dois quarteirões para a rua B é (x + 40) = 200 m

               9. Um professor  de arquitetura da Universidade de Fortaleza foi     convidado por um prefeito de uma cidade do interior cearense a projetar uma nova escola infantil para seu município. Ao projetar, o arquiteto utilizou 45% da área total  do terreno para o prédio que continha as salas de aula e 15% param as salas de projeção, biblioteca e  laboratório. Mesmo assim, ainda sobrou uma área de 900 m2 para ambientes de lazer. Logo, podemos concluir que o terreno tinha um total, em m2 de:
                          
                         (A) 2250
                         (B) 2450
                         (C) 2750
                         (D) 3000
                         (E) 3250
                         
                     Vejamos :
                      
                     Ao projetar, o arquiteto utilizou 45% da área total para as salas   de aula e 15% param as salas de projeção, biblioteca e laboratório e 900 m2 para ambientes de lazer →
                    
                     45% de x + 15% de x + 900 = 100% de x → 60%x + 900 = 100% x→ 40%x = 900 →  0,4x = 900 → x = 900/0,4 → x = 2250 m2
                        
                 10. O número mensal de passagens de uma determinada empresa aérea aumentou no ano passado nas seguintes condições: em janeiro foram vendidas 33.000 passagens; em fevereiro, 34.500;   em março, 36.000. Esse padrão de crescimento se mantém para os meses subsequentes. Quantas  passagens  foram vendidas por essa empresa em julho do ano passado?  
                        
                          (A)    42.000
                          (B)    42.500
                          (C)    43.000
                          (D)    43.500
                          (E)    44.500
                            
                          Vejamos :

 Em janeiro foram vendidas 33.000 passagens; em  fevereiro, 34.500; em março, 36.000.

Como o padrão e crescimento foi mantido então temos uma PA de razão 1500.

Julho será seu sétimo termo → an = a1 + (n - 1).r →
a7 = 33000 + (7 - 1).1500 → a7 = 33000 + 9000 → a7 = 42000
                   
                    11. A forma de um tumor cancerígeno é aproximadamente esférico, portanto seu volume  é dado, aproximadamente, pela fórmula V = 4/3. π. R3





 em que r é o raio do tumor em   centímetros. No exame de um   paciente foi  descoberto um tumor cancerígeno de 0,73 cm de raio. Depois que o paciente foi  tratado com quimioterapia, o raio do tumor diminuiu 20%. Com base nesses dados, podemos concluir que a redução percentual de volume do tumor do paciente foi de:
                          (A)    28,6%
                          (B)    34,2%
                          (C)    36,4%
                          (D)    44,3%
                          (E)    48,8%
                         
                       Vejamos :

Volume antes = 4/3. π. (RA)3 = 4/3. π. 0,733

Volume depois = 4/3. π. (RD)3 = 4/3. π. (0,73 – 20% de 0,73)3 = 4/3. π.(0,8.0,73)3

V depois / V antes = 4/3. π.(0,8.0,73)3/4/3. π. 0,733 =  (0,8.0,73)3/0,733 = 0,83 = 0,512 .

Portanto a redução foi de 1 – 0,512 = 0,488 = 48,8%

                 
      

                   12.  A Universidade   de Fortaleza realiza, de 17 a 21 de outubro,  mais   uma edição dos Encontros Científicos. Realizado anualmente, o evento reúne o XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa, o XVI Encontro de Pós Graduação e Pesquisa, o XVI Encontro de Iniciação à Docência, o VIII Encontro de Práticas Docentes e o IV Encontro de Iniciação Científica Júnior. Os Encontros Científicos  da Unifor funcionam como espaço de destaque para refletir o   conhecimento científico  produzido pela Universidade e o incentivo à formação de pesquisadores. Em cinco dias, trabalhos de todo o país são apresentados nas formas oral e painel, numa troca intensa entre  professores, alunos, pesquisadores da Unifor e visitantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e escolas de Ensino Médio. Suponhamos que num  dos dias do Encontro Científico uma quantidade x de professores da Universidade de Fortaleza se distribuem em 8 bancas examinadoras de modo que cada professor participa de exatamente  duas  bancas e cada duas bancas têm exatamente  um professor em comum. Com  base  nessas informações, a quantidade de professores é:
                             
                           (A) 20
                            (B) 23
                            (C) 26
                            (D) 28
                            (E) 30                                                                                                                                                              
                        Vejamos: 
Para entender com relativa facilidade o enunciado do problema, vamos evoluir a situação gradativamente.

Suponha os Professores  A, B, C, D, E, ... , portanto :        


     
           ABC                          ABCDE                          A B C D E F G
           ADE                           AFGHI                           A H I J K L M
           BDF                           BFJKL                          B H N O P Q R
           CEF →4B e 6P         CGJMN                         C  I  N S T  U V
                                             DHKMO                         D J O S W X Y
                                             E I LNO →6B e 15P       E K P T W Z α
                                                                                    F  L Q U X Z β
                                                                                    G M R V Y α β → 8B e 28P
                                                                                                                                                        
                   13. Um hospital particular   possui 42 médicos, e sabe-se que cada   médico tem  pelo menos uma das especializações entre Cardiologia  e Gastrenterologia. Além disso, 20%   dos que tem especialização em  Cardiologia também tem especialização em Gastrenterologia e 80% dos que tem  especialização em Gastrenterologia também tem especialização em Cardiologia. O número de médicos que tem as duas especializações é:





                                 (A) 8
                                 (B) 10
                                 (C) 14
                                 (D) 17
                                 (E) 20

                                                                                                                                                                         Vejamos :
                       
                               

                 
                 20% dos que tem especialização em  Cardiologia também tem em Gastrenterologia → y = 20% (x + y) → y = 0,2x + 0,2y → 0,8y = 0,2x →
8y = 2x → 4y = x.
                  
                 80% dos que tem especialização em Gastrenterologia também tem  em Cardiologia → y = 80%(z + y) → y = 0,8z + 0,8y→ 0,2y = 0,8z →
2y = 8z → y = 4z → z = y/4
                 
                Cardiologia ou Gastrenterologia → x + y + z = 42 médicos →
4y + y + y/4 = 42 → 16y + 4y + y = 168 → 21y = 168 → y = 8

                     14. A Universidade de Fortaleza conta com um Programa de Monitoria Institucional e Voluntária cuja finalidade é favorecer a  participação dos alunos na execução de projetos de ensino e  na vida acadêmica universitária, além de incentivar a melhoria no processo ensino/aprendizagem, fortalecendo a relação  aluno/professor. No final do primeiro semestre do ano 2016 na Universidade de Fortaleza, 40 alunos participaram de uma pesquisa que objetivou analisar a  frequência com que estes utilizaram o atendimento extraclasse  do professor e/ou do monitor  de uma    determinada disciplina. Obteve-se o seguinte resultado: 20% dos alunos procuraram atendimento tanto do professor quanto do  monitor; 30% dos  alunos procuraram somente o  atendimento do monitor:  15% dos alunos não opinaram e 4 alunos não procuraram atendimento do professor nem  do monitor. Considerando que os alunos que não opinaram não procuraram  atendimento, o número de alunos que procurou atendimento  somente do professor é  igual a: 
      
                             (A) 8
                             (B) 10
                             (C) 18
                             (D) 20
                             (E) 24
                           
                            Vejamos :
                             
                            Universo = 40 alunos (U)
                             
                            Monitor e Professor = 20% de 40 = 8 alunos (M∩P)
                            
                            Somente o Monitor = 30% de 40 = 12 alunos (M - P)
                             
                            Não opinaram = 15% de 40 = 6 alunos → U - (M U P)
                             
                            Não procuram atendimento = 4 alunos → U - (M U P)
                             
                            Como  M U P = (M - P) + (M ∩ P) + (P - M), então
                            40 – 6 – 4 = 12 + 8 + (P - M) → 30 = 20 + (P - M)
                             
                           Somente o Monitor (P - M) = 10
                      
                      15. A Universidade de Fortaleza possui quatro gráficas que     atendem a todo seu corpo docente e discente desde as impressões simples as mais aprimoradas. Suponhamos que uma das gráficas possui 8 copiadoras igualmente produtivas, que   trabalhando 4 horas por dia, produzem em  5 dias 160.000 cópias. Quantos dias de trabalho  serão necessários  para  que 7dessas copiadoras, trabalhando 6 horas por  dia, produzam 210.000 cópias?
                                (A) 2
                                (B) 3
                                (C) 4
                                (D) 5
                                (E) 6
                            
                   Vejamos :
                 
                   A situação apresentava caracteriza um regra de três composta.
                
                 ↑ 8 copiadoras  ↑ 4h/dia   ↓ 5 dias   ↓160000 cópias
                   7 copiadoras     6h/dia      x dias     210000 cópias                    
                     Inversa               inversa                           direta
                   
                   5/x = 7/8 . 6/4 . 160000/210000 → 5/x = 7/8 . 6/4 . 16/21
         5/x = 7.6.16/8.4.21→ 5/x = 6.2/4.3→ 5/x = 1→ x = 5 dias