quinta-feira, 9 de março de 2017

Quem sou eu ?



Luiz Alberto Braga Santos, 63 anos, nascido na cidade de Santos / SP, cursei Engenharia e Matemática. Soteropolitano de coração, lecionei como professor de matemática por mais de 40 anos, com passagem em diversas escolas da rede pública e privada da Bahia, dentre elas Colégio São Paulo, Instituto Social da Bahia , Oficina, Vitória Régia, Salesiano, Anchieta, Sacramentinas, Mercês, Módulo, Galileu, São Jorge dos Ilhéus , Vieira, Maristas, Águia e Integral.
Em cada Instituição aprendi para ensinar, e no Colégio Integral, por mais de 25 anos, até hoje sou considerado como membro principal do corpo docente, e tive o privilégio de viver meus melhores anos de vida, onde sem sombra de dúvida, mas com modéstia, fui adorado e amado por todos os alunos, professores e funcionários .
Há aproximadamente dois anos comecei a sentir os primeiros sinais de uma doença até então desconhecida. Fraqueza muscular ( mais especificamente no membro inferior direito ), cefaléias constantes, indisposição. Procurei ajuda médica, de várias especialidades com o intuito de solucionar o meu problema, mas ainda não tinha um diagnóstico médico que explicasse tais sinais que com o passar dos dias foram se confundindo com sintomas de alguma doença que naquele momento começava a me preocupar.
Com o tempo, fui acometido por outros problemas e alterações no corpo: problemas na fala, alterações na capacidade para deglutir líquidos e alimentos, dores de cabeça cada vez mais frequentes, padrão respiratório comprometido, o que levava a hipoventilação, além da mobilidade que já encontrava-se reduzida. Unindo tais sinais e sintomas, precisei ser internado para fechar um diagnóstico e tratar a minha doença da forma mais adequada. Depois de 16 dias intensos de luta e realização de muitos exames médicos, finalmente a neurologia respondia as minhas dúvidas e solucionada a minha espera: ELA ( Esclerose Lateral Amiotrófica ), uma doença neurológica degenerativa que acomete os músculos do corpo, sem cura e praticamente sem tratamento.
Esse foi um momento crítico na minha vida e na vida de meus familiares. O que fazer diante de uma enfermidade ? Como lidar com os fatos e encarar a realidade ? De onde buscar forças para lutar ?
Passando o susto da notícia, resolvi responder aos meus próprios questionamentos ( citados acima ) e lutar pela minha vida com ajuda das pessoas que me amam e sempre estiveram ao meu lado.
Foi exatamente com esse intuito que criei esse blog (http://professorluizbolinha.blogspot.com.br/ ). Quero continuar sendo um incentivador e mediador do conhecimento, é o que eu gosto de fazer e o que de fato fiz a minha vida toda. Poder ajudar meus alunos é extremamente gratificante e não pretendo parar por aqui. A ELA não afeta o meu cognitivo e como um bom matemático, não poderia ser diferente.
Agradeço de coração a todos que me enviam vibrações positivas e também aos que me citam em suas orações diárias. Peço que essa corrente de amor não se rompa e que eu possa cada vez mais fazer parte da vida de vocês, assim como vocês fazem parte da minha vida.
Busco esse sonho até quando for possível. O tempo passa muito rápido e cada dia é um dia a menos, ... à luta !


Atenciosamente,

Professor Bolinha


13 comentários:

  1. Você é um mestre e nós só temos que agradecer pelo privilégio de tê-lo em nossas vidas! Continue multiplicando seu conhecimento e sabedoria, nunca pare !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, bom dia
      Obrigado por suas palavras, elas me encorajam a continuar.
      Prof. Bolinha

      Excluir
  2. Um ser humano maravilhoso, um Mestre comprometido em ensinar a matemática da maneira mais fácil, as questões de matemática se tornavam mais simples com as suas dicas infalíveis. Parabéns pela sua alegria e vontade de viver. bjsss. Sandra Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Boa noite professor Bolinha! Fui sua aluna no Águia! Parabéns pela iniciativa do blog e pela coragem de compartilhar sua luta com a ELA! Força aí, continue na luta, estará nas minhas orações! Luz sempre! Abraço
    Nêila Ceberg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neila, bom dia
      Obrigado por suas palavras, nunca irei desistir.
      Prof. Bolinha

      Excluir
  4. Me atrevo a dizer que é o melhor professor de matemática que existe! Além de ensinar com toda dedicação e amor, se preocupa em saber se todos estão compreendendo tal assunto. Sem contar que é uma pessoa excelente, de muito bom coração! Fico muito honrada por ter tido a experiência de ser tua aluna, adoro demais!!! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, bom dia.
      Obrigado por seu carinho, lutarei sempre.
      Prof. Bolinha

      Excluir
  5. Professor Bolinha, não o conheço pessoalmente,mas apesar disso acompanhando aqui pelo blog percebo o seu interesse em ajudar as pessoas que se mostra por meio da vocação que é ensinar matemática. Descobri o seu blog há pouco tempo, cerca de início de dezembro, antes de realizar uma prova de medicina na qual fui aprovada após obter grande ajuda aqui e foi uma das melhores descobertas de estudo que poderia ter encontrado. A internet é um ”leque aberto” de com vários sites e fóruns de resoluções, mas depois que comecei a acessar aqui, o seu blog se tornou o meu preferido pra estudar. Postagens atualizadas com resoluções dos principais vestibulares aqui da Bahia, a possibilidade de ter dúvidas respondidas e o grande número de material fizeram com que ele fosse meu “número 1” .Além disso,o senhor posta resoluções claras que me ajudam a ter o "start" que muitas vezes não conseguia ter sozinha. Ás vezes respondo sozinha uma das provas que o senhor publica aqui e depois venho conferir olhando a sua resolução. Então seu blog tem me ajudado muuuuuito e eu só posso agradecer compartilhando com amigos e por meio desse comentário pela sua iniciativa em continuar ajudando as pessoas. O senhor também foi atencioso, atendendo ao meu pedido em um dos comentários que eu fiz solicitando a postagem de uma das provas que eu estava sentindo muita dificuldade (UEFS e UNEB) . Então, o seu blog me ajuda e me motiva todos os dias que sento pra estudar a derrubar o “bloqueio’’ que sinto com a matemática . Muito obrigada mesmo, Bolinha, por continuar através daqui disseminando conhecimento e ajudando pessoas que muitas vezes nem conhece. Resolvi postar isso aqui porque fez diferença pra mim assim como faz pra outras pessoas. E, agora após saber sobre a ELA, o admiro mais ainda pela sua coragem em compartilhar e também por sua atitude em manter o blog. Bolinha, desejo muita força e luta ao senhor. E, que o senhor continue sendo guerreiro e essa pessoa querida e incentivadora que pude também perceber pelos comentários acima.
    Com carinho,
    Bianca

    ResponderExcluir
  6. Bianca
    Elogios com esse me faz perceber que cumpri minha missao.
    Deus lhe acompanhe sempre.
    Prof. bolinha

    ResponderExcluir
  7. Você é um ser de luz e sua alegria marcante, muitas energias nesse momento.

    ResponderExcluir
  8. Grande Luiz! "Pode, Mário?" Meu professor no CSP, no 1º, 2º e 3º. Pegou a bucha do primeiro 3º do CSP sem as "estrelas" dos pré-vestibulares (Pissika). Mandou muito bem. Sem dúvida, o melhor professor (não só de matemática) que eu tive. Espero que estejas bem. Mesmo com todas as dificuldades, mantei ativo o blog. Meu filho mais velho usou o blog para estudar para o vestibular. Forte abraço. Fique com Deus!

    ResponderExcluir