domingo, 18 de fevereiro de 2018

QUESTÕES VESTIBULAR G1 – Ifal 2018 - COMENTADAS


1. (G1 - ifal 2018)  Em uma certa turma de 49 alunos, o número de homens corresponde a 3/4 do número de mulheres. Quantos homens tem essa turma?

a) 14   
b) 21   
c) 28   
d) 35   
e) 42   
  

Resposta da questão 1: [B]

Seja Homens (H) e Mulheres (M) temos: H + M = 49 e H = 3M/4

Logo: H + M = 49 e M = 4H/3 → H + 4H/3 = 49 → 7H/3 = 49 → H = 21
  

2. (G1 - ifal 2018)  Dados os quadrados abaixo, com lados x para o maior e y para o menor, conforme a figura:
             



Qual das expressões abaixo representa a diferença entre as áreas dos quadrados?

a) (x + y).(x - y)   
b) (x - y)2   
c) (x + y)2
d) (x - y).(x2 + xy – y2)      
e) (x + y).(x2 - xy + y2)      
  
Resposta da questão 2:[A]

Calculando as áreas temos:

AABCD = x2 , ADEFG = y2, logo x2 – y2 = (x + y)(x - y)


  
3. (G1 - ifal 2018)  No centro de uma praça retangular de dimensões 40 metros e 60 metros, é construída uma fonte circular de raio 8 metros, único lugar da praça em que as pessoas não podem entrar. Qual a área da praça a que as pessoas podem ter acesso? (considere π = 3,14)

a) 200,96 m2   
b) 2400 m2   
c) 2199,04 m2   
d) 50,24 m2   
e) 149,76 m2   
  
  Resposta da questão 3: [C]

Basta calcular a área da praça menos a área da fonte, logo:

Apraça = 40x60 = 2400 m2

Afonte = πxr2 = 3,14x64 = 200,96 m2

Subtraindo temos: 2400 - 200,96 = 2199,04 m2
  

4. (G1 - ifal 2018)  Um cliente deseja revestir o piso de sua sala retangular de dimensões 6 m por 4 m, com uma cerâmica de sua escolha, no formato quadrado com lado 45 cm cada pedra da cerâmica. Sabendo que cada caixa da cerâmica em questão possui 10 pedras, o profissional que irá realizar o serviço deve solicitar ao seu cliente a compra de, no mínimo, quantas caixas?

a) 2   
b) 6   
c) 11   
d) 12   
e) 65   
  
Resposta da questão 4: [D]

Primeiramente deve-se calcular a área total da sala e a área de cada

Cerâmica, logo  Asala = 6x4 = 24 m2 ; Aceramica = 0,45x0,45 = 0,2025 m2

Assim, uma caixa de cerâmica possui capacidade cobrir uma área de:

0,2025 x 10 = 2,025 m2

Dessa maneira, dividindo o tamanho da área pela capacidade de cobrir a

área temos 24/2,025 = 11,85 caixas.

Assim, precisa-se de ao menos doze caixas.  

5. (G1 - ifal 2018)  Para proporcionar uma festa de aniversário com 100 convidados, os organizadores previram um consumo de 6000 salgados durante 3h de duração da festa. A cozinheira, por precaução, fez 2000 salgados a mais, porém compareceram 20 pessoas a mais do previsto. Usando a proporcionalidade e considerando que a previsão esteja correta, por quanto tempo durarão os salgados?

a) 4h 48 min   
b) 4h 20 min   
c) 4h   
d) 3h 48 min   
e) 3h 20 min   
  
Resposta da questão 5:[E]

Considere a proporção:

                    ▲  Convidados     ▼ Salgados      ▼ Horas
                             100                        6000                3h
                             120                        8000                 x

Vendo que o número de convidados e o total de horas são inversamente

proporcionais temos: 3/x = 120/100 x 6000/8000 → x = 3,3h ≈ 3h 20 min.

6. (G1 - ifal 2018)  Uma razão muito utilizada na geografia é a densidade demográfica, que relaciona a população de uma dada região com a sua área, muito importante para avaliar a concentração de pessoas na localidade. O Estado de Alagoas, de acordo com pesquisa realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui população de aproximadamente 3.120.494 habitantes. Se a área da superfície do estado de Alagoas é de aproximadamente 27.779,343 km2, de acordo com essa pesquisa, a densidade demográfica do estado alagoano é de aproximadamente:

a) 0,009   
b) 112,331   
c) 1.552,484   
d) 3.092.714,657   
e) 3.148.273,343   
  
Resposta da questão 6:[B]

Basta dividir a população pela área em questão:

3.120.494/27.779,343 = 112,331
  

7. (G1 - ifal 2018)  No exame de seleção para o ano de 2017, o IFAL ofereceu 504 vagas para seus cursos Integrados e, no exame de seleção para o ano de 2018, está oferecendo 630 vagas. Qual é o percentual de aumento do número de vagas para o ano de 2018?

a) 12,6%   
b) 20,0%   
c) 25,0%   
d) 30,0%   
e) 33,0%   
  
Resposta da questão 7:[C]

Para calcular o percentual de aumento basta dividir o valor do ano de

2018 pelo ano de 2017: 630/504 = 1,25 = 1+ 0,25 = 1 + 25 %

Logo, teve um aumento de 25%  


8. (G1 - ifal 2018)  Um atleta de 1,70 metro de altura, percebe que, ao fazer flexões no momento em que estica os braços, seu corpo, em linha reta, forma um ângulo de 300 com o piso. Nessas condições, a que altura do piso se encontra a extremidade da sua cabeça? (Considere que os braços formam com o piso um ângulo reto).

a) 85 cm   
b) 85√3 cm   
c) 170√3/3 cm   
d) 85√2 cm   
e) 340 cm   
  
Resposta da questão 8:[A]

Considere a situação

                                    



Utilizando da relação de seno temos: sen 300 = 1/2 = x/1,7 → x = 85 m
  

9. (G1 - ifal 2018)  Em uma determinada indústria, cada operário tem direito a um único dia de folga na semana. Em uma semana específica, 157 operários trabalharam no domingo, 234 trabalharam na segunda-feira, 250 na terça-feira, 243 na quarta-feira, 237 na quinta-feira, 230 na sexta-feira e 197 no sábado.

Considerando que, nessa semana, a regra de folga foi cumprida, quantos operários trabalham nessa indústria?

a) 255   
b) 256   
c) 257   
d) 258   
e) 259   
  
Resposta da questão 9:[D]

Sabendo que o total de funcionários será dado pelo número de

funcionários presentes no dia mais o número de funcionários de folga,

logo, o total de funcionários será a soma de todos os funcionários que

folgam por cada dia da semana, ou seja, Equação (I) →

Total = Domingo + Segunda + Terça + Quarta + Quinta + Sexta + Sábado

Dessa maneira, temos a seguinte situação, de acordo com os dados:

157 + Domingo = Total

234 + Segunda = Total

250 + Terça = Total

243 + Quarta = Total

237 + Quinta = Total

230 + Sexta = Total

197 + Sábado = Total

Reescrevendo as equações em função do total e substituindo na equação

(I), temos:         

Total = Domingo + Segunda + Terça + Quarta + Quinta + Sexta + Sábado

Total = Total - 157 + Total - 234 + Total - 250 + Total - 243 + Total - 237 +

Total – 230 + Total – 197 → 6 x Total = 1548 → Total = 258 funcionários.



10. (G1 - ifal 2018)  Certo trabalhador, mensalmente, gasta em média 2/3  do seu salário com todas as despesas de seu lar e 10% do que resta com transporte, sobrando-lhe apenas R$ 300,00. Qual é o seu salário?

a) R$ 900,00   
b) R$ 960,00   
c) R$ 1000,00   
d) R$ 1080,00   
e) R$ 1800,00   


Resposta da questão 10: QUESTÃO SEM RESPOSTA

Tomando seu salário como S temos: [S - (2S/3)] - (S/10) = 300

(3S - 2S)/3 - (S/10) = 300 → 30S - 20S - 3S = 9000 → 7S = 9000

S ≈ 1285,71


11. (G1 - ifal 2018)  Certo fabricante, segundo levantamentos estatísticos, percebe que seus clientes não têm comprado mais de 10 de seus produtos por compras. Para incentivar as compras em maior quantidade, ele estabelece um preço unitário p por produto dado pela função p(x) = 400 – x, onde x é a quantidade de produtos comprados, considerando uma compra de, no máximo, 300 produtos.

Sabendo-se que a receita de uma empresa é o valor arrecadado com a venda de uma certa quantidade de produtos, qual a receita máxima que essa empresa pode ter quando fechar uma venda com um determinado cliente, na moeda corrente no Brasil?

a) R$ 200,00   
b) R$ 400,00   
c) R$ 20.000,00   
d) R$ 40.000,00   
e) R$ 80.000,00   
  
Resposta da questão 11: QUESTÃO SEM RESPOSTA
 
Se o máximo de produtos permitidos em uma compra é de 300, temos

que: p(x) = 400 – x → p(300) = 400 – 300 = 100 rais

Se o valor unitário do produto é de 100 reais em uma compra de 300

produtos temos que o valor da receita dessa venda é de 30.000 reais.
  

12. (G1 - ifal 2018)  Resolva o sistema de equações abaixo para x e y Reais e determine o valor do produto xy.

                   X + Y = 14 e 4X + 2Y = 38

a) 5   
b) 9   
c) 25   
d) 45   
e) 81   
  
Resposta da questão 12: [D]

Desenvolvendo o sistema temos:

x + y = 14.(- 2) e 4x + 2y = 38 → -2x - 2y = - 28 e 4x + 2y = 38 →
                                                                                                                        
2x = 10 → x = 5.

Logo, temos que: x + y = 14 → 5 + y = 14 → y = 9

Multiplicando as raízes temos: x.y = 5.9 = 45
  

13. (G1 - ifal 2018)  Certa lanchonete possui 5 funcionários para atender os clientes durante os dias da semana. Em cada dia, pode trabalhar, no mínimo, 1 funcionário até todos os funcionários. Dentro desse princípio, quantos grupos de trabalho diário podem ser formados?

a) 5   
b) 15   
c) 16   
d) 31   
e) 32   
  

Resposta da questão 13:[D]

Como existem cinco funcionários e no mínimo um trabalha, temos cinco

combinações variando de um a cinco funcionários, logo:

C5,1 + C5,2 + C5,3 + C5,4 + C5,5 = 5!/1!4! + 5!/2!3! + 5!/3!2! + 5!/4!1! + 5!/5!0! =

5 + 10 + 10 + 5 + 1 = 31
  

14. (G1 - ifal 2018)  Determine o valor da raiz da equação 3x + 5 = 2.

a) 2   
b) 1   
c) 0   
d) - 1   
e) - 2   
  
Resposta da questão 14: [D]

Resolvendo a equação: 3x + 5 = 2 → 3x = - 3 ) x = - 1


15. (G1 - ifal 2018)  Um fazendeiro resolveu cercar um terreno de formato retangular, cujas dimensões eram 60 metros de largura e 80 metros de comprimento, gastando R$ 20,00 para cada metro linear da cerca. Qual o valor total do gasto para cercar todo o terreno?

a) R$ 2.800,00   
b) R$ 4.800,00   
c) R$ 5.600,00   
d) R$ 6.800,00   
e) R$ 9.600,00   
  
Resposta da questão 15: [C]

Primeiramente deve-se obter o valor do perímetro do terreno, somando

todos seus lados, para saber o tamanho da cerca a ser utilizada, logo:

Perímetro = 60 + 80 + 60 + 80 = 280 m

Multiplicando este valor por R$ 20,00 para obter o valor gasto com a

cerca, temos: 280 x 20 = 5600 reais.
  

16. (G1 - ifal 2018)  A hipotenusa de um triângulo retângulo mede 13 cm. Determine o valor da medida do cateto maior sabendo que o cateto menor mede 5 cm.

a) 6 cm   
b) 8 cm   
c) 10 cm   
d) 11 cm   
e) 12 cm   
  
Resposta da questão 16: [E]

Aplicando o Teorema de Pitágoras temos:

hip2 = cat2 + cat2 → 132 = 52 + cat2 → cat2 = 169 - 25 → cat = 12 cm


17. (G1 - ifal 2018)  Uma máquina produz 100 unidades de um determinado produto em 4 dias. A empresa recebe uma encomenda de 3.000 unidades desse produto para ser entregue em 30 dias. Quantas máquinas devem ser usadas, no mínimo, para atender à encomenda no prazo dos 30 dias?

a) 4   
b) 5   
c) 6   
d) 7   
e) 8   
  
Resposta da questão 17:[A]

Considere a seguinte situação:

Máquinas       Unidades       Dias
       1                    100               4
       x                   3000              30

Sabendo que o número de maquinas e unidades produzidas são

diretamente proporcionais, pois quanto mais máquinas, mais unidades

produzidas, e, o número de máquinas e os dias de produção são

inversamente proporcionais, pois, quanto mais máquinas produzindo,

menos dias de produção, e assim, utilizando a regra de três composta

temos a seguinte proporção: 1/x = 100/3000 . 30/4 → x = 4 máquinas.


18. (G1 - ifal 2018)  Uma herança de R$ 320,000,00 foi dividida entre 3 filhos na seguinte proporção: O mais novo recebeu 1/8 da herança e o mais velho recebeu 1/2 da herança. Qual foi o valor recebido pelo filho do meio?

a) R$ 40.000,00   
b) R$ 80.000,00   
c) R$ 120.000,00   
d) R$ 160.000,00   
e) R$ 200.000,00   
  
  Resposta da questão 18:[C]

Calculando o valor de cada filho temos:

1/8 de 320.000 = 40.000  e  1/2 de 320.000 = 160.000 

Para obter a parte restante, basta somar as partes obtidas anteriormente e

subtrair do total: 320.000 – 200.000 = 120.000

19. (G1 - ifal 2018)  Determine o valor do produto (2x - y)2, sabendo que 4x2 + y2 = 8 e xy = 2.

a) 0   
b) 1   
c) 2   
d) 4   
e) 8   
  
Resposta da questão 19: [A]

Para obter o valor de (2x - y)2, basta desenvolve-lo:

(2x - y)2 = 4x2 – 4xy + y2

Substituindo os valores de 4x2 + y2 = 8 e xy = 2, teremos 8 – 4.2 = 0

  
20. (G1 - ifal 2018)  Resolvendo a expressão numérica, encontramos o

valor:

                    30 - [16 - ( 3 + 32) ÷ 2] + 22} = ?

a) 12   
b) 15   
c) 18   
d) 20   
e) 24   

Resposta da questão 20: [E]

Desenvolvendo obedecendo a hierarquia das operações temos:

{30 - [16 - ( 3 + 32) ÷ 2] + 22} = {30 - [16 - 12 ÷ 2] + 4} = {30 - [16 - 6] + 4} =

{30 - 10 + 4} = 24



21. (G1 - ifal 2018)  Em uma pesquisa realizada com estudantes do IFAL, verificou-se que 100 alunos gostam de estudar português, 150 alunos gostam de estudar matemática, 20 alunos gostam de estudar as duas disciplinas e 110 não gostam de nenhuma das duas. Quantos foram os estudantes entrevistados?

a) 330   
b) 340   
c) 350   
d) 360   
e) 380   
  
Resposta da questão 21:[B]

Considere a situação:

                               

Somando os valores: 80 + 20 + 130 + 110 = 340
  

22. (G1 - ifal 2018)  Determine o 20170 termo da Progressão Aritmética cujo 10 termo é 4 e cuja razão é 2.

a) 4032   
b) 4034   
c) 4036   
d) 4038   
e) 4040   
  
Resposta da questão 22: [C]

Calculando: a2017 = a1 + 2016.r = 4 + 2016.2 = 4036
  

23. (G1 - ifal 2018)  Em um grupo de 10 crianças, certo número de bombons foi distribuído para cada uma, em uma progressão aritmética crescente, da criança de menor estatura para a de maior estatura. Se colocarmos as crianças nessa ordem, perceberemos que a terceira criança ganhou 7 bombons e a oitava ganhou 17.

Quantos bombons foram distribuídos?

a) 100   
b) 110   
c) 120   
d) 130   
e) 140   
  
Resposta da questão 23:[C]

Considere a seguinte situação:

Sabendo que: a10 = a1 + 9r; a3 = a1 + 2r e a8 = a1 + 7r, então

a3 + a8 = 2.a1 + 9r → 7 + 17 = 2.a1 + 9r → 24 = a1 + a10

Logo, S = (a1 + a10).n/2 = 24.10/2 = 120
  

24. (G1 - ifal 2018)  A soma de dois números naturais é 13 e a diferença entre eles é 3. Qual o produto entre esses números?

a) 30   
b) 36   
c) 39   
d) 40   
e) 42   
  
Resposta da questão 24: [D]

Considere o sistema: x + y = 13 e x – y = 3 → (3 + y) + y = 13 →

y = 5 e x = 8. Multiplicando: 5 x 8 = 40

25. (G1 - ifal 2018)  Em um determinado momento, um estacionamento possui 50 veículos, entre carros, motos e triciclos. Um garoto curioso sai contando o total de rodas em contato com o chão no estacionamento e encontra o valor 165, percebendo também que a quantidade de rodas dos carros era o quádruplo do número de rodas das motos.

Considerando as informações como corretas, podemos dizer que o estacionamento possui :

a) 30 motos.    
b) 15 carros.    
c) 15 triciclos.    
d) o número de carros igual ao dobro de triciclos.    
e) o número de motos igual ao triplo de triciclos.    
  
Resposta da questão 25:[E]

Considere as iniciais dos veículos como as variáveis. Do fato de que a

quantidade de rodas dos carros era o quádruplo do número de rodas das

motos, temos que o número de carros é o dobro do número de motos e

assim temos o seguinte sistema:

c + m + t = 50; 4c + 2m + 3t = 165 e c = 2m 

2m + m + t = 50 e 8m + 2m + 3t = 165 → 3m + t = 50.(-3)  e 10m + 3t = 165

- 9m – 3t = - 150
  10m + 3t = 165   +
-------------------------
    m = 15

Logo, o número de carros é: c = 2m → c = 30 e o número de triciclos é 

10.15 + 3t = 165 → 3t = 15 → t = 5

Dessa maneira, o número de motos igual ao triplo de triciclos.  


26. (G1 - ifal 2018)  Determine o valor do log9243.

a) 1/2   
b) 1   
c) 3/2   
d) 2   
e) 5/2   
  
Resposta da questão 26:[E]

Calculando temos: log9243 = x → 9x = 35 → 32x = 35x = 5/2
  

27. (G1 - ifal 2018)  Qual o valor de c na equação x2 + 2x + c = 0, para que a equação tenha uma única solução Real?

a) -2   
b) -1   
c) 0   
d) 1   
e) 2   
  
Resposta da questão 27:[D]

Se a equação possui apenas uma raiz real, temos que o valor de delta é

zero, logo: ∆ = b2 – 4ac = 0 → 22 – 4.1.c = 0 → c = 1
  

28. (G1 - ifal 2018)  Sendo x1 e x2 as raízes da equação x2 - x – 12 = 0, o resultado da soma x1 + x2  é :

a) 1   
b) 3   
c) 4   
d) 7   
e) 12   
  
Resposta da questão 28: [A]
                                                       
Utilizando a técnica de soma e produto, temos que a soma das raízes

deve ser -b/a = (x1 + x2)/1 = -(-1)/1 = 1
  

29. (G1 - ifal 2018)  Sobre a Teoria dos Conjuntos, assinale a alternativa INCORRETA. Se um número é Natural, ele também é :

a) Inteiro.   
b) Racional.   
c) Irracional.   
d) Real.    
e) Complexo.    
  
Resposta da questão 29: [C]

Todo número Natural não é apenas Irracional, pois, não pode ser obtida

pela divisão de dois números inteiros.  

30. (G1 - ifal 2018)  Um triângulo equilátero e um hexágono regular estão inscritos na mesma circunferência. Qual a razão entre a área do triângulo equilátero e do hexágono regular?
a) 1   
b) 1/2   
c) 1/3   
d) 2/3   
e) 1/4   
  
Resposta da questão 30: [B]

Recordando as fórmulas de áreas inscritas do triangulo equilátero e

hexágono temos: Atriangulo = 3r2√3/4  e  Ahexagono = 3r2√3/2 

Dividindo-as, temos: Atriangulo / Atriangulo = (3r2√3/4)/(3r2√3/2) = 1/2 
  

31. (G1 - ifal 2018)  Sabe-se que 1 - i é uma das raízes complexas do polinômio x3 – 4x2 + 6x – 4. Podemos dizer que essa equação

a) apenas 1 como raiz real.   
b) apenas 2 como raiz real.   
c) tem 1 e 2 como raízes reais.    
d) tem -1 e -2 como raízes reais.    
e) não tem raízes reais.    
  
Resposta da questão 31:[B]

Sabendo que se um o polinômio possuir uma raiz complexa, seu

conjugado também é, logo, se 1 - i é raiz, 1 + i também é raiz. Logo, este

polinômio possui apenas uma raiz real. Logo, testando as raízes 1 e 2

temos: p(1) = 1 – 4 + 6 – 4 = 1 e p(2) = 8 – 16 + 12 – 4 = 0

Logo, possui apenas 2 como raiz real.  

32. (G1 - ifal 2018)  O quociente entre os números complexos Z1 = 1 + i e
Z2 = 1 – i  é :

a) 1   
b) i   
c) 0   
d) 2   
e) 2i   
  
Resposta da questão 32:[B]

Multiplicando o conjugado temos: (1+i)/(1-i) ● (1+i)/(1+i) = 2i/2 = i
  

33. (G1 - ifal 2018)  O valor de x na expressão

x = [tg 21600 + cos(-20π/3)] /[sen26400 – cos5π/4] é:

a) 0   
b) 1   
c) √2 - √3
d) √3 - √2
e) √2

Resposta da questão 33: [C]

Reduzindo a primeira volta do ciclo trigonométrico temos:

x = [tg 21600 + cos(-20π/3)] /[sen26400 – cos5π/4]

x = [tg 00 + cos(-2π/3)] /[sen2π/3 – cos5π/4]

x = (0 - 1/2)/(√3/2 - (-√2)/2) = √2 - √3


34. (G1 - ifal 2018)  Determine o valor da expressão:

y = cos π/3 – tg π/4 + senπ/6


a) -2   
b) -1   
c) 0   
d) 1   
e) 2   
  

Resposta da questão 34:[C]

y = cos(π/3) - tg(π/4) + sen(π/6) = 1/2 – 1 + 1/2 = 0  


35. (G1 - ifal 2018)  Em uma civilização antiga, o alfabeto tinha apenas três letras. Na linguagem dessa civilização, as palavras tinham de uma a quatro letras. Quantas palavras existiam na linguagem dessa civilização?

a) 4   
b) 12   
c) 16   
d) 40   
e) 120   
             
Resposta da questão 35:[E]

Como as palavras tem até quatro letras temos a seguinte situação:

palavras com uma, duas, três ou quatro letras.

Logo: 3 + (3x3) + (3x3x3) + (3x3x3x3) = 120
  

36. (G1 - ifal 2018)  Certo tanque de combustível tem o formato de um cone invertido com profundidade de 5 metros e com raio máximo de 4 metros. Quantos litros de combustível cabem, aproximadamente, nesse tanque? Considere π = 3,14.

a) 20.000 l   
b) 50.240 l   
c) 83.733,33 l   
d) 104.666,67 l   
e) 150.000 l   
  
Resposta da questão 36:[C]

Basta calcularmos o volume do cone admitindo sua altura igual a 5

metros.

Logo, A = (Área da Base)xAltura/3 = π.r2.5/3 = 3,14.42.5/3 = 83.733,33l


37. (G1 - ifal 2018)  A equação da circunferência que tem um dos diâmetros com extremidades nos pontos A(-1, 3) e B(3, -5) é dada por:

a) (x - 1)2 + (y + 1)2 = 20
b) (x + 1)2 + (y - 1)2 = 20
c) (x - 2)2 + (y + 4)2 = 80
d) (x - 1)2 + (y + 1)2 = 80
e) (x + 2)2 + (y - 4)2 = 20
  

Resposta da questão 37: [A]

Como os pontos representam extremidades, a distância entre

coordenadas representam o tamanho dos diâmetros, e assim, o dobro do

raio.

Assim temos: D = √(3 - (- 1))2 + (- 5 - 3)2 = √(16+ 64) = √80

E seu raio é de: raio = √80/2

Dessa maneira, seu centro é dado pela metade da soma das entradas das

coordenadas, ou seja centro = ((x1 + x2)/2;(y1 + y2)/2) =

= ((-1 + 3)/2;(3 - 5)/2) = (1,-1)

Aplicando a equação das circunferências ao ponto do centro temos:

(x - a)2 + (y - b)2 = r2 → (x - 1)2 + (y + 1)2 = (√80/2)2

(x - 1)2 + (y + 1)2 = 20

  
38. (G1 - ifal 2018)  Em uma das salas de aula do IFAL com 50 estudantes, sendo 28 do sexo masculino e 22 do sexo feminino, foi sorteado, aleatoriamente, um estudante para ser o representante da turma. Qual a probabilidade de o estudante sorteado ser do sexo feminino?

a) 2%   
b) 22%   
c) 28%   
d) 44%   
e) 56%   

Resposta da questão 38:[D]

Calculando o número de pessoas do sexo feminino dividido pelo número

total temos, P = 22/50 = 0,44 = 44%
  

  


5 comentários:

  1. Muito bom! Me ajudou bastante. Muito grata, professor.

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  2. Eu gostei muito obrigado agradeço muito conseguir entender algo ♡☆•

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  3. 11 é letra d, r= x.p r=x(400-x) acredito que daqui o senhor consiga fazer, espero

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  4. Na questão 11, acredito que o senhor tenha confundido a quantidade máxima com receita máxima. Obrigado pelo trabalho professor!

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