segunda-feira, 2 de outubro de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR Ufjf – pism 3 2016 – TIPO ANALÍTICA - COMENTADAS


1. (Ufjf-pism 3 2016)  Considere o sistema dado pelas equações:

 x – 3y + 4z = 3 ; 2x – 5y + 10z = 8 e x – y +(a2 - 1)z = a + 10

a) Determine o(s) valor(es) de a para que o sistema seja possível e determinado e encontre seu conjunto solução.

   O sistema é possível e determinado se, e somente se,

     | 1    -3      4    |
     | 2    -5     10   |  ǂ 0 → -5(a2 - 1) – 30 – 8 + 20 + 10 + 6(a2 - 1) ǂ 0
     | 1    -1    a2-1 |

     a2 ǂ 9 → a ǂ ± 3

   Tomando a matriz ampliada do sistema e aplicando as operações  

    elementares sobre matrizes, obtemos
  


   1      -3      4       3                   1    -3     4      3
   2      -5     10      8         ↔      0     1     2      2          L2 ↔ (-2).L1 + L2
  1      -1    a2-1  a+10                0     2   a2-5  a+7       L3 ↔ (-1).L2 + L3

    1      -3      4       3
    0      1       2       2
    0      0     a2-9   a+3      L3 ↔ (-2).L2 + L3


  Em consequência, o conjunto solução é :

  S = { ((9a-37)/(a-3) ; (2a-8)/(a-3) ; 1/(a-3)); a ɛ R e a ǂ 3}


b) Determines o(s) valor(es) de a para que o sistema seja possível e indeterminado.
  
      O sistema é possível e indeterminado se, e somente se, a2 – 9 = 0 e     

      a + 3 = 0, isto é, se a = - 3  


2. (Ufjf-pism 3 2016)  Responda:

a) Quantos números inteiros positivos de até três algarismos começando com um número par são múltiplos de 5?

   Queremos determinar quantos são os números inteiros positivos de 1, 2 ou 3 algarismos que começam por um algarismo par e são múltiplos de 5.
É fácil ver que não existem números de um algarismo que satisfazem as condições (zero não é positivo e 5 não é par).

Para os números de 2 algarismos, temos 4 possibilidades para o algarismo das dezenas e duas possibilidades para o algarismo das unidades.
Assim, pelo Princípio Multiplicativo, existem 4.2 = 8 números.           

Para os números de 3 algarismos, existem 4 possibilidades para o algarismo das centenas, 10 possibilidades para o algarismo das dezenas e 2 possibilidades para o algarismo das unidades.
Logo, pelo Princípio Multiplicativo, há 4.10.2 = 80 números.    

Em consequência, pelo Princípio Aditivo, segue que a resposta é           8 + 80 = 88.

b) Quantos números inteiros positivos com três algarismos distintos são múltiplos de 5 e têm a soma de seus algarismos igual a um número ímpar?
  

   Há somente dois casos a considerar: os três algarismos são ímpares ou dois algarismos são pares e o outro é ímpar.

No primeiro caso, existe uma possibilidade para o algarismo das unidades, 4 possibilidades para o algarismo das centenas e 3 possibilidades para o algarismo das dezenas.
Logo, pelo Princípio Multiplicativo, temos 4.3 = 12 números.  

No segundo caso, considerando os números que terminam em zero, temos 2 maneiras de escolher em que posição ficará o outro algarismo par. Daí, existem 4 maneiras de escolher esse algarismo e 5 maneiras de escolher o algarismo ímpar.
Assim, pelo Princípio Multiplicativo, temos 2.4.5 = 40 números.

Ademais, considerando os números que terminam em 5 existem 4 possibilidades para o algarismo das centenas e 4 maneiras de escolher o algarismo das dezenas.
Donde, pelo Princípio Multiplicativo, segue que existem 4.4 = 16 números.           
  
   Portanto, pelo Princípio Aditivo, temos 12 + 40 + 16 = 68 números que       
   satisfazem as condições.  

3. (Ufjf-pism 3 2016)  Considere os pontos A(2, 0), B(-1, √3) e C(-1, -√3) em um plano cartesiano.

a) Determine o ângulo ABC.

 Tem-se que :

dAB = √[(-1 - 2)2 + (√3 - 0)2] = 2√3 ; dAC = √[(-1 - 2)2 + (-√3 - 0)2] = 2√3 e

dBC = √[(-1 - (-1))2 + (-√3 - √3)2] = 2√3 . Desse modo, o triângulo ABC é

equilátero e, portanto, ABC = 600.


b) Calcule a área do triângulo ABC.

A área do triângulo ABC é igual a (2√3)2.√3/4 = 3√3 u.a.   


4. (Ufjf-pism 3 2016)  Considere a circunferência C: (x - 1)2 + (y + 3)2 = 9.

a) Determine se o ponto A(4, -3) é interior, exterior ou pertencente à circunferência C.

     Considere f(x, y) = (x - 1)2 + (y + 3)2 – 9.

Logo, como f(4, -3) = (4 - 1)2 + (-3 + 3)2 – 9 = 0, segue que o ponto A

pertence a C.

b) Encontre o(s) valor(es) de  para que a circunferência C e a reta y = ax possuam dois pontos em comum.

    Para que a circunferência C e a reta y = ax sejam secantes, a equação

     (x - 1)2 + (ax + 3)2 = 9 → (a2 + 1)x2 + (6a - 2)x + 1 = 0 deve possuir duas

     raízes reais e distintas, isto é, seu discriminante for positivo.

     Logo, temos (6a - 2)2 – 4.(a2 + 1).1 > 0 → a < 0 ou a > 3/4
  


5. (Ufjf-pism 3 2016)  Sabendo que o polinômio p(x) = ax3 + bx + 2 é divisível por (x + 1)2, determine a e b.
 


 
Se p é divisível por (x + 1)2, então :

 ax3 + bx + 2 = (x + 1)2.(ax – 2a) + (3a + b)x + 2a + 2

 Portanto, temos r(x) = (3a + b)x + 2a + 2 = 0, ou seja, 3a + b = 0 e 2a + 2 = 0

 implicando em a = -1 e b = 3.  






2 comentários:

  1. Na questão 12 (Ufjf-pism 3 2016) Considere os pontos e em um plano cartesiano.

    Se (-1-2)^2 deve ser igual a -3^2=9
    √9=3+√3= 3√3
    Tem um erro na questão

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    1. Oi, boa tarde.
      dAB = √[(-1 - 2)2 + (√3 - 0)2] = √[(-3)2 + (√3)2] = √12 = 2√3 ;
      dAC = √[(-1 - 2)2 + (-√3 - 0)2] = √[(-3)2 + (-√3)2] = √12 = 2√3 e
      dBC = √[(-1 - (-1))2 + (-√3 - √3)2] = √[(0)2 + (-2√3)2] = √12 = 2√3 .
      Desse modo, o triângulo ABC é equilátero e, portanto, o ângulo ABC = 600.
      Observou ?
      Prof. Bolinha

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