terça-feira, 14 de novembro de 2017

QUESTÕES VESTIBULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA 2017 – COMENTADAS.


1. Assistindo a um treino de ciclistas na Vila Olímpica, no qual três ciclistas A, B e C partem simultaneamente de um mesmo ponto, observa-se no painel o tempo que cada ciclista leva para completar uma volta na pista, como a seguir:

• Ciclista A: 2 min;
• Ciclista B: 3 min;
• Ciclista C: 4 min.

Pergunta-se, após quanto tempo os três ciclistas voltam a se encontrar?

A) 24 min;
B) 20 min;
C) 12 min;
D) 6 min;
E) 30 min.

Vejamos :

Os três ciclistas voltam a se encontrar em MMC (2, 3, 4) = 12 minutos

2. Sobre um terreno circular de raio R, marcam-se quatro pontos A, B, C e D, conforme figura abaixo, que interligados formam um quadrilátero, cujas medidas são: AB=20m, BC=16m, CD=10m, AD=25m e AC=20m. O segmento BD é um diâmetro do círculo.
                              


Qual a área do terreno circular?

A) 225 m2;
B) 300π m2;
C) 200π m2;             QUESTÃO ANULADA !

D) 155π m2;
E) 225π m2.

Vejamos :

Como todo triangulo inscrito em um semicírculo é retângulo, então
AD2 + AB2 = DB2 → 252 + 202 = DB2 → 625 + 400 = DB2 DB2 = 1025  ou
DC2 + BC2 = DB2 → 102 + 162 = DB2 → 100 + 256 = DB2 DB2 = 356
A QUESTÃO  APRESENTA  DADOS INCOERENTES .

3. Sejam f : R+* → R+* dada por f(x) = 1/x e g : R→ R  dada por g(x) = 2x + 1 . Encontre a área do quadrilátero ABCD, formado pelos pontos: A=(0,0), B= (0, g(0)), C(x',y') e D=(1,0), onde (x', y') é o ponto de intersecção dos gráficos de f e g, como ilustra a figura abaixo:

                             

A) 3/4 u.a;
B) 5/4 u.a;
C) 1/4 u.a;
D) 2 u.a;
E) 3 u.a.

Vejamos :

Sendo A=(0,0), B= (0, g(0)), C(x',y') e D=(1,0), então g(0) = 2.0 + 1 = 1
Como (x', y') é o ponto de intersecção dos gráficos de f e g, então
1/x = 2x + 1→ 1 = 2x2 + x →  2x2 + x – 1 = 0 → ∆ = 9 → x = (- 1 ± 3)/4
x' = 1/2 ou x" = - 1 (não convém) → y' = 2 e C(1/2, 2).
Finalmente podemos determinar a área do quadrilátero ABCD através do
da soma das áreas de ABCP com CPD, onde P é a interseção da
perpendicular pelo ponto C com o eixo x


                                     
         

    

AÁBCD  = AABCP  + ACPD = (AB + CP).AP/2 + CP.PD/2 =
[(1 + 2).1/2]/2 + [2.(1/2]/2 = 3/4 + 1/2 = 5/4 u.a.

4. Dadas as matrizes A e B . Qual o valor de det A + det B ?

                  
  


A) 1;
B) 0;
C) 23;
D) 3;
E) 2.
Vejamos :
Se det A = 23.2 – 0.3 = 46 e det B = 0.3 – 23.2 = - 46, então det A + det B = 0
5. Considere o conjunto de todos os pontos P do espaço cujas distâncias a um ponto fixo O são iguais a r, onde r é um número real positivo. Estamos falando de qual conceito geométrico?

A) Cone;
B) Cilindro;
C) Esfera;              QUESTÃO ANULADA !
D) Plano;
E) Reta.
Vejamos :       
"A esfera pode ser definida como um sólido geométrico formado por uma superfície curva contínua. O conjunto de pontos do espaço cuja distância a O é igual ou menor que o raio R".
6. Qual é a probabilidade de, ao lançar um dado honesto, a soma dos números das cinco faces que não estão para baixo ter como soma 19?

A) 1/3;
B) 1/2;
C) 1/6;
D) 2/3;
E) 1.
Vejamos :
1 → 2 + 3 + 4 + 5 + 6 = 20;     2 → 1 + 3 + 4 + 5 + 6 = 19
3 → 1 + 2 + 4 + 5 + 6 = 18;     4 → 1 + 2 + 3 + 5 + 6 = 17
5 → 1 + 2 + 3 + 4 + 6 = 16;     6 → 1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15
A probabilidade das cinco faces que não estão para baixo ter como

soma 19 é 1/6

7. Um professor da UFRR, de uma determinada disciplina, avaliou seus alunos com três avaliações valendo 10,0 pontos cada uma. Um dos alunos obteve 9,3 na primeira avaliação, 6,6 na segunda e 5,4 na terceira. Em relação a este aluno,

A) a média geométrica foi de 21,3 pontos;
B) a média aritmética foi de 21,3 pontos;
C) a média aritmética foi de 6,9 pontos;
D) a média geométrica foi de 7,1 pontos;
E) a média aritmética foi de 7,1 pontos.

Vejamos :

Dados 3 números a, b e c, chamaremos média aritmética Ma = (a + b + c)/3

e média geométrica Mg = 3√(abc).


Ma = (a + b + c)/3 = (9,3 + 6,6 + 5,4)/3 = 21,3/3 = 7,1

Mg = 3√(abc) = 3 √331,452 ≈ 6,92


8. Sejam P1(x) = x3 + x2 – x – 1 e P2(x) = x3 + 3x2 + 3x + 1 polinômios tais que α é raiz real de P1(x) . Então P2(α) é igual a :

A) 10 ou 13;
B) 9 ou 7;
C) 8 ou 0;
D) 11 ou 20;
E) 12 ou 19.

Vejamos :

Se α é raiz real de P1(x) então P1(α) = 0 → α3 + α2 – α – 1 = 0 →
α2(α + 1) - (α + 1) = 0 → (α2 - 1).(α + 1) = 0 → (α2 - 1) = 0 ou (α + 1) = 0 →
α = ± 1 ou α = - 1.
Sendo P2(x) = x3 + 3x2 + 3x + 1, então P2(α) será igual a :
P2(1) = 13 + 3.12 + 3.1 + 1 = 8  ou P2(-1) = (-1)3 + 3.(-1)2 + 3.(-1) + 1 = 0



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