quinta-feira, 11 de maio de 2017

QUESTOES VESTIBULAR G1 – cps 2017 - COMENTADAS



1. (G1 - cps 2017)  A alimentação saudável está entre as inúmeras atitudes que podem ser adotadas para garantir qualidade de vida.

Alice, aluna de Nutrição e Dietética da Etec de Avaré, aprendeu que as leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico, entre outras, são fontes de proteínas de origem vegetal, e que o consumo regular de arroz integral traz muitos benefícios à saúde, já que ele apresenta mais nutrientes que o arroz branco.

Alice preparou uma receita de arroz integral com lentilha, prato de origem árabe, utilizando quantidades iguais destes dois ingredientes. Quando ficou pronto, ela serviu-se de uma porção da receita que fez.

Considerando que a lentilha tem o triplo da quantidade de proteína do arroz integral e que Alice ingeriu 28 g de proteína, provenientes apenas desses dois alimentos, pode-se concluir que ela consumiu :

a) 7 g de proteína proveniente do arroz integral.   
b) 9 g de proteína proveniente do arroz integral.   
c) 11 g de proteína proveniente do arroz integral.   
d) 23 g de proteína proveniente da lentilha.   
e) 25 g de proteína proveniente da lentilha.   
  
Resposta da questão 1: [A]

Se x é a quantidade de proteína proveniente do arroz integral, então

28 – x = 3x → x = 7 g.  

2. (G1 - cps 2017)  Leia os trechos para responder à questão.

Os benefícios da reciclagem do papel incluem a redução no consumo de água e energia utilizadas na produção. Mas é fato que, com a reciclagem de papel, deixa-se de cortar árvores: calcula-se que, para cada 1 tonelada de papel reciclado, salvam-se de 15 a 20 árvores.
<http://tinyurl.com/5s9g6ub> Acesso em: 12.09.2016. Adaptado.

Em 2015, 46,3% do papel produzido e comercializado no Brasil foi reciclado e voltou para a cadeia produtiva.
<http://tinyurl.com/3gldkj5> Acesso em: 12.09.2016. Adaptado.


No Brasil, em 2015, considerando uma produção e comercialização total de 10 milhões de toneladas de papel, de acordo com os dados dos trechos, podem-se salvar até N árvores. O valor de N é :

a) 2,315.104   
b) 2,315.105   
c) 9,260.106   
d) 9,260.107      
e) 9,260.108      

Resposta da questão 2:[D]

O resultado é dado por 0,463.10.106.20 = 9,26.107  

3. (G1 - cps 2017)  A quantidade mínima de água necessária para a vida de um ser humano varia de acordo com seu padrão de vida, o local em que mora, seus hábitos, entre outros fatores. No Brasil, considera-se o consumo de 150 a 200 litros de água por pessoa, por dia, o necessário para uma vida confortável numa residência.

Para saber se você e os moradores de sua casa são consumidores moderados de água, basta encontrar o consumo médio por pessoa.

Se o resultado for, por dia,
- menor que 150 L por pessoa, significa que vocês praticam a economia de água.
- entre 150 e 300 L é sinal de que vocês estão no limite do bom senso.
- maior de 300 L significa que vocês devem refletir sobre a utilização da água na sua casa, ou mesmo averiguar se este elevado consumo está sendo causado por vazamentos.

<http://tinyurl.com/zzaso7z> Acesso em: 10.09.16. Adaptado.


O consumo de água referente ao mês de setembro de uma residência com 5 moradores foi de 25 m3.

Sobre o consumo médio por morador por dia, é correto afirmar que esses, moradores :

a) praticam a economia de água.   
b) estão no limite do bom senso.   
c) consomem menos do que os que praticam a economia de água.   
d) devem refletir sobre a utilização da água na sua casa.   
e) devem averiguar a existência de possíveis vazamentos na residência.   


Resposta da questão 3: [B]

Sendo 25 m3 = 25000 dm3 = 25000 L, podemos concluir que o consumo diário por pessoa foi de 25000/5.30 ≈ 167 L, ou seja, no limite do bom senso.  

                       TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
            O conceito de segurança alimentar e nutricional, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), implica em promover o direito de todos os cidadãos ao acesso regular e permanente a alimentos.
            Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo sofriam de subnutrição. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que as perdas globais de alimentos e o desperdício cheguem a 1,3 bilhão de toneladas por ano – cerca de um terço da produção mundial de alimentos. Por isso, a redução das perdas e do desperdício deve ser uma prioridade global.
            Alguns fatores contribuem para o agravamento dos casos de subnutrição, tais como a má distribuição de renda, os sistemas precários de distribuição de água e alimentos, os desastres naturais e a baixa escolaridade. Outro fator é a pouca ou nenhuma ingestão de alimentos, impossibilitando que, por exemplo, uma criança cresça e desenvolva o corpo e o cérebro, causando danos irreversíveis.
            Os principais sinais da subnutrição são o emagrecimento excessivo, a incapacidade de crescer e de se desenvolver de acordo com a taxa esperada, mudanças de comportamento, alterações no cabelo e na cor da pele, entre outros.
            A subnutrição também causa apatia, prostração e desmaios, já que o cérebro utiliza a glicose (carboidrato) como fonte de energia, e esse é o primeiro nutriente a faltar em uma dieta reduzida. Além disso, a subnutrição também pode causar uma série de outras doenças, como o raquitismo, o escorbuto, dores de cabeça e a osteoporose, sendo ainda, uma das principais causas de morte de crianças em alguns países.
            É preciso unir esforços para promover estilos de vida saudáveis, com respeito, inclusive, às dimensões culturais e regionais.
            Campanhas de educação alimentar são uma responsabilidade social, e sua ação se insere no contexto do desenvolvimento sustentável.

<http://tinyurl.com/jxajnjy> Acesso em: 02.09.2016. Adaptado.


4. (G1 - cps 2017)  Suponha que

- não ocorra, no mundo, o desperdício anual de alimento divulgado pela FAO, isto é, que todo esse alimento possa ser tratado e conservado para a alimentação humana; e
- todo esse alimento seja destinado a todas as pessoas subnutridas do mundo, de acordo com os dados da ONU.

Nessas condições, em 2015 (ano que teve 365 dias), a quantidade de alimento, em quilogramas, destinada, em média, por pessoa, por dia, estaria mais próxima de :

a) 8   
b) 6   
c) 4   
d) 2   
e) 1   

Resposta da questão 4: [C]

O resultado pedido é dado por 1,3.109.103/800.106.365 ≈ 4.  


                     TEXTO PARA AS PRÓXIMAS DUAS QUESTOES :
Um painel fotovoltaico converte energia solar em energia elétrica de forma sustentável.

Suponha que, em uma região plana, será instalado um sistema de painéis fotovoltaicos para suprir uma comunidade com energia elétrica.

Segue a descrição de alguns itens do projeto:
- instalação de 5 filas paralelas entre si; cada fila contendo 10 painéis;
- cada painel foi montado com 4 módulos fotovoltaicos congruentes entre si, conforme figura;
- em cada módulo fotovoltaico, a superfície de captação da energia solar é de forma retangular, com dimensões de 65 cm por 150 cm.
- os painéis deverão estar separados, de modo que um não faça sombra sobre o outro e, também, não sejam encobertos pela sombra de qualquer outro objeto;
- os painéis são idênticos entre si e estão apoiados sobre o solo.


                       

5. (G1 - cps 2017)  No projeto descrito, a área total da superfície de captação de energia solar é, em metros quadrados,

a) 195   
b) 185   
c) 175   
d) 165   
e) 155   

Resposta da questão 5:[A]

O resultado é dado por 5.10.1,3.3 = 195 m2  


6. (G1 - cps 2017)  A figura apresenta o modelo matemático para a determinação da distância mínima entre dois painéis de filas paralelas e adjacentes do projeto descrito.   


             

Na figura, tem-se que:
    A : ponto que representa o topo do painel;
    B : representa o ponto de apoio do painel no solo;
    o segmento AB representa o painel;
    C : representa o ponto de apoio no solo do painel paralelo e mais próximo;
    o segmento AH representa a distância do topo do painel ao solo;
    β representa a medida do ângulo de incidência dos raios do Sol em relação ao solo*;
    d = BC é a distância entre os pontos B e C.

*A distância mínima entre dois painéis que estão em filas paralelas e adjacentes depende do ângulo β de incidência solar às 12 h do dia do solstício de inverno, momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.


Na figura, sabendo que BH = 120 cm e que, no local de instalação dos painéis, β = 21,800, a distância mínima d entre dois painéis que estão em filas paralelas e adjacentes é, em metros,

Dados : sen 21,800 ≈ 0,3714 ; cos 21,800 ≈ 0,9285 ; tg 21,800 ≈ 0,40

a) 2,35   
b) 2,45   
c) 2,55   
d) 2,65   
e) 2,75   

Resposta da questão 6: [B]

Sabendo que AB = 2.65 = 130 cm, temos AH = 50 cm e, portanto, vem 
tg β = AH/CH → CH = 50/0,4 ≈ 125 cm.

A resposta é 120 + 125 = 245 cm = 2,45 m.  


                    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê.

Nos primeiros dias após o nascimento, o leite materno é chamado de colostro. O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo.

A principal proteína do leite materno é a lactoalbumina e a do leite de vaca é a caseína, de difícil digestão para a espécie humana.

A tabela apresenta as diferenças entre o colostro e o leite maduro, entre o leite de mães de bebês a pré-termo e de bebês a termo e entre o leite materno e o leite de vaca.


Leite Materno

Nutriente
Colostro (3 – 5 dias)
Leite maduro (26 – 29 dias)
Leite de Vaca
a termo(1)
a pré-termo(2)
a termo(1)
a pré-termo(2)
Calorias (kcal/dl)
48
58
62
70
69
Lipídios (g/dL)
1,8
3,0
3,0
4,1
3,7
Proteína (g/dL)
1,9
2,1
1,3
1,4
3,3
Lactose (g/dL)
5,1
5,0
6,5
6,0
4,8

(1) Bebê a termo: gestação de 39 a 40 semanas.
(2) Bebê a pré-termo: gestação de 37 a 38 semanas.

<http://tinyurl.com/z2xs272> Acesso em: 01.09.2016. Adaptado.


7. (G1 - cps 2017)  A quantidade de lactose que um bebê a pré-termo de 4 dias ingere ao ser amamentado com 80 mL de leite materno é, em gramas,

a) 0,04   
b) 0,4   
c) 4,0   
d) 40,0   
e) 400,0   

Resposta da questão 7:[C]

Pela tabela e sendo 80 mL = 0,8 dL, podemos concluir que a resposta é 0,8.5 = 4 g.  



8. (G1 - cps 2017)  O Quadrado Mágico é uma tabela quadrada composta por números inteiros consecutivos a partir do 1, em que a soma de cada coluna, de cada linha e de cada diagonal são iguais. Essa soma é chamada de número mágico.

Aprenda a encontrar o número mágico de um quadrado 3x3, como o da figura.

                



O quadrado mágico 3x3 possui 9 posições, portanto deve ser preenchido com os números de 1 até 9, sem repetição.

O número mágico pode ser encontrado seguindo dois passos.

Passo 1 – Encontrar a soma total dos números.
1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 = 45

Passo 2 – Dividir a soma encontrada pelo número de colunas existentes no quadrado. No caso do quadrado mágico 3x3, os 9 números estão agrupados em 3 colunas.
Logo o número mágico será 45 : 3 = 15.

Em condições semelhantes, o número mágico de um quadrado 4x4, será :

a) 16   
b) 24   
c) 34   
d) 64   
e) 136   
  
Resposta da questão 8:[C]

Do enunciado, o número mágico de um quadrado 4x4 é dado por:

(1 + 2 + 3 + ... + 16)/4 = 1/4 . (1 + 16).16/2 = 1/4 . 8 . 17 = 2.17 = 34
  


9. (G1 - cps 2017)  Em um famoso jogo eletrônico de arremessar pássaros, a trajetória do lançamento corresponde a parte de uma parábola, como a da figura.

                       


Considere que um jogador fez um lançamento de um pássaro virtual cuja trajetória pode ser descrita pela função h(x) = - x2 + 4x, com x variando entre 0 e 4.

O gráfico mostra essa trajetória. O ponto de lançamento do pássaro coincide com a origem do plano cartesiano.

                          


Analisando o gráfico, é correto afirmar que o pássaro começa a :

a) cair a partir do ponto (2, 4)   
b) cair a partir do ponto (4, 2)      
c) subir a partir do ponto (2, 4)      
d) subir a partir do ponto (4, 2)      
e) subir a partir do ponto (3, 3)      

Resposta da questão 9:[A]

Pelo gráfico, o pássaro começa a cair a partir do ponto (2, 4) que é o vértice da parábola.  

10. (G1 - cps 2017)  O caleidoscópio consiste em um prisma regular de base triangular, obtido da união de três espelhos planos retangulares, todos com as suas faces espelhadas voltadas uma para as outras (desenho 1). Em uma das bases triangulares, é colado um material translúcido, enquanto a outra base é opaca, contendo apenas um furo em seu centro. Dentro do caleidoscópio encontram-se pequenos objetos soltos, tais como contas ou pedacinhos de papel.

Ao olharmos para o interior do caleidoscópio através do furo da base opaca, podemos ver as imagens obtidas pelas inúmeras reflexões dos objetos nos espelhos.

                              


Desejando construir seu caleidoscópio, João o fez com papel cartão escuro (desenho 2).

                 


João colou dois espelhos consecutivos, bem como as abas correspondentes das laterais nas bases formadas com os triângulos equiláteros. Enquanto esperava a cola secar, decidiu olhar as imagens de um botão que ele segurou entre esses dois espelhos. Como o caleidoscópio ainda não estava fechado completamente, ele pôde olhar diretamente para as faces refletoras dos espelhos.

O número de imagens distintas (N) que se formam de um objeto colocado entre dois espelhos pode ser calculado pela relação

        N = 3600/(medidas do ângulo entre as superfícies refletoras) - 1

O número máximo de imagens distintas do botão, que podem ser vistas por João é :

a) uma.   
b) duas.   
c) três.   
d) cinco.   
e) seis.   
  
Resposta da questão 10: [D]

Do enunciado, o número máximo de imagens distintas do botão, que

podem ser vistas por João é dado por: N = 3600/600 – 1 → N = 5
  

11. (G1 - cps 2017)  No século XVI, divertidos duelos intelectuais entre professores das academias contribuíram para o avanço da Matemática.
Motivado por um desses duelos, o matemático italiano Niccólo Fontana (Tartaglia) (1500 – 1557) encontrou uma fórmula para resolver equações polinomiais de terceiro grau. No entanto, os outros matemáticos da época não tinham acesso a tal descoberta, tendo que encontrar formas alternativas para resolver aqueles problemas.

Uma dessas formas alternativas é a fatoração, que facilita a observação das raízes (soluções), pois transforma a adição dos termos da equação em uma multiplicação igualada a zero. Veja o exemplo.

               x3 + 6x2 + 5x – 12 = 0 → (x - 1).(x + 3).(x + 4) = 0

Analisando o exemplo dado, é correto afirmar que essa equação :

a) possui três raízes naturais distintas.    
b) possui três raízes inteiras distintas.    
c) possui duas raízes naturais distintas e uma raiz irracional.    
d) possui duas raízes irracionais distintas e uma raiz inteira.    
e) não possui raízes reais.    
  
Resposta da questão 11:[B]

Da equação (x - 1).(x + 3).(x + 4) = 0, temos:

X – 1 = 0 ou x + 3 = 0 ou x + 4 = 0 ou seja, x = 1 ou x = - 3 ou x = - 4

Assim, a equação dada apresenta três raízes inteiras distintas.  


12. (G1 - cps 2017)  Numa partitura musical, figuras rítmicas são símbolos utilizados para representar a duração de cada nota ou acorde.

A tabela mostra o nome da figura rítmica, seu símbolo e o tempo de duração relativo.

Nome da Figura Rítmica
Símbolo
Tempo de duração relativo
Semibreve


1
Mínima



1/2
Semínima


1/4
Colcheia


1/8
Semicolcheia




1/16
Fusa



1/32
Semifusa



1/64

De acordo com a tabela, é correto afirmar que :

a) o tempo de duração da fusa é o dobro do tempo de duração da semicolcheia.   
b) o tempo de duração da mínima é metade do tempo de duração da semínima.   
c) a soma da duração de duas semínimas é igual ao tempo de duração de uma colcheia.   
d) com exceção da semibreve, cada figura rítmica apresenta metade do tempo de duração da figura dada na linha anterior.   
e) com exceção da semibreve, cada figura rítmica apresenta o dobro do tempo de duração da figura dada na linha anterior.   

Resposta da questão 12:[D]

[A] Tempo de duração da fusa: 1/32

Tempo de duração da semicolcheia: 1/16

Note que 2 . 1/16 = 1/8 ǂ 1/32, logo, o tempo de duração da fusa não é o

dobro do tempo de duração da semicolcheia.

Assim, a alternativa [A] é falsa.

[B] Tempo de duração da mínima: 1/2

Tempo de duração da semínima: 1/4

Note que 1/2 . 1/4 = 1/8 ǂ 1/2, logo, o tempo de duração da mínima não é

metade do tempo de duração da semínima.

Assim, a alternativa [B] é falsa.

[C] Tempo de duração da semínima: 1/4

Tempo de duração da colcheia: 1/8

Note que 1/4 + 1/4 = 1/2 ǂ 1/8, logo, a soma da duração de duas

semínimas não é igual ao tempo de duração de uma colcheia.

Assim, a alternativa [C] é falsa.

[D] Tempo de duração da mínima: 1/2

Tempo de duração da semínima: 1/4 = 1/2 .1/2

Tempo de duração da colcheia: 1/8 = 1/2 . 1/4

Tempo de duração da semicolcheia: 1/16 = 1/2 . 1/8

Tempo de duração da fusa: 1/32 = 1/2 . 1/16

Tempo de duração da semifusa: 1/64 = 1/2 . 1/32

Assim, com exceção da semibreve, cada figura rítmica apresenta

metade do tempo de duração da figura dada na linha anterior, ou seja, a

alternativa [D] é verdadeira.

[E] Conforme análise da alternativa [D], com exceção da semibreve, cada

figura rítmica apresenta metade do tempo de duração da figura dada na

linha anterior e não o dobro do tempo, logo, a alternativa [E] é falsa.  

  
13. (G1 - cps 2017)  Uma antiga lenda da Índia afirma que o jogo de xadrez foi criado a pedido de um rei e, como recompensa, o criador do jogo recebeu grãos de trigo de acordo com o número de casas do tabuleiro, seguindo o procedimento descrito.

- O criador do jogo escolhe uma casa e recebe 2 grãos por ela.
- Para a próxima casa escolhida, ele recebe o dobro da casa anterior.
- O processo continua até que todas as casas do tabuleiro sejam escolhidas exatamente uma vez.

Observando o processo podemos perceber que, para a décima casa do tabuleiro, o rei entrega 1024 grãos.

                             


O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuídas em 8 colunas verticais e 8 fileiras horizontais, cada uma com 8 casas. As casas são alternadamente escuras e claras.

É correto afirmar que, o número de grãos a ser entregue pela vigésima casa seria :

a) maior que 1.000 e menor que 10.000   
b) maior que 10.000 e menor que 100.000   
c) maior que 100.000 e menor que 1.000.000   
d) maior que 1.000.000 e menor que 10.000.000   
e) maior que 10.000.000 e menor que 100.000.000   

Resposta da questão 13:[D]

Do enunciado, o número de grãos a ser entregue pela vigésima casa seria

220 = 1.048.576 de grãos 1.000.000 < 1.048.576 < 10.000.000

Assim, o número de grãos a ser entregue pela vigésima casa seria maior

que 1.000.000 e menor que 10.000.000.  



                 TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
O Tangram é um quebra-cabeça chinês. Há uma lenda sobre esse quebra-cabeça que afirma que um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre, para uma longa viagem pelo mundo, recebeu uma tábua quadrada cortada em 7 peças (um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos).

Assim o discípulo poderia reorganizá-las para registrar todas as belezas da viagem. Lendas e histórias como essa sempre cercam a origem de objetos ou fatos, a respeito da qual temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangram. Se é ou não uma história verdadeira, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.

<https://tinyurl.com/htszezr> Acesso em: 03.03.2017. Adaptado.


                                  



14. (G1 - cps 2017)  A partir das informações do texto, as peças do Tangram são :

a) sete polígonos côncavos.   
b) apenas triângulos isósceles.   
c) apenas quadriláteros regulares.   
d) dois trapézios e cinco triângulos.    
e) dois quadriláteros e cinco triângulos.   
  
Resposta da questão 14:[E]

Do texto, as peças do Tangram são dois quadriláteros e cinco triângulos,

pois tanto o quadrado como o paralelogramo são quadriláteros.  

15. (G1 - cps 2017)  Observe o Tangram, em uma possível disposição de suas peças.

                  


Na figura, tem-se que:

- QS é paralelo a BD;
- os polígonos ABCD e OPQR são quadrados;
- S é ponto médio de CD;
- P é ponto médio de OB;
- O é ponto médio de BD;

Se a área do triângulo ABO é 16 cm2, a área do quadrado OPQR é, em centímetros quadrados,

a) 2   
b) 4   
c) 6   
d) 8   
e) 10   


Resposta da questão 15: [D]

Do enunciado e da figura, temos:

                                   


V é ponto de AB, U é ponto médio de AO e x é a medida da área do

triângulo BPQ. Dessa forma, temos: 2x + x + x = 16 → x = 4

Assim, a área do quadrado OPQR é, em centímetros quadrados, 2x = 8.  




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