quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

QUESTÕES VESTIBULAR Uel 2018 - COMENTADAS


1. (Uel 2018)  Em uma população totalmente suscetível a uma doença infecciosa, o número de novas infecções C(n) no instante de tempo n, cresce em progressão geométrica de razão q > 0. Isto é, C(n) = C0.qn , onde n é expresso em uma certa unidade de medida e C0 é a quantidade de infectados no instante inicial n = 0. A seguir, é apresentada uma tabela com exemplos.


Doença
q
Unidade de medida
Sarampo
15
4 dias
Difteria
6
4 dias
SARS
5
10 dias
Influenza (cepa pandêmica de 1918)
3
7 dias
Ebola (surto de 2014)
2
2 semanas

(Adaptado de: <https://en.wikipedia.org/wiki/Basic_reproduction_number>. Acesso em: 25 maio 2017.)


Suponha que uma cidade totalmente suscetível, na Europa medieval, tenha sido tomada pela Peste Negra, que se iniciou com C0 = 15 infectados.
Considerando que, em 8 dias, a soma de infectados desde o início da infestação totalizou 195 pessoas e que a unidade de medida seja de 4 dias, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a razão q.

a) 2   
b) 3   
c) 5   
d) 6   
e) 10   
  
Resposta da questão 1:[B]

Calculando: C0 = 15, 8 dias → n = 2.

C(1) = 15.q  e  C(2) = 15.q2  → 15.q2 + 15.q + 15 = 195 →            

15.q2 + 15.q - 180 = 0  → q2 + q - 12 = 0 → ∆ = 49 → q = 3

  
2. (Uel 2018)  Como podemos compreender a dinâmica de transformar números? Essa pergunta pode ser respondida com o auxílio do conceito de uma função real. Vejamos um exemplo. Seja f : R → R a função dada por f(x) = x√5 + 1 – 2x. Se a, b ɛ R, são tais que f(a) = b então diremos que b é descendente de a e também convencionaremos dizer que a é ancestral de b. Por exemplo, 1 é descendente de 0, já que f(0) = 1. Note também que 1 é ancestral de √5 - 1 uma vez que f(1) = √5 – 1.

Com base na função dada, e nessas noções de descendência e ancestralidade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(     ) Todo número real tem descendente.
(     ) 2 + √5 é ancestral de 2.
(     ) Todo número real tem ao menos dois ancestrais distintos.
(     ) Existe um número real que é ancestral dele próprio.
(     ) 6 - 2√5 é descendente de 5.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) F, F, F, V, V   
b) F, V, F, F, V   
c) V, V, F, V, F   
d) V, V, V, F, V   
e) V, F, V, V, F   
  
Resposta da questão 2: [C]

Analisando as proposições uma a uma:

[I] Verdadeira, pois f : R → R.

[II] Verdadeira. Calculando: f(2 + √5) = (2 + √5).√5 + 1 – 2.(2 + √5) =

     2√5+ 5 + 1 – 4 - 2√5 = 2

[III] Falsa.

[IV] Verdadeira. Calculando: x = x.√5 + 1 – 2x → - 0,7639 = -1 → x ≈ 1,309

[V] Falsa. Calculando: f(5) = 5√5 + 1 – 2.5 → f(5) = 5√5 - 9
  

3. (Uel 2018)  Leia o texto a seguir.

Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2014 houve 59627 homicídios no Brasil, o que representa 4,9% do total de óbitos do mesmo ano. Restringindo esses dados ao sexo masculino, obtemos que 7,9% desse novo total de óbitos são homicídios. De forma análoga, se restringirmos os dados ao sexo feminino, observamos que aqueles causados por homicídio representam 0,9% desse total.

(Adaptado de: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atlas da Violência 2016. p. 6).

Um pesquisador decide representar as informações presentes no texto através do uso de incógnitas de acordo com a tabela a seguir.

Incógnita
Significado
M
Número de óbitos do sexo masculino
F
Número de óbitos do sexo feminino
m
Número de homicídios do sexo masculino
f
Número de homicídios do sexo feminino

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a forma matricial do sistema de equações lineares que representa as informações contidas no texto.

  






Resposta da questão 3:[A]

Sabendo que:
Incógnita
Significado

M
Número de óbitos do sexo masculino
0,049(M+F) = 59627
F
Número de óbitos do sexo feminino
m
Número de homicídios do sexo masculino
m = 0,079M
f
Número de homicídios do sexo feminino
f = 0,009F

Pode-se escrever: 
                         


4. (Uel 2018)  Um pesquisador estuda uma população e determina que a equação N = t9.10-15 descreve a incidência de câncer, representada por N, em função do tempo t. Ele observa que N cresce rapidamente, o que dificulta a análise gráfica dessa relação. Por isso, o pesquisador decide operar simultaneamente com as variáveis N e t a fim de representá-las como uma semirreta no plano cartesiano X x Y. Para esse fim, suponha que o pesquisador escolha uma base b, positiva e distinta de 1, e que ele considere as seguintes operações para N > 0 e t > 0.

                             X = logbt   e   Y = logbN

Supondo que y = 9x + 1 seja a equação que descreve a semirreta que o pesquisador obteve no plano cartesiano X x Y, e recordando que
1 = logbb, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a escolha da base b feita pelo pesquisador.

a) 1   
b) 9   
c) 915   
d) 10-9   
e) 10-15   

Resposta da questão 4:[E]

Calculando: y = 9x + 1 , x = logbt   e   y = logbN

logbN = 9. logbt + 1 → logbN = logbt9 + logbb → N = b.t9

Como N = 10-15.t9, então b = 10-15



                                      TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Analise as figuras a seguir e responda à(s) questão(ões).

                       
                                      



5. (Uel 2018)  Considere que um tear manual produza 20 metros de tecido por hora de funcionamento e que um tear mecânico produza, no mesmo tempo, o dobro. Uma tecelagem britânica substituirá todos os seus teares manuais por mecânicos, adotando a seguinte regra: a cada tear mecânico adquirido, um tear manual é imediatamente descartado, até que o processo de mecanização dessa tecelagem se complete. Com essa regra, o número total C de teares se mantém constante ao longo do processo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a média de produção dos teares desta tecelagem no instante em que o quociente, do número
de teares manuais pelo número total de teares, é R :

a) 30 metros de tecido por hora de funcionamento   
b) 30 + 20R metros de tecido por hora de funcionamento   
c) R1/2 metros de tecido por hora de funcionamento   
d) 40 – 20R metros de tecido por hora de funcionamento   
e) 30R - 40 metros de tecido por hora de funcionamento   

Resposta da questão 5:[D]

Calculando:

Nman/C = R → Nman = C.R → Nman + Nmec = C → Nmec = C - CR

Produçãototal/hora = 20Nman + 40Nmec

Produçãototal/hora = 20CR + 40(C - CR) = 20CR + 40C - 40CR

Produçãototal/hora = 40C - 20CR = C(40 – 20R)

Assim, a média de produção de cada um dos teares desta tecelagem será

igual a C(40 – 20R)/C = (40 – 20R) metros/hora
  

6. (Uel 2018)  Leia o texto a seguir.

O processo de decomposição do corpo começa alguns minutos depois da morte. Quando o coração para, ocorre o algor mortis ou o frio da morte, quando a temperatura do corpo diminui até atingir a temperatura ambiente.

(Adaptado de: <http://diariodebiologia.com/2015/09/o-que-acontece-como-corpo-logo-apos-a-morte/>. Acesso em: 29 maio 2017.)


Suponha que um cadáver é analisado por um investigador de polícia às 5 horas da manhã do dia 28, que detalha as seguintes informações em seu bloco de anotações:


                                  


Imediatamente após escrever, o investigador utiliza a Lei de Resfriamento

                    T = (Tn - Ts).(6√2)-t `+ Ts

para revelar a todos os presentes que faz t horas que a morte ocorreu. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a hora e o dia da morte, segundo o investigador.

a) 11 horas da noite do dia 27   
b) 8 horas da noite do dia 27   
c) 2 horas da manhã do dia 28   
d) 4 horas da manhã do dia 28   
e) 10 horas da manhã do dia 27   

 Resposta da questão 6 :[A]

Calculando:   

T = (Tn - Ts).(6√2)-t `+ Ts → 31 = (37 - 25).(6√2)-t `+ 25 →

31 – 25 = (37 - 25).(6√2)-t  → 6 = 12(6√2)-t  → 6/12 = 2-t/6  → 1/2 = 2-t/6 

2- 1 = 2-t/6  → - 1 = -t/6 → t = 6 horas

Assim, se faz 6 horas que a morte ocorreu, isso significa dizer que esta

ocorreu às 11 horas da noite do dia 27.  


                TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Analise a figura a seguir e responda à(s) questão(ões).

                              




7. (Uel 2018)  Leia o texto e observe a figura a seguir.

O corpo da galinha sabe muito de geometria. Foi o ovo que me contou. Porque o ovo é um objeto geométrico construído segundo rigorosas relações matemáticas. A galinha nada sabe sobre geometria, na cabeça. Mas o corpo dela sabe. Prova disso é que ela bota esses assombros geométricos. Sabe muito também sobre anatomia. O ovo não é uma esfera.

(ALVES, R. O ovo. Correio Popular, Caderno C, 3 fev. 2002.)

                 




Dois valores positivos são necessários para descrever a geometria de um ovo: R e L. Em função destes, o volume total V do ovo é dado pela expressão V = πR2L. Suponha que um ovo flutue em um copo d’água, conforme indicado na figura. Um matemático determina que o volume S da parte submersa do ovo, em função da altura h > 0 da parte que se encontra acima d’água, é dado pela equação a seguir.

                   S = πR2/L . (L2 – h2/2)

Considerando as equações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor de h, sabendo que o volume da parte submersa corresponde a 80% do volume total do ovo.

a) L   
b) 0,2L   
c) 0,8L   
d) √8L/10   
e) √10L/5   
  
Resposta da questão 7:[E]

Calculando:

S = πR2/L . (L2 – h2/2) → 0,8π.R2/L = πR2/L . (L2 – h2/2) →

0,8L = 1/L . (L2 – h2/2) → 0,8L2 = L2 – h2/2 → 0,2L2 = h2/2 →

0,4L2 = h2 → h = √0,4L2 → h = L√4/10 → h = 2L/√10 →

h = 2L√10/10 → h = L√10/5




4 comentários:

  1. Professor o seu blog é maravilhoso e ajuda muito, porém para facilitar o seu serviço e melhor da print na tela das questões e colar no paint e cortar, ao invés de tirar foto e recarrega-las novamente

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Professor parabéns pelo seu blog! Sempre me ajudando mto

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