quarta-feira, 15 de março de 2017

QUESTOES VESTIBULAR FATEC 2017 - COMENTADAS


1. (Fatec 2017)  Maria, aluna da Fatec Mococa, para garantir a segurança das mensagens que pretende transmitir, criou um sistema de criptografia da seguinte forma:

- montou uma tabela de 2 linhas e 13 colunas para colocar as 26 letras do alfabeto, sem repetição de letra;
- nas cinco células iniciais da 1ª linha, da esquerda para a direita, escreveu, uma a uma, as letras F, A, T, E, C, nessa ordem;
- ainda na 1ª linha, na 6ª célula, da esquerda para a direita, obedecendo a ordem alfabética (de A a Z) colocou a primeira letra ainda não utilizada nas células anteriores;
- da 7ª célula a 13ª célula da 1ª linha, inseriu sete letras, da esquerda para a direita, sem repetir letra, seguindo a ordem alfabética, começando pela primeira letra ainda não utilizada nas células anteriores;
- preencheu a 2ª linha, da esquerda para a direita, com as letras restantes do alfabeto, também em ordem alfabética e sem repetição de qualquer letra já utilizada anteriormente.

A tabela mostra o início do processo, com as seis primeiras letras.

F
A
T
E
C
B





















Tendo construído a tabela conforme o descrito, para criptografar uma mensagem, Maria substitui cada letra da 1ª linha pela que está na 2ª linha, na mesma coluna, e vice-versa. A acentuação, a pontuação e o espaço entre as palavras são desconsiderados.

Assim, para desejar BOA PROVA para uma colega, que sabia fazer a decodificação, escreveu RTNEBTHN.

Para João, que também sabia decodificar a mensagem, Maria escreveu:

A G A Q N E N B P S P N E B P A S P B

A partir da decodificação, João entendeu que a mensagem de Maria foi :

a) Nunca pare de aprender   
b) Nunca deixe de estudar   
c) Nunca faça isso de novo   
d) Sempre tire boas notas   
e) Sempre faça boas ações   
  
Resposta da questão 1:[A]

A tabela de Maria foi a seguinte:

F
A
T
E
C
B
D
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
U
V
W
X
Y
Z

Logo, a mensagem que Maria escreveu para João é:



2. (Fatec 2017)  Em um círculo recortado em papel cartão foi feito o desenho de um homem estilizado. Esse círculo foi utilizado para montar uma roleta, conforme a figura 1, fixada em uma parede. Quando a roleta é acionada, o círculo gira livremente em torno do seu centro, e o triângulo indicador permanece fixo na parede.

                                               




Considerando, inicialmente, a imagem do homem na posição da figura 1, obtém-se, após a roleta realizar uma rotação de três quartos de volta, no sentido horário, a figura representada em :



  

 Resposta da questão 2:[E]


                 
  
3. (Fatec 2017)  Considere que:

- a sentença "Nenhum A é B” é equivalente a "Todo A é não B'',
- a negação da sentença "Todo A é B'' é "Algum A é não B'',
- a negação da sentença "Algum A é B'' é "Todo A é não B''

Assim sendo, a negação da sentença “Nenhum nefelibata é pragmático” é

a) Todo nefelibata é não pragmático.   
b) Todo não nefelibata é pragmático.   
c) Algum nefelibata é pragmático.   
d) Algum não nefelibata é pragmático.   
e) Algum não nefelibata é não pragmático.   
  

Resposta da questão 3:[C]

              



4. (Fatec 2017)  Os números naturais de 0 a 3000 foram dispostos, consecutivamente, conforme a figura, que mostra o começo do processo.




Nessas condições, o número 2017 está na :

a) 1ª linha.   
b) 2ª linha.   
c) 3ª linha.   
d) 4ª linha.   
e) 5ª linha.   
  
Resposta da questão 4:[B]

Observe que os números formam um ciclo 0,1,2,3,4,5,6,7,8 ou seja repete após 9 casas.

Dividindo 2016 por 9 encontramos 224 e resto zero → 1alinha, então 2017 estará na 2a linha.

5. (Fatec 2017)  Seja N um número natural de dois algarismos não nulos. Trocando-se a posição desses dois algarismos, obtém-se um novo número natural M de modo que N – M = 63.
A soma de todos os números naturais N que satisfazem as condições dadas é :

a) 156   
b) 164   
c) 173   
d) 187   
e) 198
  
 Resposta da questão 5:[C]

De acordo com as informações do problema, podemos escrever que:

N = 10x + y  e  M = 10y + x. Fazendo M - N temos: 9x – 9y = 63 →x – y = 7

Temos duas opções para os valores de x e y, são elas:
X = 8 e y = 1 ou x = 9 e y = 2.

Portanto, N = 81 ou N = 92. Logo 81 + 92 = 173

  

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
Leia o gráfico referente ao rendimento médio mensal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (BH), no período de 2010 a 2013, para responder à(s) questão(ões).


       

6. (Fatec 2017)  Índices ou coeficientes como o IDH ou o de Gini servem para que a comparação dos dados de países ou regiões seja realizada de modo mais objetivo.
Suponha que seja criado o Coeficiente de Desigualdade do Rendimento entre os Sexos, o CDRS. Quando o CDRS é igual a zero, há ausência de desigualdade de rendimento entre os sexos; quando o CDRS é igual a 1, a desigualdade é dita plena e, nesse caso, o rendimento dos homens supera em muito o rendimento das mulheres.

Para calcular o CDRS deve-se utilizar a seguinte fórmula:

 CDRS = 1 - (M.RM / H.RH), sendo:

- M, o número de mulheres de uma determinada região;
- RM, a média mensal dos rendimentos das mulheres dessa região;
- H, o número de homens dessa mesma região; e
- RH, a média mensal dos rendimentos dos homens dessa região.

Com base na série histórica dos rendimentos de homens e de mulheres, observou-se que a razão M.RM / H.RH pertence ao intervalo real [0, 1].

Admita que na região metropolitana de BH, em 2013, havia 1.200.000 mulheres e 1.000.000 de homens.
O valor do CDRS para a região metropolitana de BH em 2013 é, aproximadamente, igual a :

a) 0,12   
b) 0,16   
c) 0,20   
d) 0,24   
e) 0,28   
  

Resposta da questão 6:[B]

CDRS = 1 - (M.RM / H.RH) = 1 - (1200000.1410/1000000.2022) =

= 1 - (16920/20220) ≈ 0,16  



7. (Fatec 2017)  Sobre os dados do gráfico, podemos afirmar corretamente que a média do rendimento médio mensal das mulheres, no período de 2010 a 2013 foi, em reais, de :

a) 1378,05   
b) 1366,15   
c) 1354,25   
d) 1342,55   
e) 1330,75   

Resposta da questão 7:[E]

(1312 + 1323 + 1278 + 1410) / 4 = 1330,75  


TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir.

Uma tela de computador pode ser representada por uma matriz de cores, de forma que cada elemento da matriz corresponda a um 1pixel na tela.

Numa tela em escala de cinza, por exemplo, podemos atribuir 256 cores diferentes para cada pixel, do preto absoluto (código da cor: 0) passando pelo cinza intermediário (código da cor: 127) ao branco absoluto (código da cor: 255)

1Menor elemento em uma tela ao qual é possível atribuir-se uma cor.


Suponha que na figura estejam representados 25 pixels de uma tela.




A matriz numérica correspondente às cores da figura apresentada é dada por :



                                  

8. (Fatec 2017)  Uma matriz M = (aij), quadrada de ordem 5, em que i representa o número da linha e j representa o número da coluna, é definida da seguinte forma:

           aij = 0, se i = j  ,  aij = 127, se i > j  , aij = 255, se i < j 

A matriz M corresponde a uma matriz de cores em escala de cinza, descrita pelo texto, em uma tela.
Sobre essa matriz de cores, pode-se afirmar que ela :

a) terá o mesmo número de pixels brancos e cinzas.   
b) terá o mesmo número de pixels brancos e pretos.   
c) terá o mesmo número de pixels pretos e cinzas.   
d) terá uma diagonal com cinco pixels brancos.   
e) terá uma diagonal com cinco pixels cinzas.   
  
Resposta da questão 8:[A]

A matriz M será da seguinte forma:




                               

Utilizando as cores correspondentes, temos:





                                  


Portanto, a afirmação correta é: "Terá o mesmo número de pixels brancos e cinzas".  




9. (Fatec 2017)  O número máximo de matrizes distintas que podem ser formadas com 25 pixels de tamanho, em que se possa preencher cada pixel com qualquer uma dentre as 256 cores da escala de cinza, é igual a:

a) 255256   
b) 12725   
c) 2525   
d) 25625   
e) 0256   

Resposta da questão 9:[D]

Temos 25 espaços e cada um destes espaços podemos utilizar uma das 256 cores, portanto o número máximo de matrizes distintas que podem ser formados será dado por: 25625.  

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES:
Leia o texto publicado em maio de 2013 para responder à(s) questão(ões) a seguir.

Os Estados Unidos se preparam para uma invasão de insetos após 17 anos

            Elas vivem a pelo menos 20 centímetros sob o solo há 17 anos. E neste segundo trimestre, bilhões de cigarras (Magicicada septendecim) emergirão para invadir partes da Costa Leste, enchendo os céus e as árvores, e fazendo muito barulho.
            Há mais de 170 espécies de cigarras na América do Norte, e mais de 2 mil espécies ao redor do mundo. A maioria aparece todos os anos, mas alguns tipos surgem a cada 13 ou 17 anos. Os visitantes deste ano, conhecidos como Brood II (Ninhada II, em tradução livre) foram vistos pela última vez em 1996. Os moradores da Carolina do Norte e de Connecticut talvez tenham de usar rastelos e pás para retirá-las do caminho, já que as estimativas do número de insetos são de 30 bilhões a 1 trilhão.
            Um estudo brasileiro descobriu que intervalos baseados em números primos ofereciam a melhor estratégia de sobrevivência para as cigarras.

<http://tinyurl.com/zh8daj6> Acesso em: 30.08.2016. Adaptado.


10. (Fatec 2017)  Com relação à Ninhada II, e adotando o ano de 1996 como o 1º termo (a1) de uma Progressão Aritmética, a expressão algébrica que melhor representa o termo geral (an) da sequência de anos em que essas cigarras sairão à superfície, com n ɛ N*, é dada por :

a) an  = 17n + 1979   
b) an  = 17n + 1998   
c) an  = 17n + 2013   
d) an  = 1996n + 17 
e) an  = 1979n + 17   
  
Resposta da questão 10: [A]

Aplicando a fórmula do termo geral da P.A., temos: an = a1 + (n - 1).r
an = 1996 + (n - 1).17 → an = 17n + 1979

  
11. (Fatec 2017)  O texto afirma que os habitantes das áreas próximas às da população de cigarras da Ninhada II talvez tenham que retirá-las do caminho. Imagine que 30 bilhões dessas cigarras ocupem totalmente uma estrada em formato retangular, com 10 metros de largura. Nesse cenário hipotético, as cigarras estariam posicionadas lado a lado, sem sobreposição de indivíduos.
Considerando que a área ocupada por uma cigarra dessa espécie é igual a 7x10-4 metros quadrados, então N quilômetros dessa estrada ficarão ocupados por essa população.
O menor valor de N será igual a :

a) 2,1   
b) 21   
c) 210   
d) 2100   
e) 21000   
  
Resposta da questão 11:[D]

Área ocupada por 30 bilhões de cigarras: 30.109.7.10-4 = 210.105 m2

O comprimento N da estrada será dado por:
10n = 210.105 → n = 2100000m → n = 2100 km
  

12. (Fatec 2017)  Suponha a existência de uma espécie C1 de cigarras, emergindo na superfície a cada 13 anos, e de uma espécie C2 de cigarras, emergindo a cada 17 anos.
Se essas duas espécies emergirem juntas em 2016, elas emergirão juntas novamente no ano de :

a) 2271   
b) 2237   
c) 2145   
d) 2033   
e) 2029   
   
Resposta da questão 12: [B]

Elas emergirão juntas depois de M anos, onde M é o mínimo múltiplo comum entre 13 e 17 → M = 13.17 = 221

Portanto, estas espécies emergirão juntas novamente no ano de
2016 + 221 = 2237.  


35 comentários:

  1. calcule as derivadas parciais de segunda ordem da função f(x,y)=sen(3x=y^2)
    como resolver ?

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  2. Oi,bom dia.
    f(x,y) = sen(3x+y2)
    derivadas de 1a ordem :
    Revendo : y = senu → y' = cosu.u'
    df/dx = cos(3x+y2) . (3x + y2)' = 3cos(3x+y2)
    df/dy = cos(3x+y2) . (3x + y2)' = 2ycos(3x+y2)

    derivadas de 2a ordem :
    Revendo : y = cosu → y' = - senu.u'
    y = uv → y' = u'v + uv'

    df/dx = - 3.sen(3x+y2). (3x+y2)' → - 3.sen(3x+y2).3 → -9sen(3x+y2).
    df/dy = (2y)'.cos(3x+y2) + 2y.[cos(3x+y2) ]' =
    = 2. cos(3x+y2) + 2y.[- sen(3x+y2).(3x+y2)' ] =
    = 2. cos(3x+y2) + 2y.[- sen(3x+y2).2y] =
    = 2. cos(3x+y2) - 4y2. sen(3x+y2) =
    = 2. cos(3x+y2) - 4y2. sen(3x+y2) =
    Como sen 2a = 2 senacosa, vem :
    -4y2.[2 sen(3x+y2)cos(3x+y2)] = -4y2.sen2(3x+y2) =
    = -4y2sen(6x+2y2)

    Prof. Bolinha

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  3. Professor, Numero 6.
    eu queria saber como o sr chegou no resultado CDRS = 1 - (M.RM / H.RH) = 1 - (1200000.1410/1000000.2022) =

    = 1 - (16920/20220) ≈ 0,16

    a duvida msm é como vc chegou no valor de 1410 e o 20220 ????

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  4. Oi, boa tarde
    Observe o quadro de instruções que antecede a questão. Os dados estão nele, em 2013.
    Melhorou ?
    Prof. Bolinha

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  5. Com base na série histórica dos rendimentos de homens e de mulheres, observou-se que a razão M.RM / H.RH pertence ao intervalo real [0, 1].

    fala que o intervalo real é de 0,1 só que eu multiplico e divido e n dá esse valor.

    CDRS 1 - (1200 000 X 0,1 = 120000 120000/100000 = 12
    1000 000 X 0,1 = 100000


    To empacado aqui, ainda não entendi, poderia me explicar de outro jeito por favor

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  6. Jhonatan, boa noite
    Veja :
    M = 1.200.000
    H = 1.000.000
    RM = 2022 (valor expresso no gráfico preliminar)
    RH = 1410 (valor expresso no gráfico preliminar)
    CDRS = 1 - (M.RM / H.RH) = 1 - (1200000.1410/1000000.2022) =
    1 - (12.1410/10.2022) = 1 - (12.141/2022) = 1 - (1692/2022) = 1 – 0,836 ≈ 0,16
    Melhorou ?
    Prof. Bolinha

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  7. obrigado, realmente n tinha prestado atenção.

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  8. Jhonatan, boa tarde
    Fico feliz por ter entendido.
    Qualquer dúvida pergunte.
    Prof. Bolinha

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  9. Conferindo no site a questão 8 que é refêrente a matrízes está com o resultado diferente do que a resposta do gabarito oficial, no gabarito oficial a resposta é a letra (D) = terá uma diagonal com cinco pixels brancos

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  10. Oi, boa noite.
    Confira novamente. Esta questao de número 8 representa a questao de número 30 da prova, e o resultado é realmente letra A.
    Prof. Bolinha

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  11. Professor eu li e reli a questao 1, mas nao entendi teria como explicar como funcionou a tabela?

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  12. Julio, bom dia !
    Observe as letras na tabela :
    F A T E C B D G H I J K L
    M N O P Q R S U V W X Y Z

    BOA PROVA = RTNEBTHN
    F A T E C B D G H I J K L
    M N O P Q R S U V W X Y Z
    Veja : R/B, T/O, N/A, E/P, B/R, T/O, H/V, N/A

    Agora o que a questão pede : A G A Q N E N B P S P N E B P A S P B → NUNCA-PARE-DE-APRENDER
    Melhorou ?
    Prof. Bolinha

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    Respostas
    1. MUITO OBRIGADO PROFESSOR! entendi agr perfeitamente
      prestarei a prova da fatec esse ano gostaria que o senhor me falasse o que mais cai em matematica para ja começar os estudos

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  13. JULIO, BOM DIA.
    A prova da Fatec apresenta uma formataçao diferente das outras provas .
    Dos conteúdos cobrados destacaria Raciocínio Lógico, Lógica Matamática, PA e PG, Matrizes, Geometria Plana, Problemas envolvendo proporçoes e Porcentagem.
    Estude que Vc atingirá seu objetivo.
    Prof. Bolinha

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  14. Professor não entendi o resultado da questão 9. Poderia detalhar a resposta por favor?

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  15. Oi, boa tarde.

    Temos 25 espaços e cada um destes espaços podemos utilizar uma das 256 cores, portanto o número máximo de matrizes distintas que podem ser formados será dado por :

    256.256.256.256.256. 256.256.256.256.256. 256.256.256.256.256. 256.256.256.256.256. 256.256.256.256.256 = 25625 , ou seja 25 vezes 256

    Melhorou ?

    Prof. Bolinha

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  16. Boa Noite
    No exercício 11, de onde vc tira o 10n?
    Obg.

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  17. al_junior, bom dia
    Veja : ... Imagine que 30 bilhões dessas cigarras ocupem totalmente uma estrada em formato retangular, com "10" metros de largura.
    Como a área ocupada por 30 bilhões de cigarras é 30.109.7.10-4 = 210.105 m2 e área de um retângulo é comprimento x largura, então :
    Comprimento x "10" = 210.105 → comprimento = 210.105/10 = 210.104 =
    2100000 m = 2100 km.
    Melhorou ?
    Prof. Bolinha

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    Respostas
    1. Ektor, bom dia.

      Nao é 109 mas sim 10 elevado a nove. O computador as vezes troca a operaçao.
      Veja,
      Área ocupada por 30 bilhões de cigarras: bilhoes = 10 elevado a nove.
      Melhorou
      Prof. Bolinha

      Excluir
    2. agora eu entendi , muito obrigado. ou seja dez elevado a nove é para formar um bilhao e multiplicar por 30 que dara os 30 bilhoes obg.

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    3. Ektor, bom dia.

      Certo, isso mesmo. Qualquer dúvida estarei aqui.
      Prof. Bolinha

      Excluir
    4. professor na verdade ainda restou uma duvida, porque o numero (210.10elevado a 5) é dividido por 10? e porque depois ele se torna elevado a 4??

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    5. Ektor, boa tarde.

      Repare, 210 vezes 10 elevado a 5 deverá ser dividido por 10, certo ?

      VC lembra que divisão de potencia de mesma base, conservamos a base e diminuímos os expoentes ?

      Então ai está sua dúvida, 10 elevado a 5, dividido por 10( que é 10

      elevado a 1), resultará em 10 elevado a 4, (que é 5 - 1).

      Melhorou ?
      Prof. Bolinha

      Excluir
  18. Professor, não entendi a questão:
    Questão 14
    Em um círculo recortado em papel cartão foi feito o desenho de um homem estilizado. Esse círculo foi utilizado para
    montar uma roleta, conforme a figura 1, fixada em uma parede. Quando a roleta é acionada, o círculo gira livremente em
    torno do seu centro, e o triângulo indicador permanece fixo na parede.
    Considerando, inicialmente, a imagem do homem na posição da figura 1, obtém-se, após a roleta realizar uma rotação de
    três quartos de volta, no sentido horário, a figura representada em
    (A) (D)
    Figura 1
    (B) (C) (E)
    Seja N um número natural de dois algarismos não nulos. Trocando-se a posição desses dois algarismos, obtém-se um novo
    número natural M de modo que N – M = 63.
    A soma de todos os números naturais N que satisfazem as condições dadas é
    (A) 156
    (B) 164
    (C) 173
    (D) 187
    (E) 198

    fico no aguardo

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  19. Desculpa
    a questao foi errada, segue a nova:

    14 - Seja N um número natural de dois algarismos não nulos. Trocando-se a posição desses dois algarismos, obtém-se um novo
    número natural M de modo que N – M = 63.
    A soma de todos os números naturais N que satisfazem as condições dadas é

    ResponderExcluir
  20. Amanda, boa tarde.

    Imagine um número natural de dois algarismos não nulo, exemplo 52.

    Podemos escreve-lo como 5.10 + 2 = 52, certo ?

    Assim sendo, podemos imaginar o número N = xy, ou seja N = 10x + y

    Invertendo a ordem, encontramos M = yx, ou seja M = 10y + x.

    Como N – M = 63, então 10x + y - (10y + x) = 63 → 10x + y – 10y – x = 63→

    9x – 9y = 63 ( : 9) → x – y = 7

    Agora testando os números xy, onde x – y = 7 chegamos a 81 e 92.

    Portanto a soma de 81 + 92 = 173.

    Melhorou ?

    Prof. Bolinha

    ResponderExcluir
  21. boa tarde prof. bolinha na questão 5 não entendi como foi encontrado os valores 81 e 92 se puder esclarecer pra mim agradeço

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    Respostas
    1. Angelo, boa tarde
      O segredo do problema consiste em perceer que um número de dois algarismos, do tipo "xy", pode ser expresso por 10x + y, onde o algarismo "x" indica as dezenas e o "y" as unidades. Como a diferença entre "x" e "y" é 7, então, POR TENTATIVA, encontramos 81 e 92, pois 81 → 8 – 1 = 7 e 92 → 9 – 2 = 7.
      Melhorou ?
      Prof. Bolinha

      Excluir
  22. obrigado professor esclareceu minha duvida

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  23. Como o senhor cosegui chegar a resposta da numéro 4

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    Respostas
    1. Tais, bom dia.
      Observe que os números formam um ciclo 0,1,2,3,4,5,6,7,8 ou seja repete após 9 casas.
      Dividindo 2016 por 9 encontramos 224 e resto zero → 1alinha, então 2017 estará na 2a linha.
      Melhorou ?
      Prof. Bolinha

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  24. Organiza as questões de acordo com a prova, perdi um tempo da porra pra achar a questão que eu queria aqui e vice-versa

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  25. Em um círculo recortado em papel cartão foi colocado o desenho do mestre renascentista
    Leonardo Da Vinci, O Homem Vitruviano. Esse círculo foi utilizado para montar uma roleta,
    conforme a figura 1 a seguir, fixada em uma parede. Quando a roleta é acionada, o círculo gira
    livremente em torno do seu centro, e o triângulo indicador permanece fixo na parede.
    Figura 1

    Disponível em: https://suportegeografico77.blogspot.com/homem-
    vitruviano-de-leonardo-da-vinci.html (Adaptado)

    Consulta feita em 09/09/2020
    Considerando, inicialmente, a imagem da tela do mestre renascentista, na posição da figura

    1, obtém-se, após a roleta realizar uma rotação de três quartos de volta, no sentido anti-
    horário, a figura

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