sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

QUESTOES CONCURSO PUBLICO Cfopm – Ba 2014 – COMENTADAS




1. De acordo com os conhecimentos sobre Lógica Matemática, é correto afirmar que a proposição “Não é verdade que se X participa da manifestação, então presencia atos de vandalismo” é logicamente equivalente a :

01) “É verdade que X participa da manifestação e presencia atos de vandalismo”.
02) “É verdade que X participa da manifestação ou presencia atos de vandalismo”.
03) “Não é verdade que X participa da manifestação ou não presencia atos de vandalismo”.
•04) “Não é verdade que X não participa da manifestação ou presencia atos de vandalismo”.
05) “Não é verdade que X não participa da manifestação ou não presencia atos de vandalismo”.

Como sabemos, segundo os principios da logica :

• a negação do condicional " se p, então q " é " p e não q ".
• a negação da conjunçao "  p e q " é " nao p ou não q ".

 Na proposição apresentada ...  “Não é verdade que se X participa da

manifestação, então presencia atos de vandalismo” temos a negação de

um condicional, que é equivalente ... “Não é verdade que X não participa

da manifestação ou presencia atos de vandalismo”, que é a negação de

uma cunjunçao .


2.O número de participantes em uma manifestação, após 3 horas de seu início, foi estimado em, aproximadamente, 1000 pessoas. Admitindo-se que esse número tenha aumentado 25% a cada hora, pode-se afirmar que, no início da manifestação, o número aproximado de participantes era igual a :

01) 250.
02) 356
03) 420
04) 500
•05)512

Vejamos, como o aumento é percentual, equivale a ser acumulativo, ou

seja exponencial, portanto do tipo N(t) = N0.1,25t.

... após 3 horas de seu início, foi estimado em, aproximadamente, 1000

pessoas → N(3) = 1000 → 1000 = N0. 1,253 → 1000 = N0. (125/100)3

1000 = N0. (5/4)3→ 1000 = N0. (125/64)→ 1000.64/125 = N0 → N0= 512


3.Por medida de precaução, a administração de um prédio resolveu restringir o número de pessoas transportadas por um de seus elevadores a 9 mulheres ou 6 homens, de média compleição. Respeitando-se a restrição imposta, quando, no elevador, já se encontram 6 mulheres, é correto afirmar que, nesse elevador, ainda podem entrar, no máximo,

      01) quatro homens.
      •02) dois homens.
      03) dois homens e uma mulher.
      04) dois homens e duas mulheres.
      05) um homem e duas mulheres.

 A condição imposta é : 9 mulheres ou 6 homens. Se já existem 6

mulheres poderiam entrar mais 3 mulheres, que equivale a 1/3 da

condição imposta. Portanto ainda poderiam entrar 1/3 de 6 homens, ou

seja 2 homens.


4.Todos os funcionários de determinada empresa deverão fazer um curso de atualização por ela oferecido. Tal curso é composto por três módulos distintos e independentes que poderão ser cursados simultaneamente ou não. Se cada módulo tiver uma taxa de participação de 70% dos funcionários, pode-se estimar o percentual mínimo de participação simultânea, nos três módulos, em :

    •01)10%.
     02)20%
     03)25%
     04)30%
     05)40%

Como ... Tal curso é composto por três módulos distintos e independentes .

... Se cada módulo tiver uma taxa de participação de 70% dos funcionários, então apresentara uma taxa de não participação de 30%.

Simultaneamente, serão 30% + 30% + 30% = 90% o máximo de não participaçao . Portanto o percentual mínimo de participação sera
100% - 90% = 10%.


5. X recebe R$320,00 por x horas de trabalho semanal em seu emprego. Y recebe o mesmo valor, por seu trabalho semanal, porém trabalha 4 horas a mais e recebe R$4,00 a menos do que X, por hora trabalhada. Nessas condições, pode-se afirmar que o número de horas semanais de trabalho de Y equivale a :

01) metade de um dia.
02) 3/4 de um dia
•03)5/6 de um dia.
04) um dia
 05)um dia e meio

Vejamos :    X → 320 = x hs . areais   e   Y → 320 = (x+4)hs.(a-4)reais

320 = xa   e   320 = (x+4)(a-4)→ 320 = xa – 4x + 4a – 16 →

320 = 320 – 4x + 4a – 16 → 4x – 4a = - 16 (÷4) → x – a = - 4 ou a = x + 4

Substituindo em 320 = xa , vem → 320 = x(x + 4) → 320 = x2 + 4x →

 x2 + 4x – 320 = 0 → x = (- 4 ± √ 1296)/2 → x' = 16 ou x" = - 20(não convém)

Portanto a quantidade de horas de Y é x + 4 = 20 horas



6. A função polinomial f(t) = t3−14t2 +53t−40 representa a evolução do lucro de uma microempresa, em milhares de reais, ao longo de t anos de funcionamento, 1 ≤ t ≤ 10. Excluindo-se, durante esse intervalo de tempo, o número de anos em que o lucro foi igual a zero, pode-se afirmar que o número de anos em que a empresa não teve prejuízo foi igual a :

01) 4.
•02)5
      03)6
      04)7
      05)8

Vejamos : ... Excluindo-se, durante esse intervalo de tempo, o número de

anos em que o lucro foi igual a zero, pode-se afirmar que o número de

anos em que a empresa não teve prejuízo ... → f(t) = t3−14t2 +53t−40 > 0

Como o tempo vem expresso em anos , 1 ≤ t ≤ 10 , sera  sempre natural,

então a tentativa implicara na melhor maneira de se resolver .

Por tentativa :

 t = 1 → f(1) = 13−14.12 + 53.1−40 = 1 – 14 + 53 – 40 = 0 (raiz)
t = 2 → f(2) = 23−14.22 + 53.2−40 = 8 – 56 + 106 – 40 = 18 > 0
t = 3 → f(3) = 33−14.32 + 53.3−40 = 27 – 126 + 159 – 40 = 20 > 0
t = 4 → f(4) = 43−14.42 + 53.4−40 = 64 – 224 + 212 – 40 = 12 > 0
t = 5 → f(5) = 53−14.52 + 53.5−40 = 125 – 350 + 265 – 40 = 0 (raiz)
t = 6 → f(6) = 63−14.62 + 53.6−40 = 216 – 504 + 318 – 40 = -10 > 0
t = 7 → f(7) = 73−14.72 + 53.7−40 = 343 – 686 + 371 – 40 = -12
t = 8 → f(8) = 83−14.82 + 53.8−40 = 512 – 896 + 424 – 40 = 0 (raiz)
t = 9 → f(9) = 93−14.92 + 53.9−40 = 729 – 1134 + 477 – 40 = 32 > 0
t = 10 → f(10) = 103−14.102 + 53.10−40 = 1000 – 1400 + 530 – 40 = 90 > 0

Portanto f(t)  > 0 para t = 2, t = 3, t = 4 , t = 9 e t = 10 → 5 meses

 Note : outra maneira de resolução seria decompor o polinômio e estudar seu sinal,  f(t) = t3−14t2 +53t−40 > 0 → f(t) = (t - 1).(t - 8). (t - 5) > 0   


7.










Após uma negociação entre credor e devedor, acordou-se que o pagamento de uma dívida de V = R$3000,00 será feito em 5 parcelas mensais, sendo o valor de cada parcela composto por 1/5 de V, acrescido de 2% de juros ao mês, cobrados sobre o saldo devedor, D(n), representado, a cada mês, pelos pontos destacados no gráfico. Supondo-se que todos os pagamentos sejam efetuados sem atraso, pode-se afirmar que :

01)  O saldo devedor decrescera segundo uma progressão geométrica  de razão r = 1/5
    02) o saldo devedor, a cada mês, poderá ser obtido através da fórmula
          D(n) = −4n+ 26.
    03) os valores das parcelas decrescerão segundo uma progressão  aritmética de razão r = 120.
    04) o valor de cada parcela poderá ser obtido através da fórmula
          P(n) = 600 − 12n.
    •05) o valor médio das prestações será igual a R$636,00.

Atraves do gráfico podemos obter a função do primeiro grau D(n) = an + b

Para n = 3, D(3) =1800→3a + b = 1800 e para n = 5, D(5) = 600→5a + b = 600
Resolvendo o sistema, obtemos 1800 – 3a = 600 – 5a → 2a = - 1200

a = - 600 → b = 1800 – 3a → b = 1800 + 1800 → b = 3600 → D(n) = -6n + 36,  

em centenas de reais ou D(n) = - 600n + 3600, em reais.

Como o saldo devedor ocorre segundo 1/5 de V (R$600,00), acrescido de

2% de juros ao mês, entao:

1a parcela = 600 + 2% de 3000 = 660
2a parcela = 600 + 2% de 2400 = 648
3a parcela = 600 + 2% de 1800 = 636
4a parcela = 600 + 2% de 1200 = 624
5a parcela = 600 + 2% de 600 = 612

A sequencia e uma PA de razão 120.

A media = (660+648+636+624+612)÷5 = 636



8. Quando o número de queixas de roubo de aparelhos celulares registradas em uma delegacia chegou a 100, passou-se a monitorar essas queixas, constatando-se que o seu crescimento era, em média, de 20% a cada semana. Nessas condições, considerando, se necessário, log2 = 0,31 e log3 = 0,48, pode-se estimar que o número de queixas semanais deverá ultrapassar 1200 em um número de semanas, no mínimo, igual a :

01) 11.
•02)13
     03)15
     04)17
     05)19

Vejamos, como o crescimento é percentual, equivale a ser acumulativo,

ou seja exponencial, portanto podemos também resolver usando uma

progressão geométrica an = a1 . qn - 1, onde a1 = 100.

Quando as queixas ultrapassarem 1200 → an = a1 . qn -1 > 1200 →
100 . 1,2n -1 > 1200 → 1,2n -1 > 12 → log1,2(n-1) > log12 →
(n-1).log1,2 > log12→ (n - 1) > log12/log1,2 → n - 1 > log12/log(12/10)
n - 1 > (2log2 + log3) /(2log2 + log3 – log10) →
n - 1 > (0,62+0,48)/(0,62+0,48-1) → n - 1 > 1,1 / 0,1 → n – 1 > 11 → n > 12

9. Com fins beneficentes, organizou-se um sorteio para o qual foram vendidas cartelas com nove números dispostos na forma de matrizes de ordem 3. Foi premiado o portador da cartela cujos números aij obedeciam à regra a aij = | i – 3j |. A matriz assim obtida tem determinante igual a :

01) − 14.
02)  - 10
•03) 0
04)10
      05)14

Vejamos, a matriz em questão e do tipo  A(3x3) / aij = | i – 3j | , entao:
a11 = | 1 – 3.1 | = 2       a12 = | 1 – 3.2 | = 5       a13 = | 1 – 3.3 | = 8
a21 = | 2 – 3.1 | = 1       a22 = | 2 – 3.2 | = 4       a23 = | 2 – 3.3 | = 7
a31 = | 3 – 3.1 | = 0       a32 = | 3 – 3.2 | = 3       a33 = | 3 – 3.3 | = 6
Resolvendo o determinante pelo método de Sarrus, vem :
 2        5       8       2       5
 1        4       7       1       4   = 2.4.6 + 5.7.0 + 8.1.3 – 5.1.6 – 2.7.3 – 8.4.0 =
 0        3       6       0       3
48 + 0 + 24 – 30 – 42 – 0 = 72 – 72 = 0
Obs.: Não havia necessidade de resolver o determinante já que suas filas são combinações lineares. Necessariamente seu resultado seria nulo.

10.    Numero de salas        Numero de inscrições
                     01                          0001 a 0040
                     02                          0041 a 0080
                     03                          0081 a 0120
                    .......                           ................
Em determinado concurso, os candidatos foram distribuídos em salas, com 40 candidatos cada, segundo a ordem crescente dos seus números de inscrição, conforme indicado na tabela. Nessas condições, pode-se afirmar que um candidato cujo número de inscrição coincide com a média aritmética dos números de inscrição obtidos através de todas as permutações de 2, 7 e 9 ficou na sala de número :

01) 20.
02) 19
03) 18
•04)17
      05)16

 Vejamos todas as permutações → 279, 297, 729, 792, 927 e 972
Media = (279+297+729+792+927+972) ÷ 6 = 3996 ÷ 6 = 666
Dividindo-se 666 por 40( numero de inscrições por sala ), obtemos
666 ÷ 40 = 16,65 → então estará na 17a sala.

11. Devido a um problema na emissão digital de senhas, um funcionário recebeu uma caixa contendo cartões numerados para serem distribuídos ao público como senhas de atendimento. Examinando-se esses cartões, observou-se que :
• 20 deles tinham numeração múltipla de 3;
• 15 deles tinham numeração múltipla de 4;
• 10 deles tinham numeração múltipla de 12.

Considerando-se que a caixa contém o menor número possível de cartões com essas características, pode-se afirmar que, retirando-se, aleatoriamente, um desses cartões, a probabilidade de que ele não tenha numeração múltipla de 12 é igual a :

01) 1/4
02) 3/10
03) 2/5
04) 1/2
•05)3/5

Vejamos : Considerando-se que a caixa contém o menor número possível de cartões, entao dos 20 multiplos  de 3, 10 são também de 12, e dos 15 multiplos de 4, 10 são também de 12. Portanto teremos, 10 multiplos so de 3 + 5 so de 4 e 10 de 12, totalizando 25 numeros(o universo).
Qual a probabilidade de que ele não tenha numeração múltipla de 12 ?

Resp. 15 de 25 = 15/25 = 3/5

12. Considere uma circunferência de centro C e raio 4 cm, que se apoia sobre uma reta tangente r, como indicado na figura, e P, um ponto da circunferência posicionado na horizontal à direita de C.




Sabe-se que P se desloca sobre a circunferência, no sentido horário, até ocupar uma posição em que sua distância à reta r mede 3cm. Se a mesma localização de P fosse obtida através de um deslocamento no sentido anti-horário, então é correto afirmar que a amplitude da rotação feita por P mediria, em :

01)  2π/3
02) 3π/4
 03)5π/6                  Questão com dados incoerentes ???
 04)7π/6
 05) 9π/4







Observando que, como o ponto ocupará uma posição a 3 cm da reta r e no sentido
horário, podemos então concluir que  varreu um arco α tal que sen α = 1/4 , ou seja
α = arc sen 1/4, que nao é um valor notável.
       
Por outro lado, se  o ponto ocupar uma posição a 3 cm de x e no sentido anti-horário, podemos então concluir que realmente varreu um arco π + α.

Portanto a amplitude de rotação feita por P, ou seja P"OP' mede π - 2α, ou seja
π  - 2.arc sen 1/4, apresentando completa incoerencia de dados.



13.


 








Os pontos A, B, C e D representam, no plano complexo, os vértices de uma mesa de sinuca, retangular, de lados paralelos aos eixos coordenados e cujo centro O coincide com a origem do referido sistema de coordenadas. Após uma tacada na direção de z = 1 + i, uma bola colocada no ponto P segue até Q, na lateral dessa mesa, indo, em seguida, até R. Sabendo-se que a bola se desvia com o mesmo ângulo com que incide e que os pontos A e P são afixos dos números complexos z1 = 3 + 2i e z2 = − 1/2, respectivamente, pode-se afirmar que o ponto R é afixo de um número complexo cujo argumento principal θ é tal que :

01) 6tgθ = −1
02) 6tgθ = 1              Questão com dados incoerentes 
03) 3tgθ = −2
04) 2tgθ = 3
05) 3tgθ = 4

Vejamos : ... Sabendo-se que a bola desvia com o mesmo ângulo com que incide e que os pontos A e P são afixos dos números complexos
z1 = 3 + 2i e z2 = − 1/2, respectivamente..., portanto A(3,2) e P(-1/2, 0).

O ângulo de incidência  da reta PQ é o mesmo do desvio da reta QR, então podemos determinar o coeficiente angular da reta PQ, pois a mesma apresenta direção de z = 1 + i.

aPQ = tgα = ∆y/∆x = (1-0)/(1-(-1/2) = 1/(3/2) = 2/3.
Como consequência a reta PQ será do tipo y = 2/3 x + b → 1 = 2/3 . 1 + b

1 = 2/3 + b → b = 1/3, então a reta PQ será y = 2/3 x + 1/3.

Substituindo yQ = 2, vem 2 = 2/3 x + 1/3 → x = 5/2 → Q(5/2 , 2)

aQR = tgα = ∆y/∆x = (yR-2)/(3 - 5/2) = -2/3(note que é a mesma inclinação de PQ, 

porém negativa, pois é decrescente) → yR-2 = -2/3 . 1/2 → yR = -1/3 + 2 

= 5/3, então R(3, 5/3) . Note uma incoerência com o desenho apresentado.


Finalmente tg Ɵ = (5/3) / 3 = (5/3).(1/3) = 5/9→ 9tgƟ = 5, Questão com dados 

incoerentes 


14. Sabe-se que a capacidade de uma taça na forma de um cone equilátero é de 72√3π cm3. Se uma pessoa colocou um líquido nessa taça até a altura correspondente a 2/3 do raio máximo da taça, então sobre o volume de líquido nela colocado, em cm3, pode-se afirmar:

01) É menor do que 6,2π.
•02) Está entre 6,2π e 7,5π.
03) É igual a 7,5π.
04) Está entre 7,5πe 8,8π.
05) É igual a 8,8π.

Vejamos : cone equilátero → geratriz(g) = diâmetro da base = 2r

g2 = h2 + r2 → (2r)2 = h2 + r2 → 3r2 = h2 → h = r√3

Volume : V = 1/3 . π . r2 . h = 72√3π → 1/3 . r2 . r√3 = 72√3

1/3 . r2 . r = 72 → r3 = 216 → r = 6 cm

...... 2/3 do raio máximo da taça → h = 2/3 . 6 = 4 cm → 4 = r√3 → r = 4/√3


Volume liquido = 1/3 . π . (4/√3) 2 . 4 = 1/3 . π . 16/3 . 4 = 64π/9 ≈ 7,1π


15. Devido ao crescimento no número de ocorrências violentas em determinado bairro decidiu-se instalar um posto policial cuja localização foi escolhida, por razões estratégicas, tomando-se como referência três regiões −R1, R2, R3 − de maior incidência de eventos dessa natureza. Se R1, R2, R3 forem representadas no plano cartesiano por (6,1), (6,9) e (13,1), respectivamente, então o posto deverá ser representado por um ponto P, o mais próximo possível de R1  e R2, equidistante destes e, além disso, a uma distância de 5u.c. de R3. Assim sendo, a medida da distância do ponto P a R2, em unidades de comprimento, deverá ser, aproximadamente, igual a :

01) 4,0.
02) 4,7.
03) 5,3.
•04)5,6.
05) 6,2.

   Vejamos : ... ponto P, o mais próximo possível de R1  e R2, equidistante destes .... → dPR1 = dPR2

√(XP – XR1)2 + (yP – YR1)2 = √(XP – XR2)2 + (yP – YR2)2, elevando ao

quadrado, vem : (XP – XR1)2 + (yP – YR1)2 = (XP – XR2)2 + (yP – YR2)2
(X – 6)2 + (y – 1)2 = (X – 6)2 + (y – 9)2→ y2 – 2y + 1 = y2 – 18y + 81

 – 2y + 1 =  – 18y + 81 → -2y + 18y = 81 – 1 → 16y = 80 → yP = 5


...e, além disso, a uma distância de 5u.c. de R3 → dPR3 = 5

√(XP – XR3)2 + (yP – YR3)2 = 3 → √(X – 13)2 + (5 – 1)2 = 5

X2 – 26x + 169 + 16 = 25 → X2 – 26x + 160 = 0 → x = (26 ± √ (262-640))/2

X = (26 ± √36)/2 → x = (26 ± 6)/2 → x' = 16(não convem) e x" = 10


Portanto dPR2 = √(XP – XR2)2 + (yP – YR2)2 = √(10 – 6)2 + (5 – 9)2 = √16+16

dPR2 = √32 ≈ 5,6


29 comentários:

  1. Bolinha,suas resoluções tem me ajudado bastante!!!
    Muuuuuuito obrigada mesmo. :)
    Teria como postar outras provas da uneb e da uefs?

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  2. Oi, tudo bom .
    Aguarde, vou providenciar seu pedido.
    Prof. Bolinha

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  3. Nossa, me ajudou muito!! Parabéns pelo trabalho, se puder postar resoluções da prova CFO PMBA de 2011 e 2012 fico agradecida.

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  4. LARISSA, BOM DIA.
    GRATO , VOU LHE AJUDAR , AGUARDE.
    PROF. BOLINHA

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  5. Professor, tenho dificuldades para aprender matemática e raciocínio lógico. JÁ fiz alguns concursos e vou muito bem em outras matérias, porém, sempre ficando a desejar nas questões de exatas. Tento ver aulas de professores (já comprei vários cursos) mas dificilmente consigo assimilar. Como posso começar a compreender?
    Atenciosamente Louise

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  6. Louise, bom dia.
    A dificuldade em matematica que Vc fala ocorre de uma maneira geral, ou seja nao e so sua. Acho que a melhor forma para diminuir o problema seria um curso presencial, onde Vc teria um professor para lhe esclarecer todas as duvidas. Caso nao seja possivel, sugiro focar o concurso escolhido, resolvendo provas recentes passadas e estudar os seguintes assuntos - conjuntos numericos, multiplo, divisores, porcentagem, regra de tres, medias, noçoes de logica, funçoes, logaritmo, geometria basica, estatistica basica, matriz, determinante e combinatoria. Muitos desses assuntos existem, de forma simples e clara no blog.
    Estude... , nunca desista de seu sonho. Qualquer duvida estarei aqui.
    Prof. Bolinha

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  7. Rui, bom dia.
    Fico contente por ter lhe ajudado.
    Prof. Bolinha

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  8. Amei o blog e as questões respondidas ajudaram pakas, se poder fazer as de 2011 agradeço muito

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  9. Professor, Parabéns pela iniciativa, poderia responder a de 2011 ? Grato !

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  10. Danilo, bom dia.
    Grato pelo elogio. Já estou preparando 2011, aguarde.
    Prof. Bolinha

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  11. Olá professor, tudo bem?
    Gostaria que esclarecesse melhor a questão 12, pois não compreendi como foi feita a sua resolução. Ao meu ver, a questão deveria informar de onde o ponto P está saindo, até chegar nessa nova posição, onde sua distância em relação a reta r, vale 3 cm.

    Aguardo sua resposta.

    Att,
    Ebert.

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  12. Ebert, boa noite.

    Observe as figuras que postei agora. Acredito que irão esclarecer sua dúvida.

    Se continuar com dúvida, pergunte.

    Prof. Bolinha

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  13. Professor o gabarito resa a resposta 03) na questão 12, eu tb gostaria de saber o motivo da rotação ser inferior a 180, por favor me ajude professor.
    Muito obrigado

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    Respostas
    1. OI, bom dia
      Analisando melhor a questão podemos realmente observar uma dúvida.
      A meio ver, existe uma incoerencia de dados, pois o angulo α não é notável.
      Grato pela observação.
      Prof. Bolinha

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    2. Hum! Entendi.
      Pois do jeito que a questão está permite duplo entendimento, ja que a rotação poderia proporcionar um ângulo superior a 180 graus. Correto ou não professor?
      Desde de já muito obrigado professor.

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    3. Oi, boa tarde.

      Como no problema não há uma indicação quanto ao ângulo ser inferior ou superior a 180 graus, segui a tendencia das alternativas.
      Observe que 3 são menores que 180 graus.

      Prof. Bolinha

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    4. Percebi agora, muito obrigado professor. O senhor tem me ajudado muito.

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  14. Prezado Professor, o assunto relacionado a questão 15 é geometria analítica? Estou querendo treinar mais questões como essa. Preciso saber o assunto para estudar mais. Estou com dificuldades para identificar a lógica utilizada na montagem das equações. Se o senhor puder me falar exatamente de qual assunto se trata já ajudará muito.

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  15. Diego, boa tarde
    Realmente este problema é sobre Geometria Analítica. Como perceber ?
    Não é difícil, observe que a Geometria Analítica se caracteriza por
    apresentar o problema envolvendo o Sistema Cartesiano e a Geometria.
    Em particular este problema envolve basicamente a distância entre dois
    Pontos, por exemplo A e B, ou seja, dAB = √[(xB – xA)2 + (yB – yA)2].
    Primeiro passo, foi impor que a distância entre P e R1 é igual distância
    entre P e R2.
    Segundo passo, foi impor que a distância entre P e R3 mede 3.
    Terceiro passo, calcular a distância entre P e R2.
    Tente refazer o problema agora.
    Prof. Bolinha

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    1. Obrigado professor, clareou bastante! Já estou me aprofundando mais no assunto.

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    2. Diego, bom dia.

      Fico contente, qualquer dúvida pergunte.

      Prof. Bolinha

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  16. Professor, na questão 14, nesse momento, o sr passa o r² para o outro lado, somando com o 2r², que resulta em um 3r². Mas nesse caso, o r² está positivo, ele nao passaria subtraindo o 2r², resultando em um r²? Dei uma olhada nas propriedades de subtração de potência mas não consegui entrar a resposta.

    (2r)² = h2 + r² → 3r² = h²

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  17. Diego, boa tarde

    Veja, (2r)² = h2 + r² → 4r² = h2 + r² → 3r² = h²

    Entendeu.

    Prof. Bolinha

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    1. Sim professor, não enxerguei uma etapa, vacilo meu, obrigado!

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  18. Professor tentei manter contato com o senhor pelo facebook en não o encontrei para tirar dúvidas pontuais de questões específicas.pelo blog eu também não consegui contactá-lo.O sr dá aulas particulares ou on line por exemplo?aguardo contato!

    att:. Nal
    brasilproficional@hotmail.com

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  19. Oi, boa tarde.
    Infelizmente não dou mais aulas devido a um problema na fala, decorrente de um doença.
    Se Vc precisar tirar alguma dúvida, pode ser via o blog.
    Estarei sempre aqui.
    Prof. Bolinha

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  20. muito bom o blog prof. parabenizo pelo trabalho

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  21. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, professor! Me ajudou bastante na resolução de algumas questões.

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